Estatística

Estatística Charles Wheelan

Resenhas - Estatística

Sidiclei 14/02/2024

Estatística: O que é, para que serve e como funciona
Escrito de forma clara e didática, o autor explora os fundamentos da estatística, fornecendo uma visão geral de conceitos-chave como média, mediana, moda e desvio padrão. Além disso, destaca a importância da estatística na tomada de decisões em diversas áreas, desde a ciência até os negócios.

A obra aborda também métodos de amostragem e inferência estatística, permitindo que os leitores compreendam como tirar conclusões válidas a partir de dados limitados. Ao longo do livro, são apresentados exemplos práticos e exercícios para consolidar o entendimento do leitor. O autor explora a relevância da estatística em contextos do dia a dia e mostra como ela desempenha um papel crucial na pesquisa científica e na resolução de problemas do mundo real. Em resumo, "Estatística: O que é, para que serve e como funciona" é uma leitura essencial para quem busca compreender e aplicar conceitos estatísticos de maneira prática e informada.

Felipe.Romani 15/01/2024

Decidi comprar este livro para complementar meus estudos sobre uma disciplina de estatística da faculdade. Posso dizer que aprendi muito mais com o livro do que com a disciplina. O autor traz diversos exemplos simples para entender conceitos estatísticos. Muito bom recomendo

Erica Bertan 21/11/2023

Sensacional!!!
Certamente se eu tivesse tido contato com esse livro nas minhas primeiras aulas de probabilidade e estatística, eu seria uma pessoa que gostaria muito mais dessas duas matérias quando eu era mais nova.

Que livro! Que simplicidade num tema tão denso! Amei, amei e amei. Um daqueles livros de cabeceira que eu vou consultar sempre! Os exemplos são tão relevantes pra vida real que te prende mesmo que você não queira (você não vai encontrar nenhum sobre moedas e dados, grazadeus).

Recomendo demais!

Felipe Lapa 30/07/2023

Estatística
Um excelente livro para quem quer conhecer o campo de estudo da estatística! O livro apresenta de forma leve as principais ideias e objetivos das pesquisas estatísticas e como elas são desenvolvidas. É um ótimo livro para ganhar uma base e para quem quer fazer uma revisão rápida de alguns conceitos de estatística.

Douglas.Santos 28/07/2023

Um aprendizado diferente e potencialmente mais fixador
Muito bom, acho que pra uma introdução é ok. Ainda que deixe algumas pontas soltas cobre bem os fundamentos da estatística e ajuda a fixar de forma lúdica e menos algébrica. Como não dá pra fugir muito do algebrismo pra nao ficar incompleto ele joga para os apendices o que achei legal pois deixa o livro mais leve e a leitura mais fluida. Além de com bons exemplos você entende os conceitos já aplicados e não tem de ficar fazendo ponte entre teoria e aplicação. Recomendo mesmo pra quem já é familiarizado com estatística pois serve de revisão Além de ampliar horizontes de aplicação.

Nina 27/07/2023

Valeu para ajudar no entendimento da disciplina de Bioestatistica.
Não amei, mas foi suficiente para o que se propõe.

Amanda2479 20/07/2023

Com linguagem simples, o autor aborda conceitos-chave e aplicações práticas, tornando um assunto complexo, compreensível para qualquer leitor.

LimaCamila 04/11/2022

Um ótimo livro de introdução a Estatística
Um livro com exemplos fáceis de entender e linguagem clara. Se algum dia alguém me pedir recomendações, esse estará no topo.

Nicholas.Assis 31/10/2022

Muito bom!
Livro traz ótimas explicações sobre estatística sem entrar em detalhes de cálculo (pra quem quiser saber os detalhes os cálculos ficam no apêndice). Muito bom para saber como usar cada dado estatístico e evitar vieses!

