Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Nanda 13/07/2014

E o "Mundo sem Fim" acaba
Confesso que eu pensava que não conseguiria terminar de ler este livro de 941 páginas em pouco tempo, muito pelo contrário, que eu iria passar a eternidade com ele, nunca chegando a enfrentá-lo de fato. Porém, o oposto ocorreu. Aproveitei as férias e encarei esta incrível narração que é Mundo sem Fim.

Encantei-me com a história. Desde o princípio até a última página. Pensei que fosse ficar entediada com os detalhes que eu já sabia que havia escritos por Ken Follett. Mas percebi que são justamente esses detalhes que fazem o livro se tornar real em minha mente.

O autor não focou em apenas um ou dois personagens, mas sim em um condado inteiro. Cada fato retratado foi de muita importância, chegando a um ponto onde muitos deles se interligavam a outro posterior.

Merthin, Caris, Ralph, Gwenda e tantos outros, desde a infância, crescendo na medida em que meus olhos vão percorrendo as páginas, vendo tudo e todos mudarem.

Merthin, um cara inteligente, que desde criança já tinha a habilidade para a carpintaria, conseguindo seu espaço, ao longo do tempo, no meio social; apaixonado por uma só mulher, Caris. Ela, que o conquistou por sua determinação, esperteza, que não se deixava levar tão facilmente. O que esses dois não passaram juntos?? Enfrentaram o céu e a terra para conseguirem ter uma vida normal um ao lado do outro.

Gwenda... pobre Gwenda. O que falar da mulher que tanto batalhou por algo melhor, que tentou e nunca desistiu?? Mesmo em uma vida cheia de complicações e problemas que nunca pareciam ter fim, ela procurava um caminho, fazia de tudo para proteger aqueles a quem amava e a si mesma.

Ralph. Mesmo quando menino, já possuía os traços de um sanguinário. Um rapaz ambicioso, valente, que passava dos limites para satisfazer seus desejos. Apesar de em diversos momentos emergir uma sensação de raiva pelos atos por ele cometidos, acho que tive pena dele por ser quem era. Poderia ter sido alguém diferente, com um bom coração.

Godwyn. Diferentemente de Ralph, o outro vilão de Mundo sem Fim, embora fosse um devoto da Igreja, utilizava-se de estratégias bem elaboradas para conquistar o que queria.

Philemon, Thomas, Annet, Elfric, Phillippa, Petranilla, Wulfric, e tantos outros, fizeram com que essa história se tornasse mais fantástica ainda. Gostaria de poder falar um pouco sobre cada um, mas acho que isso seria impossível sem dar alguns bons spoilers (rsrs).

Com certeza foi um dos melhores livros que eu já li, é daquele tipo de livro que quando terminamos, ficamos com aquela sensação de vazio, como se uma parte de você fosse embora. Espero poder desfrutar de outros romances de Ken Follett, e me aventurar quem sabe em um novo mundo sem fim.

Hester1 02/07/2014

Nada mais a dizer. O livro é excelente. Ponto final!

Roseli Camargo 27/06/2014

Totalmente excelente.
Que livro fantástico. Não cai na chatice em momento algum pois a estória é extremamente dinâmica e incrível até a última página. Ken Follet amo você de paixão.

Charlie 21/06/2014

Quando acho que Ken follett não irá mais me surpreender eis outro livro maravilhoso, clássico e inesquecivel.

