Os Estranhos

Resenhas - Os Estranhos

1 | 2 | 3 | 4

Zé Guilherme 21/04/2024

Tommyknockers, Tommyknockers? batem a porta
Grotesco. Divertido. Macabro. Incômodo. Ruim?!? acho que não. Considerado um dos livros mais polêmicos do King (o primeiro que recebeu uma enxurrada de críticas negativas), Os Estranhos é talvez uma das histórias que li, onde melhor temos retratado o pavor radioativo pós-Chernobyl.

Falar sobre a trama já é revelar demais, mas considere que aqui temos a típica cidadezinha do Maine (mais uma vizinha de Derry), que acaba se encontrando no meio de uma conspiração apocalíptica sobre a ressurreição de aliens exploradores. Daí em diante é só maluquice da cabeça de um King desnorteado pelo vício.

Para quem cresceu vendo filmes como ?Invasores de Corpos?, esse aqui é uma bela pedida. Me diverti e talvez minha maior crítica seja para falta de foco, apesar de achar o Gard um ótimo protagonista.

Ótimo.

Milene Wi 06/01/2024

Os Estranhos
Estranho eu acho o Stephen King considerar esse livro dele ruim. Eu achei ele longo demais mas os personagens são bem interessantes e a trama central da estória é muito boa. Gostei bastante das referências a John Smith (Zona Morta), It e A Incendiária. Achei que a questão das engenhocas criadas com os eletrodomésticos foram exageradas, muito "MacGyver", mas gostei da leitura. Não é o melhor livro dele que já tenha lido, mas tampouco achei ruim.

Vanessa2056 29/12/2023

Os Estranhos é bem estranho ?
Os Estranhos é um romance de ficção científica e terror que narra a descoberta de uma nave espacial enterrada em uma pequena cidade do Maine e os efeitos que ela causa nos habitantes locais. A história é contada sob o ponto de vista de dois personagens principais: Bobbi Anderson, uma escritora de livros de faroeste que encontra a nave em sua propriedade, e Jim Gardner, um poeta alcoólatra e amigo de Bobbi, que tenta ajudá-la a resistir à influência alienígena.

O livro tem alguns pontos positivos, como a criatividade do autor em imaginar uma situação tão bizarra e assustadora, e a forma como ele explora os temas da amizade, da loucura, da ambição e da perda de identidade. Além disso, o livro tem algumas cenas de ação e suspense bem construídas, que mantêm o interesse do leitor.
No entanto, o livro também tem muitos pontos negativos, que comprometem a qualidade da obra. Um deles é o excesso de personagens e sub-tramas, que tornam a narrativa confusa e dispersa. O autor parece querer abordar muitos assuntos ao mesmo tempo, sem se aprofundar em nenhum deles. Outro ponto negativo é o desenvolvimento lento da história, que demora muito para chegar ao clímax e ao desfecho. O livro poderia ser mais enxuto e dinâmico, sem perder a essência da trama.

Portanto, a minha nota para o livro Os Estranhos é 3,5, pois considero que ele tem alguns méritos, mas também muitos defeitos. É um livro que pode agradar aos fãs do autor que já estão acostumados com sua escrita, mas que com certeza não é um dos seus melhores trabalhos.

Quanto a encontrar edições do livro, ele está esgotado nas livrarias brasileiras. Apenas alguns sebos e livreiros possuem exemplares usados do livro, mas com preços elevados, que variam de R$ 180,00 a R$ 400,00. A Amazon também oferece uma edição de capa comum do livro, mas com um preço ainda mais alto: R$ 280,00.
Assim, só é possível ler a partir de PDF pirata. ??

Udson3 28/12/2023

Energia e poder para mentes fracas.
" The Tommyknockers" é um calhamaço de Stephen King que o próprio autor rejeita. Ele o considera ruim. Lançado em 1987, apenas 1 ano após " It", a obra apresenta outra pequena cidade fictícia do Maine, Haven, vizinha de Derry. Quando uma aspirante a escritora descobre um objeto metalizado despontando do solo em sua fazenda, o ato decisório de desenterrar aquilo desencadeia a emanação de uma energia estranha que irá tomar toda a população da cidade. Ideias estrambóticas começam a surgir na mente do povo simples, e os tais passam a inventar objetos movidos a pilhas e baterias, com as mais bizarras finalidades. Ao mesmo tempo, suas mentes começam a agir em uníssono e seus dentes a cair. É uma parábola sinistra sobre energia atômica, poder nas mãos de incapazes, a vontade de potência e a maldade inerente ao coletivismo de manadas. King nos dá o passado e o presente daquela cidade, passeando longamente na vida de dezenas de personagens, em casos cada vez mais sinistros, como a de uma mulher que passa a conversar com uma imagem de Cristo ( que fala com ela), e um menino aspirante a mágico que, sem saber como, desaparece com seu irmão durante um truque. Referências a outras obras aparecem aqui, e gosto muito da curta passagem que remete a "It". Já o li duas vezes, e é um daqueles poucos de King cujo final é totalmente desesperançoso. Há muita coisa esquisita que pode afastar alguns leitores, mas o desenvolvimento de personagens e a contaminação premente de toda uma cidade, sem caminhos fáceis, tornam tudo muito envolvente.

