A História do Catolicismo

A História do Catolicismo Michael Kerrigan...

Resenhas - A História do Catolicismo

lcm4693 15/08/2018

Livro péssimo
Não há palavras pra descrever o tanto de desinformação expostas nesse livro. Dá pra ver claramente que o autor é contra a igreja católica, pois passou a ideia durante todo o livro de uma Igreja opressora, exploradora da fé e totalmente política.
Nos capítulos da modernidade (século XX) o autor jogou a Igreja claramente para o lado do fascismo e nazismo, tentando fazer alguma ligação absurda de que a instituição aprovava aquele comportamente.
O capítulo da Teologia da Libertação tirou todas as minhas dúvidas com relação à obra, pois os vocábulos utilizados, a maneira de falar, comparação do cristianismo com revolucionários e a adoração à essa teologia deixou muito claro o ponto do livro. Esse livro não estava ali pra contar a história do catolicismo, mas sim para destruir a imagem da igreja sem citar fontes, explicando muito mal as coisas e, às vezes, deturpando todo um pensamento da época.
Fui verificar outras obras do autor e, pelos comentários, observei que o padrão se repete.
Não aconselho de forma alguma comprar esse livro, pois se quer realmente um livro sobre a história do catolicismo, temos que ter algo mais denso do que 200 páginas e um autor que não cita suas fontes.
Pipo 17/09/2018minha estante
Concordo com sua exposição, caro Diego. Inicialmente, resisti à sua resenha, julgando-a exacerbada. Hoje, após algumas reflexões, concordei com ela. Realmente, o autor foi muito indiferente aos fatos da nossa Igreja. Algumas informações foram úteis; outras, completamente, dissonantes. Em tese, gastei meu dinheiro.

Wesley Vaz 15/01/2017

Um belo resumo
Trata-se de um belo resumo da história do Cristianismo. Com a leitura do livro o leitor passa a conhecer as fases de desenvolvimento da Igreja Católica desde os seus primórdios. O autor pincela, também, algumas das diferentes interpretações teológicas do início da igreja, motivo pelo qual sempre houve muita cizânia. O leitor também é informado com simplicidade sobre a cisão entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, a necessidade da criação da oração do "credo niceno-constantinopolitano" etc. As guerras contra o Islã a partir de Maomé (600 d.C) não são explicadas com profundidade, mas há abordagem simples.
A corrupção do papado que levou à Reforma Protestante é abordada com simplicidade também. Por fim, a igreja contemporânea tem um espaço especial.
É um livro de introdução ao conhecimento histórico e teológico da Igreja Católica (base para o estudo do cristianismo). Vale a pena a leitura, pois há muita desinformação acerca do assunto atualmente e o que não falta é gente falando asneira em redes sociais.
Anna Paula 05/02/2017minha estante
Estou adorando!!! Ele tem um preço elevado mas vale muito a pena !!! Senti falta de cor nas figuras porque elas são belíssimas!!!!!!!!