Walber 08/06/2014

Meu livro favorito! *---*
Mundo Sem Fim, do autor Ken Follett é um romance histórico que se passa na Inglaterra do século XIV, cujo cenário principal é o priorado de Kingsbridge.
O livro mistura com maestria religião, amor, pecado, ganância, intrigas, medicina medieval, castelos, guerras e ainda dá noções de arquitetura antiga. Com certeza o autor fez uma pesquisa sem igual antes de escrever o livro.
Mundo Sem Fim não fica chato em momento algum. É incrivelmente empolgante do começo ao fim, mesmo com suas 941 páginas.
O enredo gira em torno de cinco personagens: Caris, Merthin, Gwenda, Ralph e Godwyn. Acompanhamos suas vidas ao longo de cerca de quarenta anos de história, passando por parte da Guerra dos Cem Anos e pela Peste Negra.
Falando em Peste Negra, o autor não sente o menor remorso em matar sem piedade os seus personagens. No melhor estilo George Martin, Ken Follett vai matando os moradores de Kingsbridge um atrás do outro, incluindo personagens importantes para a história do livro.
Tudo porém, de forma bem realista. Não acontece nada no livro que se possa dizer que é impossível. Fatos históricos, doenças, os métodos medicinais, as punições da igreja. Tudo tem compromisso com a verdade.
Voltando ao enredo, Caris e Merthin se conhecem na infância e desde então vivem um amor capaz de resistir a qualquer adversidade. Resistiu a mentiras, ao tempo, à peste, ao convento e principalmente resistiu à determinação de Caris em ignorá-lo.
Ralph, irmão de Merthin, é um guerreiro, corajoso e ambicioso, que passa por cima dos próprios princípios para ter o que deseja. É um típico vilão, embora eu o entenda e não guardo mágoa. É um dos meus personagens favoritos no livro.
Gwenda, a mulher que ama. E ama muito. É inteligente e corajosa, mas igualmente inconsequente. Ela age sem pensar e acaba passando por muita coisa ruim na vida.
E por fim, Godwyn, a criatura mais odiável de todos os tempos. Começa o livro como um monge ambicioso e conservador. Ele é extremamente fiel à Igreja, mas isso não o impede de fazer as piores maldades para chegar a seu objetivo: se tornar prior de Kingsbridge.
Não faltam personagens magníficos e bem construídos em Mundo Sem Fim, como por exemplo, Petranilla, a mãe do Godwyn, Sir Thomas, Wulfric, Mattie e mais um sem número de outros. Personagens que amamos, que odiamos, por quem torcemos ou por quem comemoramos quando enfim é contaminado com a peste.
Há quem diga que o único erro de Follett foi incluir demasiadamente cenas de sexo no livro. De fato, há sim, e com detalhes bem descritivos, mas na verdade não acho que isso prejudique. Pelo contrário, as cenas de sexo deixaram o livro ainda mais realista.
Sexo, estupro, pedofilia e homossexualismo ilustram dezenas de cenas ao longo do livro. Ao lado de mortes, de intrigas e demonstrações de amor.
Mundo Sem Fim é também uma crítica ao fanatismo religioso. Ele fala de fé, e fala de abuso de poder, de pecado, de sexo gay dentro da Igreja, e... Tá, espero que isso não mude suas opiniões sobre a religião.
O fim do livro é espetacular! Sem spoilers, infelizmente haha...
Bem, a resenha ficou grande, eu sei, mas não tinha como falar de um livro tão grande e tão majestoso em poucas palavras. Tenho muito ainda a comentar sobre Mundo Sem Fim, mas o post não pode ficar maior que isso. Tudo que digo é: LEIA!!!

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/05/mundo-sem-fim-meu-livro-favorito.html

Laila 12/12/2013

Não espere para ler!
Foi o primeiro livro do Ken Follett que li, antes mesmo de ler "Os Pilares da Terra". Não consegui parar de ler, a história é sublime e o autor é genial. Com certeza é meu livro preferido.

Luciana 20/10/2013

Maravilhoso!
Amei! Leitura que prende da primeira página ao fim. Muito interessante! Ainda melhor do que Pilares da Terra!
Guerra, História, Romance, Luta pelo Poder, Política, Era Medieval... tudo junto e misturado!

Erika 10/09/2013

Só preciso dizer uma coisa: o livro é tão bom que deixei de viver enquanto não terminava de lê-lo!

Márcio_MX 29/05/2013

DÉJÀ VU
Voltamos à cidade de Kingsbrigde, agora com a terceira e quarta geração dos personagens do livro "Os Pilares da Terra". Não é uma continuação formal, portanto os dois livros são independentes, mas recomendo que realmente leia antes “Os Pilares da Terra”, pois vários lugares e fatos históricos de “Mundo sem fim” vieram do primeiro livro (que é o verdadeiro livro de Timothy. Quando ler entenderá essa minha conclusão. Isso não é um spoiler, antes de mais nada).

