Nunca Antes na História Deste País

Nunca Antes na História Deste País Marcelo Tas

Resenhas - Nunca Antes na História Deste País

Isis243 24/02/2023

Um epíteto para chamar de seu !
É um livro hilário eu li logo que foi lançando.
E , após , tudo que aconteceu nos últimos anos resolvi reler.
A experiência foi divertida como outrora.
Ele , o livro, trás um a fatia, um pedaço das anedotas do então presidente.

Divertido,
Boa leitura !

Ulisses 16/02/2022

Uma reunião de frases engraçadas para não dizer ridículas ditas por um presidente da República em um país como nosso onde tudo é tratado como uma verdadeira piada.

Serivaldo 02/05/2014

Uma coletânea de frases engraçadas e polêmicas ditas pelo ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva estão organizadas neste livro de Marcelo Tas, de forma bem humorada, bem ilustrada e crítica.
Divididas em situações vivenciadas por Lula, em diferentes momentos, antes e durante o seu governo, podemos ver suas frases sendo pronunciadas como se ele estivesse atuando como um advogado, um animal político, um comediante stand-up, um economista, um filósofo, um marqueteiro, como uma metamorfose ambulante, um ser humano, um técnico de futebol ou como um turista.
Foi engraçado vê-lo atuando como advogado, ou melhor, lê-lo, defendendo os infiéis escudeiros petistas que aprontaram poucas e boas sob suas barbas e afirmando, muitas vezes, que não sabia de nada.
Como um animal político, Marcelo Tas pinçou frases de Lula falando sobre filosofia política, a esquerda, o parlamento, a democracia, a economia e o imperialismo.
Em outras frases, Lula atuou como um grande comediante, falando de si, dos outros ou com os outros, sempre com bom humor. Economia, taxa de juros, crise financeira, política econômica, taxa de câmbio nunca foram muito inteligíveis para o brasileiro, mas Lula sempre se saiu bem com essas palavras.
Filosoficamente, quase plagiando Sócrates, “Eu não sabia” talvez tenha sido a frase que mais marcou sua carreira na Presidência de nossa República.
Lendo as frases do Lula marqueteiro, vemos uma grande sacada de autopromoção, em um conteúdo que remete aos seus feitos, à sua condição de metalúrgico, à sua falta de intelectualidade acadêmica, soube vender sua imagem “como nunca na história deste país”.
Para não chamá-lo de vira-casaca, Marcelo Tas enumerou frases de Lula atuando como se fosse uma “metamorfose ambulante”, nas quais apoia, trai ou critica ferozmente seus adversários ou mesmo aliados políticos, especialmente nos períodos de eleição.
Como todo ser humano, Lula também cometeu algumas gafes nas suas falas, com frases inadequadas em algumas ocasiões ou dirigidas a determinado público ou pessoas; errar é humano.
Além de declarado torcedor corinthiano, Lula sempre usou frases em que o futebol estava presente, dando opiniões sobre o esporte ou mesmo se comparando a um grande “técnico” do Brasil, teve problemas com alguns atletas de seu time político.
As frases do viajante Lula a bordo do AeroLula ou ditas nos diversos lugares em que esteve durante seu mandato, também estão destacadas, afinal, foi o presidente brasileiro que mais viajou pelo mundo.
De leitura rápida e gostosa, este opúsculo nos faz dar boas risadas das frases pronunciadas por Lula em discursos, entrevistas, pronunciamentos, visitas e, ainda, dos comentários perspicazes do autor.

site: http://memorialdelivros.blogspot.com.br/2014/05/nunca-antes-da-historia-deste-pais.html

Lodir 21/10/2011

Durante o seu mandato de oito anos como presidente do Brasil, Lula nunca teve vergonha de soltar o verbo. Ao contrário de outros presidentes e autoridades importantes, que só costumam discursar lendo um roteiro, o presidente gostava de falar pelos cotovelos sem nada programado, tornando-se um verdadeiro rei do improviso. Tal atitude o levou a proclamar diversas declarações que, digamos, não se esperava ouvir de um presidente da república. Polêmicas, engraçadas, confusas e politicamente incorretas, essas frases chavões acabaram virando uma característica de sua locução, e fizeram a festa da imprensa nacional, que dava destaque a cada novo absurdo dito por ele.

