Em um lugar melhor

Hugo Bessa

Resenhas - Em Um Lugar Melhor

Bi Faria 02/05/2023

| Resenha
Que história tocante, mexeu muito comigo e trouxe muitas reflexões sobre a vida e a morte, e de forma bem realista, contraste entre mãe e filha e as suas jornadas. Foi uma leitura cheia de sentimentos, o que me prendeu do início ao fim.

Esse foi o meu segundo contato com a escrita do autor e mais uma vez ele me conquistou, Maria e Cecília me levaram para suas vidas de forma profunda e trouxeram muitos questionamentos do quanto Maria inspirava Cecília e o quanto a vida da mesma fora o oposto, além de Antônio, marido íntegro que a amou desde o primeiro momento.

O autor intercalando entre passado e presente nos apresenta uma família que mora no interior, que vive com pouco, mas que tinha tudo para ser feliz, uns aos outros como família.
Maria veio de uma família numerosa que chegava a passar fome, quando Antônio se interessou por ela não imaginava se casar, estava feliz e em paz, em uma casa melhor. Até a primeira gravidez chegar, a segunda, a terceira, e com isso ela já não era mais a mesma, sua angústia pelos filhos era palpável.
E ainda existiu um vizinho que a fez acreditar em uma vida livre de todos, só que a quarta gravidez chegou e a realidade de que continuaria no mesmo lugar também.
Cecília muito jovem ao não ter a mãe começa a se questionar sobre o que todos dizem, que ela foi para um lugar melhor. Viver o luto é muito difícil ainda mais sem compreender direito o que está acontecendo. Até que uma amizade surge e acalenta Cecília junto ao mundo da morte. Enquanto os anos passam a vida lhe mostra que infelizmente muitas perdas virão, mostra também que se inspirar no que a mãe faria de bom a ajuda e as une como mãe e filha, trazendo mais vida.

O autor com uma escrita fluida traz uma história intensa com perspectivas de vidas diferentes, a imaginação de uma filha a respeito da mãe bem diferente da realidade, que viveu uma infelicidade enorme, mas mostrando que em seus caminhos poderiam encontrar um lugar melhor só que bem distintas. E de forma bem realista abordando maternidade, luto, traição, família, o que traz muitos sentimentos entre a imaginação e a realidade que trouxe vida onde já houve morte.