Tiago 24/10/2022

Boa proposta, mas mal executada
A proposta do livro de ensinar conceitos introdutórios de estatística utilizando primariamente exemplos intuitivos, sem muita matemática, é uma ótima ideia, mas o livro poderia ter feito um trabalho melhor com os casos escolhidos.

Uma parte do problema é compreensível: referências de beisebol não são de rápido entendimento para um público internacional, mas não posso culpar o autor por isso.

Entretanto, há elementos mais graves: Tentativas de injetar humor que levam parágrafos inteiros desnecessariamente, o que acaba com a fluidez do livro. Há também o uso de exemplos que são simplesmente bizarros (este é o único livro de estatística que eu lí que defende o uso de tortura!).

O autor também poderia ter feito melhor trabalho de explicar correlações espúrias (uma área da estatística com inúmeros exemplos interessantes).

Isso tudo dá a impressão de que o livro ou é longo demais, com seus casos esquisitos e humor questionável, ou curto demais, com falta de apoio matemático nos apêndices e exemplos mais trabalhados.

Wesley - @quemleganhamais 17/07/2022

Mensagem clara e acessível
Coisas que envolvem números pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. E a estatística pode ser uma dessas bestas que assutam e confundem as pessoas.

Neste livro, o autor entende o leitor, pois não era fã dos números, porém aprendeu a gostar da estatística quando começou a estuda-la e compreende-la.

Esse não é um livro didático para aprender as fórmulas de estatística. Mas sim uma obra para entendermos conceitos, compreendermos os pontos fortes e fracos da estatística e termos a consciência e sabedoria de interpretar alguns resultados que vemos diariamente na mídia.

Com uma linguagem acessível, exemplos divertidos e muita paciência do autor, o leitor conseguirá extrair muitas lições válidas para a vida!

Gostei bastante de ler esse livro

Bea 30/05/2022

Muito gostoso de ler e cativante. Comecei a ler por conta de uma matéria da faculdade, e no final esclareceu várias das dúvidas do campo da estatística.

O único problema do livro que eu gostaria de citar é os exemplos, que podem deixar qualquer um que está por fora da cultura norte-americana meio perdido: baseball, golfe, basquete e algumas coisas envolvendo campo imobiliário e educacional dos EUA. No entanto, não acho que atrapalha a leitura de uma forma que poderia empobrecer a leitura.

Nimrod 17/05/2022

Estatística para vida.
Uma leitura realizada enquanto curso a faculdade de matemática onde minha compreensão sobre o livro foi elevada de diversas maneiras, deu até vontade de reler antigos livros de divulgação científica que eu li durante a vida. E analisando ele por fora, mesmo antes da faculdade o impacto que este livro causaria na minha vida seria imenso pois a estatística e a matemática nele apresentada não são só números, é a vida.

Re Vitorino 17/01/2022

Introdutório
Algumas piadinhas, ao meu ver, machistas e gordofobicas são bem incômodas e distoam do claro bom senso em outras questões sociais que o autor aborda para exemplos práticos e meu sentimento sobre o livro oscilou em vários momentos. São abordados conceitos bem básicos e para quem estiver retomando o estudo de estatística é recomendável mas caso já esteja em um nível mais avançado não será tão proveitoso.
Liamara.Souza 28/11/2022minha estante
Concordo! Algumas parte s totalmente desnecessárias e muito explícitas, geralmente eu nem percebo esse viés, mas no caso desse livro foi impossível.

Carol Jusvi 08/01/2022

Leitura válida em ano de eleição.
Este livro me despertou curiosidade justamente por eu não saber quase nada de estática. O autor é bem humorado e oferece exemplos práticos que simplificam o entendimento das fórmulas e conceitos que envolvem as estatísticas. Além disso, ele demonstra como os números podem ser manipulados para demonstrarem certo resultados que não necessariamente reproduzem a realidade. É um livro importante para entendermos o básico de estatística e avaliarmos inclusive as pesquisas de intenção de voto, já que estamos em ano de eleições presidenciais.