Pensando nisso, Marcelo Tas – jornalista, humorista e apresentador do programa CQC da Band – encontrou uma oportunidade. Em 2009, ele publicou “Nunca Antes na História Deste País”, um livro com uma “coletânea” dessas frases peculiares proferidas pelo ex-presidente ao longo de toda a sua vida, a maior parte durante a presidência. Todas as quase duzentas páginas do livro trazem diversas frases, cada uma com a citação devidamente explicitada (local, evento e data), seguidas de comentários sarcásticos do autor da obra, Tas. Ele vem dividido em capítulos com diversas facetas do presidente; tem o lula comediante, o lula advogado, o lula humano, o lula filósofo... Todos ilustrados com caricaturas suas.

Não é preciso ler esse livro para saber que Lula sempre falou muita besteira, é claro. Qualquer pessoa que assistia ao telejornal vez ou outra durante o seu mandato foi capaz de perceber isso. O livro, no entanto, traz a locução de Lula como prato principal, tornando-se uma enciclopédia de sabedoria lulante. É um registro histórico e um perfil público de uma grande autoridade da política brasileira, que foi de grande influência para o nosso país e certamente continuará sendo nas próximas décadas. Pensando dessa maneira, o conteúdo dessa obra torna-se ainda mais preocupante.

O título do livro é, na verdade, a expressão mais utilizada por Lula durante esse período, que acabou virando seu bordão. Sempre que podia, o ex-presidente aproveitava para expressar que alguma coisa – supostamente obra dele – estava acontecendo pela primeira vez no Brasil. Há, no livro, tantas frases interessantes que, ao tentar colocar em uma resenha, eu não estaria sendo justo com a obra. As pérolas são inúmeras.

Mesmo quando fala algo decente, Lula acaba estragando logo depois, como aconteceu na abertura da Bienal de 2004. Na ocasião, Lula disse que ler um livro era como andar em uma esteira – no começo o exercício é cansativo, mas depois a pessoa acaba pegando o gosto. Quando todos pensavam que ele estaria dando um incentivo à leitura, no entanto, Lula continuou sua declaração no evento literário: “Eu, no entanto, não gosto de caminhar em esteira ou ler livros”.

A obra de Marcelo Tas, dessa forma, torna-se peculiar. Ainda que os comentários sejam curtos e aparentemente o autor não tenha escrito muita coisa, é possível imaginar o trabalho que ele teve em organizar todas essas citações espalhadas pelos discursos de Lula. O livro merece ser livro por quem gosta de atualidades e política, mas também por outras pessoas, incluindo os fãs de Lula. A sensação ao fim da leitura é que outros livros como esse deveriam ser criados, baseados em outros políticos. Quem sabe um sobre a Dilma?

MAIS RESENHAS DO LODIR:
www.lodirnegrini.com
Jacy 06/08/2012minha estante
Sinto vergonha de ser brasileira! Uma pessoa que permeneceu na presidência de um país, cuja grande maioria da população detesta ler porque falta incentivo para isso, durante 8 anos dar uma declaração assim ("Eu não gosto de ler")é triste, lamentável, vergonhoso e, pior ainda, é que não podendo se candidatar novamente, envia alguém pra dar continuidade à sua política (no caso, a Dilma) e esse alguém é eleito pela população...triste,triste,triste. Principalmente por sabermos que o Lula nada mais é do que o reflexo do povo :( Enfim, sua resenha ficou ótima, fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro e concordo que também poderiam ser escritos outros livros nesse estilo baseado em outros políticos (inclusive na Dilma)! Obrigada por fornecer este excelente aperitivo desta obra que, se tratando de Marcelo Tas, sem dúvidas deve ser maravilhosa!

