Foucault

Foucault Paul Strathen

Resenhas - Foucault em 90 Minutos

Carlos.Junior 05/01/2024

8/10
??Foucault em 90 minutos ?? escrito por Paul Strathern faz parte da coletânea ??90 minutos?? do qual o autor resume a vida, historia e obra de pensadores, filósofos e cientistas em uma leitura que, no planejamento, teria o tempo de 90 minutos. É um ótimo agregado para uma coleção sobre um determinado autor e pode ser usado como fonte de pesquisa devido ao trabalho biográfico impecável de Strathern. O livro funciona também como uma introdução ao Pensador que ele aborda, lhe dando ideias e paramentos dos quis este concordava em vida.
Gostei do molde do livro, pretendo ler mais da série. Achei bacana saber que Foucalt era gay e participava de passeatas e movimentos que incluíam a diversidade de pessoas nas universidades e nos centros acadêmicos franceses. Minha perspectiva sobre sua pesquisa relacionado a criação, uso, dissipação e controle do Poder se reformou em minha análise. Recomendo a leitura.

Titi 22/04/2023

Finalmente algo "bom"
O autor após cometer tantos erros ao falar sobre os outros filósofos, conseguiu escrever uma obra que por mais que seja uma "biografia" é relativamente """boa""" (digo relativamente, porque a obra em si é ruim, mas comparado com seus outros escritos, é até que aceitável)

Karina Paidosz 22/07/2022

Esse livro me fez querer ler muito mais do que já vinha lendo.

Todas as vertentes que a filosofia traz é uma delícia.

Saí desses 90 minutos com uma lista imensa de novas cidades, países, livros e cultura em geral.

Fabianne 21/05/2022

Um Filósofo fora da caixinha
A primeira vez que escutei algo sobre Michael Foucault foi em uma aula de análise do discurso, onde entrei em contato com alguns fatos da sua vida. Libriano nascido dia 15 de outubro de 1926, gostava de Nietzsche, Heidegger e Marx. Não teve uma vida fácil, tentou suicido algumas vezes e foi internado outras para fazer tratamentos. Mas eu não fazia ideia sobre qual era o problema que tirava lhe a paz. Foi um choque, quase uma dor saber o que era. Atualmente isso não é considerado mais um distúrbio, mas ainda leva muita gente ao suicídio. Essa biografia te fará ter vontade de ler todas as suas obras.

Talita.Lobo 03/09/2021

Curiosidades e contexto
A coleção dos 90 minutos se propõem a analisar vida, obra e pensamento de vários teóricos e filósofos. Não penso que ela se propõe a ser um ?manual de filosofia?. E se assim o é, acho que cumpre bem a proposta de apresentar uma ?personalidade?, mostrar seu contexto histórico e pessoal, analisar sua biografia, encaixar no espaço-tempo suas principais propostas e conceitos e explicá-los minimamente. Com minimamente quero deixar entendido uma ideia de suficientemente.
Não é um super aprofundamento nos conceitos e nas ideias filosóficas, mas é uma boa base para começar a conhecer e criar curiosidade.
No caso específico sobre Foucault eu achei muito interessante. Eu já conhecia os conceitos básicos de saber/poder, microfísica do poder, biopoder e sobre a história da loucura. Mas conhecer sua vida, o contexto que passou, o ?cenário? me fez compreender outras conexões, dar sentido a algumas ideias.
No fim das contas o saldo foi bem positivo.

Heros Pena 31/01/2021

História, biografia e filosofia
Uma coleção muito boa que proporciona um breve conhecimento da vida e da obra de vários filósofos cabendo, a meu ver, ao leitor se aprofundar no estudo daqueles que mais lhe dispertaram o interesse, no meu caso Foucault foi um deles.

Nunca aceitei bem esse conceito de loucura, sempre achei que cada um pode ser feliz do jeito que bem entender pois, como, imagino, diriaFoucault, esse negócio de loucura (des-razão) é coisa que os donos do poder criaram pra justificar essa razão torta que eles inventaram.

Blue 13/09/2020

Resenha
A maneira que o autor escreve é cativante! Um livro incrível para começar os estudos sobre a vida e obras de Foucault.

Ana Caroline 14/09/2018

Um livro que fica mais em contar a vida de Focault, mas faz um resumo bem simples de algumas de suas obras. Vale a leitura por ser um livro bem curto.

Clarinha 15/08/2017

O livro foi muito interessante, já tinha lido Vigiar e Punir e gostei muito da escrita do Foucault, ele é bem claro na escrita e isso me atraiu bastante, decidi ler outro livro dele, mas antes resolvi ler esse livro introdutório e eu particularmente, concordo com o amigo que comentou aí abaixo quando disse que achava que o livro poderia ser um livro neutro. Acho que no final eles poderiam falar um pouco mais sobre a morte dele, fora isso gostei, foi uma leitura rápida e proveitosa.

Amanda 20/05/2017

Achei bonzinho o livro. Me chamou a atenção a relação que é feita entre a noção de "episteme" de Foucault com a noção de "paradigma" de Thomas Kuhn.

Adriana Scarpin 13/08/2015

Aparentementemente seria um bom caminho introdutório a Foucault, pinçando aspectos da vida e obra do mesmo, mas o tom moralista quanto às práticas sexuais de Foucault é completamente intolerável, chegando a chamá-las de anormais, o comentário rasteiro sobre a constituição dos volumes da História da Sexualidade tampouco ajuda.

Gildo 15/07/2015

O essencial, com o gosto de mais
Essa série, 90 minutos, parece ser coisa boa.

Rasa, bem verdade, em explorar filósofos complexos, como Foucault. Mas o resumo tem lá seus méritos. Ao biografar com pinceladas de Van Gogh a vida de Michael Foucault, o livro consegue nos dar uma dimensão de seu pensamento.

As ideias centrais de sua filosofia, como a 'des-razão' (em que a loucura é separada da razão - incluindo aí a internação dos chamados loucos); o conceito de episteme (estrutura do pensamento que simboliza o o pensamento de uma determinada época); as noções de 'verdade', que se alteram nos saberes, de acordo com suas épocas; e as relações do poder. Sobre este último tema, diz "A história que nos conduz e nos determina tem mais a forma de uma guerra do que de uma linguagem: relações de poder, não relações de sentido. A história não tem 'sentido' algum, no entanto isso não quer dizer que seja absurda ou incoerente."

O livro também retrata a homossexualidade de Foucault, seu fascínio pelo sadomasoquismo e as implicações que esse gosto pode ter exercido em seu pensamento.

Tarik 26/09/2014

Facilita a leitura das obras do autor
Nos apresenta a visão de mundo do filósofo, facilitando a leitura posterior de suas obras. Vale a pena pra quem deseja entender a mente, a época e as referências que Foucault utiliza para construir seu pensamento. O autor do livro não se limita à descrição, mas faz várias críticas ao pensamento do filósofo.

Inlectus 03/07/2012

Indicado.

Leitura elucidativa, da mente de um filósofo.