Gemina

Gemina Jay Kristoff
Amie Kaufman

Resenhas - Gemina

Nati 29/05/2017

"Patience and Silence had one beautiful daughter. And her name was Vengeance."
Se eu tô no chão depois desse livro? MAGINA, eu estou é MORTA MESMO. O que foi esse final, produção? Como esperar por Obsidian depois de um cliffhanger desses?

Por vários motivos, achei Gemina superior a Illuminae. Se tem uma coisa que esse livro não sofre é da famosa síndrome do segundo livro, que parece aflingir trilogias e séries que começam lá em cima e desapontam no segundo volume. Pois, Gemina consegue não só reunir personagens extremamente carismáticos e fáceis de gostar e torcer (se você não amou o Nik e a Ella, você tem probleminhas), um romance muito gostoso, com os protagonistas com uma química muito boa, muito mais ação, uma trama dinâmica e rápida que não te deixa largar o livro como também mais plot twists que dão tapa na cara que qualquer outro livro ever, além de terminar o livro com um parágrafo que te deixa querendo por as mãos na sequência pra ONTEM.

Nesse segundo volume, vemos a continuação da história do ataque a Kerenza IV pela BeiTech e a saga dos refugiados tentando escapar das garras da corporação e fazer a galáxia conhecer a história deles e punir os responsáveis. Só que, ao invés de continuar seguindo a Kady e o Ezra (que também dão as caras no livro, não se preocupe), a narrativa segue o Nikolas, o sobrinho de um dos mais poderosos mafiosos de Nova Petersburgo e um dos chefes da House of Knaves, e Hanna Donnelly, filha do comandante da estação Heimdall (sim, aquela que a nave com os refugiados, a Hypatia, está tentando alcançar para viajar para o Core), e vai contar o que aconteceu na estação durante o ataque à Kerenza e além, até quando a Hypatia chega finalmente ao seu destino.

Eu simplesmente amei a Hanna, bem mais do que a Kady. Até o momento, ela e Nik são meu casal de protagonistas preferido. Ela não só é forte e inteligente, mas extremamente sarcástica e estrategista, mas tem o coração do tamanho do mundo. Gosto da resiliência dela e como ela decide resolver as coisas com as próprias mãos, às vezes se arriscando pelas pessoas que ela ama. E Nik é um FOFO, apesar de querer aparentar o gangster bad boy durão.

Uma das coisas que mais gosto nas trilogias da Amie Kaufman, independente de com quem ela escreva, é o fato de, apesar de cada livro ter protagonistas diferentes e um cast de personagens novos, tudo se interliga e se relaciona, criando uma trama única, que se ramifica em várias subtramas muito bem escritas. O toque do Jay Kristoff no livro se dá pelo ritmo mais acelerado e ação constante, enquanto a trilogia Starbound é rechada de momentos introspectivos e cheios de emoção entre os personagens, o que ajudava a criar o clima entre os protagonistas. Aqui, isso é feito nos momentos de maior tensão da narrativa, o que permite que a gente tenha cenas carregadas emotivamente, aquele romance que a gente gosta, mas sem quebrar o ritmo do livro.

Não tem como não dar uma constelação inteira para esse livro. Eu simplesmente PRECISO de Obsidian pra ontem, mas só em 2018 *lágrimas*

Mika Busch 25/04/2021

Empolgante!
Leitura que vale muito a pena, que venha o terceiro ! Valeu cada hora dedicada, bem criativo e ágil.

tatakizi 16/02/2018

Gemina
"Paciência e Silêncio tiveram uma linda filha. E seu nome era Vingança."

Gemina é o segundo livro da trilogia The Illuminae Files. A @novo_conceito comprou os direitos do primeiro livro, Illuminae, em 2017 (sem data de lançamento até agora).

Como eu mostrei no stories, essa trilogia se destaca pelo seu formato. A história é contada através de fotos, ilustrações, áudios e compilação de arquivos.

Em Gemina, somos apresentados à novos personagens principais, em outro cenário, mas na mesma situação que as personagens de Illuminae.
Minha primeira impressão, foi de que estava lendo uma história totalmente diferente da de Illuminae. Demorei um pouco para me acostumar, mas assim como no primeiro livro, a leitura foi rápida e quando percebi, havia terminado o livro.

Acompanhar com o audiobook foi uma experiência fantástica. Os efeitos sonoros dão a impressão de que você está assistindo à um filme e gera o dobro de emoções.

Esse foi um dos livros com mais reviravoltas que já li. Muitas coisas acontecem e várias informações são reveladas, formando uma base sólida para os fatos científicos. Eu devo ter repetido a frase: "Mentira!" umas cem vezes. Para mim, Illuminae chamou mais a atenção. Provavelmente, porque tudo era novo e diferente. No entanto, Gemina é fantástico e trouxe avanços extraordinários para a história.

No mês que vem, o terceiro livro será lançado, Obsidio, e posso apostar que o livro será uma junção de Illuminae com Gemina. Ou seja, o que já é incrível, ficará espetacular!

"AIDAN: O universo depende de você... Sem pressão."

site: https://www.instagram.com/p/Be3klS6hoS6/?tagged=resenhatatakizi

Gustavo.Rocha 08/03/2021

Uma boa sequência.
A sequência de Illuminae foi muito aguardada, essa novelona espacial, contada de uma maneira incomum, plantou no leitor a curiosidade de saber o que vinha pela frente.

Se situando logo depois dos eventos de seu antecessor, Gemina nos apresenta a Estação Espacial Heimdall, aqui acompanhamos Hannah e Nik, que têm de se unir após um ataque da BeiTech, a responsável pela tragédia de Karenza.

Gemina demorou mais pra me fisgar, a protagonista é bem chatinha no começo do livro, mas quando Gemina encontra o ritmo de sua história, fica difícil largar o livro.

Com mais mistérios, mais piadas e personagens com arcos muito bons, por mais que sejam clichês, Gemina constitui uma ótima sequência a Illuminae, não dá pra finalizar a leitura sem querer pegar o próximo volume imediatamente.

Manu 11/02/2021

Lollipops por todo o lugar!
Gemina começa pouco tempo após os últimos acontecimentos de Illuminae, desta vez nós teremos uma visão da principal estação espacial, a Heimdall. Os protagonistas desta vez são Hannah Donnelly, filha do comandante , e Nik Malikov, um jovem meliante. Para variar as indústrias BeiTech são novamente os responsáveis por levar um pouco mais de emoção a trama, ah e atenção ao nome Lanina...

Vamos lá, tenho que dizer que eu achei esse livro mais calmo que o primeiro. Tem reviravoltas? Sim, mas eu poderia dividi-lo em duas partes, a primeira que serve pra você conhecer os novos personagens, entender um pouquinho da estação, guardar as peças do quebra-cabeça... já a segunda parte, meus amigos, eu não sei te dizer a partir de qual página ela começa, mas fica impossível largar o livro, simplesmente isso.

Um ponto positivo foi que os autores deram mais camadas aos personagens, a gente sabe mais sobre como eles são, da onde vieram, como chegaram a tal ponto. Agora se por um lado eles aprofundaram, em outro aspecto eu senti falta de ter mais diálogos entres eles. Aqui nesse volume, diferente do outro livro, a gente tem a perspectiva do grupo invasor também.

Sobre o final, eu nem sei muito o que falar, quando eu achava que estava entendendo a situação, acontecia mais uma coisa, daí vinha um surto, recuperação, mais surto, enfim... não foi fácil kkkkk
Estou muito empolgada para partir para o terceiro e descobrir como tudo isso fica ;)

nayanebrito 03/12/2020

Her name was vengeance
《 #SLResenha 》

Gemina / The Illuminae Files #2

"Gemina" começa após o cliffhanger de Illuminae. Nessa sequência, nossos protagonistas estão na estação Heimdall, onde as naves espaciais Alexander e Hypatia tentaram chegar no final do volume anterior. Aqui iremos acompanhar: Hanna, a filha do comandante da estação, com forte habilidade de batalhas e pensamento rápido; Nik, traficante, herdeiro do House of Knives, o típico "bad boy" (vulgo meu crush); Ella, sobrinha de Nik, expert em computação, que os ajudam durante todo o livro.

O foco principal será nesses personagens, o que não me incomodou, mas também não foi espetacular. Eu gostei muito deles e criei carinho, mas não foi tão especial quanto o primeiro. Acho que o desenrolar dos acontecimentos do anterior se deu de forma bem mais trabalhada e imersiva, apesar de que aqui também se deu, mas não na mesma proporção.

❝I cannot help but wonder if his desire to see this place ripped to pieces pales in comparison to his desire to see her again.❞

O livro segue a mesma estrutura do exordial, sendo um compilado de documentos repleto de transcrições de vídeos, áudios e e-mails, o famoso dossiê. Estou rendida por essa série que tem sido só de altos, o que me pegou de surpresa. Quando li o primeiro, não existia pretensão alguma de que a história iria se tornar uma das minhas favoritas.

A interação dos personagens é muito gostosa de acompanhar e você se sente super próximo a eles, torcendo e sofrendo. Kady tem participação especial nesse livro e só me fez sofrer ainda mais, pois quem viveu o final de Illuminae sabe o que aconteceu. Fui ciente que Jay não tem pena de "finalizar" participações, e quem é leitor do gênero sabe que isso faz parte, mas sofremos do mesmo jeito.

💬 Uma ficção científica bem YA e diferentona para conquistar corações. Mais uma vez acompanhei com o audiobook e foi como se estivesse lá com eles o tempo todo.

❝Patience and Silence had one beautiful daughter. And her name was Vengeance.❞

Lena 29/10/2020

Amei!! Mas não mais do que o 1°
Personagens fantásticos!!! Fiquei chocada com o quanto eu me apeguei a eles.... 0_o MAAAAAAAS o Aidan ainda é meu preferido da trilogia até agora. Nada supera essa AI gente, nada!! Eu poderia ler as questões filosóficas dele por horas e horas. É, sou esse tipo de questionadora da vida também, me identifico com a curiosidade dele. (AMO)

Não dei 5 estrelinhas porque peguei várias soluções convenientes, que não me convenceram pelo menos, e isso me tirou um pouco da narrativa.

O plot em geral é ÉPICO e eu adoreiii. Conforme eu andava pelo livro consegui ver o rolê relacionado ao nome do livro no final vindo, MANS foi ainda muito legal ver ele se desenrolar. Sei que ninguém que leu o livro vai acreditar em mim, mas quando aquela última virada aconteceu, CONFESSO QUE ADIVINHEI ANTES!! Porque minha gente, se o final fosse aquele, desculpa mas não teria NADA A VER com o personagem da ação. NADA. Quando minhas suspeitas se concretizaram dei ALELUIA, se não ia me ver dando 3 estrelas e ficando brava.

Emocionante, engraçado e interessante, esse segundo volume não desaponta e eu com certeza vou pegar o terceiro em breve!

Thayná 10/08/2019

GENIAL

Sarah | @only_a_snowflake 09/08/2019

"So good luck, Hanna Donnelly. The universe itself depends on you... No pressure." | Booktalk SEM spoilers
Senhoras e senhores, que livro foi esse? MINDBLOWING TOTAL. Terroristas, aliens (?), buracos de minhoca são só o começo do que nos aguarda em Gemina. Dessa vez, o destino da própria existência do universo acaba caindo nas mãos da Hanna, filha do Capitão da Jump Station Heimdall, e Nik, parte de uma família da máfia/traficantes e de passado obscuro. Diferente de Illuminae, em Gemina nós já sabemos o que vai acontecer, só nos resta ler a desgraça acontecendo durante a leitura.

- Hanna: No começo ela parecia mimada, birrenta até. Porém ela nos mostra sua verdadeira personalidade quando um grande peso acaba caindo em suas costas. Hanna se torna uma personagem forte, guerreira, determinada, quase uma Kady 2. Gosto muito dela, mas ainda prefiro a Kady.

- Nik: Vamos ser sinceros? Nik é um fofo. Ele tem um backstory bem cruel, que o torna sombrio às vezes, mas ele continua sendo uma pessoa muito sensível. Talvez um pouco instável? Talvez.

- Ella: Abram alas para a melhor personagem de Gemina! Ella é incrível em todos os sentidos possíveis, e tenho certeza que ela e Kady nasceram para serem melhores amigas forever. Troféu personagem do ano é dela, sem dúvidas.

Como eu disse, só tem uma palavra para resumir Gemina: MINDBLOWING. Do início até a metade do livro, confesso que foi tudo muito previsível. Mas depois da metade... MEU AMIGO... acho que meu cérebro fritou um pouco. Fui feita de trouxa mais uma vez, mas já estou até me acostumando.

"I see it in her eyes when she looks at him. The way she clutches his hand, like driftwood in a drowning sea. The only solid thing left in all her worlds."

BGM: "Mars" (Sleeping at Last)
//Our backs against the wall,
We're surrounded and afraid.
Our lives now in the hands
Of the soldiers taking aim.
Our questions ricochet
Like broken satellites:
How our bodies, born to heal,
Become so prone to die?//

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/10/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Gemina é a continuação de Illuminae. Diferente do livro anterior, a história aqui se passa na estação Heimdall, alguns momentos antes da nave Hypatia, com os sobreviventes do ataque a Kerenza IV, chegar no local.

Visando uma queima de arquivos, a super corporação do mal BeiTech - liderada por Leanne Frosbisher - contrata um grupo de mercenários de elite para a missão de exterminar qualquer pessoa que saiba sobre o ataque ordenado pela corporação. Logo, eles também vão em direção para Heimdall.

Enquanto na estação, Hanna Donnelly, Niklas Malikov e todos os residentes se preparam para o Dia da Terra, sem saber que o perigo se aproxima da estação. Porém, o que nem os residentes de Heimdall e nem o esquadrão imagina é que tem um perigo nascendo dentro da estação.

De início, Hanna pode parecer mais uma filha mimada e sem muita ambição na vida. Hanna é bastante mimada pelo seu pai, mas ela também tem suas inseguranças e medos, juntamente com um grande coração. Porém não pense que ela faz o tipo de donzela indefesa; Hanna é treinada em várias artes marciais e defesa pessoal, super estrategista e inteligente. Isso se deve ao fato que o tempo pai e filha era dedicado a jogos de ação, estratégia e militar. Quando o grupo de mercenários contratados pela BeiTech aterrissa em Heimdall, ela faz tudo menos fugir e dá muito trabalho, disposta a não se render facilmente.

“[...]Você pode ter apenas um tiro. Então atire. Você sabe quem disse isso?
O rifle bate no chão sangrento.
"Hanna FUCKING Donnelly. Foi ela."

Nik é aquele tipo de personagem com todo ar de charme e comentários espirituosos, quase sempre passando uma cantada, mas por baixo de todo esse bravado, há um cara aterrorizado pelo seu passado. Nik não pediu para nascer em uma família de mafiosos e, à medida que vamos o conhecendo, percebemos que sua personalidade e pensamentos são de uma pessoa que quer distância do negócio da família.

“Paciência e Silêncio tiveram uma linda filha. E o nome dela era Vingança.”

Uma personagem que se destaca muito é Ella Malikova, prima de Nik. Por conta de uma doença, Ella vive com aparelhos que a ajudam a respirar e afins, porém não pense também que ela é indefesa. Ela não pode se defender com o corpo, mas ela faz isso brilhantemente com a mente. Assim como Kady, Ella é uma ótima hacker e se Nik e Hanna sobreviveram o tempo que sobreviveram, tudo foi graças a Ella. A relação entre ela e Nik é muito fofa e maravilhosa. É uma relação bem fraternal e, apesar de Ella adorar encher o saco de Nik, ambos são melhores amigos.

“Os traços de preocupação, tristeza, medo, todos eles se suavizaram enquanto ela entra no código, na rede, no mundo em que ela não precisa de um par de pernas para correr. Ela solta suas defesas, o deus da aranha em suas costas vomitando um milhão de lacaios reluzentes em suas paredes de dados, defendendo a camada de sua dona com espadas e escudos de uns e zeros.”

As interações entre Hanna e Nik são engraçados e divertidos. Desde o início, Nik não esconde seu interesse por Hanna, sempre dando em cima dela quando pode. Não fica uma coisa forçada; é até engraçado vê-la dando os fora nele. Mas é quando a situação em Heimdall fica feia é que os dois se aproximam e começam realmente a conhecer um ao outro.

Eu achei o ritmo aqui bem mais dinâmico e rápido que em Illuminae. A ação já começa um pouco antes da metade do livro, com a chegada do esquadrão de mercenários contratado pela BeiTech, com a responsabilidade de dar cabo de todo mundo na estação Heimdall e assim queimar todas as pontas soltas do ataque a Kerenza. Mas o plano não sai bem como previsto.

Assim como Illuminae, também acompanhei esse com o audiobook. Os efeitos sonoros são maravilhosos, principalmente em uma cena em que os mercenários invadem a sala de comando. Eu me senti dentro de um videogame da vida. Melhor ainda é o fato que um vírus faz com a música ambiente da Heimdall seja um pop farofa bem grudento. Então, quando a gente menos espera, ele começa a tocar na história e realmente é bem grudento, mas bacaninha.

Visto que Gemina se dá algumas horas antes da nave Hypatia conseguir alcançá-la, nossos sobreviventes de Illuminae demoram a dar as caras. Aqui é a verdadeira definição de “se juntas já causam, imagina juntas”. Se Hanna e Nik já estavam atrapalhando os planos da BeiTech, com a ajuda de Kady, Ezra e AIDAN, é quase uma injustiça com os mercenários remanescentes. Faltando umas 100 páginas para o final, que os personagem de Illuminae aparecem, fazendo as histórias se interligarem, criando o clímax para o desfecho em Obsidio.

Gemina é aquele livro de transição na série, ao mesmo tempo que insere novos elementos, personagens, nos deixando ávidos para a conclusão. Tudo isso sem cair na maldição do segundo livro.

* Traduções feitas por mim

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2018/10/resenha-323-gemina.html

Mye-chan 20/06/2018

"What do you believe?"
Após terminar Illuminae fiquei com altas expectativas em relação a Gemina, principalmente depois de como as coisas terminam no primeiro livro. No entanto, meu maior receio - e o que provavelmente colaborou para o começo da leitura se tornar um pouco mais devagar - era que em Gemina o foco da história passaria para outros personagens. Meus amados protagonistas Kady e Ezra dariam lugar a outros desconhecidos que eu teria que conhecer e me afeiçoar (ou não) aos poucos. E a primeira impressão deles não foi das melhores: Hanna Donnely parecia uma garota fútil e mimada que gostava de dar festinhas com uso de substâncias ilegais e Nik Malikov era um traficante de drogas pertencente a uma notória família mafiosa. Além disso, tínhamos um triângulo amoroso aqui, uma situação que eu geralmente desgosto muito. Mas aos poucos eles foram me conquistando; afinal, nada como uma situação de vida ou morte para trazer o melhor (e o pior) das pessoas. Hanna acaba se mostrando uma garota forte, inteligente e determinada, com uma mente bastante estrategista. E Nik no fundo tem um coração bom e alguns fantasmas que ele carrega do passado, um passado que ele não tem como apagar. Outros personagens secundários também roubam a cena como a prima de Nik, Ella Malikova, e o pai da Kady, Isaac Grant.

O plano de fundo desta continuação é a Estação Espacial Heimdall controlada pela WUC, onde o pai da Kady trabalha e que é responsável pelas comunicações entre o sistema Kerenza e o restante do universo, além, é claro, do controle do portal espacial para aquela área remota onde Kerenza está localizada. O livro inicia com a transcrição de um julgamento no presente, cerca de 8 meses após o término de Illuminae, onde a BeiTech está sentada no banco dos réus. A partir daí voltamos um pouco no tempo para entender como tudo começou a desmoronar em Heimdall e logo de cara entendemos o porquê dos pedidos de ajuda tanto de Kerenza quanto da Alexander nunca obtiverem respostas. Mas a trama começa a narrar do momento que a Hypatia está a poucos dias de alcançar a estação espacial que, até este momento, não fazia ideia do que acontecera em Kerenza, muito menos do perigo que eles estavam prestes a enfrentar. A BeiTech enviara uma equipe de "auditores" para abrir passagem para uma nave sem tripulantes atravessar o portal e liquidar todo e qualquer sobrevivente da Hypatia e de Kerenza, além de eliminar todas as testemunhas de Heimdall. A partir daí a ação não pára mais.

Como em Illuminae, a trama é recheada de revelações e reviravoltas, muita ação, mortes, traições, um pouco de romance e uma boa dose de humor também. Vemos pequenos problemas fugindo de controle e virando grandes complicações, nos deixando agoniados e em expectativa. Kady, AIDAN e cia voltam a aparecer lá pela parte final do livro e é quando a Hypatia entra em contato com os protagonistas de Gemina que as coisas começam a seguir um rumo totalmente insano, de dar bug no cérebro. E é muito legal ver essas duas histórias se encontrando.

E, claro, como no livro anterior, encontramos diversas homenagens em formato de Easter Eggs durante a leitura. Na página 68, por exemplo, temos uma citação a uma famosa frase do livro Orgulho & Preconceito de Jane Austen. Na página 328, aparecem os nomes dos autores Kami Garcia (Dezesseis Luas), Veronica Rossi (Trilogia Never Sky), Leigh Bardugo (Trilogia Grisha), Victoria Aveyard (A Rainha Vermelha) e Scott Westerfeld (Feios). Aliás, talvez por um pequeno deslize, a autora Leigh Bardugo "morre" duas vezes nesta saga: primeiro em Illuminae e depois aqui. E desta vez temos uma participação super especial da Marie Lu (autora da trilogia Legend e Jovens de Elite), que foi a responsável pelas ilustrações do journal da Hanna.

Concluindo, esta foi uma ótima leitura que trouxe diversas emoções que eu já havia sentido em Illuminae, e outras totalmente novas. Illuminae ainda é o meu livro favorito pois amo Kady e Ezra demais, mas mesmo assim esta é uma ótima continuação e não sofre da famosa "síndrome do segundo livro". Talvez o que tire um pouco o brilho de Gemina de modo que ele não supere Illuminae também seja porque os autores utilizam uma certa "fórmula", que quando vimos pela primeira vez deu super certo, mas quando repetida te deixa um pouco mais atento e na expectativa de um plot twist. E assim como em Illuminae, Gemina termina com algumas questões em aberto que te deixam ansiosos pelo que vem a seguir.