A Caderneta vermelha

A Caderneta vermelha Antoine Laurain

Resenhas - A Caderneta vermelha

Ladyce 24/05/2016

Leitura reconfortante
Está precisando de um momento de descanso? Precisa acreditar que a vida é boa, que no fim tudo vai dar certo, não importa os percalços do caminho? Quer passar um fim de semana tranquilo, sorridente e inconsequente? Esse livro é para você. Ele lhe trará sorrisos, encantamento e refúgio. Trará luz num dia chuvoso. Aquecerá seu coração como um chocolate quente tomado em casa de pijama e meias, com seu gatinho enrolado no colo. Porque este é um delicioso conto de fadas, uma história que acaba bem. Não me surpreenderia se aparecesse em versão cinematográfica. Aliás, só me surpreenderei se não se tornar um filme. Eu colocaria Pio Marmaï como ator principal fazendo Laurent, livreiro, dono da Le Cahier Rouge e Laetitia Casta seria Laure, nossa heroína, possuidora de uma profissão singular – douradora.

Trata-se da história de uma mulher que ao ser assaltada perde tudo: sua bolsa, carteira com documentos e dinheiro, o celular. É madrugada e o assalto acontece na porta de seu edifício. Sua bolsa com todo o conteúdo menos o celular e a carteira são encontrados pelo livreiro Laurent Letellier, que próximo dos quarenta anos, divorciado, com uma filha adolescente, acha-se fascinado pelo conteúdo da bolsa lilás. Resolve descobrir a quem ela pertencia. Mas é uma tarefa difícil que lhe dará bastante trabalho. O resto ficará para o leitor apreciar. Há reviravoltas e incompreensões. Mas tudo acaba bem.

Recentemente muitos dos livros franceses traduzidos aqui no Brasil, não sei se por escolha dos editores ou se por preferência nacional do país europeu, têm sido leves, poéticos, românticos no escopo mais largo da palavra. Refúgios para o caos do dia a dia, cheios de certa ternura, repletos de personagens sensíveis, inteligentes, amorosos, carinhosos, com respeito pelo outro além de grande interação entre gerações nem sempre vista na vida ou literatura de outros países. Incluo nesta lista os livros de Anna Gavalda, Muriel Barbery, Benoîte Groult, Katherine Pancol, Denis Tillinac, Jean-Paul Didierlaurent, e agora Antoine Laurain. É claro que aqui há o viés da leitora, assim como a consciente eliminação de outros autores de sucesso da ficção francesa como Laurent Gaudé, Michel Houellebecq, Marc Levy e outros. Mas esse lado suave da vida me parece mais frequente nas obras francesas contemporâneas. Em termos de cinema, esses livros se classificariam em comédias românticas.

"A caderneta vermelha" é uma dessas obras. Bem escrita, com capítulos pequenos, um número reduzido de personagens, traz à tona um romance previsível desde os primeiros capítulos ainda que sua resolução seja mais complexa e criativa do que se poderia esperar. Não chega a ser chick-lit, mas é romântico, doce; reconfortante, uma ilha de bem-estar num mundo insensato.
Fabiana.S 24/05/2016minha estante
Tô na fila :)

Marta Skoober 24/05/2016minha estante
"Está precisando de um momento de descanso? Precisa acreditar que a vida é boa, que no fim tudo vai dar certo, não importa os percalços do caminho? Quer passar um fim de semana tranquilo, sorridente e inconsequente? Esse livro é para você."
Então, eu também estou na fila.

Ladyce 24/05/2016minha estante
kkkkkk

Ladyce 24/05/2016minha estante
ok

Marta Skoober 24/05/2016minha estante
Já baixei uma amostra no Kindle.
Ainda que livro reconfortante deveria ser de papel e numa edição bonitinha.
Obrigada pela dica e parabéns por mais esta bela resenha.

Keila Cavalcante 31/05/2016minha estante
Já estou com o livro há alguns dias no Kindle, depois de ler sua resenha começarei hoje mesmo. Obrigada pela valiosa dica e parabéns pela resenha. :)

Hester1 01/07/2016minha estante
O livro é realmente um refresco. Eu estava com ressaca literária, nenhum livro era bom o bastante. Resolvi dar uma olhadinha neste e ele grudou na minha mao :-)). É muiiito gostoso, leve, despretensioso. E concordo com vc, deveria virar filme.

Isabela 28/10/2016minha estante
Gostei muito da sua resenha. Acabei agora de ler o livro e fiquei com aquela vontade de ficar um pouco mais em companhia deste livro. Por isso li várias resenhas e opiniões. A sua resenha foi a que mais se assemelhou a minha impressão. Queria saber porque deu 4 estrelas? De que sentiu falta? Não é uma história profunda, de personagens complexos e trama com reviravoltas...mas é justamente este o charme do livro.

Marta Skoober 02/05/2017minha estante
Enfim, eu li!
Obrigada por mais essa sugestão Veio no momento certo: Precisa acreditar que a vida é boa, que no fim tudo vai dar certo, não importa os percalços do caminho?

