Jesus e as mulheres

Jesus e as mulheres Sharon Jaynes

Resenhas - Jesus e as mulheres

Milly 16/03/2021

Um livro sobre o amor de Deus.
Fui tocada pelo amor do Pai muitas vezes lendo esse livro e me vi um pouco em todas as mulheres citadas. Consegui entender que o plano de salvação sempre foi completo e se iniciou bem antes do q eu imaginava,foi muito bem orquestrado pra atingir o objetivo final da nossa libertação e redenção,não tem nada mais maravilhoso que isso, não tem nada melhor do q ver um amor tão imenso, a ponto de pensar em todos os detalhes possíveis para nos resgatar do mal q nós mesmos nos causamos.
Jesus é perfeito, Deus é perfeito.

Twoany 18/05/2020

O que Ele pensa de nós?
?Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte;?
??Jeremias? ?29:11-14? ?

vitoriamsilva 19/05/2020

Sensacional!
Insta literário: @viajandoporpags

Se você, assim como eu, é uma mulher curiosa que gosta de ter a sua própria opinião sobre os fatos, tem grandes chances de você gostar desse livro!
Em Jesus e as Mulheres passeamos entre várias história de grandes mulheres da Bíblia e entendemos alguns pontos sobre o que Deus pensa de nós, através delas. Se você já teve a sensação de que Deus tem filhos favoritos e normalmente eles são do sexo masculino, talvez esse livro te ajude a enxergar o que realmente Ele sente. O que Ele quer de nós e para nós
Como cristã, admito, me frustrava quando via o quão pouco as mulheres eram valorizadas na igreja, como elas ocupavam pouco espaço de relevância. Sabe o que acontecia muito? Queria atribuir essa ?culpa humana? ao próprio Deus, como se Ele não se importasse tanto de nós colocar em papéis de destaque, apenas homens.
Vou te dizer, esse livro abriu os meus olhos para muitas coisas, especialmente quando a autora utiliza de argumentos embasados na Bíblia - com a escrita impecável que já conhecia ?. Me vi em uma jornada de autoconhecimento, enquanto conhecia tanta mulher ousada, destemida e humanas. Sim, humanas, que não diferem de mim nem de você!

Ariana37 25/08/2021

Jesus e as mulheres.???
Todas as mulheres deveriam ler este livro!!!!!! Um dos melhores livros deste ano!!!!!!!! ????????

Em uma sociedade que ver a bíblia com uma visão machista, e acha que Deus despreza as mulheres, a autora nos convida a passear juntamente com Jesus pelo novo testamento, e acompanhar seu encontro marcantes com algumas mulheres do Novo Testamento como Maria (mãe de Jesus), Maria Madalena, as irmãs Marta e Maria.... entre outras. São mulheres viviam a sombra da sociedade e que são convidadas por Jesus para ser protagonistas das suas próprias história. É um fato que onde Jesus passava, havia mudança de vida, curar, salvação, libertação e regozijo, e não foi diferente na vida dessas mulheres.
Jesus foi o maior porta voz das mulheres, em uma sociedade onde as mulheres não eram valorizadas, Jesus chegou para quebrar os paradigmas e desenvolver a nossa verdadeira identidade, Deus usou as mulheres para realizar seus propósitos divinos. Jesus ensinou em lugares onde as mulheres estariam presentes: na encosta de um monte, nas ruas, no mercado, á beira de um rio, ao lado de um poço e na área do templo reservada ás mulheres. Jesus foi um reformador radical que mostrou ao mundo o que Deus pensa das mulheres.

? Quotes:
" Deus não nos liberta apenas do passado. Liberta-nos para um futuro emocionante. E, para nos mostrar como fazer isso, Jesus apresenta-nos a história maravilhosa da mulher surpreendida em adultério."

"Deus criou nosso coração para desejar o amor porque anseia que esse nosso desejo seja saciado por um relacionamento com ele. Infelizmente, muitas pessoas contentam-se com um gole d'água tomado numa xícara de mental enferrujado enquanto Deus oferece uma fonte inesgotável."