A história é magnífica com todos os ingredientes de uma grande saga.
Amor, ódio, vingança, ambição, hombridade entre outros sentimentos se fazem presente. A construção dos personagens é muito bem elaborada. Enfim é um livro que nos prende a cada virada de página e nos empurra até o final de maneira avassaladora.

Para os leitores de "Pilares" fica uma grande sensação de déjà vu , pois os protagonistas são muito semelhantes ao do primeiro livro, quase uma reencarnação dos mesmos. Follett também apelou mais para as cenas de sexo (que move o mundo e nossas finanças) como diferencial e motivação para comprar essa continuação, mas nem precisava. O livro é excelente!

Lenita 03/04/2013

Fiquei tão apaixonada por Pilares da Terra, que leria qualquer coisa que tivesse alguma semelhança. Adorei voltar aquele cenário após dois séculos e reencontrar a linha da história, apesar de muito sutil a continuação dela. A riqueza de detalhes, as características de alguns personagens que era visível pensar de quem descendiam, é fascinante! Em alguns momentos da leitura, peguei novamente os volumes dos Pilares da Terra para puxar um elo que ficou lá atrás. Li algumas resenhas aqui, e alguém comentou que não faria diferença ter lido os Pilares anteriormente; realmente é possível ler independentes e ter uma bela história. Mas faz sim diferença! A diferença é saber que você esteve lá, que você conheceu cada um, o início da formação do priorado, da construção da catedral, as bases políticas, religiosas e da sociedade. Há trechos que são verdadeiras aulas de história da arte. Os conflitos, a politicagem, o lado podre do poder atravessam séculos, deixam rastros e infelizmente, numa sociedade, seja ela medieval ou não, há quem se aproveita dos piores princípios e dá continuidade. Ken Follett detalha com muita riqueza este aspecto e chega a ser exagerado na narrativa. Mas apesar de gostar de sua escrita, acho que explora em demasia o lado mal dos personagens, mas é seu estilo. Não necessita disso, para prender um leitor; sabe dar um show de história. Gostei muito, tenho saudades!

mila antares 01/03/2013

Adorei. Amo esse escritor. Leia primeiro Os Pilares da Terra vol.1 e 2 e depois esse, que é protagonizado pelos descendentes. Eu li assim, ao contrário, porém não fez a menor diferença. Livro (s) espetacular!

Lucas Jones 25/02/2013

Espetacular!!!
Eu particularmente gosto bastante do Ken Follet. O livro traça uma continuação de Pilares da Terra e como romance histórico traz bastante detalhes sobre a Inglaterra Medieval.

O autor continua a mostrar, de uma maneira bastante bem feita, a ascensão da mulher na sociedade, essa é uma característica que percebi em todos os livros do autor. Além disso, nos mostra que o aprendizado da época de colégio, sobre a Idade Média, deixa muito a desejar no ponto de vista dos detalhes.

Descobrimos mais sobre a Peste Negra, seus sintomas e consequências para as cidades e vilas daquela época. O poder da Igreja, sua estrutura de poder e a forma como a mesma enriqueceu nesse período.

O que mais me impressiona é o ponto de vista das construções e projetos de casas, igrejas, pontes etc. Como eram executados numa época que se sabia pouco sobre as leis da física, química, matemática dentre outras e como as edificações eram tiradas do "papel".

Sem contar também sobre descobertas na área de medicina e saúde. Quando percebemos o mundo no qual vivemos atualmente, não é fácil perceber o quanto os povos antecessores sofreram por problemas que hoje nos parecem simples.

Recomendo, boa leitura!!!