Danilo Silva 17/11/2010

Rir para não chorar...
O livro é divertido! Tem ótimas ilustrações e apresenta uma divisão temática muito interessante e divertida.

Muitos acham que as frases do autor são ofensivas para com o Presidente Lula, mas, não vejo por esse lado! O intuito do livro é apresentar justamente essas "pérolas" pronunciadas pelo Lula (e que, infelizmente, são todas verídicas... ) e comentá-las de forma pejorativa e irônica. Concordo que alguns comentários são um pouco "pesados", mas, merecedores. Pois a representatividade de um Presidente é muito grande e suas frases "cômicas" demonstram (de certa forma) o povo brasileiro!

Mas, política é um campo complicado! As pessoas levam as críticas para o lado pessoal... o livro á uma sátira! E como toda sátira, possui o seu lado de humor e crítica social que nos leva a reflexão.

Livro interessante...

Jacy 06/08/2012minha estante
"Pois a representatividade de um Presidente é muito grande e suas frases 'cômicas' demonstram (de certa forma) o povo brasileiro!" tirou as palavras da minha boca!

Lari 28/10/2010

Nunca Antes na História Deste País
Todos já devem ter ouvido falar de ‘Nunca antes na história deste país’, ou pelo menos do livro de Marcelo Tas sobre o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Não é para menos, já que a obra teve uma divulgação massiva (comparada à publicidade literária), considerando o sucesso de Tas e do programa CQC e tratando-se do ícone popular Lula, nada mais justo que tirar uma casquinha.

Eu ganhei esse livro do artilheiro Lucas (ele tinha esperança que eu mudasse minha opinião em relação ao presidente, mas deixemos discussões políticas para outro momento!) e minha primeira observação, como sempre, é em relação à estética do livro, afinal, assim como na culinária, uma obra é primeiro devorada com os olhos, e nesse quesito o livro vai muitíssimo bem: se a intenção era vender o livro pela capa, eles conseguem. Ele é colorido e descontraído, as ilustrações de Ricardo Gimenes são muito boas, caricatas, descrevem muito bem as frases do presidente, em alguns momentos se sobressaem a elas e lembram muito as charges jornalísticas; são um show à parte.

‘Nunca antes na história deste país’ não é uma coletânea de frases quaisquer. São as mais engraçadas e polêmicas e, é claro, todas comentadas pelo jornalista Tas. Elas são divididas em dez capítulos (advogado, animal político, comediante, economista, filósofo, marqueteiro, metamorfose ambulante, ser humano, técnico de futebol e turista) e cada um representa uma “versão” do presidente.

A obra em si não pode ser considerada política: ela trata sobre política, mas é principalmente humorística, então não a tome como verdade absoluta ou saia por aí profetizando a incompetência de Lula. O próprio Tas declarou em 2009, ao lançar o livro: "Desde já, um alerta aos espíritos inquietos e belicosos. Este não é um livro contra, nem a favor, nem muito pelo contrário… Como qualquer livro de humor é um livro rigorosamente a favor do contra, se é que vocês me entendem"

Ainda assim vale muito a pena ler os deslizes do nosso presidente; as frases foram realmente bem selecionadas e bem dispostas, são impagáveis. Aliás, a disposição do livro é ótima, e aliada às ilustrações, deixam a leitura ainda mais leve, ótima para ser feita no ônibus ou no metrô.

Durante a leitura, além das frases dos dois mandatos (2002 até 2009 quando o livro foi publicado) de Lula, há também outras mais antigas, ditas pelo presidente quando ele ainda era sindicalista e essas, em minha opinião, são as melhores. Nada como comparar o Lula líder sindical com o Lula presidente. É no mínimo cômico ler o presidente criticando Collor e, anos depois o apoiar; isso acontece com outras figuras como Sarney. Todas as frases escolhidas possuem local e data, o que torna ainda mais interessante lê-las.

