Felicidade

Felicidade Bent Greve

Resenhas - Felicidade

oviajantedasestrelas 28/06/2022

Resenha do livro 'Felicidade', de Bent Greve
O homem tem direito à felicidade - esse já foi o "lema emancipatório" do Iluminismo. No século 20, no entanto - segundo o diagnóstico do filósofo francês Pascal Bruckner - a promessa se transformou em um comando: "Seja feliz!".

A felicidade é uma emoção muito forte e positiva associada a um estado completo e duradouro de contentamento intenso. Esta e outras declarações semelhantes são feitas em várias obras de referência sobre o tema, como é o caso da obra de Bent Greve, professor de ciências na Universidade de Roskilde. Como a questão do que nos coloca nesse estado deve ser respondida de forma muito subjetiva, a felicidade também pode ser descrita como "bem-estar subjetivo".

Podemos experimentar a felicidade em um período de tempo mais curto, por exemplo, com uma refeição deliciosa, uma ótima noite com amigos, um encontro bem-sucedido... Claro, uma condição de longo prazo também é buscada, por exemplo, através da saúde física, preocupações financeiras, uma parceria/vida familiar intacta e outras coisas do gênero.

"A felicidade nada mais é do que a corajosa vontade de viver aceitando as condições da vida", o escritor francês Maurice Barrès (1862 - 1923) definiu certa vez o termo "felicidade". No Butão, conhecido como o ?último paraíso da Terra", a felicidade chegou a ser o objetivo mais importante do Estado. O governo butanês implementou o que podemos chamar de Felicidade Interna Bruta (Gross National Happiness), um índice que basicamente tem como objetivo analisar o impacto das ações governamentais na felicidade ou no bem-estar da sua população.

A felicidade é autossuficiente, pois não é escolhida em função de nenhum outro bem. Ela própria é o maior bem. No entanto, pode haver uma má interpretação desta disposição dada. A felicidade é vista como autossuficiente. Mas Aristóteles já reconhecia nos tempos antigos que a felicidade está ancorada na sociedade, família, amigos e por último, mas não menos importante, no estado.

Em sua obra, Bent Greve percorre os caminhos sinuosos da felicidade na sociedade contemporânea. Esse livro extraordinário traz um vasto estudo que permite compreender como as relações interpessoais, mais do que dinheiro ou fama, podem tornar-nos mais felizes. Esses vínculos protegem-nos das dificuldades da vida, neutralizam o declínio mental e físico e são os melhores preditores de vidas longas.