DIRCE 07/02/2013

Para Gostar de Ler
Geralmente, os livros vão ao nosso encontro, mas Mundo Sem Fim escapou pelos meus dedos inúmeras vezes (apesar das suas quase 1000 páginas), até que no final do ano, cedendo a minha compulsão a de comprar livros - acabei adquirindo, dentre outros, um exemplar desse fujão. Fujão e USURPADOR de horas de sono. Deve ter deve ter sido culpa da Caris: provavelmente, ela fez uso de alguma bruxaria, não vejo outra explicação para eu ter ficado tão encantada por esse livro como fiquei.
Na remota Idade Média, mais precisamente no século XIV, conheci Caris uma personagem apaixonante que irá figurar,ao lado do pequeno Oscar( " Extremamente alto, Incrivelmente perto), do vingativo Heathcliff (" O Morro dos Ventos Uivantes") do incompreendido Jean Valjean ( !Os Miseráveis") na galeria das minhas personagens inesquecíveis. Caris e outras 3 crianças: Gwenda, Merthin e Ralph são o ponto de partida de uma história com um desenrolar frenético, na qual predominam jogos de poder, conspirações e paixões. Cenas fortes, que beiram a obscenidade, também se fazem presentes, mas que mais a frente se justificam, pois o que seria um mero detalhe, na verdade, é o elemento preponderante que vai mudar o destino de Caris e do Condado de Kingsbridge.
Não irei me estender falando sobre a história em si porque quase 1000 páginas requerem um exteeeenso comentário, mas preciso dizer que, tempos atrás, havia uma Coleção de livros chamada Para Gostar de Ler destinados aos não adeptos da leitura. Então... eu acredito que se Mundo Sem Fim fosse lançado no estilo em que eram os livros dessa Coleção, muitos jovens que não possuem o hábito da leitura passariam a apreciá-la e, quem sabe, passariam a apreciar até História, pois estudar a Idade Média, conhecer o Regime Feudal por meio de um delicioso enredo seria muito prazeroso. Confesso que desconheço se Mundo Sem Fim é fiel à História, mas acredito que seria uma forma de despertar o desejo de conhecer esse período conturbado e tenebroso.
Preciso dizer ainda que livros nos quais predominam conspirações, tramas e jogos de poder me desagradam profundamente,porém, Mundo Sem Fim, quer seja pela bruxaria da Caris, quer seja pelo brilhantismo do Ken Follett, que conseguiu iluminar a malfadada Idade das Trevas com seus personagens e com um ótimo enredo que culminou em um final esperançoso e apaziguador, muito me me agradou. Agradaram-me personagens encantadores como a amorosa e lutadora Gwenda, a amorosa mas pragmática Caris, o competente e "pobre" Merthin e alguns coadjuvantes. Mas como toda boa história é feita de "mocinhos" e vilões, não podiam ficar de fora personagens execráveis como o covarde e ambicioso Godwyn, o aparente medíocre e inofensivo Philemon e o detestável Ralph - será que me esqueci de algum? Dá para não se deixar enfeitiçar? 5 estrlas.
Sandra :-) 07/02/2013minha estante
Viu só como esse grandalhão vale a pena? rsrs
Adorei o USURPADOR de horas de sono... é exatamente o que ele é :D
Beijo!

Marta Skoober 27/02/2013minha estante
Livro usurpador de horas de sono é tudo de bom.

Helder 17/04/2013minha estante
Ken Follett é autor de livros Usurpadores de horas de sono. Se ainda nao leu, procure os Pilares da Terra, que conta a estória antes de MUndo Sem Fim. E qdo se cansar da Idade Media, venha para o seculo XX, com as 900 paginas de Queda de Gigantes, ou comece com livros menores e magnificos, como Buraco da Agulha, Chave de Rebecca e Triangulo.

newton16 30/09/2014minha estante
Mas Dirce, O MUNDO SEM FIM é a sequência de OS PILARES DA TERRA. Você já leu o primeiro?

DIRCE 10/10/2014minha estante
Oi newton,
Eu li sim " Mundo sem fim" sem ter lido os Pilares da Terra, mas, pelo que sei, isso não compromete muito a leitura dos Pilares. Eu tenho Os Pilares...mas como é volume único, não me animei muito a lê-lo, até o momento, porque é bem incômodo segurar o tijolão.

ÃLINHO 20/11/2012

Este autor é um dos meus favoritos. Muito bom este romance de ficção, prendeu-me do começo ao fim. Recomendo-o.

