De gênio e louco

De gênio e louco Augusto Cury

Resenhas - De gênio e louco

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo Lópes 27/05/2021

Típico livro de auto ajuda,porém uma leitura curta e gostosa.Nao dou fã do autor,porém este vale a pena.

Raquel Lima 08/01/2010

Embuste!
Peço desculpas a quem gostou, mas que charlatanismo é este ? ...Boquinha, filósofo, vendedor de sonhos, Prefeito, Professora Jureminha...É absurdo como alguém se propõe a escrever alguma coisa, colocando meia dúzia de frases de efeito, criando um outro Jesus Cristo com discipulo para mudar o mundo, neste caso para " vender sonhos". Não gosto do autor, não me agrada o gênero de auto-ajuda e sinceramente, fiquei indignada com o embuste que é o livro. Campanhas educativas e conscientização só atinge quem tem condições de entender. A história é chata, os personagens mais ainda.
Couto 03/06/2020minha estante
Pra quem gosta de auto ajuda o livro é incrível!

Tropas 27/12/2020minha estante
O livro é maravilhoso, todos nós temos opiniões, mas esse livro é para pessoas que romantizar a filosofia e psicologia, Augusto Cury é a Rainha

Marilza.Ramalho 12/04/2021minha estante
Amei

Tatiana 17/03/2010

Quase desisti!
Altos e baixos, momentos legais e momentos que parecem não ter fim, cansativos e desnecessários.

O início, com um pouco da história de Boquinha, me parecia mais interessante do que agora. O ponto alto para mim foi durante as conversas de Boquinha com sua tutora no orfanato, a Irmã Dorothy... como ela lhe explicava sobre metáforas e sobre a imaginação... Eu acho que isso se perdeu ao longo do livro, essa magia...

Lá pela página 100... As coisas melhoraram... Dei algumas risadas com as trapalhadas de Boquinha e Prefeito... eles são engraçados juntos...

Terminei... a história do ratinho na calça do Prefeito me deixou um pouco cansada... tava meio sem pé nem cabeça pra mim... mas finalizado o livro, a lição é positiva e nos mostra que devemos levar a vida com maior leveza... sem nos aprisionar nas dificuldades.

Dou nota 2 então... pela lição e pelas intenções do autor valeria um 3, mas como a situação que levou à mensagem final foi muito forçada, fica com 2 estrelas mesmo!
KIKA.PITA 09/03/2011minha estante
esse livro é quase uma "copia "da obra o vendedor de sonhos

Biel 20/07/2012

Obra genial escritor Incrível !
Imagine um mundo cuja sabedoria fosse investida e sonhos fossem brotados dentro de cada um, independente de hierarquias sociais; acredite em um mundo cuja a informação e as pessoas fossem vendedores de sonhos e que fizessem de loucos grandes pensadores; pois é esse o mundo "De gênio e louco todo mundo tem um pouco" de Augusto Cury.

"Os Sonhos são projetos de vida. Eles libertam a imaginação e irrigam a inteligência para pensarmos em outras possibilidades. Quem sonha reescreve seus textos e reiventa sua história." Pág. 89

Quem acredita que esta obra é específicamente de autoajuda, está enganado; É um livro de ficção(que por sinal é bem cômico) que além de nos fazer grandes pensadores, com grandes índoles, nos contempla com uma história bem desenvolvida, engraçada e indicada para quaisquer idades.

Boquinha e Prefeito são os grandes malucos e protagonistas da história. Vieram de vidas difíceis, ambos foram parar no orfanato, e ainda que sejam loucos, são também dois grandes gênios excepcionais em arrumar confusões.

"-Boquinha, sou tão complexo que sou incompreensível
-Prefeito, sou tão complexo que sou inexplicável" Pág. 204

Os dois são de fato seres humanos fascinantes. "Boquinha" recebeu seu apelido devido ao fato de falar e filosofar compulsivamente, e "Prefeito" por pensar ser um grande político. Ambos se preparam, juntos com seus amigos Vendedores de sonhos(ou seja, pessoas com altruísmo e vontade própria para instigar mentes e enfatizar um harmonioso ciclo de vida) para uma aventura repleta de obstáculos, dos quais, eles põem em prática suas loucuras e genialidades e fazem da vida um bem-humorado teatro social.

"Podem me chamar de pirado, insano, desequilibrado.
Não importa, sou o que sou, um louco genial." Pág.204

Bom, digamos... O livro possui uma narrativa envolvente e muito cômica, ao lê-lo, ria horrores com as maluquices destes grandes loucos; entretanto não é uma obra de aventuras alucinantes, batalhas épicas, marcantes, não é nada disso; ao decorrer de toda a trama ele nos passa uma lição envolvendo o comportamento humano.

