Sobrevivi, Posso Contar

Sobrevivi, Posso Contar Maria da Penha Maia Fernandes




Resenhas - Sobrevivi, Posso contar


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Malu 27/12/2021

Bom
A história do livro vai só até a metade, o resto é chatisse jurídica cheio de textos e comentários do caso. Ao que parece não foi escrito por ela, mas por um jornalista que transcreveu a narrativa.
comentários(0)comente



Adu 20/10/2021

Livro extremamente necessário.
Pensei que sabia tudo sobre essa história, e lendo esse livro, percebi quantas lacunas existiam para o meu conhecimento. Esse livro é essencial para conhecer a história dessa mulher, que lutou tão bravamente por seus direitos, porém, é muito difícil de ler e ?reviver? em detalhes pelo o que ela passou.
comentários(0)comente



Nise 19/10/2021

Essencial
Comecei a leitura deste livro numa leitura coletiva do clube do livro que participo. Foi uma leitura extremamente necessária, ler todas as coisas absurdas que aconteceram com Maria me indignaram muito, além de ver o quão deplorável o Estado se posicionou durante todo o caso. Se você quiser saber como surgiu a história que deu início a Lei Maria da Penha que é tão necessária neste país. Leia este livro. Na realidade acho que todos deveriam ler para saber com propriedade o quão essencial é lutar em favor dos direitos das mulheres neste país.
comentários(0)comente



Livros Livres 30/09/2021

Leitura muito importante apesar de conter muitos gatilhos.
Maria da penha é um exemplo de força!
Ao final você encontra todos os detalhes do processo e da lei.
Resenha completa no Instagram @projetolivroslivres
comentários(0)comente



visreading 24/09/2021

é livro rápido, em que a maria conta de forma resumida, porém bem completa sua história. desde quando conheceu seu agressor até o momentos que a relação foi abusiva foi progredindo e o fatídico momento da tentativa de assassinato.
comentários(0)comente



aline 23/09/2021

essa leitura foi tão importante... eu julgava conhecer a história da maria da penha, mas lendo esse livro percebi que não a conhecia o suficiente. foi muito doloroso ler os relatos dela, enquanto vítima do próprio marido. não consigo nem imaginar o horror e desespero que a posição que ela ocupou inspira, e tudo toma uma proporção ainda maior quando se tem em mente a persistência de casos de violência doméstica ainda hoje, com tantas outras mulheres. a quantidade de crimes cometidos contra a mulher diariamente é absurda, reflexo de como nossa sociedade nunca deixou de ser extremamente misógina. além disso, outro fator que evidência a misoginia é a impunidade em relação a esses crimes (marco antonio solto mesmo após tentar matar maria da penha duas vezes que o diga...).
em suma, sou grata por ter tido a oportunidade de conhecer melhor a mulher que se tornou um grande símbolo de luta contra à violência, e apesar de sua história ser muito triste (assim como a de tantas outras), de alguma forma, saber que maria da penha não pôde ser calada me deu esperança. ler esse livro me deu esperança. eu acredito em um futuro no qual as mulheres serão não só respeitadas, mas valorizadas, e maria da penha, com certeza, teve um papel notável na construção desse futuro.
comentários(0)comente



Marcella.Salmazo 18/09/2021

Forte
É um livro curto, mas potente em cada página. Revoltante. De te fazer pensar. A vida da Penha, dolorosa e determinada, é contada em um pouco mais de 100 páginas, apenas um vislumbre das atrocidades que ela passou. Me choca, mas não me surpreende, o que essa mulher com escolaridade e boa condição financeira passou, me fazendo questionar que, se já é extremamente difícil para uma mulher com esses padrões, imagina aquelas sem acesso e à margem da sociedade. É um livro que mostra como o abuso é disfarçado de amor e como passamos por cima de diversas violências em nome do casamento. Nos tira do pensamento comum de que "é só se afastar/é só terminar com ele". Nos mostra o medo, a aflição, o receio pelas filhas e pela vida, os laços de uma vida a dois, por mais conturbada que seja.
Força, Penha. Você é uma lutadora.
comentários(0)comente



taynna cavalcanti 13/09/2021

sobrevivência e luta
muita gente conhece a Lei Maria da Penha, mas pouquíssima gente sabe a história de quem a nomeia. e olha, é muito interessante e assustadora.
Maria desde muito nova foi brilhante, formou-se farmacêutica e em seguida foi cursar o mestrado na USP, lá conheceu o terror da sua vida, Marco Antônio, um colombiano que fez de tudo para destruir a sua vida e de suas filhas.
o livro traz a narração por ordem cronológica dos acontecimentos da vida de Maria até o momento em que Marco Antônio é indiciado como autor do crime cometido contra ela. é apavorante imaginar o que essa mulher passou nos anos em que dividiu a vida com Marco.
a leitura é bastante fluida mas também nos dá muita informação médica que as vezes deixa o texto cansativo. Maria utiliza provas e narrativa quase acadêmica para mostrar sua inocência e sua vida de vítima de um premeditado "quase-feminícidio".
comentários(0)comente



