Sobrevivi, Posso Contar

Sobrevivi, Posso Contar Maria da Penha Maia Fernandes

Resenhas - Sobrevivi, Posso contar

Malu 27/12/2021

A história do livro vai só até a metade, o resto é chatisse jurídica cheio de textos e comentários do caso. Ao que parece não foi escrito por ela, mas por um jornalista que transcreveu a narrativa.

Larissa 31/03/2013

Maria da Penha Maia Fernandes: um ícone no enfrentamento à violência contra a mulher.
No ano de 2010 foi lançado, através da editora Armazém da Cultura, o livro “Sobrevivi... posso contar”, obra de autoria da farmacêutica bioquímica, Maria da Penha Maia Fernandes. Trata-se da história do relacionamento conjugal entre a própria autora e o seu ex-companheiro, no qual são reveladas, principalmente, as violências das quais foi vítima, durante o período em que conviveram juntos e a luta da autora contra a impunidade nos casos de violência contra a mulher.
As agressões sofridas por Maria da Penha podem ser interpretadas como uma herança cultural do patriarcado em nossa sociedade, que convencionou a manifestação de uma desigualdade entre os gêneros, na qual o masculino dominaria e exploraria o feminino. Tais agressões são consideradas, portanto, violências de gênero.
“Sobrevivi... posso contar” é o resultado de uma das várias tentativas de superação das violências vivenciadas pela autora. Nessa obra, Maria da Penha relata em detalhes sua história de vida, referenciando desde o momento em que conheceu o seu ex-companheiro, até quando foi estabelecido que este mesmo homem, seria o único responsável pela tentativa de homicídio impetrada contra a sua pessoa.
O texto escrito por Maria da Penha serviu como elemento base para que ela pudesse denunciar a omissão do Estado Brasileiro em punir o seu agressor. Era necessária uma punição compatível aos transtornos causados por ele. Essa denúncia foi feita junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, em 1998.
Com isso o Brasil foi responsabilizado por essa Comissão, pela violação de direitos humanos que ocorreu no caso de Maria da Penha. Este fato permitiu que a temática da violência de gênero fosse amplamente discutida no cenário brasileiro, com repercussão internacional.
A importância maior, no entanto, se fez para a elaboração de uma legislação específica para o enfrentamento da violência de gênero no Brasil. Em 2006, entrou em vigor a lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha.
Desde então, a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, tem sido para o Brasil um ícone na luta contra a violência de gênero, sendo presença constante em ações de divulgação da lei que leva o seu nome, além de receber várias homenagens pela sua perseverança na luta pelos direitos das mulheres.
A publicação de “Sobrevivi... posso contar” fortalece ainda mais a figura guerreira de Maria da Penha, deixando registrada a história de alguém que sofreu sucessivas agressões e teve seus direitos violados. Mas, sobretudo fica denotada a história de alguém que não se conformou com a impunidade e preferiu lutar.
Larissa Costa Lopes - Assistente Social(Maranguape/CE) 16/06/2012
Sonia.Martendal 20/09/2019minha estante
Olá! Tive contato com o livro hoje. Conhecia o básico da história de Maria da Penha. Resolvi levar o debate para sala de aula com meus alunos. Preciso do livro, mas não encontro em lugar algum para comprar (apenas e-books online ou amostras grátis). Alguém tem um exemplar de livro físico?

Elo 25/03/2020

O livro é lindo pra quem tem interesse na área jurídica, uma vez mostra toda a montagem e o corrimento do processo. Maria escreve da sua posição de mulher intelectualizada, demonstrando isso em sua escrita com vício acadêmico (o que não é necessariamente ruim), levantando a questão: se a violência doméstica acontece até com quem possui informação, a mercê de que fica a população sem instrução?
Penha sabe que é símbolo de luta.
O título é doloroso: a situação sempre pode ser pior, mas quando a é, em geral, não temos quem possa contar...

Milla 03/04/2022

Perfeito
Quando eu leio sobre um tema que eu já sei procuro duas coisas: conseguir compreender mais o tema e me aprofundar e a segunda e entender mais a motivação e conseguir ter uma visão de todos os lados.
Esse livro foi exatamente uma combinação de ambos. Mostra todas as dores e dificuldades enfrentada, pela personagem (Maria da Penha) e mostrando seus sentimentos e pensamentos.
Mostra também, toda parte dos trâmites legais e a parte mais "burocrática" de uma forma simplificada.
A minha única ressalva foi o final, pois achei muito raso e que faltou explorar mais o conteúdo, porém descobri que a um outro livro que trata exclusivamente da parte final então relevei.
* já aviso que a leitura pode ser pesada para pessoas sensível ao tema então cuidados* RECOMENDO MUITOO!!!!!!

Carolina CM 10/04/2020

Testemunho.
Desesperador.

Aline Casellato 25/01/2021

Extremamente necessário!
Não sei nem descrever ao certo o turbilhão de sentimentos que me tomaram nessa leitura: raiva, pena, empatia, conexão, tristeza, revolta....

Maria da Penha é uma mulher admirável, você conhece a Lei que leva seu nome porém provavelmente, e assim como eu, não faz ideia das coisas que ela passou até o decreto desta lei e a condenação de seu agressor - e então marido - que a deixou paraplégica.

Deixo aqui um destaque que fiz do discurso de Maria da Penha no Evento de Reparação Simbólica e material, e que posso dizer que muito me marcou.