hellflections 24/12/2023

O título faz jus ao livro. Estranho. A trama até que é curiosa e desperta bastante interesse de início (adoro a temática abordada), mas apesar de promissora, é demasiadamente viajada (em um nível excessivo demais até mesmo para um livro do King).

Conforme a história avança, as coisas ficam cada vez mais mirabolantes, chegando num ponto duro de digerir, em que a leitura deixa de ser instigante e passa a ser exaustiva. Os personagens são intragáveis e a única pessoa cativante, com potencial para fazer a trama valer a pena, também tem um fim trágico.

Enrolei meses para vir fazer essa resenha porque estava muito difícil finalizar os últimos capítulos do livro. No final das contas, chutei o balde aos 45 do segundo tempo. Bola pra frente.

Carlinha 10/10/2023

Bonzinho
É uma loucura esse livro!
Identificamos rapidamente os "elementos King"
- escritor frustado
- adicto
- cidadezinha peculiar
- cenas gore bem descritivas

Esse livro é uma viagem muito louca!
Demorou pra engrenar, a história parece interessante no começo, mas é lenta e arrastada, não precisaria de tantas páginas.
Personagens demais e sem importância na trama e um final muito sem sentido.

No original "The Tommyknockers" combina elementos de horror cósmico e ficção científica. Tudo começa num pequeno tropeço até que os moradores de Haven vão sentindo o impacto de uma nave alienígena e vão lidando com as consequências perturbadoras das mudanças que ocorrem nessa cidadezinha.

Tem uns capítulos com tantos detalhes que eu cheguei a me perder e tive que reler várias vezes as passagens. Acho até que o Rei visualizou detalhadamente as cenas mas era tanta coisa acontecendo que ficou meio confuso pra mim. Principalmente nas 100 últimas páginas.

Agora... a cena da máquina de refrigerantes!!! Ficaria excelente em um filme da sessão da tarde

Mireila1 26/07/2023

Uma aventura marciana sem pressa
Tommyknockers foi uma leitura bastante interessante, mas não há como negar que um tanto cansativa. A premissa é muito boa, e sua primeira parte é muito envolvente e promissora, cheia de acontecimentos instigantes - mas também cheia de prolixidade, o que é recorrente na obra do King - com superdoses neste livro (mas falar disso é chover no molhado em relação a esta história).
A segunda parte, que fala da cidade e seus habitantes, me pareceu intrigante, embora muitas pessoas digam ser desnecessária. Eu gostei da maior parte, ainda que muitos personagens e situações não fizessem a menor diferença na trama, mas entendo que o King quis descrever detalhadamente as mudanças absurdas que ocorreram com as pessoas e suas vidas na pacata Haven. E aqui se vão muitas páginas beem descritivas. Paciência é a chave.
A terceira parte é quando a história se direciona para o final e, ali, sim, as coisas mais loucas e surreais apareceram. Confesso que o horror cósmico aqui extrapolou o aceitável algumas vezes, fazendo cair bastante o nível da história, ao meu ver. O final foi satisfatório, curioso, mas não tão bom quanto algumas pessoas comentam (minha opinião).
A sensação que fica é: o livro é bom, a história é interessante, mas se beneficiaria imensamente de uma revisão editorial cuidadosa. Com certeza, sairia do limbo e muitos leitores se aventurariam nesta trama marciana, cheia de máquinas enlouquecidas e humanos mutantes (acho que saber disso faz toda diferença na experiência de leitura). Apesar destes pontos negativos, recomendo a leitura, mas sugiro calma e paciência na empreitada. Fãs do rei saberão apreciar, dando o devido desconto.
Dica: Leitores novos da obra de King, não comecem por este livro. A chance de ranço é real.
FabiSempreLendo 26/07/2023minha estante
Joia! E que os fãs leiam.