Fernanda.Lima 17/08/2021

Uma história que todos deveriam conhecer
Foi muito impactante conhecer a história dessa mulher, tão importante para o nosso país, em seus detalhes e nuances. Emocionante, cruel é necessário esse relato
comentários(0)comente



Clara 26/06/2021

A história de vida dessa mulher é muito inspiradora, ela passou por coisas tão absurdas q eu fiquei sem saber como ela conseguiu superar tudo isso.
comentários(0)comente



Lou 01/06/2021

?O caso de Maria da Penha não era uma situação isolada, mas um caso emblemático, de padrão sistemático de violação e impunidade no país, revelando o viés de discriminação e violência contra as mulheres do sistema de justiça, bem como a violação do Estado do dever de prevenir a violência doméstica contra as mulheres.?

?Resta, porém, a alegria de saber que a decisão em reparar um erro da justiça serve para evitar que novos casos se repitam.?
comentários(0)comente



Aline Casellato 25/01/2021

Extremamente necessário!
Não sei nem descrever ao certo o turbilhão de sentimentos que me tomaram nessa leitura: raiva, pena, empatia, conexão, tristeza, revolta....

Maria da Penha é uma mulher admirável, você conhece a Lei que leva seu nome porém provavelmente, e assim como eu, não faz ideia das coisas que ela passou até o decreto desta lei e a condenação de seu agressor - e então marido - que a deixou paraplégica.

Deixo aqui um destaque que fiz do discurso de Maria da Penha no Evento de Reparação Simbólica e material, e que posso dizer que muito me marcou.

"A dor e a humilhação que sofri ao longo de quase vinte anos, tendo que tolerar a má-fé e a torpeza de muitos, tendo que bater de porta em porta para mendigar justiça é a mesma dor que me castrou o direito de acompanhar, mais de perto, o desenvolvimento de minhas filhas, hoje adultas e aqui presentes. É a mesma dor que lhes causou danos irreparáveis, pois não pude acompanhá-las à escola, aos passeios, não pude curar os seus machucados, não pude tomá-las no colo quando crianças e nem fazer o acalanto da maneira que nós, mães, gostamos de fazer. É a mesma dor que senti por temer causar-lhes dúvidas acerca da veracidade do que realmente aconteceu, veracidade essa, por duas vezes negada por aqueles que se propunham a fazer justiça. É a mesma dor que me dá a certeza de que nunca mais poderei correr ao encontro delas, para abraçá-las."
comentários(0)comente



cheledrum 19/01/2021

Um livro necessário para não só conhecermos detalhes do que esta mulher sofreu, mas também como relato de que quando a pessoa está em um relacionamento abusivo pode se sentir impotente ou tem dificuldades para sair desta teia. Triste que injustiças como as relatadas continuam acontecendo. Fiquei intrigada para conhecer o que ele conta da história. Acredita que a pessoa má nunca se acha verdadeiramente má.
comentários(0)comente



Cris.Aguiar 19/11/2020

História marcante
Recomendo a todos que leiam!

Uma história de luta e que nos ajudou muito na defesa da mulher.

Recomendo
comentários(0)comente



Luiza 07/06/2020

Sempre tive curiosidade em saber mais sobre o caso e a mulher que batizou a lei da violência doméstica. Quando encontrei por acaso esse livro, não pude deixar de ler.
Maria da Penha, narra não somente o inferno que ela e suas crias viveram na mão de Marcos, como também, o início de seu relacionamento e como ele se mostrou falsamente amável antes de tudo.
Infelizmente, ainda hoje, o que a Maria viveu por tantos anos, é a realidade de muitas mulheres brasileiras. Não avançamos o quanto deveriamos, apesar da luta incansável por parte de sobreviventes e movimentos feministas.
A cada trecho do livro lido, mais o angústia sentimos. O medo frequente e tão familiar de ser a próxima vítima.

Gratidão pela sua força e coragem admirável.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR