Nilue

Nilue Thais Lopes

Resenhas - Nilue

hey_fireheart 10/07/2022

Nilue
Eu não sei nem como começar isso daqui de tanto que eu to abubleblé das ideia com os surtos que tive lendo esse livro.

Fazia MUITO tempo que eu não lia uma fantasia tão boa assim e que me prendia por horas. A escrita da Thais é maravilhosa, extremamente fluída e mesmo com a história sendo grandinha, eu li o livro inteiro sem me cansar nem um segundo! Tenho que deixar registrado aqui que é muito difícil que eu consiga ter essa conexão com a leitura e com a história quando ela é muito grande e, principalmente, quando ela é escrita em primeira pessoa. Eu sou meio chatinha pra essas coisas, então primeira pessoa pra mim se for pra ter, tem que ser bem escrita e a Thais entregou TUDO!!!

Achei incrível a forma como ela conseguiu passar todos os sentimentos e conflitos da Tamisa a medida em que a leitura vai avançando, você vai descobrindo as coisas com ela, e vendo ela lidando com isso tudo. Essa história trouxe aquela coisa que falta em muitos livros de que as pessoas tem defeitos, e os personagens de livros também! Odeio histórias onde todo mundo é perfeito e a protagonista vence tudo com uma coisa completamente ilusória.

A conexão que tive com o enredo e com os personagens foi maravilhosa, havia momentos em que eu me sentia realmente parte da história e só minhas amigas sabem os surtos que eu tive e compartilhei com elas através de muitos e muitos áudios.

Outro ponto muito positivo é o fato do livro ser único e a forma como a Thais conseguiu desenvolver um universo inteiro em um livro só, enquanto vários autores levam livros e livros inteiros e não passam nem metade do que ela passou. Isso pra mim é uma coisa que me agrada bastante porque eu ODEIO enrolação e Nilue entrega completamente o contrário disso. O tempo todo a gente ta descobrindo coisas novas junto da Tamisa e vendo ela lidar com os problemas que aparecem um atrás do outro.

O romance também é maravilhoso. Faz você ter aqueles conflitos internos certas horas onde você não sabe se apoia ou não, mas no final sempre acaba morrendo de amores querendo que eles se casem, tenham muitos filhos e vivam felizes para sempre. ???

Eu realmente não consigo enxergar nenhum ponto negativo no momento, então nem vou entrar nesse tópico.

Esse livro com certeza virou um cinco estrelas, favoritado, que eu vou panfletar pra Deus e o mundo porque eu amei demais!!!
.emii ;) 10/07/2022minha estante
amei amei ???

hey_fireheart 09/02/2023minha estante
@Luana tem mas é bem pouco, se eu n me engano é uma ou duas cenas no máximo e não é explícito

LuaTeresa 09/02/2023minha estante
Ok. Obrigada

Cindy 26/09/2018

Ótimo livro de Fantasia YA
Não costumo ler nada de autoras brasileiras atuais, mas abri uma exceção para esse livro após ler "Sentinela" (uma Sci-Fi da mesma autora) e não me arrependo. A história se passa em um continente imaginário, outrora habitado por deuses e pessoas dotadas de magia, o qual, após uma guerra, foi unificado sob o punho de ferro de um Rei tirano, que destruiu quaisquer ameaças ao seu poder. O Rei vive em uma cidade fortificada (Delarna), cercada por uma muralha mágica que impede que as sombras mortíferas da cidade vizinha (Nilue) se aproximem. Nilue é uma cidade pobre, uma espécie de favela, para onde fugiram pessoas perseguidas pelo rei, ex-escravos e ladrões. Em uma época antiga, Nilue foi uma cidade grande, célebre por sua biblioteca de magia e pelos magos seguidores da deusa Aven que a governavam. Estes magos criaram as Sombras como uma arma mortífera, a partir do sacrifício de vidas humanas. Entretanto, com o passar do tempo, as Sombras acabaram fugindo do controle, consumiram os magos e destruíram a cidade, deixando somente ruínas. A partir daí, as Sombras passaram a cobrir Nilue com uma névoa negra e a consumir vidas humanas periodicamente, principalmente durante a noite, como uma espécie de alimento. O poder em Nilue é dividido entre as gangues de ladrões, especialmente as de Luka e Ellwyn, e algumas bruxas, entre as quais se destaca Kihamari.

Tamisa é uma jovem de 24 anos que teve sua vida destruída na infância, quando o rei invadiu sua aldeia no Norte do continente, matou sua avó e capturou a ela e sua mãe, enviando-as para serem escravizadas nas casas de prazer. Quando ela tinha 14 anos houve um grande terremoto que possibilitou sua fuga da escravidão para viver em Nilue. Desde o início ela foi poupada pelas Sombras, que, misteriosamente, se ligaram à ela e passaram a protegê-la, ajudá-la e transportá-la através de Nilue ou para as muralhas de Delarna, onde ela praticava pequenos furtos para sobreviver. Por esse motivo ela ficou conhecida como a Caminhante das Sombras. Ela vive em uma casa com sua família adotiva: o ladrão Cormal e a curandeira Asselya. Inicialmente ela apenas luta como pode pela sua sobrevivência, se recusando a se importar com os problemas da cidade e seus habitantes ou a "bater de frente" com o rei. Entretanto, uma série de acontecimentos - que têm início quando ela comete um furto no palácio real - acaba por levá-la a mudar de atitude e a se envolver com a luta pela libertação de Nilue. A partir desse momento de ruptura, ela passa a ser auxiliada pelas gangues, por sua família adotiva e especialmente por Selir e Vokrin.