"A dor e a humilhação que sofri ao longo de quase vinte anos, tendo que tolerar a má-fé e a torpeza de muitos, tendo que bater de porta em porta para mendigar justiça é a mesma dor que me castrou o direito de acompanhar, mais de perto, o desenvolvimento de minhas filhas, hoje adultas e aqui presentes. É a mesma dor que lhes causou danos irreparáveis, pois não pude acompanhá-las à escola, aos passeios, não pude curar os seus machucados, não pude tomá-las no colo quando crianças e nem fazer o acalanto da maneira que nós, mães, gostamos de fazer. É a mesma dor que senti por temer causar-lhes dúvidas acerca da veracidade do que realmente aconteceu, veracidade essa, por duas vezes negada por aqueles que se propunham a fazer justiça. É a mesma dor que me dá a certeza de que nunca mais poderei correr ao encontro delas, para abraçá-las."

Adu 20/10/2021

Livro extremamente necessário.
Pensei que sabia tudo sobre essa história, e lendo esse livro, percebi quantas lacunas existiam para o meu conhecimento. Esse livro é essencial para conhecer a história dessa mulher, que lutou tão bravamente por seus direitos, porém, é muito difícil de ler e ?reviver? em detalhes pelo o que ela passou.

aline 23/09/2021

essa leitura foi tão importante... eu julgava conhecer a história da maria da penha, mas lendo esse livro percebi que não a conhecia o suficiente. foi muito doloroso ler os relatos dela, enquanto vítima do próprio marido. não consigo nem imaginar o horror e desespero que a posição que ela ocupou inspira, e tudo toma uma proporção ainda maior quando se tem em mente a persistência de casos de violência doméstica ainda hoje, com tantas outras mulheres. a quantidade de crimes cometidos contra a mulher diariamente é absurda, reflexo de como nossa sociedade nunca deixou de ser extremamente misógina. além disso, outro fator que evidência a misoginia é a impunidade em relação a esses crimes (marco antonio solto mesmo após tentar matar maria da penha duas vezes que o diga...).
em suma, sou grata por ter tido a oportunidade de conhecer melhor a mulher que se tornou um grande símbolo de luta contra à violência, e apesar de sua história ser muito triste (assim como a de tantas outras), de alguma forma, saber que maria da penha não pôde ser calada me deu esperança. ler esse livro me deu esperança. eu acredito em um futuro no qual as mulheres serão não só respeitadas, mas valorizadas, e maria da penha, com certeza, teve um papel notável na construção desse futuro.

Luiz de França 22/08/2023

História impactante e publicação necessária
Li "Sobrevivi... Posso Contar" como parte de um clube do livro que participo. De antemão, já fiquei preocupado porque, mesmo não conhecendo a história da Maria da Penha, nós já imaginamos que algo pesado está por vir (Diante da lei, conhecida nacionalmente).

Este livro é mais que uma biografia. Ela descreve, sim, a sua vida pré e pós-acontecimento com bastante detalhes, mas tem muito mais a oferecer que isso. A exposição dos problemas que ela enfrentou (e enfrenta) por causa do atentado nos faz entender a crueldade que ela passou, e, com tantos detalhes, nós sentimos na pele (de forma metafórica) parte do sofrimento dela. Há, também, um detalhamento jurídico de todo o processo movido por ela, o que é importante para entendermos as consequências e a impunidade que existiu neste caso. Essa parte jurídica me fez perder um pouco da atenção, porque é bastante presente e a linguagem não me deixou tão empolgado, mas é compreensível a presença dela no livro.

É um relato forte e necessário, para que possamos nos lembrar da batalha enfrentada pelas mulheres há anos pelo básico: dignidade, respeito e amor.

Luiza 07/06/2020

Sempre tive curiosidade em saber mais sobre o caso e a mulher que batizou a lei da violência doméstica. Quando encontrei por acaso esse livro, não pude deixar de ler.
Maria da Penha, narra não somente o inferno que ela e suas crias viveram na mão de Marcos, como também, o início de seu relacionamento e como ele se mostrou falsamente amável antes de tudo.
Infelizmente, ainda hoje, o que a Maria viveu por tantos anos, é a realidade de muitas mulheres brasileiras. Não avançamos o quanto deveriamos, apesar da luta incansável por parte de sobreviventes e movimentos feministas.
A cada trecho do livro lido, mais o angústia sentimos. O medo frequente e tão familiar de ser a próxima vítima.

Gratidão pela sua força e coragem admirável.

Patrícia.Bilibio 02/11/2022

Considero muito apropriado, principalmente para mentes machistas e reprodutoras do machismo, a leitura do relato de Maria da Penha presente do livro. Os anexos, embora soem enfadonhos, especialmente para uma leiga como eu, são muito esclarecedores e fundamentais para estudos.

Fernanda.Lima 17/08/2021

Uma história que todos deveriam conhecer
Foi muito impactante conhecer a história dessa mulher, tão importante para o nosso país, em seus detalhes e nuances. Emocionante, cruel é necessário esse relato

Marcella.Salmazo 18/09/2021

Forte
É um livro curto, mas potente em cada página. Revoltante. De te fazer pensar. A vida da Penha, dolorosa e determinada, é contada em um pouco mais de 100 páginas, apenas um vislumbre das atrocidades que ela passou. Me choca, mas não me surpreende, o que essa mulher com escolaridade e boa condição financeira passou, me fazendo questionar que, se já é extremamente difícil para uma mulher com esses padrões, imagina aquelas sem acesso e à margem da sociedade. É um livro que mostra como o abuso é disfarçado de amor e como passamos por cima de diversas violências em nome do casamento. Nos tira do pensamento comum de que "é só se afastar/é só terminar com ele". Nos mostra o medo, a aflição, o receio pelas filhas e pela vida, os laços de uma vida a dois, por mais conturbada que seja.
Força, Penha. Você é uma lutadora.