Sobrevivi, Posso Contar

Sobrevivi, Posso Contar Maria da Penha Maia Fernandes

Resenhas - Sobrevivi, Posso contar

Liliane220 04/03/2024

"Sobrevivi, posso contar" esse livro da Maria da penha conta a sua história de violência doméstica que ela viver, e toda a sua luta p sobreviver e fazer valer seus direitos, nossos direitos...

Maysa.Dalmazo 28/01/2024

Gostei de saber da história de Maria da Penha mas foi uma leitura cansativa por conta de todos os acontecimentos.

Francini Camillo 25/08/2023

Recomendo, livro 5 estrelas
Sou da área do direito, pretendo seguir carreira de advogada e sou entusiasta da luta feminina. Achei o livro muito bem escrito, leitura fluida, riqueza de palavras, sem ser chato de ler. Acessível a qualquer pessoa. A história dispensa comentários, pois o nome Maria da Penha é um dos nomes mais conhecidos, se não o mais, quando falamos em luta contra a violência doméstica. Excepcional. Leiam.

Luiz de França 22/08/2023

História impactante e publicação necessária
Li "Sobrevivi... Posso Contar" como parte de um clube do livro que participo. De antemão, já fiquei preocupado porque, mesmo não conhecendo a história da Maria da Penha, nós já imaginamos que algo pesado está por vir (Diante da lei, conhecida nacionalmente).

Este livro é mais que uma biografia. Ela descreve, sim, a sua vida pré e pós-acontecimento com bastante detalhes, mas tem muito mais a oferecer que isso. A exposição dos problemas que ela enfrentou (e enfrenta) por causa do atentado nos faz entender a crueldade que ela passou, e, com tantos detalhes, nós sentimos na pele (de forma metafórica) parte do sofrimento dela. Há, também, um detalhamento jurídico de todo o processo movido por ela, o que é importante para entendermos as consequências e a impunidade que existiu neste caso. Essa parte jurídica me fez perder um pouco da atenção, porque é bastante presente e a linguagem não me deixou tão empolgado, mas é compreensível a presença dela no livro.

É um relato forte e necessário, para que possamos nos lembrar da batalha enfrentada pelas mulheres há anos pelo básico: dignidade, respeito e amor.

Audry Santos 12/08/2023

A história da Maria da Penha
Um livro em que a autora conta a própria história de violência doméstica. Muitas vezes, senti raiva do agressor e precisei para a leitura, para lidar com os sentimentos que a leitura provocou em mim.

Karoline.Barbosa 25/05/2023

Trecho destaque
"Segundo ainda Badinter, "respeito e diálogo implicam a igualdade dos parceiros amorosos e o amor não funciona sem a regra da absoluta reciprocidade"" (pg. 96)

Renata 15/01/2023

A história de sobrevivência, permeada por luta, coragem e potência feminina. As palavras de Maria da Penha nos emociona mas nos faz refletir. Uma grande mulher, uma grande história. Só posso agradecer a Maria da Penha por existir.

Mateus 14/01/2023

Grandioso
Maria da Penha é um dos principais nomes (se não for o principal) quando pensamos no enfrentamento à violência doméstica. Em seu livro foi possível entender, a importância do estado brasileiro agir com braço forte para proteger as mulheres da violência fruto do machismo. Super recomendo a leitura.

Patrícia.Bilibio 02/11/2022

Considero muito apropriado, principalmente para mentes machistas e reprodutoras do machismo, a leitura do relato de Maria da Penha presente do livro. Os anexos, embora soem enfadonhos, especialmente para uma leiga como eu, são muito esclarecedores e fundamentais para estudos.

Lorena.Magno 12/04/2022

Sobrevivi? posso contar
Uma história incrível, superação do início ao fim. Vale muito a leitura para quem não conhece a mulher por trás da lei Maria da Penha

Milla 03/04/2022

Perfeito
Quando eu leio sobre um tema que eu já sei procuro duas coisas: conseguir compreender mais o tema e me aprofundar e a segunda e entender mais a motivação e conseguir ter uma visão de todos os lados.
Esse livro foi exatamente uma combinação de ambos. Mostra todas as dores e dificuldades enfrentada, pela personagem (Maria da Penha) e mostrando seus sentimentos e pensamentos.
Mostra também, toda parte dos trâmites legais e a parte mais "burocrática" de uma forma simplificada.
A minha única ressalva foi o final, pois achei muito raso e que faltou explorar mais o conteúdo, porém descobri que a um outro livro que trata exclusivamente da parte final então relevei.
* já aviso que a leitura pode ser pesada para pessoas sensível ao tema então cuidados* RECOMENDO MUITOO!!!!!!

Amanda 20/03/2022

É um livro muito interessante, nele conta a história de Maria da Penha de uma forma resumida mas que é possível compreender o que aconteceu na sua vida e ver sua força e o tanto que Maria da Penha lutou.

Malu 27/12/2021

A história do livro vai só até a metade, o resto é chatisse jurídica cheio de textos e comentários do caso. Ao que parece não foi escrito por ela, mas por um jornalista que transcreveu a narrativa.