Bela 18/10/2017

A bíblia não é machista!
Muito tem se falado a respeito do feminismo e do papel da mulher na sociedade. No meio cristão não é diferente, já vi muitas pessoas se levantando para falar que feminismo não é bíblico e que a bíblia é machista. Eu, uma mulher, sempre fiquei um pouco incomodada com tudo isso, entendo que extremos não costumam ser saudáveis, mas, ao mesmo tempo, acredito que as mulheres precisam ser respeitadas. Além de não aceitar muito bem esse pensamento que taxa a bíblia como machista. Pensando nisso, a leitura de Jesus e as Mulheres veio em um ótimo momento, graças a uma indicação do clube do livro.

"[...]podemos ler sobre Jesus, ouvir sermões sobre Jesus e até acreditar que ele foi um homem bom. porém; enquanto não acreditarmos verdadeiramente que Jesus é o Filho de Deus, o Messias, que morreu por nossos pecados e ressuscitou, enquanto não tivermos um relacionamento com Jesus para que ele seja Senhor de nossa vida, continuaremos sedentas."

Esse foi um livro que revolucionou toda a minha forma de ver o assunto e mais uma vez pude constatar como Deus é maravilhoso e como Ele tem um zelo especial por nós, mulheres. Sharon nos trouxe textos dentro de seus contextos e não apenas textos isolados que ela pudesse manipular da forma como quisesse. Além de apresentar todas as referências bíblicas para quem quiser conferir. O livro começa pelo começo, com a queda de Adão e Eva. A autora aborda a forma como Deus criou a mulher para ser uma auxiliadora do homem, o que essa palavra realmente significa e como todo o plano de Deus foi afetado pelo pecado.

"Como o violino sem o arco ou um trinco sem a chave, o homem estava incompleto sem a mulher. Juntos, eles formaram um todo."

Em seguida, vemos como as pessoas foram corrompidas e como era a sociedade quando Jesus veio ao mundo, onde a palavra de uma mulher não tinha validade alguma em um tribunal, por exemplo. O livro fala sobre diversas mulheres que tiveram contato com Jesus durante o seu ministério terreno. Nos mostra como Ele lidou com cada uma delas, quebrando paradigmas e regras sociais de uma sociedade machista. Ele lidou com mulheres adúlteras, de má fama, doentes, sem qualquer tipo de preconceito, ensinando lições valiosíssimas a nós, àquelas mulheres e às pessoas da época. Ela fala sobre tantas coisas, sobre pecado, sobre adoração, sobre relacionamentos, sobre como lidar com as dificuldades da vida, sobre julgamentos, mas principalmente sobre ter um relacionamento pessoal com Cristo.

"Às vezes é difícil imaginar a presença de Deus cercando-nos quando experimentamos tragédias em nossa vida. De uma forma ou de outra, em nossa mente, essas duas coisas não parecem coexistir. É quase incompreensível a visão dos anjos apenas olhando enquanto meros seres humanos ridicularizavam e torturavam o Filho de Deus. Como agimos quando a vida não faz sentido? Nós lembramos."

O livro é maravilhoso e é impossível não se identificar com cada mulher citada por Sharon, algumas a bíblia nem informa seus nomes, mas isso não as torna menos importantes e sem dúvida elas tiveram sua vidas transformadas por Cristo. Já o indiquei para várias amigas e não poderia deixar o convite aqui no blog para que todas o lessem, principalmente aquelas que seguem a vida cristã, porque Jesus veio para nos libertar e nos dar uma nova vida. ❤️

"A mulher surpreendida em adultério permaneceu diante do Filho de Deus- e a desgraça foi recebida com a graça divina; o constrangimento, com uma capa de amor; a crueldade, com carinho; a desconsideração, com consideração. Esse é o meu Jesus."

site: sigolendo.com.br
Laura 08/03/2018minha estante
Amei suas palavras

Bela 08/03/2018minha estante
???

Julia1370 10/08/2021

p e r f e i t o
na décima página do livro eu já tinha marcado mil coisas kkk. Foi uma leitura sensacional pra mim e eu li no tempo certo. Aprendi demais sobre Jesus e as mulheres. O mundo muitas vezes conta mentiras a respeito das mulheres da Bíblia, mas Jesus veio pra quebrar todas as barreiras, pra igualar a todos aos olhos dEle, e ensinar sobre o mais puro amor. O estudo aprofundado de cada relação de Cristo com uma mulher foi incrível e me fez rever muitas histórias da Bíblia que são esquecidas por aí. Você mulher, não é inferior, não é esquecida, não nasceu pra servir ninguém que não seja ao Senhor. Ele te fez perfeita, Ele pensou em cada traço, e Ele mudou a forma como você era vista pelo mundo.

Nubia Aguila 03/09/2020

Jesus valoriza todos
É um livro muito bom que mostra de uma forma bem prática como Jesus valoriza as mulheres. Você que é mulher e acha que não tem valor, eu recomendo a leitura desse livro. Jesus veio para ensinar a amar e respeitar todas as pessoas, sejam elas mulheres, crianças ou pessoas com deficiência. Jesus é a melhor pessoa que já existiu nesse mundo, só mesmo Ele poderia fazer isso, pois trouxe a nós a cultura do céu, que é tudo perfeito. O que nos resta é espalhar esse notícia a todas as pessoas.

Viviane.Dias 10/01/2021

Uma viagem ao encanto das mulheres da Bíblia!
Terminei hoje essa delicinha de leitura. Estava há algum tempo já degustando entre um estudo e outro, me emocionando e sendo edificada entre uma pausa e outra das minhas pesquisas.

Me empolguei muito com a recontagem encantadoramente inspirada por Deus que Sharon Jaynes faz dos encontros que Jesus teve com as diversas mulheres de seu ministério.

Jaynes nomeia as que não tem nome, entra em suas intimidades e chama com veemência a nós para que nos coloquemos em seus lugares diante de Jesus. Ela reconta os milagres que Cristo operou na vida dessas adoradoras sob as suas perspectivas psicológicas e emotivas.

Cada personagem bíblica retratada nessa obra é um convite ao nosso autoconhecimento e também ao conhecimento de Jesus Cristo. Cada uma encheu um pouco mais meu coração de amor e de ainda mais admiração por esse Cristo que veio ao mundo nos salvar, homens e mulheres, e que depois de ressurreto teve como primeira palavra dita um vocativo que chama por nós: Mulher.

Recomendo essa leitura leve e deliciosamente escrita para o nosso deleite e melhor compreensão sobre o que Jesus pensa sobre as mulheres.

Suellen 08/08/2021

Me emocionou em muitas partes
"Jesus e as mulheres" possui uma abordagem de primeiro contato com a questão Bíblia x Mulheres, a autora trabalha com os relatos bíblicos sobre Jesus de uma forma mais ficcional em uma tentativa de trazer uma aproximação com as leitoras, como se fosse uma identificação. Para muitas pessoas - aquelas que leram esse livro como o primeiro contato desse tema - o livro será agradável e inovador, mas, infelizmente, não tive uma impressão muito positiva sobre essa forma de contar a história. Fora meu problema com essa escrita romantizada da autora, o livro em si foi muito bom de ler, gostei demais de algumas observações que foram feitas, e creio que o capítulo 10 foi o que mais acrescentou na minha vida, por fazer uma consideração histórica que eu não tinha percebido antes.

Vou deixar umas citações aqui, mas antes preciso dizer que os capítulos 3, 5, 7 e 10 foram especiais para mim ??

"[...] o fato de não ouvirmos uma resposta imediata de Deus não significa que ele não esteja ouvindo. Não significa que ele rejeitou nosso pedido. Pode significar que ele tem algo mais em mente ou queira nos fazer ter um entendimento mais profundo da situação. Talvez ele esteja nos levando a um lugar tão bom que nossa mente necessita fazer uma pausa para encontrá-lo. O que vemos e ouvimos sobre a obra de Deus é minúsculo quando comparado à obra magnífica que não vemos."

"O autor de Hebreus descreve Jesus como 'a expressão exata do ser [de Deus]' (1.3). E, embora eu não me atreva a dizer que conheço a mente de Deus, posso entender seu caráter por intermédio do ministério de Jesus, seu Filho." - a autora mostra que quem deseja saber como Deus vê as mulheres, precisa aprender sobre como Jesus as via.

Como as mulheres eram vistas na época de Jesus:
"Na época em que Jesus pôs os pés no solo empoeirado da Galileia pela primeira vez, as mulheres não podiam conversar com os homens em público, ser testemunhas em tribunais nem misturar-se com os homens em reuniões sociais. Eram consideradas sedutoras sensuais e a principal causa do pecado sexual. Eram tidas como uma 'espécie de animal inferior.' [...] As mulheres viviam nas sombras da sociedade; raramente eram vistas ou ouvidas. Semelhante a uma escrava, a menina era propriedade do pai e, posteriormente, do marido. As mulheres eram analfabetas, desvalorizadas e ignoradas."

O significado da palavra "Ezer"
"A palavra hebraica “auxiliadora” usada para designar mulher é ezer, derivada do termo hebraico usado para definir Deus e o Espírito Santo, azar. Ambas significam “auxiliador”— o que vem para ajudar ou auxiliar. [...] Com tantas referências a Deus como nosso auxiliador, é evidente que uma ezer não é de maneira alguma inferior àquele que recebe a ajuda. Isso é importante porque essa é a palavra que Deus usa em Gênesis 2.18 quando diz a respeito de Adão: 'Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda'. Deus forma, então, Eva como ezer de Adão. [...] Qualquer indicação de que essa palavra em particular signifique uma pessoa que ocupa uma simples posição de assistente ou de subordinado a alguém de posto superior é rechaçada pelo fato de que muito frequentemente essa mesma palavra descreve o relacionamento de Javé com Israel. Ele é o auxiliador de Israel."

Esse foi triste, mas deixou uma lição valiosa ?
"Uma das evangelistas mais eficientes de nossos dias é Anne Graham Lotz, filha de Billy Graham. Tanto o sr. Graham como seu filho Franklin concordam que Anne é a melhor pregadora da família. Quando, porém, Anne falou em um congresso de pastores em 1988, alguns homens viraram a cadeira para trás e deram as costas ao palco, em protesto contra uma mulher evangelista. Anne não tentou convencer ninguém acerca de seu chamado para ensinar ou evangelizar. 'Quando as pessoas têm problemas com mulheres no ministério', ela disse numa entrevista, 'precisam levar o assunto a Jesus. Foi ele quem nos colocou aqui.'"

Não tinha percebido isso:
"A área externa, o átrio dos gentios, era um local de livre acesso a todos os judeus e gentios tementes a Deus. O nível seguinte chamava-se átrio das mulheres, ao qual todos os judeus, tanto homens como mulheres, tinham acesso. O terceiro nível chamava-se átrio dos israelitas, e somente os homens judeus cerimonialmente puros podiam entrar. O quarto nível conduzia ao Lugar Santo, onde apenas os sacerdotes tinham permissão para entrar. Finalmente, o quinto nível abrigava o Lugar Santíssimo, onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação. Uma cortina com bordados pesados, pendurada em frente ao Lugar Santíssimo, separava os homens da presença de Deus. [...] De acordo com Deuteronômio 31.12 e Josué 8.35, todas as pessoas, tanto homens como mulheres, eram incentivados a participar das leituras periódicas da Lei. As divisões que vemos no templo de Herodes durante a época de Cristo não foram determinadas por Deus, mas feitas por mãos humanas com base em preconceitos."

Reli as citações que salvei e percebi que ele merece 4 ?

Raquel.Barros 30/04/2016

Profundo e libertador!
A autora utiliza os relatos bíblicos dos encontros de Jesus com algumas mulheres para mostrar como o Mestre sempre esteve preocupado em trazê-las para o centro do palco.
Um dos melhores livros que já li. Mexeu com o meu coração!
Eliane 02/05/2016minha estante
esse pode liberar pra mim, kkkk

Ângela 14/05/2020

Excelente
Este livro deveria ser lido por todas as mulheres cristãs. Ele é surpreendente! Você passa a entender as ações de Jesus com uma visão histórica, Bíblica e religiosa. E compreender que o tempo todo Jesus estava trazendo as mulheres dos bastidores para o centro, mostrando a todos que elas tinham/tem o seu valor.

LenSa 03/11/2021

Trechos do livro que mais gostei.

1. O mundo no qual Jesus pôs os pés > Página 12

"E, embora eu não me atreva a dizer que conheço a mente de Deus, posso entender seu caráter por intermédio do ministério de Jesus, seu Filho.

Página 13

Jesus passou por cima das tradições sociais, políticas e de gênero e dirigiu- se às mulheres com o respeito devido àquelas que foram criadas à imagem de Deus.

