Um novo dia para amar

Um novo dia para amar Célia Xavier de Camargo - Paulo Hertz (Espírito)

Resenhas - Um novo dia para amar

Primarcolino 30/08/2017

Confesso que estou adorando ler esse seguimento de livro, não participo dessa religião, doutrina, estudo, não sei bem como chamar, mas acho as histórias tão bem contadas, e com assuntos bem interessantes e a cada vez aprendo algo novo lendo essas obras.

O livro conta a história da Valéria, ela é dona e diretora de um colégio particular, e algumas coisas estranhas começam a acontecer com os alunos, tais como crianças falando coisas sem sentido para a idade delas ou então brigas começando sem motivo aparente no pátio e salas de aula, e quando questionados o porque das atitudes os alunos informavam a diretora que não tinham a certeza do porque, mas que no momento sentiam uma força maior que eles que os influenciavam a ter determinadas atitudes.

Certo dia no horário de almoço, Valéria encontrou sua amiga Cecilia acompanhada do médio cirurgião plástico Maurício, e assim começaram a conversar e trocar experiências sobre os acontecimentos no colégio e então Valéria foi convidada a participar de um centro espírita para entender o porque dessas coisas estarem acontecendo com ela, e junto disso ela começou um romance com o doutor.

Enquanto isso mais coisas sinistras foram acontecendo ao redor da escola e com a escola e vamos aprendendo como funciona a influencia de espíritos que estão desorientados ou com maus pensamentos e começam a dominar os pensamentos das pessoas ao redor convencendo-as a fazer algumas coisas.

Vemos o desenrolar de várias histórias relacionadas ao espiritismo e vamos aprendendo como lidar com esses assuntos. Sei que não é todo mundo que acredita nessas coisas, mas posso afirmar que os ensinamentos no livro são muito bons, e para quem não acredita, leia como se fosse uma fantasia, igual a leitura será muito boa e proveitosa.

Aline 26/10/2016

Valéria é diretora de um colégio de ensinos fundamental e médio. Desempenha seu trabalho com muito amor e dedicação. Até que estranhos acontecimentos começam a acontecer com alguns de seus alunos. Desesperada e sem saber como lidar com tudo o que está acontecendo, ela começa a procurar meios de entender e resolver os problemas. E é nessa busca por respostas que ela conhecerá Maurício, que a auxiliará em sua jornada e lhe apresentará muito mais do que ela pode imaginar.

"-(...) Não se permita nenhum momento de desânimo, que os companheiros desencarnados, desejosos de derrubá-la, aproveitarão de modo a criar mais confusão, não apenas com os alunos, mas também com seus funcionários. Assim, não se permita cultivar atritos com ninguém. O tempo todo deve estar vigilante para que não a envolvam em alguma situação desagradável, ou por uma palavra mal colocada, algo que se ouve errado. Enfim, os adversários do bem irão usar todas as oportunidades que tiverem de gerar atritos entre vocês." (p. 179)

Valéria é uma mulher íntegra, dedicada, atenciosa. Mesmo diante das adversidades, não se esconde da vida, pelo contrário, encara tudo de peito aberto. Dona de um grande coração, procura sempre ajudar as pessoas, fazendo tudo que lhe é possível.

Maurício é um médico que dedica seu tempo e amor ao trabalho. Centrado, carinhoso e dono de uma índole inquestionável, auxilia sempre as pessoas que lhe procuram.

Valéria e Maurício se conhecem de maneira inusitada, mas desde o início sentem que algo os atrai. O médico ajuda Valéria de forma esclarecedora, oferecendo ajuda e explicações sobre tudo o que está acontecendo e como lidar com as diversa situações. Ambos acabam se aproximando e se envolvendo, mas o romance dos personagens não é o foco da história, embora se dê de maneira bonita, natural e gradual, sem nada forçado.

Dentre os personagens secundários, de fundamental importância para a história, gostei muito de Denise, amiga e braço direito de Valéria na escola; Celeste, amiga; e Daivid, José Antônio e Paulo, adolescentes que entraram de maneira desagradável na vida de Valéria, mas que com muito esforço e dedicação da diretora, se tornaram uma grata surpresa para ela.