FabiSempreLendo 20/07/2023

Injustamente rotulado como "livro ruim", merece uma chance!
Boa incursão de Stephen King no sci-fi, embora os leitores devam estranhar bastante a mudança de gênero. Tem ótima premissa e primeira parte muito envolvente, caindo o ritmo sensivelmente depois, até o final satisfatório. Minha experiência foi a de uma leitura que na maior parte do tempo instigou a curiosidade e o interesse de saber onde ia dar. A parte negativa é, como muitos leitores assinalaram, a prolixidade da escrita. Tive a sensação de que poderiam ser cortados 30% sem nenhum prejuízo à trama, muito pelo contrário. O desenvolvimento acontece de maneira bem lenta, percebe-se a total falta de pressa do autor. Não acho ruim um ritmo menos frenético quando me ajuda a conhecer e me conectar com personagens e situações, mas neste livro King exagerou, deixando muito arrastado. Também o excesso de personagens que surgiam para ter seu fim 5 páginas depois não ajudou. Mesmo assim, o saldo ainda fica positivo, na minha opinião, pela boa e inusitada história. Por trás da verbosidade se vê o talento do Mestre. Falta a editora Suma investir numa nova tradução e relançar esse livro para que seja mais conhecido e, espero, apreciado.
Mireila1 21/07/2023minha estante
Resenha ótima! Falou tudo sobre o livro. Parabéns!

Viviane 12/07/2023

Eu so acho que o King estava em outro mundo quando escreveu este livro. Tudo muito mais sul real que o normal. So li porque e um dos poucos que faltava para ler dele.

Romulo.Fergutz 03/04/2023

Já dizia Raul Seixas: " eu vi gnomos"!
Acho que se tem algo que se possa aprender com essa história é que se deve ter extremamente cuidado com onde se pisa, nesse caso, tropeça!

Rafael 11/03/2023

Não se deixe enganar pelas críticas negativas!
Eu entendo quem não tem os estranhos como seu livro preferido do King, mas dizer que é o pior, acho exagero. Talvez por gostar de sci-fi, gostei muito do livro, o que me incomodou foram as passagens que ficam meio que à parte da história, acontece muito no livro 1, fora isso eu gostei bastante. Pra variar, acho também que ele poderia ter diminuído o tamanho do livro, poderia ter tirado umas 200 páginas, aí ficaria excelente! De qualquer forma, eu recomendaria, e diria pra quem estiver pensando em ler, não se influenciar pelas críticas negativas, começa a ler e tenta passar pelas partes mais travadas, vale a pena!

ArthurmalariA 19/01/2023

Estranhamente estranho
Os estranhos é o vigésimo sexto livro lançado por Stephen King, publicado em 1987. Conta a história de Bobby Anderson, uma escritora, que descobre uma nave estranha enterrada em sua fazendo. À medida que ela vai desenterrando a nave, uma estranha influência paira sob a cidade de Haven, no Maine, dominando sua população, e na medida que nutre criatividade para soluções domésticas e invenções para ajudar no dia a dia, transforma os moradores fisicamente os une psicologicamente.
Os estranhos não é o livro mais querido dos leitores do rei, ele incluso, que o classifica como um dos piores que já escreveu. Apesar de trazer todos os elementos de sua escrita aqui (uma cidadezinha do interior, seus caricatos moradores, personagens marcantes em situações instigantes), os estranhos trás um exagero em prolixidade, o livro se estende muito além do necessário (783 páginas), além de ser bastante caótico e difícil de acompanhar tudo o que está acontecendo, muito parecido com a vida do próprio King, que passava por uma recaída no consumo de drogas e álcool quando escreveu esse livro. Mas tem seus méritos: Os personagens Bobbi Anderson e Jim Gardener são bastante interessantes pra te manter ligado ao livro, suas histórias paralelas são intrigantes, o fan service presente no livro com referências a obras anteriores, e o terceiro ato que não decepciona sendo um dos mais legais e marcantes do escritor, as descrições das transformações e da forma que os moradores são usados como baterias também são muito boas e legais, além de como suas invenções a princípio inofensivas, passam a serem armas ameaçadoras. O livro tem forte influência de outras obras de ficção científica como a cor que caiu do espaço e O Enigma do outro mundo, além de seu final previsível (mas não menos satisfatório) a partir de certa parte do livro. Teve uma adaptação para a televisão em formato de série de dois episódios em 1993 que altera alguns aspectos como a origem da nave, mas não chegam a descaracterizar a obra, sendo uma adaptação bastante próxima do material original. Ah, curiosamente, James Wan foi um dos produtores do filme. 7/10