Página 16

Sim, Deus conhece nossas necessidades e, em geral, antes mesmo de nos concedê- las, espera que as entendamos. Se ele tivesse criado Adão e Eva ao mesmo tempo, Adão jamais saberia quanto necessitava dela.

Página 16

Não foi um pensamento tardio, mas o grand finale divino. A mulher foi criada para completar o retrato de alguém feito à imagem de Deus. O homem não poderia fazer isso sozinho. A mulher não poderia fazer isso sozinha. Ambos foram necessários? trabalhando, servindo e vivendo em harmonia para completar o quadro que Deus sempre teve em mente.

Página 17

C. S. Lewis desenha um lindo quadro: A ideia cristã de casamento se baseia nas palavras de Cristo de que o homem e a mulher devem ser considerados um único organismo? tal é o sentido que as palavras ?uma só carne? teriam numa língua moderna. Os cristãos acreditam que, quando disse isso, ele não estava expressando um sentimento, mas afirmando um fato? da mesma forma que expressa um fato quem diz que o trinco e a chave são um único mecanismo, ou que o violino e o arco formam um único instrumento musical. O inventor da máquina humana queria nos dizer que as duas metades desta, o macho e a fêmea, foram feitas para combinar- se aos pares, não simplesmente na esfera sexual, mas em todas as esferas. 4

Página 23

Outros dizem que Adão pecou por ter dado ouvidos à mulher. Mas Eva não foi criada para ser uma companheira silenciosa. Não foi porque ele deu ouvidos a ela como mulher, mas porque ouviu o que ela disse e comeu do fruto.

Página 23

No final, tanto Adão quanto Eva desobedeceram ao Senhor, acreditaram na mentira de Satanás e sofreram as consequências de um relacionamento rompido com Deus e também a morte espiritual.

Página 24

Satanás entendeu claramente que a destruição de seu domínio viria do ventre de uma mulher. E, a partir daquele mesmo dia, tem- se vestido com roupagem completa de guerra para destruí- la.

Página 25

Sócrates (470- 399 a.C.) afirmava que ser nascido de mulher era um castigo divino, uma vez que a mulher encontra- se na metade do caminho entre o homem e o animal.

Página 25

Platão acreditava que as mulheres eram uma ?forma degenerada da perfeição masculina? e que os homens que não viviam de maneira correta seriam reencarnados como mulheres.

Página 25

Aristóteles declarou: ?A coragem do homem está em dar ordens, e a da mulher em obedecer?.

Página 25

Demóstenes, orador famoso na época de Aristóteles, declarou que a função das mulheres atenienses eram as seguintes: ?Temos cortesãs para nossos prazeres, prostitutas [isto é, escravas jovens] para uso físico diário, esposas para nos dar filhos legítimos e cuidar fielmente dos assuntos do lar?.

Página 26

Os romanos não viam as mulheres com olhos tão sombrios quanto os gregos, mas acreditavam que elas precisavam ser mantidas sob o controle de um homem.

Página 27

Os homens romanos tinham a tendência de copiar o conceito dos gregos a respeito das mulheres como objetos de prazer ou fontes de tentação.

Página 27

O povo judeu passou a integrar- se mais com as culturas estrangeiras que oprimiam as mulheres e a receber influência dessas culturas. Na época em que Jesus nasceu, as mulheres não tinham permissão para falar com um homem em público... nem mesmo com o marido.

Página 28

Todas as manhãs o fariseu começava o dia dando graças a Deus por não tê- lo feito ?um gentio, uma mulher ou um escravo?.

Página 28

A mulher era considerada propriedade de seu pai. Esse direito de propriedade era transferido ao marido quando ela se casava e para o filho quando ela enviuvava.

Página 29

Jesus veio para restaurar o plano original de Deus e o propósito para os homens e mulheres, que foi distorcido e prejudicado no jardim.

Página 29

Jesus entrou em cena e viu as portadoras da imagem de Deus escondidas nas sombras e trancadas à chave. Ele escancarou as portas.

Página 29

Ele pegou aquelas portadoras degradadas da imagem de Deus e colocou- as no centro do palco para representar o papel principal no plano redentor divino.

Página 30

J. I. Packer, em seu clássico moderno Conhecimento de Deus ressalta: Para quem não conhece Deus, o mundo se torna um lugar estranho, louco, penoso, e viver nele pode ser decepcionante e desagradável. Despreze o estudo de Deus e você estará sentenciando a si mesmo a passar a vida aos tropeções, como um cego, como se não tivesse nenhum senso de direção e não entendesse aquilo que o rodeia.