Pena o livro ter sido publicado ano passado, pois uma ótima safra de asneiras proferidas por Luís Inácio Lula da Silva durante a campanha da presidenciável Dilma foi perdida. Essas não foram publicadas oficialmente pela editora, mas não quer dizer que não possam estar lá: ao final da obra, há um espaço em branco reservado ao leitor, e nesse momento você pode interagir com a obra e complementá-la. No geral Tas consegue fazer o que se propõe: criar uma literatura leve, direcionada ao seu principal público (os jovens), razoável e não comprometedora, porém com mais conteúdo do que esses mesmos jovens estão acostumados.

===> Leia mais resenhas culturais no www.artilhariacultural.com

DANI JR 27/10/2010

Uma pitada de desrespeito.
Nunca fui fã do presidente, não me recordo de ter votado nele em alguma eleição, não entendo como um mandatário do país se põe a frente de uma campanha eleitoral para, de certa forma, continuar indiretamente no poder, falando um monte de asneiras consegue atingir os índices de aprovação que atinge. Porém, algumas das frases comentadas pelo autor, em minha opinião, não fazem sentindo, assim como muitos escreveram, esperava mais e ao terminar o livro, ficou o gostou amargo de desrespeito.

Dani 17/08/2010

Trata-se de um apanhado de frases ditas pelo nosso presidente ao longo da vida. Opinião minha, claro, mas realmente não dá para entender como nosso presidente tem 80% de aprovação. Ninguém perguntou o que eu achava.

Anna 18/07/2010

Um dos mais engraçados.
Um livro muito criativo e pouco mentiroso. Nunca antes na história desse país é uma frase muito falada pelo nosso presidente e também titulo do livro que reune as frases mais engraçadas do Presidente.
Eu, sinceramente, gostei muito do Lula Ser humano e do Lula filósofo.
Leia e você entenderá.

claudioschamis 08/05/2010

Um livro sobre política pode às vezes assustar ou pode afugentar os mais desavisados. Por que isso? Porque estamos falando de Marcelo Tas, é aquele do CQC e autor do livro. Quem já conhece Marcelo já de cara tem a certeza de que vai se divertir mesmo sendo um livro tratando de política e que no nosso país não pode (e não deve) ser levada muito a sério. E Marcelo faz isso com maestria. O livro é um máximo. Engraçado e triste ao mesmo tempo, pois Marcelo Tas acaba fazendo o confronto da nossa triste realidade política. O livro é na verdade um apanhado de frases em várias fases do Lula durante seu governo e suas tentativas de virar presidente com as devidas tiradas e interpretações de Tas. Um livro gostoso de ler. Além da bonita paginação as ilustrações do livro fazem o conjunto todo bem harmônico. E mesmo para quem não gosta nem um pouco de política não terá nenhuma dificuldade de se divertir pois Lula e Marcelo Tas não poderia dar outro resultado.

Thiago 21/03/2010

Muitas risadas!
Realmente, nunca antes na história desse país, um presidente falou tantas asneiras, mudou tanto de opinião como Lula! Sensacional!

Gabriel Lucas 09/02/2010

Leitura rápida, é bem capaz do voo atrasar um pouco mais e o livro acabar.

Funciona como a antítese do filme do Lula, só que diferentemente deste, um certo distanciamento temporal vai tornar o livro mais divertido e menos trágico.

Vitor Ganso 02/02/2010

MUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito interessante
Bom, o livro consiste em varias frases de nosso presidente.
Apesar de varias serem em tom humoristico, algumas acho que acabam por levar o leitor a reflexao sobre nosso pais.
O livro divide os capitulos na forma das varias personalidades atribuidas a Lula pelo escritor Marcelo Tas. Tem o Presidente Advogado, o Presidente Filosofo, etc...
Vale a pena a leitura.

Obs.: desculpe a falta de acentos na palavras, teclado desconfigurado =P)