Osman.Siqueira 22/10/2020minha estante
Com essa resenha me deu mais vontade de ler esse livro. No momento estou querendo leitura leve, reconfortante?

Maria Faria 27/04/2021minha estante
É mesmo um chocolate quente em um dia de inverno. Livrinho maravilhoso!

Osman.Siqueira 28/04/2021minha estante
Tá na minha lista então

Bruna 25/01/2024

Aquele livro suave
Primeiro livro do clube de leitura inspirada!
Eu simplesmente amei, li bem devagar, mas foi agradável de ler. Conhecer o intimo de alguém sem conhecer a pessoa. Parece ate impossível mas renova o sonho de que tudo é possível se ha vontade e boa intenção. Senti falta de texto no final, mas não tira o brilho do livro.
Lavi 25/01/2024minha estante
me lembrou da série do Dash e da Lily

Pequod.3 25/06/2022

Uma história simples, recheada de alguns bons momentos que acabam comovendo o leitor. Algumas partes achei confuso, em determinados momentos o autor mescla tipos diferentes de narração, o que para mim acabou me deixando perdido na história, além disso, existem momentos que ou são entendidos como singulares pelo leitor ou você vai acabar considerando como desinteressante.

Os dois personagens são carismáticos a sua maneira, principalmente o protagonista que narra boa parte da história e por isso possui um melhore desenvolvimento, sua história é apenas a casualidade do dia a dia rotineiro, embora seja discutível se a atitude do protagonista seria algo que todos fariam, é claro, dando ênfase ao local em que a história se passa, que pode ter um papel importante para essa tomada de decisão.

Mu-Ri-Lo 22/04/2023

História de amor em Paris???
Livro bem gostosinho de ler, simples e divertido, me lembrou aquelas comédias românticas. É bom, gostei. ??

Osman.Siqueira 30/07/2021

Pequenas atitudes pode trazer um amor
Uma leitura ideal para passar o tempo, mas não coloque muita expectativa. Há outros livros clichês melhor trabalhado, mesmo assim eu recomendo porque aborda de uma maneira simples as pequenas atitudes que as pessoas podem ter uma com as outras mesmo não a conhecendo. Já fiz algo parecido com que acontece nesse livro e só de ver a felicidade da pessoa ao recuperar aquilo que tinha tanto valor para ela, foi a melhor gratificação!

K 23/05/2021

amei!
esse livro salvou meu mês de março quando não conseguia finalizar livro nenhum e virou um dos meus preferidos 🖤 leitura super leve, livro curto, história envolvente e personagens encantadores. amei demais :)

Fran Kukuty 25/11/2020

Favoritei!
O que você faria ao encontrar uma bolsa no meio de uma rua, em plena manhã?

É isso que acontece com o livreiro Laurent, em uma rua de Paris; a princípio, ele busca entregar a bolsa à polícia, mas com a demora no atendimento decide retornar depois; em casa, abre o "misterioso objeto feminino", mas seu conteúdo não indica quem é a proprietária da bolsa.

Entre os objetos, temos a caderneta vermelha cuja dona expõe seus pensamentos mais aleatórios e que fascinam Laurent, fazendo-o acreditar que adoraria conhecer a mulher por trás da bolsa; assim, os objetos da bolsa se tornam peças de um quebra-cabeça e Laurent inicia uma frenética, louca e divertida busca por uma desconhecida.

Ao final da 1ª página tive que fechar o livro e respirar, pois só pensava "que escrita é essa?", tão envolvente! Não há diálogos, é uma narrativa constante mas nem um pouco maçante, ao contrário você fica presa no mistério de quem é a dona da bolsa, vibrando com cada informação nova que Laurent obtém; em determinados pontos, surge pedaços do que está acontecendo com a mulher (não vou dizer o nome, porque isso seria Spoiler).

É um livro curto 132 páginas, mas completo, envolvente e que termina amarradinho, me fez querer ler mais obras do autor.

Letícia 10/09/2016

Leitura agradável!
Esse é um daqueles livros leves e por assim dizer divertidos, para uma tarde ou mesmo em pequenas pílulas noturnas (como foi o meu caso).
É a história de um livreiro que encontra uma bolsa e nela há de tudo, inclusive a caderneta vermelha que dá título ao livro. Lá estão as peças de um "quebra-cabeça", que te leva pelas ruas de Paris, livrarias, cafés e arte em geral.
Daquelas histórias que te fazem ter um sorriso no rosto e te transporta para um mundo onde tudo é tranquilo e há pessoas interessantes nele.

Recomendo para quem quer se distrair e dar uma pausa nessa vida desalentada do cotidiano!
Marta Skoober 10/09/2016minha estante
Depois dessa resenha não há como resistir. Vou comprar é o tipo de livro que gosto de ter em minhas prateleiras para os tempos bicudos.

