Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

yvef 04/01/2024

Queria ter gostado mais
Me arrependo um pouco de não ter lido esse livro assim que lançou, eu estava total no hype comemorando a conquista do grupo e mega ansiosa, acho que naquela época eu teria gostado mais também. achei divertido, fofo, mas MUITO LOUCO, sinceramente, alguns personagens fazem algumas coisas que depois que eu lia eu ficava com milhões de interrogações na cabeça. pontos muito positivos pela relação fofa do ian e da iris e também por não ter um romance intenso entre ian e emília, já que não acho que era o foco do livro.

cobengrita 04/01/2024

Suco brasileiro
Tenho ele autografado hihi
Muito bom, ótimo exemplo de bom romance brasileiro contemporâneo. O Bruno veio para o YouTube com um canal sobre livros, e ele efetivamente ter publicado sua própria obra é muito legal de ver.

A história é boa e criativa, diferente do que estamos acostumados a ver. Se fosse publicado na época do booktok ia ser um dos mais comentados.

Joyce585 22/12/2023

Marromeno, marromeno
É uma narrativa e uma escrita que não funcionou para mim. Quem sabe se eu fosse mais nova e não tivesse muitas experiências de leitura, poderia ter achado até que razoável. Mas pode ser que funcione para outras pessoas. Os personagens tem ali um carisma, mas é tanta coisa que acontece de uma hora para outra que nos colocamos a pensar: ?cadê o desenvolvimento??. O lado bom, é uma leitura muito rápida. As vezes me fez rir, porque era tão sem pé e sem cabeça que chegava a me divertir.

Laviluz 24/11/2023

Me surpreendeu
No começo do livro eu não fiquei muito presa a história, foram algumas páginas até eu entender melhor do que se tratava, mas do meio pro final foram muitos acontecimentos um atras do outro e você não espera por nenhum deles. foi uma ótima leitura que apesar da minha demora, é bem rápida.

Everton.souzza 21/11/2023

Azeitona
É uma leitura bem tranquila e divertida, achei a história até que bem original com bons personagens e uma trama leve mesmo às vezes tendo uns momentos bem reflexivos. Mesmo assim, acho que o livro poderia ter mostrado um pouco mais o romance entre o Ian e a Emília sendo desenvolvido com o passar da história um pouco mais, os protagonistas são muito carismáticos e acho que faltaram momentos de trocas entre eles de forma romântica. Mas num total é uma obra muito agradável e apaixonante.

Bruna_C 20/11/2023

Então, o que foi isso?
O início do livro começou super bem engajado, a história estava fluindo muito e de forma natural. Eu praticamente não consegui largar a leitura do início até a metade porque o suspense de saber o que vai acontecer, as consequências e todas as outras coisas te prendem na história. É um livro até que bem escrito, então é difícil você largar tudo antes de terminar. Mas do meio para o final perdeu totalmente o rumo, comecei a sentir que as coisas foram forçadas demais para acontecer. Por exemplo: o Ian fala e diz coisas que sinceramente não parecem condizer com a personalidade inicialmente apresentada dele. A Emília vai se tornando aos poucos uma personagem altamente manipulável (o que, convenhamos, foi péssimo), tudo o que acontece no final é vago e raso, não tem um bom desenvolvimento. Eu entendo que talvez seja pela pressa de acabar com o livro, mas mesmo assim. Muitas das coisas que aconteceram com o Ian foram altamente gratuitas, a redenção da Helena não foi nada crível, e a aceitação da Íris em relação a tudo o que aconteceu também me pareceu muito avulsa. Foi um livro razoável, eu amo o Bruno Miranda, acompanho há anos, mas o livro não foi tão bom quanto eu imaginava.

Marcos 03/11/2023

O jovem Ian se coloca em uma enrascada após se candidatar para participar de um reality show. O programa tem foco em mostrar vida de futuros pais que e como eles se entrelaçam por meio da convivência e trocas de experiências. Ao final do programa o cachê, assim como a fama é garantido, mas tem um probleminha... Ian não tem namorada, nem dinheiro, nem filho!

Com a confirmação de sua participação no programa, a produção liga para Ian e pergunta qual nome de sua cônjuge, e por um pequeno vacilo, ele cita o nome de uma colega de escola que não tem muito contato. Seu nome é Emília, ela tem um namorado, e seus pais estão sempre ausentes de sua vida.

Com esperanças de usar do cachê do programa para mudar o percurso de sua vida e de sua irmã - que quer abrir uma empresa de eventos -, Ian se aventurará em viver o que acontece nos bastidores e atrás das câmeras, podendo colocar a sua vida e sua carreira em risco, como também potencializar sua fama enfrentando problemas pessoais e ao mesmo tempo os concorrentes do reality que desejam se destacar na edição. Será que essa mentira de fingir ser futuros pais vai dar certo ou toda a casa vai cair por um descuido ou outro?

O livro é divertido, a história é bacana, mas não foi OH LIVRO FAVORITO DO ANO, apenas foi mais uma leitura que eu posso postar por aqui. E isso não tem nada a ver ser o não um livro nacional, talvez seja o momento que eu li que no fim das contas vai definir esse livro com ???

zofirar 21/10/2023

Pra um livro que detalha tudo excessivamente, o final é um pouco vago. Mas ele me tirou boas risadas e é bem divertido.

Gus 15/10/2023

Bruno sempre diz que se a gente gosta do conteúdo dele no youtube vamos gostar de azeitona que está a venda nas melhores livraria, mas só agora, depois de anos, que encontrei pra comprar e realmente gostei muito.
mesmo tendo vários plots twist previsíveis e alguns diálogos lentos, a escrita do bruno é muito engraçada, consigo imaginar ele narrando cada situação constrangedora com os exemplos que só ele dá.
gostei de cada personagem e da ambientação sobre um reality, mas o tema familiar também me toca bastante.

Jayane.Fereguetti 15/09/2023

Genial
O Bruno é genial!
O livro tem um tom de humor bacana e uma história bem original e louca.

Não sei pq ele não lançou mais livros.

carol 10/09/2023

No geral não é um livro ruim, apesar de ter diversas coisas ruinzinhas nele. a narração é meio confusa desde o começo; os acontecimentos e (principalmente!) as conversas ao decorrer da história são muito irreais. os personagens são um misto complicado: (todos, mas) os principais são extremamente sem carisma, alguns são muito fora da realidade por serem apenas caricaturas de "meninas malvadas" e a maioria está ali só pra preencher vaga. não achei que nenhum personagem fora ian e elisa teve um bom desenvolvimento no final. algumas coisas ficaram meio incompletas e outras fugiram muito do próprio caráter deles, como por exemplo a helena, que mudou de comportamento num piscar de olhos. o desenrolar do romance foi aceitável, visto todo o desenvolvimento deles (apesar de pouco); é compreensível, mas também não passa disso. passei muita raiva (do meio pro final então...) mas não foi de todo mal, me diverti um pouco com a leitura e até leria mais do autor, mas não é um livro que me dá vontade de sair recomendando por ai.