Espíritos Rebeldes

Espíritos Rebeldes Khalil Gibran

Resenhas - Espíritos Rebeldes

Leonardo88 21/04/2024

Rebelde!
Feliz o espírito que não se conforma com o inconformavel!
Certamente não é a melhor obra do autor mas nós faz refletir sobre situações em que nos conformamos com o que não deveríamos nos conformar , simplesmente por não querermos muitas vezes nos indispor com a sociedade ou muitas vezes conosco mesmo!

Joaquim 15/07/2021

Sublime!
Esse escrito possui uma profundidade oceânica que, no decorrer da leitura, proporciona altos voos à nossa alma.

Luanna.Noronha 26/06/2021

Khalil Gibran foi um poeta e pintor libanês que passou boa parte da vida nos Estados Unidos. Provavelmente sua obra mais famosa é o livro O Profeta, é um de meus livros preferidos, escrito em prosa poética. Também há uma animação homônima muito bonita baseada nos poemas e nos quadros do autor.

Espíritos Livres foi originalmente escrito em árabe e esta é uma tradução do inglês para o português, fiquei curiosa para saber se há um tradução direta do árabe e se isso traria mudanças significativas. São apresentadas quatro histórias diferentes nas quais os personagens principais de alguma forma desafiam normas sociais ou religiosas na defesa de valores espirituais. Assim, Gibran sensivelmente nos apresenta um pouco mais das virtudes e também contradições das tradições libanesas. Achei muito lindo, inspirador e tive vontade de cada uma das pequenas histórias se desenrolassem mais. Gosto de deixar no final das resenhas um trecho que gostei, penso que é uma forma de apresentar o tema a linguagem do livro:

"Das profundezes destas profundezas, nós te invocamos, ó Liberdade! Atenta para nós. Emergindo desta escuridão alcançamos as mãos a ti. Assim, considera-nos. [...] Das praias do golfo à orla do deserto, olhos repletos das lágrimas dos corações estão erguidos para ti. Vira-te, ó Liberdade, e nos contempla."

A partir daqui um spoiler: quem já conheça a obra de Gibran, me acompanhe nessa reflexão. Gosto muito das reflexões profundas do autor e entendo que traz uma linguagem simbólica, assim que a chegada de um barco a Orphaleses não se restringe a tal fato objetivo. Assim, a imagem de um profeta que a uma comunidade fala e lhes inspira não necessariamente diz de uma pessoa salvadora, mas pode simbolizar um aspecto interno. Mesmo assim, ao ler o último conto, pensei que seria interessante a narrativa da busca de liberdade como um processo mais coletivo, onde a voz da coletividade fosse a própria profecia ao invés da chegada de alguém de outro contexto.

Saulors 05/10/2020

Forte
Contos sobre a hipocrisia e imoralidade de um cristianismo que continua sua perseguição até hoje

And 22/02/2013

Pelo tamanho vale a pena ler, ele nos devolve a idéia de liberdade em meio a opreção exercida pela sociedade em cima de nossas almas, mesmo levando a religião como ponto crucial nas histórias, pode abrir os olhos até mesmo de muitos céticos, trazendo as palavras para o dia de hoje.

Hudson 27/08/2011

Gibran é um grande escritor isso é inegável!

Apesar de esta não ter sido a magnum opus do autor, porém acredito que siga a mesma linha
o fato é que o oriente e sua cultura tem me chamado bastante atenção de um certo tempo pra cá!

Gibran mistura misticismo, cultura do oriente com poesia neste livro de 3 contos, que é
muito interessante e conta muito sobre a realidade libanesa e arabe em geral
há passagens poéticas muito bonitas e que fazem refletir bastante fazendo assim uma leitura agradável

O titulo é contrastante, o livro parece muitas vezes um "Zabriskie point" literário pois passa uma mensagem
similar, mas no fim a mensagem é outra ( a mesma nas três histórias) vale a pena a leitura é um livro muito
rico e amplo em todos os sentidos, e a escrita de Gibran é um espetáculo a parte!