Kit 14/10/2022

Talvez vc considere spoiler
O livro é muito bom e a ideia sensacional, curti muito esse lance de ter uma nave alienígena enterrada na propriedade de uma pessoa comum (tinha que ser uma escritora ne?!) no Maine e a forma como ela encontrou a nave e como a partir disso o suspense foi se construindo, gostei também que durante algumas cenas King usou muito do horror cósmico de Lovecraft sem explicar muito sobre algumas coisas que foram acontecendo e que realmente, por ser algo alienígena, fica difícil de explicar, como o líquido verde em que os personagens estavam ?presos? dentro do galpão da Bobbi, enquanto suas energias eram sugadas para serem utilizadas pelos Tommyknockers, a forma como eles simplesmente começaram a se comunicar telepaticamente, a transformação física de seus corpos, o ar infectado de Haven, e por aí vai.
Creio que o grande problema aqui é excesso de informação (pra variar), todos os fãs de King sabem como ele é prolixo, mas aqui o excesso de informação é muito grande e quebra totalmente o ritmo da história.
O livro é dividido em 3 partes; a primeira parte é uma introdução onde conhecemos os dois personagens que realmente interessam para a historia, essa parte é muito boa e deixa você extremamente curioso, mas a segunda parte, que é onde conta algumas histórias de Haven, é extremamente chata e cheia de informações inúteis e/ou coisas e pessoas que você não precisa conhecer para entender a história, o pior de tudo é que essa segunda parte tem mais de 40% do livro todo dentro dela o que realmente faz com que o ritmo de leitura/interesse caia significativamente, a terceira parte, que é a conclusão, é totalmente frenética e você não consegue parar de ler, no fim tem um epílogo que encerra tudo e coloca os últimos pontos nos is. Acho que não ficou nenhuma pergunta sem resposta, mas talvez eu que tenha ignorado muita coisa da parte dois kkk
Além de tudo também curti demais que no final do livro ele fala sobre ?A loja? e inclusive cita a Charlie do livro ?A incendiaria? e o incêndio que ela causou na instalação da Loja em que ela estava presa.
Gostei muito também da referência ao palhaço de It, quando um dos personagens passa por Derry.
Moral da história: se o King não se importasse tanto com a quantidade de palavras, esse livro seria sensacional, mas por conta de 40% do livro ser um porre, ele é só ok, e entendo o motivo de tanta gente não gostar dele.
Andye.Priscila 17/10/2022minha estante
Concordo totalmente mas penso que ficou em aberto a questão da família da bobbi, anne viaja depois que o pai morre e a mãe está de cama com a perna(ou o pé?) quebrado e nunca mais volta e o que acontece com a mãe? Fica sem o marido e sem as duas filhas? acho que um ponto também que me incomoda no livro é que já sabemos o final do Gard em 80% do livro e acaba que os últimos momentos dele são muito previsíveis?

Marcos.Alexandre 20/09/2022

Um livro diferente do rei. Um bom tema, mas deixou a desejar. Fora dos padrões King. Ou seja. Até mesmo o rei tem seus dias ruins.

Nifrido 14/08/2022

Esse livro é ruim demais
Agora entendo porque a Biblioteca Stephen King nunca o relança. Livro péssimo demais, sem sentido nenhum. Não me entendam mal, o livro traz uma premissa para que uma história seja boa, se bem contada e executada, e não é o caso disso aqui.
Perdão pelas palavras, mas acredito que, antes de sentar para escrever isso daqui, o King cheirava umas cinco carreiras de coca e delirava enquanto digitava. Aqui é um caso de livro ruim que o consumo frenético de drogas ilícitas causou, porque tinha potencial para ser um baita livro, caso reduzisse suas páginas pela metade.
Fcentelles 14/08/2022minha estante
Hahahahaha... Li um muito nessa vibe dele esses dias.... Hahahahaha

Danilo.Dias 14/08/2022minha estante
1.5 para um livro do King?
Tá de sacanagem...

Jorge.Kosciow 27/09/2022minha estante
As resenhas do Nifrido são muito boas KAKAKAKKAKAKAK Pelo menos fala a verdade!

_Anny_ 03/11/2022minha estante
A parte do "delirava enquanto digitava" me quebrou kkkkk

Juliane 26/01/2023minha estante
Concordo, também achei péssimo. Foi uma tortura ler até o fim.

Fabsuper 07/02/2023minha estante
Estou lendo na força do od..... não gosto de deixar leitura pela metade.

1 | 2 | 3 | 4