Gênesis

Gênesis Robert Crumb

Resenhas - Gênesis

gabrielt3norio 26/01/2024

É...
Foi assim que eu descobri que eu não gosto das obras de Robert Crumb.
Isto é, ainda reconhecendo a excelência do seu trabalho rs.

Allison 26/07/2023

Com humor e imagens secas, Crumb apresenta a sua visão sobre um dos livros mais importantes da historia ocidental
Apesar de na introdução o autor afirmar que só queria apresentar a historia que havia lido sem muita interferência, é impossível não reconhecer que Crumb coloca muito humor, seja de forma escrachada ou em pequenos detalhes dos personagens (algo que acontece na pagina 39 me pegou completamente desprevenido).
Porém, nem só desse humor é feito esta hq, muito das narrativas da obra original ganham um peso maior ao se unir as imagens geradas pela leitura do Crumb, única ressalva, talvez, seja para a representação dos traços de suas mulheres, sem os balões de narração ficaria impossível reconhecer quem é quem aqui.
No mais, o álbum conta ainda com comentários do Robert sobre as suas pesquisas e sobre como ele criou alguns capítulos que são um show a parte.

Adriana 07/02/2023

É o Gênesis mesmo... nada além disso.
Não sei o q eu achei q o Crumb poderia fazer com aquele emaranhado de histórias desconexas e sem sentido que compõem o livro de Genesis. Também não sei o que levou aquele velho sacana a ilustrar um livro bíblico...
Li porque comprei. A edição é muito bonita, o estilo do Crumb é especial, mas o texto, ai, o texto é uma desgraça. Se eu fosse cristã, talvez curtisse um pouco mais. Como eu sou só uma fã de Crumb, valeu pela aparência, mais do que pelo conteúdo.

André Cermaria 02/02/2023

Boa adaptação. As imagens ajudam a compreender melhor as passagens e acontecimentos.
O livro em si é muito bem feito, com material de miolo escapa com excelente qualidade.
Gostei

Daniel Andrade 09/12/2022

meu deus?
De bom aqui, somente as ilustrações. A história em si achei horrorosa, redundante, tosca (com todo respeito!!!). Infelizmente ou os trechos escolhidos pra HQ foram os piores possíveis, ou não é pra mim mesmo.

EduardoCDias 06/12/2022

Facilitando a leitura das Escrituras
A reprodução do Gênesis biblico em forma de quadrinhos, parece um pouco estranha, e funciona até certo ponto. Os trechos de descrição dos filhos, dos filhos dos filhos e dos filhos dos filhos dos filhos torna-se extremamente tedioso. Mas está tudo lá: a criação do paraiso, Adão e Eva, Noé e o dilúvio, Esaú e Jacó, Abraão e Sara, Sodoma e Gomorra. Talvez um modo mais ágil e leve de se conhecer as Sagradas Escrituras.

Peterson 17/04/2021

Chatice com alguns trechos engraçados
Graficamente até que é bem feito mas a história é aquela chata e cheio de mesmice um capítulo atrás do outro. Salvo alguns capítulos que chegam a ser engraçados de tão bobos.

Jade 29/12/2020

Outra visão
Já li o livro de Genesis,fiz estudos bíblicos,mas esse quadrinho me deu outra visão e é bastante engraçado

Jade 29/12/2020

Outra visão

Renato Klisman 11/06/2019

Odiei
Olha... O traço do autor é mto legal.
A ideia de mostrar as eacrotices do Genesis sem tirar nem por tbm é.
Mas o resultado final ficou uma merda. Chato e, bom..., previsível né.
Pra alguém, como eu, que cresceu na igreja lendo o Genesis de cabo a rabo, mais parece uma bíblia ilustrada.
Achei chato e massante.
É isso.

Carlos.Santos 24/07/2017

CRUMB ENCONTRA DEUS
Quando eu soube que Robert Crumb, talvez o desenhista mais sacana dos quadrinhos, transformou o livro de Gênesis da Torá e da Bíblia numa graphic novel, imaginei o seguinte: Aqui está a obra de quadrinhos mais herege desde Preacher! Ledo engano. Crumb desenhou sim o Gênesis, porém o fez fiel ao texto bíblico. Fiquei meio desapontado quando soube desse detalhe, mas pensando melhor percebi que Crumb estava, mais uma vez, sendo o grande gênio da nona arte.

O Gênesis por si só é absurdo! Pra quê se envolver em polêmica com a Igreja quando se tem em mãos um texto onde temos um Deus ora misericordioso, ora rancoroso e na maioria das vezes um baita genocida? Além disso, há traições das mais diversas, assassinatos, perversões sexuais e negociatas absurdas, tudo isso mesclado com a jornada de um povo ao longo de séculos.