"(...) Daimon era a designação que no passado se dava a "ser espiritual". Não tinha a conotação pejorativa e terrível que foi acrescentada posteriormente. Daimon, segundo Sócrates e Platão, era apenas "espírito". Muito depois, passou erroneamente, a significar "seres criados para o mal"." (p. 285)

Narrado em terceira pessoa, Um novo dia para amar trás uma visão abrangente dos acontecimentos, nos permitindo visualizar a situação como um todo. Com capítulos curtos e detalhes na medida certa, a leitura é bastante instigante e flui rapidamente.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com/2016/10/resenha-um-novo-dia-para-amar-celia.html

Ileana Dafne 01/10/2016

Um bom livro para aprender um pouco sobre o espiritismo
Livros com temática espírita ou psicografados não são parte das minhas leituras habituais, mas decidi que não faria mal ler algo do tipo e realmente foi uma leitura bem enriquecedora e me deixou com vontade de ler mais sobre o assunto, principalmente as obras de Allan Kardec.
Esse livro é contado em terceira pessoa, mas foca especialmente em Valéria, diretora de escola e que começou a notar certos comportamentos e problemas entre os alunos que fugiam ao seu controle e conhecimento.
Ao mesmo tempo em que começava a conhecer o médico Mauricio, um homem que pode ajuda-la a entender o que pode estar acontecendo com seus alunos e como poderia resolver os problemas e ao mesmo tempo aprender como os espíritos podem influenciar de forma positiva ou negativa a vida dos encarnados.
Eu gostei bastante de como a história se desenvolve, como o espiritismo é explicado e ensinado. E como retratou bem como as pessoas podem ser céticas ou crentes nas mesmas situações.
Achei a história muito bem contada e envolvente. Os problemas apresentados foram bem atuais e que os jovens estão sempre sujeitos, gostei principalmente da abordagem sobre as drogas.
A história é principalmente sobre como o amor pode mudar as pessoas e como ele sempre é algo bom. Aqui é dada uma nova chance de recomeçar para uns jovens e eles agarram essa chance e mostram que só precisavam que alguém estendesse a mão.
O romance em si é bem desenvolvido e apesar do final dos casais ser algo esperado não perde seu encanto. Só não me agradou muito as folhas brancas, mas deu para relevar.
Eu recomendo para quem gostaria de saber um pouco sobre a doutrina espírita e sua aplicação prática no dia a dia.

site: http://www.livroseflores.com/2016/09/um-novo-dia-para-amar-celia-x-de.html

Verônica 21/09/2016

Um novo dia para amar - Por Pensamento Literário
Algumas obras fazem mais sentido quando nos encontramos diante de uma situação complicada. Quando o coração está partido, a alma doente e o corpo aflito as palavras tocam no âmago derramando o remédio da cura.
O porquê dessa explicação esta ligado a fato da religiosidade. Essa obra segue a doutrina kardecista, e mesmo com uma estória paralela o maior foco se encontra na doutrina dessa religião. Por isso se eu lesse tal obra em outra situação, sua mensagem não seria tão bem recebida, entretanto como estava passando por sérios problemas emocionais, os ensinamentos foram recebidas com louvor.
Embora já tenha lido livros nesse estilo literário, esse foi um pouco diferente. Como ressaltado no paragrafo anterior, o autor foca mais em explicar o que ocorre no mundo espiritual, e mesmo não me encaixando em doutrinas cristãs (independente da fé) o bálsamo contido nas palavras aliviaram minha aflição. Em determinados momentos, achei que algumas situações na vida da protagonista, Valéria, ocorriam muito rápido, não acompanhando atitudes cotidianas, porém compreendi a intenção da autora. A mesma baseou-se em ações diárias de pessoas “normais” para explicar em como a fé pode ser a essência que carrega as respostas paras a súplicas.
Não cabe a mim convence-lo do conteúdo, e como ressaltado, alguns fatos se desencadeiam em uma velocidade impactante, como o romance contido na obra. Isso ocorre porque o objetivo do autor foi promover o bem estar do leitor, onde suas frases tem o sentido de afagar, os parágrafos são carícias e os pontos veem recheados de amor. Por isso não coloquei nenhum tipo de resumo de como ocorre à narrativa, pois todos os problemas apresentados tem a pretensão de demonstrar que toda adversidade vem acompanhada de solução. Para isso bastar repousarmos, termos pensamento positivos e nos apegarmos à crença do que acreditamos, ou seja, fazer o bem não importa as circunstâncias, independente do “inimigo”.

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2016/09/resenha-um-novo-dia-para-amar.html

Livia Barini 09/09/2016

Bonzinho
Boa história. Aborda o tema das drogas.