Selir é um personagem um tanto misterioso, aprendiz de bruxo que trabalha com Kihamari, e que veio para Nilue com a intenção de se vingar do Rei, por causa da destruição de sua cidade natal. Outro personagem ambíguo e envolto em mistério é Vokrin, que surge do nada em um momento de crise para ajudar Tamisa e protegê-la.

A escrita da autora é bastante fluida, agradável e se desenvolve em uma narrativa ágil e que consegue prender o interesse do leitor desde as primeiras páginas. Só acho que faltou uma revisão, pois o texto apresenta muitos erros de digitação, além do fato do emprego errôneo de "quê" em vez de "que" na maioria das vezes. Todavia, uma coisa me irritou muito - e tem acontecido em vários livros de fantasia YA: a mocinha, de repente, se transformou numa idiota, covarde, fraca, alienada, burra e totalmente apática. E, como sempre, as justificativas para tal mudança não me convenceram nem um pouco. Eu simplesmente fico revoltada com autores que destroem toda a caracterização da mocinha e tudo que fazia o leitor gostar dela, sem mais nem menos, somente no intuito de provocar uma reviravolta na trama. Isso aconteceu no livro 2 da trilogia Rebelde do Deserto, no livro 3 da série Rainha Vermelha (e me fez abandonar a série de tanto ódio que passei) e na série Trono de Vidro. Mesmo tendo em vista o que aconteceu - faltando pouco mais de 100 páginas para o fim do livro - e levando em conta os sentimentos dela com relação a isso, nada justifica as atitudes totalmente insanas e estúpidas da mocinha a partir dali. Também achei totalmente incoerente a disposição dela em curtir futilidades e se alienar, em um momento crucial da trama, enquanto seus amigos arriscavam suas vidas e inocentes morriam diariamente. Felizmente, o momento de imbecilidade e fraqueza da mocinha não durou muito e ela se recuperou a tempo de garantir um desfecho coerente e épico para o livro, com tudo o que a gente espera de um livro de fantasia.
Clara S. 26/09/2018minha estante
Obrigado pela opinião. Ainda mais de autora brasileira ...
Também sou da opinião que é muito chato ver essa tendência de "... a mocinha, de repente, se transformou numa idiota, covarde, fraca, alienada, burra e totalmente apática..." como forma patética de aumentar o "suspense".
Eu também abandono a leitura com esse tipo de "sabotagem da heroína" ou é ou nunca foi valente e de opinião. Vacilar é permitido, mas não emburrecer o personagem.

Fred 24/10/2018minha estante
Esse livro é muito bacana mesmo. Fico feliz de ver uma autora brasileira escrevendo uma fantasia que não deixa nada a dever aos autores internacionais.

fagnandinha 21/05/2020minha estante
Amei a resenha. Já estou colocando o livro na minha lista ?

dudinha 08/02/2023minha estante
Faz um tempinho que li, mas creio que não, o romance é bem superficial

LuaTeresa 08/02/2023minha estante
Entendi. Obrigada

Stephanny.Manini 30/09/2020

Simplesmente muito bom
Eu me surpreendi com a velocidade que li esse livro, adorei a escrita da Thais Lopes e amei esse livro! É de uma imaginação espetacular! Quando pensa que tinha entendido o livro vem um acontecimento que faz pensar COMO ASSIM PRODUÇÃO? mas que era essencial para o livro.
Andressa 29/01/2021minha estante
Vc tem ele em pdf? Por favor

Stephanny.Manini 01/02/2021minha estante
ele esta disponível no Kindle Unlimited na amazon

Rai 01/02/2017

Desafio - Resenhas Nacionais 2017 (#6) - O DARK CRUSH
Se em algum momento eu discuti literatura nacional com você, é certeza que eu devo ter comentado sobre a Thais Lopes e muito provável que eu também tenha recomendado algum livro dela. ENTÃO, VEM COMIGO QUE HOJE É DIA DE DIVULGAR E ENALTECER!

Nilue é um livro que foi postado na íntegra no wattpad, e ganhou alguns extras e ilustrações LINDAS DE MORRER do Felipe Colombari quando foi pra versão na Amazon (sério, eu babo na ilustração 2 até hoje, inclusive na versão não finalizada dela) agora em dezembro.

Para os que não acompanham meus surtos e/ou nunca recomendei esse livro, aqui vai um pequeno resuminho sem spoilers críticos: Durante um terremoto, Tamisa, uma escrava das casas de prazer, consegue fugir em meio ao caos e encontra refúgio em Nilue, a cidade das sombras. Ela não esperava ser bem recebida. Não esperava sobreviver. Na verdade, ela não esperava nada. Então, foi uma surpresa para todos quando as sombras a acolheram e a transformaram na Caminhante das Sombras. Impulsionada por lendas antigas e um instinto que a dizia que era a coisa certa a se fazer, Tamisa rouba alguns artefatos que o Rei mantinha escondidos (my preciooooous) e atrai a fúria do monarca (e consequentemente destruição) para a cidade que aprendera a chamar de lar. Pega no meio da guerra, Tamisa é forçada a enfrentar algumas questões de seu passado enquanto tenta evitar que tudo e todos que ela conhece e ama ardam em chamas.