Crumb fez uma baita pesquisa para elaborar esse trabalho. No final do quadrinho, ele explica que é fascinado pela cultura suméria e suas lendas, de onde, acredita-se, tenha se originado os textos da Torá, obviamente "editados" pelos escribas israelitas. Todavia, é no visual onde se encontra o maior trabalho de pesquisa do artista. Desde as vestimentas, a arquitetura, as feições, tudo é minimamente detalhado. Aqui Crumb, pelo menos dos que eu vi até hoje, exibe seu melhor traço, em plena forma. Assim sendo, ler Gênesis torna-se uma tarefa extremamente prazerosa. A arte é tão soberba que você fica minutos apenas admirando uma página ou um quadrinho específico.

Quanto ao texto, ele acaba te envolvendo, pois como ficção, Gênesis é muito bem acabada. De Adão, passando por Noé, daí acompanhamos Abraão, Issac, Jacó e José. Tudo obviamente de modo bem patriarcal, onde às mulheres é relegado apena o papel de parideira, com raras exceções (Crumb acredita que na época em que essas histórias foram elaboradas existiam um patriarcado e um matriarcado que funcionavam em harmonia. Algumas das mulheres, como Sara, seriam uma espécie de sacerdotisas, com tanta ou mais influência do que chefe tribos e reis).

Sobre Deus, a frase: "Todos somos iguais perante seus olhos", não se aplica já que o Criador tem ciência - e aqui ele "contracena" com diversos humanos ao longo da narrativa - de que há sofrimento, escravidão e os mais diversos males a atingir a humanidade. No entanto, ele só abençoa seus escolhidos (Abraão, Jacó, José, etc) com riquezas, influência e anos de vida. Alguns indivíduos chegam a viver quase duzentos anos e conseguem procriar depois dos cem!! Ou seja, temos aqui uma obra que deve ser encarada como mera fantasia.

Encarada como ficção, Gênesis é um prato cheio, ainda mais ilustrada por um dos maiores desenhistas vivos, que aqui mostra-se no auge da forma. Obrigatório é pouco.

Horroshow 11/05/2016

Resenha por Renato Fonseca (Blog Horrorshow)
Crentes e hereges de plantão... Este livro é pra vocês!

A criação do mundo, Adão e Eva, Sodoma e Gomorra, a arca e tudo mais que compõe o livro do Gênesis estão nesta obra homônima de Robert Crumb. O autor desenha em quadrinhos todos os eventos do primeiro livro da bíblia cristã, versículo por versículo. A história é contada em forma de ilustrações, todos os personagens ganham rostos e todas as atividades citadas no livro sagrado ganham expressão, e o resultado é maravilhoso.

Os personagens bíblicos são reapresentados com mais intensidade e mais vivacidade, tudo isso através de ilustrações, afinal, o texto bíblico é conservado intacto. É uma forma de conquistar o leitor que nunca se animou com a leitura do texto bíblico tão hermético.

(...) Leia mais no link abaixo

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/04/genesis-robert-crumb.html

Inlectus 21/02/2016

Forte.
Uma forte arte em quadrinhos.

z..... 25/08/2014

A obra é uma das melhores adaptações bíblicas para os quadrinhos, destacando-se pela arte minuciosa, a pesquisa cuidadosa para reprodução das cenas e a fidelidade ao texto bíblico, apresentando-o na íntegra (algo pouco usual na maioria das HQs adaptadas).
Ressalta-se que causou polêmica por apresentar cenas de nudez, sexo e violência. Vi tudo isso, mas no contexto exato da história bíblica e com sensibilidade para reproduzi-las. Exemplo disso foram a nudez de Adão e Eva (as únicas explícitas); Isaque recebendo Rebeca como sua esposa (uma cena poética); e, exemplificando cenas fortes ou violentas, o afogamento do exército egípcio no Mar vermelho, a destruição de Sodoma e Gomorra (de um ângulo que não tinha visto) e a matança dos homens de Siquém provocadas pelos irmãos de Diná (Simeão e Levi). Não são exageros, mas reproduções não muito apresentadas com essa visão... ou ousadia. Cômicos também alguns detalhes sutis, como o momento em que os irmãos de José receberam roupas nobres... hilário. O autor tornou atraente até a parte das genealogias.
Em referência ao autor, Robert Crumb, fez um trabalho extraordinário e de respeito a fonte, ressalta-se também seu posicionamento agnóstico e descrente na Bíblia como Palavra de Deus. Um paradoxo para uma obra tão exuberante e feita com esmero em cerca de cinco ano. Seja como for, realizou uma obra admirável (para mim sua obra-prima), com notas, riqueza de detalhes e preciosa em sua totalidade.
Não gostei mesmo foi da reprodução de Deus em formas humanas, com barbas e cabelos ao pé e esvoaçantes (diz o autor que teve um sonho em que tinha essa visão).
É uma obra belíssima e para ser conferida com atenção.