Augusto Cury, um perito em psicologia e comportamento humano é o autor atualmente mais vendido do Brasil, e sua experiência com psiquiatria moldou um ficcionista de mão cheia, sua obra nos revela uma experiência enriquecedora e gratificante. Leiam !
Bisonho 27/07/2012minha estante
depois de ler algumas resenhas achei o livro realmente interessante quando eu tiver ele axo q vou da uma olhada na pag.204 antes de ler gostei das duas frases citadas,e o nome do livro axei legal pois eu gosto de gênios e de loucos os 2 juntos seria demais

Mateus 30/07/2012minha estante
Nunca tive muita vontade de ler os livros do August Cury, mas depois de ler sua resenha me interessei bastante. Você escreve muito bem, parabéns!

Thyago 19/01/2021

Quero mais
O livro é tocante em várias partes do livro, principalmente no começo (dependendo da sua sensibilidade). Não deve ser um dos melhores livros da atualidade, se for analisar alguns critérios. Mas a questão é: mesmo não sendo perfeito, ele conseguiu tocar meu coração, me chamar pra dentro da história, querer mais daquilo, daquelas pessoas, mais histórias delas!!, que não lembro de ter visto em outro livro. Talvez outros achem muito simples ou "besta", mas acho que isso, misturado ao um "q" de realidade, com personagens bem construídos e cativantes, faz vc se prender totalmente e é isso.

Enfim, 5 estrelas, critério: eu amei e nada mais importa.

Q-Quel®... 06/04/2010

Decepção!
Adoro Cury, mas confesso que não entendi qual foi a dele nesse exemplar!?
Catou um bocado de um livro e do outro (Vendedor de Sonhos 1 e 2 - AMO) e juntou neste.. porém não fez sentido algum!
A mensagem dos dois livros ficou completamente perdida neste e o resultado foi lamentável! Muito chato mesmo...

Dinheiro rasgado para publicação!!!
[ou seria um pouco mais de dinheiro no bolso!? Por conta dos bobocas, que nem eu, que compraram o livro...rs]

(em 06.04.2010)

======================================================
Perdoe-me, mas discordo de algumas pessoas!
Não vejo o livro (Vendedor de Sonhos) como um charlatanismo, muito menos que o autor tentou criar outro Jesus Cristo. Auto-ajuda... sim, porém um livro que tenta nos mostrar o quando estamos perdendo a humanidade, muitas vezes o amor próprio e principalmente o respeito pelo próximo.

Campanhas educativas e conscientização atingem a todos que estão abertos ceder alguns minutos para ouvi-las. Toda narrativa bem explicada e dita no mesmo idioma é entendida, nem que seja para ser julgada negativamente. Concordar ou não é questão de opção.

Um livro que nos mostra o que está visível em nosso cotidiano. Pequenos detalhes que acontecem com tanta frequência que já se tornaram triviais, dentre eles, a dura realidade da intolerância e discriminação em todos os seus lados, visto por vários ângulos. Quantas vezes nós não olhamos ‘torto’ para uma pessoa, seja por piedade ou simplesmente repulso. O outro se torna diferente ou inferior só por ser de outra espécie biológica, classe social, por ter alguma síndrome? Antes de qualquer coisa, deveríamos nos colocar no lugar dos outros, tentar expor ao invés de impor as nossas idéias, se o respeito entre as diferenças existisse a convivência seria mais agradável.

(em 10.01.2010)

Raquel Lima 18/01/2010minha estante
Olá, amiga skoobiana!... Mais uma vez, venho pedir desculpas por minhas palavras ao resenhar sobre o livro. Dei minha opinião como você deu a sua, afinal, estamos em uma democracia ( por enquanto, ainda não passou a nova lei da imprensa...)e podemos dar nossa "pitago"...Quem na história saiu com pessoas diferentes, perambulando pelo "mundo", " vendendo" ou pregando o amor, o sonho ? ...Ou estou enganada, ou o JC foi o primeiro ? ...Ou talvez o mais conhecido. Usando minha experiência como educadora posso te dizer que tenho a consciência que meu trabalho é muito pequeno, no mínimo, abrimos frestas singelas em quem não é tratado como igual, NUNCA, quem não conhece o AMOR, O RESPEITO, A VERDADE...A educação é um processo para uma vida inteira ou para muitas, nada espiritual, filhos e netos. Lembre-me alguma coisa que o autor ou os dois maluquinhos do livro tenha falado ou feito ? Na verdade a mensagem dos seus atos, foi a leitura que você fez!...