"A benção de Aven para você que escuta esta história."

Agora que estamos todos abençoados, vamos à minha opinião sobre o livro.

Primeiramente: O QUE FOI ESSE LIVRO, PELO AMOR DE DEUS? Parece que quanto mais eu surto com um livro, mais difícil é escrever algo coerente sobre ele depois. Tudo que você quer é berrar em capslock sobre cada capítulo, cada cena, cada personagem... SOBRE ABSOLUTAMENTE TUDO. Até crossover com cenas de outros livros. Mas vou tentar me orientar pelas resenhas anteriores e falar um pouquinho do que achei de cada personagem antes de resumir.

Tamisa foi uma que me cativou no começo e especialmente no fim. A garota quebrada, com um passado cruel, mas que aprendeu a lidar com isso e continua (sobre)vivendo. Mais pro meio, eu me irritei um pouco com as repetições de argumentos mentais dela como, por exemplo, as mil vezes que ela explicou que as sombras a acolheram porque ela estava vazia (eu contei pelo menos três vezes a MESMA FRASE durante as explicações), e a lerdeza dela em aceitar a natureza do Vokrin ou descobrir os segredos do Rei. Mas no final, não tem como não amar a garota. A evolução dela é sensacional. Ver ela virando a esperança de toda uma cidade, a heroína e também lembrando sobre coisas do seu passado que estavam na hora de serem lembradas, a relação dela com as sombras... Eu poderia até relacionar com a Katniss se transformando no Tordo, mas eu prefiro a Tamisa e não quero descer ela no patamar de personagens pra fazer essa comparação.

E às vezes... Às vezes a escuridão é o que vai manter os monstros à distância."

O Vokrin... AI MEU DEUS. O VOKRIN. Quando Thais me mandou uma prévia da ilustração dele, eu SENTI NO FUNDO DA MINHA ALMA (que ele pode consumir, se quiser) que tinha um novo crush. Eu não sabia nada sobre ele, nem mesmo o seu nome, na época, MAS O SURTO ACONTECEU MESMO ASSIM. ESSE HOMEM É MARAVILHOSO, MEU DEUS DO CÉU. Ele definitivamente leva o selo de "que homão da porra" e muito provavelmente está no top5 crushs do ano. Quando ele sorri, ou diz algo fofinho, meu coração para um pouco e perde o ritmo das batidas. TODAS AS CENAS que ele aparece são maravilhosas: seja lutando, cuidando da Tamisa, expondo seus feelings ou simplesmente existindo. Vou guardar esse crush pra sempre no coração (E O CAPÍTULO 14 TAMBÉM) s2

"Alguns poderes deveriam ser abandonados e esquecidos. Não importa qual seja sua intenção, eles vão te corromper, tomar sua vontade e sua vida."

E aqui temos Kihamari e Erain. Kihamari é uma nascida-bruxa que mora no Nilue e uma das ameaças ao povo dessa cidade. Tudo que ela mais quer é controlar as sombras, custe o que custar, e uma vez que essas sombras são o Vokrin, vocês imaginam o meu desgosto com essa mulher, né? Mas eu gostei do desenvolvimento dela, em como a sede por poder tornou alguém neutro (não vou dizer que ela era uma mocinha, porque seria forçar demais a barra) em um dos vilões da trama, e mesmo depois disso ninguém conseguia odiá-la completamente. O que não foi o caso de Erain, o Rei, que desde o início se mostrou um filho da mãe de marca maior. E logo do pior tipo: aquele que quando você se vê cara a cara, se mostra uma boa pessoa, te trata bem, faz joguinhos mentais sutis para tentar te controlar, antes de mostrar sua verdadeira face e partir pro ataque. Eu amei também a dualidade Sol/Trevas, Erain/Aven, os dois amantes e toda a referência às lendas e criação do mundo e coisa e tal (até li recentemente algo parecido, com Dia/Noite e Sol/Lua). s2

"O passado pode ser esquecido, mas jamais pode ser apagado. E as memórias carregam seu próprio poder, uma força com raízes tão profundas que nunca serão desenterradas."

Agora que eu já externalizei parte da minha empolgação com alguns personagens, vamos comentar um outro ponto importante que eu comecei a valorizar mais depois de ser influenciada pela chatice literária da autora: a construção de mundo. Chega a ser impressionante como as coisas se encaixam no final das contas. As lendas dos deuses, as guerras do passado, a formação da sociedade como um todo, os reinos esquecidos e os mais diversos povos.