Marta Skoober 10/09/2016minha estante
Ou mesmo depois de uma leitura mais tensa

Vinha 10/09/2016minha estante
Verdade, Marta. Não trm como resistir à leveza literária bem recomendada. :)

Claire Scorzi 10/09/2016minha estante
Hum...! :)

Marta Skoober 02/05/2017minha estante
Exatamente como falou!

Barbie grew 11/01/2021

A caderneta vermelha dentro da bolsa lilás
E se um dia, você caminhando pela rua se deparasse com uma bolsa feminina em boas condições em cima de uma lata de lixo? Então, foi o que aconteceu com Laurent, ao caminhar pelas ruas de Paris.

Não há nada em seu interior que indique a quem ela pertence - nenhum documento, endereço, celular ou informações de contato. A bolsa contém, no entanto, uma série de outros objetos. Entre eles, uma curiosa caderneta vermelha repleta de anotações, ideias e pensamentos que revelam a Laurent uma pessoa que ele certamente adoraria conhecer.

Decidido a encontrar a dona da bolsa, mas tendo à sua disposição pouquíssimas pistas que possam ajudá-lo, Laurent se vê diante de um dilema: como encontrar uma mulher desconhecida em uma cidade de milhões de habitantes?

Antes de tudo, é necessário dizer: a história é super dinâmica e gostosinha de ler. Embora a escrita seja diferente (as falas estão dentro do próprio parágrafo, e não delimitado por travessão, como geralmente encontramos) e os personagens secundários não sejam tão aprofundados, a história flui sem problemas e nos deixa com um "quentinho" no coração.

Leio, logo existo 30/04/2022

Acabei de finalizar essa leitura pela segunda vez e estou me perguntando o motivo de gostar tanto desse livro.

O enredo beira o absurdo: um homem encontra uma bolsa feminina na rua e decide  devolvê-la à dona. A partir dessa premissa nos envolvemos em uma comédia romântica clássica.

No decorrer dessa busca,  o personagem principal,  Laurent - um livreiro, divorciado e pai de uma adolescente - apaixona-se pela dona da bolsa. Como isso acontece? Ele idealiza a mulher por causa, principalmente, de uma caderneta vermelha cheia de anotações e pensamentos dela, com os quais cria uma identificação.

Enfim, "A CADERNETA VERMELHA" é um daqueles livros que confortam o coração da gente e que, provavelmente, lerei outras vezes.

Recomendo esse livro para quem gosta de um bom romance água com açúcar.

Boa leitura!

Anna 26/05/2016

Muito bom!!!
Adorei ler este livro: descontrai, te deixa com um sorriso no rosto e a leitura termina rápido. O escritor sabe escrever, tem estilo, define bem os personagens... Recomendo muito!

Elisabete Bastos @betebooks 04/01/2023

Como o livro pode ter significado diferente para cada leitor...
Eu amei este livro. O autor é francês e o lugar Paris. O protagonista é dono de uma pequena livraria. Ele indo ao trabalho encontra uma bolsa em cima de uma lixeira, mas nova e quando vai buscar dados pela identificar a dona do objeto. A bolsa está cheia de coisas, chaves, perfume, outros objetos, mas o que lhe chama a atenção é uma caderneta vermelha. A dona revela muita de sua personalidade em frases curtas. Parece que a moça foi assaltada. Ele tenta de todas as formas encontrá-la.
Mas, o que ele, a princípio não sabe, que ele ficou fixado em tal mulher misteriosa.
Eu senti uma poesia literária, um meado escrito de forma perfeita, uma ode ao amor.
No entanto, verifiquei que a maioria dos leitores deu nota 3.8.....
Sim, cada livro atinge o leitor de várias formas.
Eu me apaixonei pelo enredo....

Jonathasffz 18/01/2021

História para um único dia

....

A caderneta vermelha retrata a história de um livreiro que encontra uma bolsa jogada nas ruas parisiense, e dentro desta bolsa uma caderneta com várias anotações feitas por uma mulher. A história ao entrelaçar a vida do livreiro com a caderneta vermelha nos mostra um mundo repleto de mistério e romance.

Isadora424 26/09/2023

Tinha potencial.
O livro em si tem uma ideia muitíssiml interessante. Porém, acredito que as falas foram retratadas de maneira confusa, narrativa cansativa e desequilibrada. Se soubessem dosar isso, seria melhor

Kah Mendes 09/05/2022

A caderneta vermelha
Autor: Antoine Laurain
Editora: @editora_alfaguara
Ano:2016
Páginas: 136

Lauren Valadier é assaltada em Paris, na porta de seu prédio, e levam sua bolsa.

Transtornada e sem a chave de casa, ela vai para um hotel em frente de casa, onde no dia seguinte é achada caída no chão e encaminhada para o hospital pelos funcionários do hotel.

Laurent Letellier, dono da livraria Le Cahier Rouge, é quem acha jogada na rua a bolsa feminina de couro lilás. Dentre os vários pertences, uma caderneta Moleskine vermelha.

Através de cada objeto dentro, ele tenta traçar uma rota de investigação para achar a dona da bolsa.
Marcos Aurélio 07/06/2022minha estante
Um dos favoritos deste ano ????