Então, mais uma vez, pedindo desculpas, acho que este tipo de livro tem somente ainda leitores, porque pessoas como você, não pararam para ver que toda a ?bela mensagem? estava em você, foi você quem entendeu desta forma, estava interno e não era necessário pagar ou ler para isso. Um abraço,

Carolaine 12/06/2023

Os loucos se amam e se entendem.
O livro narra a história de dois seguidores do nosso vendedor de sonhos, e conta com alguns olhares sobre os personagens durante a história já contava no livro "O vendedor de sonhos". Discorre sobre dos dois gênios e loucos, e como suas infâncias foram recheadas de tristezas.

Amanda3607 18/11/2023

De gênio e louco todo mundo tem um pouco
Os personagens centrais são dois homens que vivem em situação de rua e foram privados de uma infância digna, com o básico, como um lar acolhedor, uma família amorosa, acesso a educação e alimentação saudável. Traumas fizeram de duas crianças carentes, dois adultos lunáticos e alienados, porém mantendo um coração bondoso e disposto a ajudar o próximo. Na trajetória da vida adulta ambos são presenteados com um grupo de amigos nada convencional e a amizade, a filosofia, a generosidade e o bom humor, conseguem resgatar os amigos do alcoolismo, da depressão e de caminhos tortos. Para mim a leitura foi um pouco cansativa, mas de modo geral, proveitosa. ?

Bispo 19/06/2020

Comédia pastelão
Nao curti. Mas fui até o fim.
Meio chato, parado e com poucas partes envolventes de fato. E tem uma comédia pastelão que eu não curto.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/10/2020

Esse livro conta a história de dois loucos e dois gênios superdivertidos. Um deles, conhecido como Boquinha, acha-se um grande pensador. Tem compulsão por falar e fi losofar. Nada nem ninguém controla sua língua. O outro, cujo apelido é Prefeito, pensa ser um grande político. Faz discurso e pede votos em qualquer lugar, até para crianças, embora não seja candidato a nada. Ambos são especialistas em arrumar confusões. Esses dois personagens foram extraídos dos dois volumes da saga O Vendedor de Sonhos, recebida com entusiasmo em muitos países e aclamada por uma grande editora chinesa como uma das principais obras internacionais publicadas recentemente. Alguns textos dessa saga foram adaptados para compor este livro. Boquinha e Prefeito foram mutilados na infância, perderam tudo, pai, mãe, lar, amigos, proteção. Viveram de sobras de alimentos, de afeto e de apoio social. Tinham tudo para dar errado. E deram. Mas, apesar de todas as perdas, desenvolveram uma alegria e loucura contagiantes. Choro e riso percorrem as artérias deste livro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542206449

Guilherme 13/03/2010

Não vale a pena
Quando li as primeiras paginas do livro imaginei que seria uma história um tanto boa. A partir da metade começa a ficar um tanto repetitivo, e o humor do livro fica uma merda. É ridículo como a fala de alguns personagens não correspondem as suas características(exemplo da prisão). Augusto Cury foi decepcionante.

Calvin 24/02/2010

Conseguiu me surpreender
O livro estava na minha casa e eu de ferias, o que eu fiz então? Li ...

Já tinha lido 'O vendedor de sonhos I e II' Como todos os livros de Augusto Cury sempre repetitivos com a mesma historia do primeiro e do segundo.

Não sei como a minha irmã conseguiu colocar 5 estrelinhas nisso.

Sara 24/02/2010minha estante
É repetitivo, mas é bom!

Fernanda.Lima 28/07/2020

"Esforçavam-se para ser normais sem saber que a normalidade era uma grande loucura".
Já li outros livros melhores do autor, mas algumas partes ainda sim me levaram a refletir um pouco.
Não leve a vida tão a sério assim!

Laila 23/06/2022

Augusto Cury reconta a história de personagens de outros livros seus, para detalhar um pouco mais seus passados e mostrar como é importante ser leve e feliz na sociedade atual. O objetivo principal desse livro é nos fazer perceber e nos ajudar a nos livrar das ansiedades e preocupações que vamos acumulando durante nossa vida. Com uma linguagem simples de fácil entendimento o autor provoca mudanças de pensamento e grande relaxamento mental ao ulilizar bastante humor e "bobagens"/ "brincandeirinhas" na história.

Tsuyuri 14/05/2010

Augusto Cury > Gênio ou louco?
Augusto Cury para eu é um excelente escritor cativo meu.
Mas eu preciso confessar que esse livro foi um grande desapontamento, ainda mais porque já havia lido os dois livros da saga do "Vendedor de sonhos"
E o que descobri foi apenas uma coletânea de passagens onde nosso dois personagens se destacam na saga. Acabou se tornando superficial em sua essência, mas ótimo para quem precisa de um lembrete.
Não posso dizer que recomendo esse livro, mas é um livro que me decepicionou ocmo leitora de Augusto Cury, esperei mais, esperei novidades, mas ainda assim, para quem não leu enão vai ler a saga do vendedor de sonhos é uma ótima pedida!

1 | 2 | 3 | 4