UM SURTO ESPECIAL AQUI PARA OS SIKRANS, que carinhosamente apelidei de avatares hipsters, e quem desejo conhecer um pouco mais nas próximas histórias (olha que poster mental lindo: Kernos de um lado, Ellwyn no meio, e Darius do outro. Se ela não matasse os dois antes mesmo da foto ser batida, ia ser uma recordação bem colorida para se guardar rs). Os Naaren também é outro povo que me deixou na curiosidade eterna por mais. Espero encontrar a Dama Carisa de novo algum dia. Amei aquela velha s2

E falando em encontrar no futuro, temos aqui também o Selir, o feiticeiro que me fez ficar com um pé atrás e não confiar nele em momento algum, nem mesmo depois dele ajudar diversas vezes a Tamisa e os moradores do Nilue e provar o seu valor. Não vejo ele como um dos mocinhos. Pra mim, ele está na iminência de se tornar um dos corrompidos pela sede de poder (mas por enquanto é só surto de leitora treteira mesmo). O fato dele ter fugido com os livros, mesmo que por uma boa causa, só fez aumentar mais a minha suspeita.

"As lendas nascem quando a verdade é demais para a crença.

EU. SIMPLESMENTE. AMEI. ESSE. LIVRO.
EU. PRECISO. DELE. NA. MINHA. ESTANTE.
(figurativamente falando, por enquanto, porque eu não tenho uma estante de verdade q)

Nilue é um incrível. Com uma pegada mais dark, e um pouquinho de romance, mas um foco maior nas tretas envolvendo o passado/presente dos personagens, Thais conseguiu me cativar do primeiro trecho de abertura até o epílogo. É um daqueles livros que começa a ler e não quer terminar nunca mais. Os capítulos vão passando MUITO rápido e quando você menos espera já está virando a última página e chorando por ter lido tudo de uma vez (se você for do tipo de gente que relê os livros, esse com certeza vai entrar na lista). Thais tem uma narrativa gostosa de ler e cheia de frases de impacto para guardar pra vida (meu arquivo de notas do kindle tem o tamanho de quase 1/3 do ebook original), quotes maravilhosos que vão atiçar o lado escritor que há escondido em você, e tretas mirabolantes que vão te deixar de queixo caído. E também agrada os dois maiores grupos de leitores, aqueles que preferem a construção de mundo e aqueles (como eu) que são os "loucos por ships", então recomendo a leitura pra todo mundo s2

"Nem tudo pode ser explicado de forma simples, ou mesmo clara.
Pois os sonhos não são feitos de luz nem de trevas, mas sim de algo que é ambos e nenhum dos dois"
carol 20/04/2019minha estante
me convenceu totalmente a ler

Bells 03/05/2020

Resenha: Nilue
Inicialmente, fiquei em dúvida se iria ou não resenhar a obra, mas ela é muito boa e diferente de tudo o que eu já li da autora, que sem dúvidas é uma das minhas preferidas ahaha

Bom, no livro, inicialmente conhecemos Nilue, a cidade das sombras. O que se precisa saber inicialmente sobre essa cidade, é que nela vivem as sobras, e elas tem fome, fome de vidas, ou seja, para que elas possam existir elas tem que tirar vidas das pessoas do Nilue, porém, uma pessoa não foi consumida pelas sombras e se tornou próxima a elas, capaz de conversar e até fazer alguns pedidos a sombras, essa pessoa é Tamisa, a caminhante das sombras.

As pessoas que vivem no Nilue estão lá porque escolheram, de certa forma. Elas conhecem os riscos de viverem lá e de serem consumidas pelas sombras. A cidade é uma cidade no qual nada cresce.

Derlana por outro lado, é uma cidade prospera, onde vive o Rei. O Rei é o homem que conquistou o continente, apagando o passado e recontando a história de acordo com sua vontade. Ele conquistou tudo, exceto o Nilue, onde as sombras governam.

As coisas começam a tomar um novo rumo na história após a Caminhante das Sombras roubar algo que pertence ao rei, como uma forma de rebeldia, para lembrar que ainda há aqueles que se lembram do passado.

Contudo, o Rei não ficou muito satisfeito com isso e começou a atacar, ao mesmo tempo em que Nilue enfrentava outros problemas com as bruxas e com o surgimento de um homem misterioso, chamado Vrokin. Tamisa e seus amigos vão começar a lutar e buscar uma forma de salvar o Nilue e seus moradores.

Quanto a escrita, ela é fluida e leve, prendendo o leitor desde o inicio, as ilustrações ficaram maravilhosas (adoro livros com ilustrações), só há um porém, há alguns erros de digitação, mas nada que impede a compreensão da obra kkkk Uma das coisas que mais gosto nos livros da Thais é que ela costuma trazer personagens femininas fortes, que lutam por aquilo que querem, dando a elas um papel de protagonismo, como na obra, no qual, a Caminhante das Sombras se torna uma heroína, de certa forma. Outra coisa que achei muito interessante na obra é como foi tratado a questão de certo e errado, de luz e sombras.

Indico a obra para qualquer pessoa a fim de lê um bom livro de fantasia nessa quarentena e apreciar um pouco da literatura nacional.
Rai 03/05/2020minha estante
Nilue é um hino s2

Danielle M Tostes 11/08/2022

Acho que também quero viver nessas sombras
Depois desse livro, com certeza não verei as sombras da mesma maneira e acho que não me importaria de viver nelas. rs Fiquei fascinada com essa história do início ao fim e, como eu já deveria esperar de um livro da Thais, a trama foi se mostrando cada vez mais complexa e me surpreendendo a cada nova revelação. Gostei muito de como a Tamisa foi descobrindo sua força e enfrentando seus medos e inseguranças! Maravilhosa! Foi sensacional entender a relação das sombras com Nilue, como os conflitos passados se ligavam com a guerra presente e ver algumas identidades finalmente reveladas. Amei!

