Lutero e a Igreja do Pecado

Lutero e a Igreja do Pecado Fernando Jorge

Resenhas - Lutero e a Igreja do Pecado

Maria11725 02/02/2024

Surpreendentemente rico
De uma das minhas leituras acadêmicas por livre e espontânea escolha, esta obra me surpreendeu por realmente cumprir com a quantidade absorta de referências e traçar com estas uma discussão em uma perspectiva até então embaçada pelo meu ainda estreito conhecimento.

Silverstone 22/09/2012

Estudioso da Palavra
Martinho Lutero percebeu que havia algo de errado com a conduta dos líderes religiosos de sua época, e através do estudo das Escrituras, enfrenta os demônios responsáveis por toda aquela maldade.

Vale ressaltar que a batalha de Lutero não era política, mas sim espiritual. Nesse sentido, consistia de orações e súplicas à Deus para combater o bom combate, e vencer as forças das trevas.

Daniel432 25/07/2012

A Reforma e o Diabo
É tido e sabido que a Reforma Protestante ocorreu, principalmente, em função da descabida e aberta comercialização das indulgências por parte do clero católico, o Papa incluso.

O objetivo do autor é mostrar que esta não foi a principal causa da revolta de Martinho Lutero com a Igreja Católica. Segundo o autor a principal razão seria o diabo, o demônio.

No livro, o autor demonstra como o tinhoso esteve presente na vida de Martinho Lutero desde a mais tenra idade e que foi o fato dele ver o diabo em tudo e em todos, inclusive no Papa, é que fez com que se revoltasse contra os preceitos católicos. Lutero é apresentado como obssecado pelo diabo, tudo para ele era fruto da manipulação do demônio. O autor chega a relatar trechos de falas de Lutero que, em princípio, são incoerentes pois aviltam a figura do próprio Jesus Cristo e, nestes casos, o autor pergunta se o diabo não estaria no corpo do próprio Martinho Lutero.

Quando comecei a ler este livro, imaginei que a "Igreja do Pecado" constante no título fosse uma referência à Igreja Católica, porém ao longo do livro fiquei com a impressão de esta "Igreja do Pecado" seria a Igreja Luterana em função da ligação do demônio com o pecado. Mas, ao final, o autor deixa claro que a "Igreja do Pecado" é realmente a Igreja Católica.

Como conheço pouco da vida de Martinho Lutero fica difícil dizer se há exageros por parte do autor - o que não é impossível uma vez que o mesmo é bastante crítico.

Ao finalizar a leitura deste livro, ficou, para mim, a impressão de que terei que ler uma biografia de Lutero para comparar com o ponto de vista defendido por Fernando Jorge.
Cristoph 20/10/2013minha estante
Se for em relação à influência do demônio na vida do ex-monge, esta nova biografia concorda com uma outra, do historiador francês e protestante Franz Funck-Brentano, que baseia-se principalmente nas "Conversas à mesa" juntamente com outras fontes, tanto católicas quanto protestantes.

Paulo Silas 15/03/2012

O livro apresenta uma tese sobre o surgimento do protestantismo, o qual teria sido criado por Martinho Lutero principalmente pela sua "sina com o diabo".

De um ponto de vista neutro, acredito que o autor pende para o lado do catolicismo (que é a religião do mesmo), cuja notória parcialidade é "pincelada" no último capítulo com um "toque imparcial".

De qualquer forma, é uma boa leitura, onde o historiador apresenta vários fatos que sustentam a sua tese, por mais "radical" que seja, cujos relatos envolvem o leitor em uma trama bastante interessante!
Cristoph 03/12/2013minha estante
Recomendo-lhe a leitura de uma outra biografia do ex-monge: "Martim Lutero", do historiador protestante Franz Funck-Brentano, o qual também é imparcial, mas tende para a admiração da personalidade de Lutero. Junte a biografia de um católico e um protestante, e verá que que não há radicalismo, nem mesmo entre aspas! Parafraseando o historiador e ex-luterano Thomas Woods Jr., "numa disputa, é necessário também ouvir o outro lado da contenda, para perceber de qual lado a verdade tende mais."