Ye

Ye Guilherme Petreca

Resenhas - Ye

Jess 15/05/2018

"Existe um ser, algo temível e cruel, a quem nomeamos REI SEM COR. Quando alguém adoece, dizemos que a pessoa recebeu um sopro do rei.
Quando alguém perde a razão para o ódio ou medo, dizemos que ela se pôs a serviço do rei.
O rei sem cor é responsável por todas as pragas, guerras, tristezas e tragédias.
É como uma tinta negra que mancha qualquer superfície, que sobrepõe sua cor sobre qualquer coisa.
O rei sem cor existe em todos nós, adormecido.
Todos podemos ser um rei sem cor."

Ye perdeu a fala, o que ele consegue dizer virou seu nome. Ele recebeu o sopro do rei e precisa buscar a cura, então parte em uma jornada para encontrar Miranda, a bruxa, só ela pode ajudar.

"O sopro do rei é uma batalha interna, constante. O rei nos assombra e nos quer debaixo de suas asas. Devemos tomar o controle e ter autonomia sobre nossos atos, medos e vontades. "

A jornada de Ye possui perigos, piratas, circo com um palhaço bêbado, companheirismo e traições. É uma jornada mágica de autodescoberta.

Eu ia pontuar o que mais gostei, mas seria mais fácil dizer: tudo. A história é linda, a mensagem também, os traços são maravilhosos. É tudo belo e encantador.

Uma história em quadrinhos maravilhosa, pra ler em alguns minutos e te acompanhar por uma vida.

site: www.instagram.com/saymybook

Antonio 29/03/2018

Ye!
Delicada, absurdamente linda porém breve.
A Prosa é maravilhosa e tentei ler para meus filhos de 3 e 11 anos, mas me peguei tendo de explicar alguns conceitos, logo é leitura para mais idade sobre a inocência da juventude.

Achei-o extremamente curta, delogando-se em algumas partes sem muito a acrescentar a mensagem e encurtando nas de maior sentido.

18/10/2017

O que me fisgou nessa HQ foi o traço extremamente lindo e delicado. A história que ela traz não é inovadora necessariamente, mas isso está longe de incomodar.

Ye é um menino que acaba sendo marcado por uma força aparentemente maligna chamada de Rei Sem Cor. Esse Rei é o responsável por basicamente tudo de ruim que há no mundo e vive adormecido dentro de cada um de nós. Para se livrar disso, Ye buscará a ajuda de uma bruxa e durante a sua jornada para encontrá-la, muitas outras coisas surgirão em seu trajeto. Ele será sequestrado; lutará com piratas e ganhará uma carona de balão por um palhaço doido.

Adorei a mensagem que esse quadrinho traz. A importância de não perdermos nossa voz perante aos nossos medos, mas principalmente, a necessidade de sempre manter o coração leve. Lindo!

Hyperlink 27/06/2017

Fraco
Avançado para crianças e superficial até para YA (jovens adultos). Não deu nota pior porque os desenhos são muito bem feitos. O roteiro não é criativo, diálogos rasos e final previsível.

Willian.Izidio 05/05/2017

YE!
Uma história bem contada, especialmente pela narrativa gráfica que por sinal é uma das coisas mais lindas que já vi em preto e branco no mercado de HQ nacional. Só existe coragem onde precede o medo. Esta é uma jornada em busca da cura da afonia, a qual representa nossos conflitos e temores internos.

Pri Gabarron 01/10/2016

O traço é muito bom, mas a história, apesar de interessante, é explorada de maneira bem rasa e sem muita novidade.
Gláucia da Silva Angelocci 17/04/2017minha estante
Exatamente. =)

Lara 08/07/2016

YE
História de um menino que precisa sair de casa e andar pelo mundo afim de encontrar-se consigo mesmo.Mostra que muitas vezes a cura esta conosco.Os desenhos são lindos e o livro muito bom.

Cilmara Lopes 15/05/2016

O rei sem cor está dentro de todos nós!
O rei sem cor é responsável pela tristeza, guerras, tragédias e pragas. Quando alguém perde a razão para o ódio ou o medo, dizemos que ela se pôs a serviço desse rei.
É como uma tinta negra que mancha qualquer superfície, que sobrepõe sua cor sobre qualquer outra. O rei sem cor existe em todos nós, adormecido.

E essas são as primeiras páginas da grafic novel "YE" do brasileiro Guilherme Petreca. Genial com a medida certa de fantasia, ou seja, sem limites. A importância de nos desvencilharmos de nossos medos, que as vezes prende nossos pés de mostrar à todos que somos capaz de mais e melhor, não deixe o sopro do rei sem cor tomar controle do seu ser!