SahRosa 20/12/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Há um tempo atrás eu li Tempestade da autora Thais Lopes e apesar de ser um conto deixou-me muito animada para conhecer outras obras dela e quando Nilue começou a ser publicado no Wattpad não perdi tempo e consequentemente me apaixonei pela trama que reúne un ótimo apanhado de personagens, uma história profunda e elementos fantásticos de tirar o fôlego!

Nilue prova que a literatura nacional possuí escritores de peso no gênero de fantasia e posso te dizer que a história criada por Thais Lopes tem uma qualidade sem igual, fiquei tão encantada com Nilue que a ressaca literária bateu forte e é como se eu ainda não conseguisse me despedir de Tamisa, Vokrin e todos os personagens que completam a trama de Nilue. Ao finalizar a leitura do epílogo, eu não podia acreditar que tinha chegado ao fim de um dos melhores livros que eu li esse ano e por mais que o enredo seja bem fechado eu ainda poderia ler mais, afinal, Nilue conquista tão facilmente que fica praticamente impossível dizer adeus.

Narrado em primeira pessoa por Tamisa, o enredo de Nilue nos guia para uma batalha que começou a muito tempo entre Aven e o deus Sol, somente anos a frente esse embate entre o bem e o mal, entre a luz e a escuridão terá fim, Tâmisa está no meio dessa guerra e como Caminhante das Sombras é a única capaz de salvar todo o Nilue de uma destruição permanente.

Aos leitores que apreciam uma personagem forte e com muita garra aposte em Nilue que foge de muitos clichês da literatura e traz em seus capítulos uma densidade ótima, bons ganchos e desfecho maravilhoso. A mitologia de Aven, as lendas contadas ao redor da fogueira e todo encanto mitológico dos deuses e deusas desta obra são sensacionais, além de possuírem uma riqueza impressionante. A vivacidade de Nilue é tão grande que seu leitor é cativado pela crença de Aven, desejando fazer parte dos escolhidos da deusa. Como podem perceber Nilue me conquistou plenamente e mesmo já tendo uma vaga ideia de que a história seria tão grandiosa eu não esperava que superasse tanto minhas expectativas, o que fez de Nilue meu novo livro queridinho!

Nilue possui 35 capítulos mais o epílogo e como mencionado a história é bem fechada e com suas várias questões resolvidas, ou seja, para quem procura uma fantasia de volume único aposte em Nilue que não se arrependerá e saiba que ainda vai desejar que tenha muito mais, pois é isso que a trama de Thais Lopes nos proporciona, uma experiência tão boa que não dá vontade de sair nunca mais do Nilue.

Com bastante ação, aventura e também romance, Nilue é um livro que recomendo bastante. Eu li a versão em e-book, está impecável tanto a revisão, quanto a diagramação são ótimas. Sem mais, Nilue é uma história fantástica sensacional, de grande qualidade e com personagens maravilhosos.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/12/resenha-nilue-thais-lopes.html

janycherry 17/01/2017

Simplesmente Perfeito!
"A benção de Aven para você que escuta esta história [...]"
Comecei a ler Nilue através da plataforma Whattpad que é uma comunidade ou rede social on-line para leitores e escritores, onde os mesmos podem publicar as suas histórias. Porém, eu não estava com grandes expectativas, pois tinha acabado de ler Corte de Nevoa e Fúria, da autora Sarah J. Mass (um livro do qual não me recuperei até hoje...). Foi então que resolvi dar uma chance a leitura na tentativa de curar minha ressaca literária, e imaginem só a minha alegria ao descobrir em Nilue, uma escrita tão bem construída, que eu li não uma, mas duas vezes e a cada nova página a história só melhorava!

Tamisa, a Caminhante das Sombras, após fugir dos currais de escravos não esperava construir uma vida no Nilue, muito menos descobrir uma estranha ligação com as Sombras, uma estranha "entidade" que consome todos que ousam cruzar em seu caminho, mas que também protege o Nilue. Após roubar alguns artefatos do Rei, Tamisa se ver obrigada a lutar em uma batalha a qual não escolheu, porém quando aqueles a quem ela ama são ameaçados, ela se tornará o símbolo da luta contra o Rei.

Algo que gostei bastante é que apesar do livro ser narrado pela Tamisa, os demais personagens não ficam apenas em segundo plano, todos eles foram muito bem desenvolvidos e tem um papel muito importante para o desenrolar dos acontecimentos. Detalhe em especial para o Vokrin que aparece e nos deixa com aquele arrepio na nuca (Quero ele!!!), que homem é esse produção?

A autora em nenhum momento deixa a peteca cair, avançamos na leitura de forma fluida, aguardando para ver o que acontecerá em seguida, só para sermos surpreendidos com novas revelações sobre a história!
"As vezes a verdade pode ser tão enganadora quanto uma mentira. Lembre-se disto, sempre."