Página 32

Ele libertou as mulheres para que proclamassem as boas- novas do evangelho ao mundo e trabalhassem entre os cristãos para edificar o Corpo de Cristo.

Parte 2: As protagonistas

6. A mulher cansada à beira do poço > Página 124

Conforme costuma fazer, Jesus pediu a ela que lhe desse algo só para oferecer uma coisa melhor em troca. Essa é a verdadeira definição de redenção.

Página 125

Jesus sempre muda a conversa para o lado pessoal quando está prestes a libertar alguém. E ele estava sacudindo as chaves da prisão.

Página 130

Todos nós chegamos ao mundo com sede. A partir do momento em que meu filho chorou pela primeira vez na sala de parto, ele começou a procurar alguma coisa para beber. Deus planejou que fosse assim.

Página 130

Chegamos também ao mundo com sede espiritual. A partir do momento em que o cordão umbilical é cortado e não mais recebemos nutrientes de nossa mãe, começamos uma jornada para descobrir a água viva que nos satisfaça a alma. Ah, não sabemos ainda, mas Deus colocou esse desejo em cada uma das portadoras de sua imagem. Enquanto não tivermos um encontro com Jesus à beira do poço, continuaremos a tentar, de todas as formas, saciar a sede que Deus nos deu com qualquer coisa ou qualquer pessoa que nos ofereça alívio temporário. Mas só que esse alívio é... temporário.

Página 131

Somente quando tivermos um relacionamento com Jesus é que descobriremos ?o propósito supremo para o qual fomos criados, o encontro e o casamento entre nós e Deus

Página 132

Somente Jesus, a água viva, satisfará. Estupendamente. Ele não satisfaz apenas nossa sede, mas preenche também os espaços vazios até transbordar, para que possamos compartilhar com outras pessoas o caminho para a vida eterna.

Página 136

Os discípulos foram à cidade porque estavam com fome. A mulher foi à cidade para buscar pessoas famintas. Ela não era mais uma cidadã de segunda classe, relegada à última fileira da galeria; agora estava sentada na primeira fila para assistir ao maior espetáculo da terra.

7. A adoradora cativante > Página 148

Aquela mulher, contudo, não derramou apenas algumas gotas do nardo caríssimo na cabeça de Jesus. Derramou o frasco inteiro. Tudo. Dali a alguns meses, Jesus pagaria um preço exorbitante por nossa liberdade eterna. Mas, naquele momento, a mulher deu tudo o que possuía em gratidão pela liberdade dela. Foi uma cena de contrastes. Simão não recebeu Jesus com o beijo costumeiro. A mulher não parou de beijar os pés de Jesus desde que entrou na casa. Simão não ofereceu água para lavar os pés de Jesus. A mulher lavou os pés de Jesus com suas lágrimas. Simão não colocou o óleo tradicional na cabeça de seu convidado. A mulher derramou um frasco inteiro nos pés dele. Simão olhou com ar de condenação. A mulher transbordou de amor. Simão não ofereceu nada a Jesus. A mulher ofereceu tudo o que possuía. Aquela mulher não pediu nada, mas recebeu tudo. Encontrou cura na casa de um hipócrita. Como fez com a samaritana à beira do poço, Jesus virou o holofote para uma mulher a fim de ensinar como se deve adorar verdadeiramente.

Página 149

Enquanto as lágrimas da mulher lavavam os pés de Jesus, as palavras dele lavaram a alma dela. Não foi o que ela fez que a salvou, mas aquilo em que acreditou. Ela não disse uma só palavra, mas suas ações falaram bem alto.

Página 151

A Bíblia diz que, antes de conhecermos Cristo, éramos/estávamos: Mortas em nossas transgressões e pecados (Ef 2.1). Longe de Deus (Ef 2.13). Sem Cristo e sem esperança (Ef 2.12). Inimigas de Deus (Cl 1.21). Vivendo nas trevas (1Ts 5.4). Trevas em forma de pessoa (Ef 5.8). Escravas do pecado (Rm 6.17). Condenadas (Rm 8.3). Incapazes de agradar a Deus (Rm 8.8).