André 12/11/2012

Romance medieval com tons de drama e aventura
Observação inicial: Eu li o livro em inglês e por isso escrevi na resenha que ele tem mais de 1000 páginas. Só pra esclarecer em caso de dúvidas.

Ás vezes pareço meio abstrato por medo de dar spoilers, ok? Espero que não atrapalhe a leitura!

Não comentarei sobre a sinopse pois acredito que a maioria dos leitores já deve saber do que se trata o livro, então seguem as opiniões (a palavra inicial em CAPS LOCK classifica o tipo de comentário):

01) NEUTRO: Com mais de 1000 páginas, o livro é muito grande! Ler esse livro vai ser uma aventura fantástica, porém vai exigir TEMPO. Se você não tem tempo, NÃO LEIA ESSE LIVRO. Você vai parar na metade e quando decidir voltar a ler não vai lembrar de nada e vai ter que começar a ler tudo de novo (aconteceu comigo). O livro fica sem graça se você não ler com frequência. Ele se trata de um ROMANCE e portanto você vai acompanhar a vida dos personagens desde a infância até a vida adulta, como é de praxe nos romances do Ken Follett.

02) PRINCIPALMENTE POSITIVO: Gostei muito das personalidades dos personagens, principalmente no sentido de que se percebe o motivo de eles agirem como agem sendo a explicação baseada na personalidade de cada um. O que não gostei é que o autor dá a impressão de que "as pessoas não mudam". Ele parece que fixou uma personalidade e seguiu ela a risca. Isso pra mim ficou ruim pois tornou algumas cenas previsíveis e no geral torna a leitura um pouco inverossímil, pois, a meu ver, a personalidade de uma pessoa muda muito ao longo da vida. Algumas coisas podem não mudar, mas a visão de mundo geralmente muda!

03) POSITIVO: Ambientação maravilhosa. Adorei a descrição dos cenários, faz parecer que estamos realmente na época medieval. Como sempre, Follett segue à risca os ensinamentos de história!

04) NEGATIVO: Aqui fica meu comentário mais negativo de todos. O drama é, na minha modesta opinião, simplesmente EXCESSIVO. As coisas parece que dão errado o tempo todo, ninguém nunca consegue ficar feliz nem realizar os desejos em plenitude. Pra mim esse livro pode ser considerado como um ROMANCE DRAMÁTICO pois as decepções são muito mais aparentes do que as felicidades. Aí você vem pra mim e diz: "Cara, isso é a vida real!" Na boa. Não, sério, na boa: Se pra você a vida real é se decepcionar o tempo todo e se dar mal direto, sinto muito mas você precisa rever os seus conceitos.

05) POSITIVO: Retrata a religião exatamente como eu imagino que ela era na época. Muito opressora, impondo uma série de penalidades ao povo, corrupta e simplesmente repugnante. É claro que NEM TODOS os personagens da igreja são assim! Esse lado da igreja é retratado em somente alguns personagens, mas como você vai perceber eles são os mais importantes da igreja. É o típico caso de "basta que os bons não façam nada para que o maus dominem".

06) NEUTRO-NEGATIVO: O livro trata da vida de várias pessoas diferentes e, embora todos estejam entrelaçados de alguma maneira, eu achei que algumas vezes as histórias não se cruzavam tanto quanto deveriam.

07) POSITIVO: Gostei MUITO de ver as profissões da época medieval. É fantástico como cada um era conhecido por aquilo que fazia. O cervejeiro, a mulher que fabricava tecido, os servos que plantavam, as freiras que cuidavam do hospital (embora a palavra final fosse sempre dos padres), os construtores, artesãos e muitos outros!

08) POSITIVO: As intrigas! Gostei muito de ver a maneira como as coisas eram feitas na época. Como se faz pra desafiar o poder da igreja? Como desafiar o seu lorde, sendo você um mero servo? Depois disso tudo é claro, o que pode acontecer com você como punição pela sua ousadia? Ou então, como será desfrutar essa batalha vencida? O modo como o autor resolve os problemas é MUITO interessante! Tudo pode aconecer: na base da conversa, chantagem, ameaças, subornos, opressão por poder e muito mais.