Não é de hoje que tenho um pezinho atrás com a literatura nacional, (mas Jani por qual motivo???), sinceramente não sei, mas desde que descobri meu amor pelos livros, pouquíssimos são de autores brasileiros. Até pouco tempo atrás, com o surgimento do Whattpad muito autores novos foram descobertos e suas obras ganharam destaque, porém isso ainda não basta, nosso mercado literário continua dominado pelos gringos. Entretanto vira e mexe eu acabo descobrindo livros nacionais que me faz pensar por que eu não li isso antes?

Enquanto lia Nilue me deparei com um mundo tão bem construído, personagens, romance, fantasia, e vi que fazia tempo não lia algo tão bom, o livro nos puxa para dentro dele, nos prende de uma forma que ansiamos por saber como tudo irá terminar, mas ao mesmo tempo esperamos que não acabe tão cedo...

Para não me estender muito, mesmo que não tenha falado nem metade do que gostaria, Nilue é um universo rico e cheio de surpresas, uma leitura gostosa que recomendo para os fãs de fantasia no melhor estilho Mary E Pearson (The Kiss of Deception), por enquanto o livro só se encontra em e-book, mas não vejo a hora de tê-lo em minha estante também!

A autora teve ainda todo o carinho e cuidado de incluir algumas ilustrações (lindas diga-se de passagem) que torna a leitura ainda mais gostosa! Imagina só você lendo uma cena e de repente se depara com uma imagem bem detalhada da mesma? Tem como não amar?

Ps: Não Thaís, não estou te stalkeando!!! Ou estou???

Quotes:
"Tenha cuidado com a Luz, criança. A sombra esconde segredos sem fim, mas a Luz irá te cegar para o que esta diante de si."
" Nem tudo pode ser explicado de forma simples, ou mesmo clara. Pois os sonhos não são feitos de Luz nem de trevas, mas sim de algo que é ambos e nenhum dos dois."

site: http://www.leituraentreamigas.com.br/2017/01/resenha-nilue-thais-lopes.html#more

LT 14/02/2017

Já vou avisando de antemão: SOU TIETE MESMO!
Comecei a ler o livro quando ele ficou disponível no Wattpad, o meu acompanhamento se deu a partir de outubro de 2015 até ela terminar de postar o livro e nos deixar com água na boca cada vez que compartilhava uma nova imagem que faz parte das ilustrações oficiais do livro disponível na Amazon.
Não me arrependi de forma alguma!

Sempre fui e sou fã de literatura fantástica, mas sejamos realistas, os melhores livros vinham de fora do país. Qual foi minha surpresa ao me deparar com essa capa maravilhosa nas indicações de livros do "Pad"?
Acessei a página e comecei a ler...

"As lendas nascem quando a verdade é demais para a crença. Elas nascem quando o impossível acontece, quando o reino mortal toca o imortal."

[PREMISSA]
Tamisa era uma escrava das casas de prazer que, durante um terremoto, foge e consegue refúgio no temido lugar chamado NILUE. Nilue nada mais é do que a cidade das sombras, protegida pela força da divindade Aven. Tamisa caiu nas águas do rio e ao contrário do que ela imaginava, foi recebida de braços abertos pelas sombras e se tornou a Caminhante das Sombras.
Cercada de lendas e mitos tão antigos quanto o próprio tempo, Tamisa entrou no castelo do Rei dominador da época e roubou alguns artefatos que ele guardava de cada lugar que havia conquistado, entre eles a adaga que "controlava" as sombras, mas meus caros – foca em mim – TAMISA JÁ CONTROLAVA AS SOMBRAS. Ela era protegida por elas e sempre que "queria" as chamava e elas iam sem se contrapor. ~ Tamisa Fodona! ~ Com isso, ela atraiu a atenção e a ira do Rei. Daí em diante temos início da guerra e o desenrolar da história.

[MINHA OPINIÃO]
Gente, vou dizer para vocês que esse livro não deixa a desejar se for comparado com qualquer livro de fantasia de qualquer autor que você respeita, até porque, Thais Lopes é uma autora que você respeita!

Durante a publicação do livro no Wattpad eu conversava – via comentários – no site, com a autora, depois partimos para o messenger, mas confesso a vocês que é difícil para caramba escrever essa resenha sem ter vontade de gritar!

Tamisa – Nossa protagonista, a heroína que continua seguindo em frente mesmo com seu passado perturbador. Nós nos identificamos com ela desde o primeiro aparecimento. Claro, como em toda história, há momentos em que nos irritamos com as burradas do personagem, mas não foi algo com que nos tirasse o foco da história ou que acarretasse em um rumo desesperado da parte dela. É uma personagem adulta que sabe o que quer, que entende o caminho no qual tem que seguir. Ela demora, mas aceita e executa o que tem que executar para o desfecho da história.

Vokrin – Digamos que ele seja o alterego das sombras... Ou você achou que as sombras eram "apenas" sombras? ~ olhinho piscando ~. Não, meus caros, as sombras é um poder! A camuflagem que só nos foi apresentado depois que o negócio ficou realmente feio lá no Nilue.