Página 151

E agora, graças à obra consumada de Jesus Cristo na cruz e nossa decisão de segui-lo, somos/estamos: Vivas com Cristo (Cl 2.13). Mais que vencedoras (Rm 8.37). Reconciliadas com Deus (2Co 5.18-19). Unidas com Cristo (1Co 6.17, RA). Amigas de Deus (Jo 15.15). Vivendo na luz de Cristo (1Pe 2.9). Luz em forma de pessoa (Mt 5.14). Escravas da justiça (Rm 6.18). Aceitas (Rm 15.7). Justificadas (Rm 5.9). Redimidas (Gl 3.13). Santificadas (1Co 6.11). Lavadas (1Co 6.11). Perdoadas (1Jo 1.9). Seladas (Ef 1.13). Libertadas (Rm 8.2). Aperfeiçoadas (Cl 2.10, RA).

8. A discípula destemida (Maria de Betânia) > Página 160

Lembre-se: durante aquele período da História, as mulheres eram proibidas de ser doutrinadas pelos rabinos. Nas sinagogas antigas, as mulheres tinham permissão para ouvir, mas somente os homens podiam ensinar. Diziam que era perda de tempo doutrinar as mulheres e que elas eram incapazes de aprender

Página 161

Em nossa cultura, sentar-se aos pés de alguém dá ideia de um grupo de crianças sentadas aos pés de um contador de histórias ou professor. Porém, para os judeus do primeiro século, sentar-se aos pés de alguém era colocar-se na posição de aluno, um sinal de respeito e disposição para aprender, uma postura para um aprendizado mais complexo. Em geral, os mestres sentavam-se numa plataforma, e os alunos reuniam-se abaixo dele, no chão.

Página 161

Quando Lucas menciona que Maria estava sentada aos pés de Jesus, o leitor do primeiro século entendia que ela ocupava a posição de aluna numa classe onde só havia homens, uma situação nunca vista. Totalmente incomum.

Página 163

Ao repreender Marta, Jesus envia uma mensagem a todas nós. A vida está sempre lotada de atividades que julgamos necessárias, mas conhecer Jesus é algo que suplanta tudo o mais que grita por nossa atenção. ?Mais que simplesmente conceder permissão às mulheres para aprender como suas discípulas, Jesus chama Maria, Marta e todas nós para dar prioridade máxima a Deus.

Página 166

Esse relato de Maria de Betânia ungindo Jesus é registrado em três dos quatro evangelhos: Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9; João 12.1-8. Misturaremos os três para fazer uma análise mais cuidadosa. (Lucas 7.37 também registra o incidente de uma mulher ungindo Jesus num jantar, mas esse é um caso diferente, sem sombra de dúvida. A narrativa de Lucas ocorreu na casa de um fariseu, e a mulher que homenageou Jesus é referida como ?pecadora?.)

Página 168

Mateus e Marcos registraram que ela ungiu a cabeça de Jesus; João observou que ela ungiu os pés de Jesus, mas Jesus disse que ela ungiu o corpo dele (cf. Mt 26.12; Mc 14.8). Os discípulos notaram os lugares onde o perfume tocou, mas Jesus apontou para o propósito. Maria não estava simplesmente ungindo a cabeça ou os pés de Jesus; estava preparando o corpo dele para o sepultamento

Página 168

A autora Carolyn Custis James observa: Enquanto todos os outros recuavam e rejeitavam, e até tentavam construir barreiras na estrada para impedi-lo de levar sua missão adiante, Maria apareceu e animou-o a seguir em frente. Enquanto as trevas desciam sobre Betânia e a sombra da cruz atravessava o caminho [de Jesus], só ela o encorajou a obedecer ao Pai. Só ela disse ?sim? à cruz. É um momento estarrecedor, para Maria e para nós

Página 170

O mesmo ocorre quando uma mulher adora Jesus hoje. Ela torna-se a fragrância de Cristo, e essa fragrância atinge todos ao redor dela

Parte 3: O último chamado à cena

13. Deus chama as mulheres ao centro do palco > Página 247

A atitude contracultural de Jesus em relação às mulheres bateu de frente com uma sociedade patriarcal que as considerava inferiores aos homens em todos os aspectos. Jesus foi um reformador radical que mostrou ao mundo o que Deus pensa das mulheres.