COMENTÁRIO FINAL: Eu ia dar 5 estrelas para esse livro, aliás eu já tinha dado, mas depois de escrever a resenha decidi mudar para 4 pois percebi como várias coisas realmente me incomodaram nesse livro. Na realidade, em muitos aspectos o livro merece 5 estrelas, mas eu sou bastante rigoroso com o Ken Follett, pois sei como ele é bom e capaz. Eu sinceramente acho que ele podia ter feito um livro ainda melhor se ele realmente quisesse!!! INFELIZMENTE eu não consegui me identificar 100% com nenhum personagem. O Merthin é muito bundão, nunca faz nada de errado. A Gwenda, embora muito esperta em conseguir algumas coisas usando somente as palavras, é uma boba apaixonada que sinceramente merecia coisa MUITO melhor do que conseguiu!!! Ela é uma personagem muito boa porém muito injustiçada. A Caris era pra ser a minha favorita! Ela foi quem mais se aproximou de ser quem eu sou E NO ENTANTO ela passa a maior parte da vida dela fazendo algo que EU NUNCA faria. Sinceramente tinha horas que eu queria entrar no livro e bater nela por ser tão....teimosa?obstinada? Nem sei! Por fazer as escolhas erradas! Eu gostei muito da Caris!!!

-----------------------------

Quem já leu o livro e quiser conversar sobre ele será muito bem-vindo! Adoraria de verdade discutir esse livro e desabafar algumas coisas que não posso dizer na resenha sem dar spoiler!

OBRIGADO, espero que gostem, e me desculpem pela tamanho enorme da resenha, mas é muito difícil fazer resenha objetiva de um ROMANCE de 1111 páginas!
Leonardo Zanon 12/12/2012minha estante
Acho Mundo Sem fim tão bom quanto Pilares da Terra, Ken Follet se tornou um dos meus escritores favoritos. Ao ler o livro fui assistindo alguns documentários e fiquei muito impressionado como o autor foi correto historicamente no contexto. Achei o final fantástico, uma linda declaração de amor, de um amor que sobreviveu a tantas dificuldades. Ainda torci muito, desesperadamente pela morte de Godwin e Ralph. A única coisa estranha foi: porque Merthin tinha como sobrenome Bridge e Ralph Fritsgerald? se souber gostaria de entender, talvez eu tenha me passado em algum ponto da leitura, grande abraço

André 12/12/2012minha estante
Olá Leonardo,

Eu me lembro apenas vagamente de citarem Bridge como sobrenome de Merthin, mas pelo que me lembro ele ficou conhecido assim por ter construído a ponte de Kingsbridge, sendo que na realidade o sobrenome dele era o mesmo de seu irmão Ralph, ou seja Fitzgerald.

Eu também torci pela morte de Godwin e Ralph, especialmente quando começou a peste negra pela primeira vez. Na realidade eu odiava muito o Godwin. O Ralph eu odiava em algumas cenas, pela sua crueldade e sede de vingança, mas em outras cenas não achava ele tão ruim. O Godwin era meu inimigo número 1.

Leonardo Zanon 13/12/2012minha estante
O Godwin conseguiu ser mais detestável do que Valeran Bigod de Pilares da Terra, achei alguns personagens de um livro e outro parecidos em alguns pontos. Merthin e Jack, Ralph e William, mas a forma como o autor conduz a narrativa em ambas as obras é única. Me mantive sempre alerta e querendo saber mais e mais sobre o que aconteceria.

Ken Follet faz com que o leitor não tenha a menor chance de ficar entediado e pense em largar a leitura, consegue nos manter fixados na história da primeira a última página.

Eu faria apenas uma ressalva, a carta escondida, eu esperava que esse fato estive relacionado a uma teia mais complexa dentro da história, mas cobro isso, pois tenho o autor como um gênio da escrita e sempre esperamos muito de grandes escritores.

Ruth Mello 04/01/2013minha estante
Também gostei de sua resenha André, mas você detonou meu queridinho... Merthin é o um personagem fofo! rsrs Eu também tive raiva da Caris... como tive, mas eu amei o livro!!!