"Às vezes o monstro que você vê na escuridão só é o que é porque a luz o fez assim. E às vezes... Às vezes a escuridão é o que vai manter os monstros à distância."

Nilue exalta a dualidade: Sol/Trevas. Erain/Aven.

Erain – É o rei que tomou o título a base de destruição, daquele tipo que te olha e sorri, mas está pensando em algum jogo diabólico para lhe dissuadir das suas metas.

Kiamari – É uma nascida bruxa que morra no Nilue e quer tomar o poder das sombras a todo custo. Tamisa tem que se preocupar com o Rei do outro lado do muro, e com Kiamari dentro da cidade.

Precisamos falar sobre Selir – O feiticeiro andarilho de outras terras que era aprendiz da Kiamari, mas que na primeira oportunidade, largou a bruxa e foi ajudar Tamisa. Para mim, em algum momento no mundo maravilho que a Thais criou, esse cara vai se tornar o grande vilão. Eu nunca fui com a cara dele, Thais sabe, eu estava só esperando a hora em que ele se revelaria como um possivel "Merlin" – no sentido de poderoso – da vida e BOOOM! Atacar todo mundo. Maaaaaas... eu ainda aguardo essa reviravolta. ~ olhinhos brilhando ~.

Minha empolgação não diminuiu ao ler a versão completa do livro quando foi liberada. Sabem que eu comprei na pré-venda porque se algum dia a dona Thais assinar com alguma editora e retirar o livro da plataforma, eu não o perco! uahuahuahuahuah Loucuras de fã!

Nilue é uma obra incrível e incomparável!

Tudo é bem amarrado, e o que não foi trabalhado no livro com certeza é uma brecha para os outros lugares daquele mundo fantástico do qual ainda ouviremos falar. Os Skiran, os Naaren e muitos outros povos a ser exposto e explicado.

As Ilustrações!
Adorei cada uma delas, e cada momento representado por elas! Queria tanto poder mostrar para vocês, mas seria injusto com o trabalho da autora e do ilustrador que fizeram um trabalho incrível! É mais um ponto para te fazer correr para Amazon e comprar sua versão do livro.

Nilue é um livro único, mas te garanto que vai faltar dedos para contar as inúmeras possibilidades que o livro traz!

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Giovana | Blog Dei um Jeito 21/02/2017

Unidos do tombei com dona Thais Lopes, nota 10.
Tamisa mora no Nilue, que é o refúgio de quem não tem para onde correr, o lugar é protegido pelas Sombras a custos caros, você pode ser a próxima vítima e se tornar um tipo de zumbi ou morrer mesmo. Quem vive lá geralmente manja das lutas, roubos e afins, pois se depender do que nasce por essas terras que vivem nas sombras vai viver só comendo terra.

Tamisa era uma escrava das casas de prazer, ela fugiu e o Nilue é seu paraíso, por ela chegar a não sentir nada se tornou a Caminhante das Sombras, a única que pode dominar essa ""entidade"", lá ela tem pessoas em que pode ter um mínimo de confiança e é respeitada pelas gangues devido a sua capacidade incomum.

A protagonista é afrontosa, e acontecimentos envolvendo roubos de coisas que o Rei não quer que ninguém saiba da existência e o salvamento das gangues faz com que ela se torne uma heroína por aquelas bandas, receba atenção do Rei, ganhe aliados e que muita coisa ocorra.

Em Nilue você encontra um mundo novo e denso, lendas, deuses, povos, artefatos, papel de trouxa e um pouco do famigerado "o que que está aconte seno sinhô", dão uma baita imersão na história e dona Thais Lopes não brinca em serviço.

Segundo a marca Coral, temos personagens cinza alpino, cinza exótico, cinza aéreo, mas nada de personagens no básico apenas preto ou branco, nada 100% bom ou mal, e como é gostoso ler uma história cheia de personagens assim.

Tamisa é forte, é guerreira, foi forjada para não levar papel de trouxa, ela é para ser espelhada. O Vokrin (""entidade"") só consigo chamá-lo de seco, porém incrivelmente cativante. Os personagens secundários também tem seu carisma como a Dama Carisa e as parça da Tamisa.

Em meio a personagens nada legais, temos vilões (Sim plural), em que são derrotados nos modos de games, tem os "fracos" até chegar no boss, em que só uma personagem como a Tamisa poderia resolver o problema. Você que é chegado numa história de fantasia e quer descobrir o que seria uma dark fantasy chega mais!

Em muitos momentos eu só fiquei o meme do Obama pois estava muito foda! Inclusive quando apareciam as artes. E talvez eu tenha um amor acima da média com os quotes dos inícios dos capítulos, eles estão ali pau-a-pau com os da trilogia Feita de Fumaça e Osso.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2017/02/livros-nilue-thais-lopes.html

Jess 15/01/2024

Primeiro finalizado de 2024
Por mais que eu tenha começado no final de 2023, não consegui terminar a tempo, mas isso não foi problema nenhum com a história ou escrita, ambas são perfeitas. Os personagens são bem escritos, simplesmente sou fascinada por personagens com conexão com as sombras, então... Encontrar um livro nacional nesse sentido foi realmente maravilhoso!