Página 247

Conforme vimos, Jesus desprezou os tabus culturais e associou-se às mulheres livre e abertamente. Conversou com elas em plena luz do dia, apesar da desaprovação dos discípulos. Elogiou a unção de adoração feita pela mulher pecadora, embora o líder religioso tivesse considerado o ato escandaloso. Chamou a mulher encurvada à frente, à área do templo reservada aos homens, embora o dirigente da sinagoga considerasse inapropriado.

Página 248

A atitude e as ações de Jesus em relação às mulheres contrastam visivelmente com as dos líderes religiosos de sua época. Enquanto os fariseus evitavam as mulheres, Jesus associou-se a elas livremente e conversou em público com elas. Ele: Tocou na mulher impura que sofria de hemorragia. Ensinou uma aluna com sede de aprender numa classe repleta de homens. Encorajou Marta a tomar parte na sala de aula. Foi amigo das irmãs que moravam em Betânia. Conversou com a samaritana sedenta à beira do poço.

Página 249

Revelou sua verdadeira identidade a uma mulher divorciada cinco vezes. Acolheu a pecadora que o adorou. Tirou das sombras a mulher encurvada. Convidou Maria Madalena para fazer parte de seu grupo de ministério. Defendeu o gesto de Maria de Betânia quando esta o ungiu com perfume. Elogiou a fé professada pela mãe siro-fenícia. Aplaudiu a oferta da viúva. Encarregou Maria Madalena de ir e contar aos discípulos que ele ressuscitara.

Página 252

Vimos Jesus fazer uma pausa no meio de um dia atarefado para acudir a mulher que sofria de hemorragia, parar o que estava ensinando para levantar o queixo de uma mulher encurvada, andar quilômetros para libertar uma menina de um espírito maligno e aguardar pacientemente, sob o sol escaldante, a chegada da samaritana. Qual é o Deus que faz isso? O Deus que ama suas filhas. E como as mulheres reagiram ao chamado de Jesus para ocupar o centro do palco? Maria de Nazaré deu um passo para aceitar seu chamado. Maria Madalena inscreveu-se para fazer parte do ministério de Jesus. A mulher que sofrera de hemorragia crônica levantou a voz para contar sua cura milagrosa. A mulher outrora vazia à beira do poço abasteceu-se para evangelizar uma cidade inteira. A dona do frasco de alabastro abriu o coração para adorar.

Página 253

Maria de Betânia apresentou-se diante da classe. Marta esforçou-se para ser a líder da classe. A mulher encurvada atravessou o templo para ser curada. A mãe siro-fenícia foi escorada por sua fé firme. A viúva deu tudo o que possuía como exemplo de generosidade sacrificial.

Página 253

Não fomos criadas para ser meras figurantes ou objetos decorativos, mas protagonistas que trabalham entre irmãs para impactar o mundo para Cristo. Toda menina precisa crescer sabendo que tem valor, que foi feita à imagem de Deus. Toda menina precisa crescer com a expectativa de querer que seu potencial concedido por Deus seja liberado."

Wal 25/07/2020

Jesus é machista?
Esse é um daqueles que TODA mulher deveria ler. A autora nos mostra como Jesus foi contra a opressão da mulher, como ele em meio a uma sociedade que tinha a mulher como um nada, as colocou no centro do seu reino. Leitura incrível.

Sté 14/05/2022

Lindo, necessário e libertador!
Tão lindo ver que Jesus chegou com o objetivo de tirar o pecado do mundo, mas também libertar as mulheres de uma sociedade que não permitia que elas andassem sozinhas, falasse com os homens em público, se alimentasse na mesma mesa que eles ou até mesmo... Aprendesse da palavra de Deus.

Jesus, foi contra tudo isso e desde sempre se preocupou com as mulheres! E elas muitas vezes enxergaram além até mesmo dos discípulos, demonstraram seu exemplo de fé e amor.

Fiz várias marcações e um dos pontos que mais gostei foi como a autora foi trazendo as historias pra nossa realidade, explicou as passagens de uma maneira bem simples e depois retomava a mesma de uma forma mais detalhada, mas confesso que nos 60% do livro isso acabou que ficou cansativo assim como ela falando várias e várias vezes "trouxe as mulheres para o centro do palco..." quando Jesus ensinava algo através das atitudes delas e a autora queria destacar isso.