Julia3982 28/05/2019

Você pertence ao Nilue?
Eu que sinceramente nunca tinha lido nada da Thais Lopes me peguei presa nessa escrita envolvente e instigante. Com certeza é um daqueles nacionais para guarda no core, mas afinal o que é o Nilue ?
No começo nos é apresentada Tamisa. Uma ex escrava, que durante um grande terremoto, fugiu e correu os riscos de ir para o Nilue- A cidade das sombras. Um lugar aonde você vive nas sombras (que parece ser então um tipo de força/entidade que protege o Nilue )ou é consumido por elas(Um dos riscos de se viver lá). E é para lá que os perseguidos e fugitivos do rei vão.Tamisa que aos invés do seu esperado fim ,é acolhida pelas sombras que deviriam consumi-la. Se torna a Caminhante das sombras.
Com alguns fragmentos da sua vida antes dos currais de escravos e com uma estranha sensação de atração , ela rouba Um objeto do Rei, que se torna o estopim de ataques ao Nilue. Envolvida na luta pelo seu lar e descobrindo mais coisas sobre seu laço com as sombras em que tanto confia ,a trama se estende e se desenvolve nos mostrando e nos estapeando sobre o poder da cultura, das lendas, da fé e dos símbolos para a sociedade.E claro nos apresentando personagens com verdadeiras presenças.
O Nilue é muito mais do que uma fantasia , é muito real sobre as nossas lutas e sobre nossas percepções.Sobre o que escolhemos e o que estamos destinados, sobre como pretensão é uma armadilha do poder. Vou parar por aqui , pois tenha a tendência a spoilers kkk. Mas não deixem de conferir esse livrão

Nu e As 1001 Nuccias 16/08/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Existe um reino, um lugar cheio de lendas em que a história foi quase esquecida. Lá, duas cidades são as principais: Delarma, a cidade da luz, governada pelo Rei, e Nilue, a cidade das sombras, sem governo, onde as pessoas que foram expulsas ou fugiram de Delarma se refugiam.

Onde as sombras dominam.

Tamisa é uma fugitiva da Cidade Iluminada. No dia em que o mercado de escravos queimou, ela conseguiu milagrosamente escapar pelo rio e se refugiou no Nilue. Lá, foi acolhida por uma bruxa, da qual agora quer distância, e então fez uma amizade inusitada. Com as sombras.

Ela tem um dom incomum, cuja origem é desconhecida, mas do qual todos sabem e fazem questão de manter distância. Tamisa caminha com as sombras. Sim, isso aí, tipo "puf" e "ahá"! E conversa com elas também.

"Até mesmo pessoas do Nilue se incomodavam quando me viam conversando com as sombras."

Não, as sombras não a obedecem, elas praticamente têm vida própria. E fome. Fome de vidas.

Tudo ia bem até Tamisa fazer a gracinha de roubar um punhal da sala do Rei. Era um punhal que parecia não ter tanto valor, a não ser pelas joias incrustadas, mas... o feito iniciou uma guerra.

Agora Tamisa e seus amigos têm de se preocupar com muito mais do que apenas as sombras. Precisam escapar da tirania e da fúria do Rei da Luz. E sobreviver à fome das sombras que estão lutando ao lado deles.

"Não havia paz para quem morava no Nilue e todos nós sabíamos disso."

Eu simplesmente adorei ler esse livro! É de uma imaginação espetacular! Quando a gente achava que tinha entendido tudo, surgia mais uma informação que deixava a gente: "quê?!"...

O embasamento da história foi ótimo, o desenvolvimento então nem se fala. Achei o final impactante. Para uma fantasia épica, em que estamos acostumados ao herói, ter uma heroína, que não se sente heroica de forma alguma, que tomou muitas decisões difíceis e consideradas erradas, que passou por momentos de "foda-se todo mundo", fez muita diferença.

"O medo pode ser sua arma e sua fraqueza. E as consequências, não as intenções, dirão ao mundo quem você realmente é."

Além da premissa interessante, a capa é de cair o queixo! Aliás, foi por causa da capa que comprei o livro. Depois disso, conheci os outros livros da autora e estou boquiaberta até agora.

Teve um porém? Teve um só: a revisão podia ser mais profunda, não vi erro de digitação, poucos de pontuação, mas muitas palavras repetidas (coisa que só quem trabalha com isso vai notar de primeira, se fosse 1 anos atrás, nem notaria).

E...? Não me tirou o gosto da leitura! Passei muitas noites indo dormir depois das 2h da manhã porque estava lendo e perdi a hora de desmaiar!

Se depois disso, vocês ainda precisam de incentivo para ler: CORRAM! Não percam a oportunidade de conhecer esse mundo e suas lendas!

"Aquela que caminha nas sombras deve se lembrar da natureza da luz, pois é fácil demais se perder na escuridão."

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/08/resenha-livro-nilue-thais-lopes.html

nadia.manoel 28/02/2020

Amei!
Desde que descobri a Thais Lopes tenho lido todos os livros dela, e apesar de gostar de todos os que li, esse é sem dúvida o meu preferido!
A história do livro é fantástica! Me prendeu de uma maneira extraordinária!
Aviso: diferente da maioria dos livros da autora, esse não tem cenas hot.