Luzes em Thaupeeka

Luzes em Thaupeeka V. R. Janson

Resenhas - Luzes em Thaupeeka

Nu e As 1001 Nuccias 17/02/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Sentia falta de uma boa leitura de ficção científica bem ao estilo Arquivo X ou Independence Day. É difícil de encontrar, e quando encontra, não é lá essas coisas. Até agora!

Luzes em Thaupeeka é um livro nacional daqueles de aplaudir. Aliás, os últimos livros nacionais que li são espetaculares! Com enredo se passando em uma cidade dos EUA, você fica se perguntando se é nacional mesmo, de tão detalhado e bem escrito. Mas, colega, pode apostar, existem nacionais muito melhores que os estrangeiros, tá?!

A história se passa em Thaupeeka e em Robsonville, cidades vizinhas do interior dos EUA. Começamos com Maybel, uma garotinha de apenas seis anos, conversando com seu urso de pelúcia caolho, o Billy, sobre sonhos horríveis e realistas que anda tendo: pessoas desconhecidas mexendo em sua barriga, causando extrema dor.

Aos poucos, somos apresentados à família com a qual Maybel vive: sua madrasta Ethel, seu meio-irmão de onze anos autista David e seu pai Phillip Abrahams. Ethel vive para o filho e não suporta a enteada. Mas Maybel também não gosta da madrasta, faz muita malcriação de propósito. Phillip ama muito sua filhinha e sua esposa, até gosta de David, mas nada supera seu amor, paixão e hobby por caçar OVNI's.

Enquanto a história da família Abrahams se desenvolve, conhecemos os agentes que fazem parte do Centro de Investigações Especiais do FBI, chefiados por George Mills, cuja função era basicamente pesquisar, descobrir e desmascarar atividades ditas extraterrestres. Mas George não era um agente qualquer. Era um com um passado tenebroso, envolvendo caçadores de Ovni's descontrolados.

Também conhecemos um grupo muito... hum... interessante: os Filhos das Estrelas, liderados por Mondhór, seu nome intergaláctico, que acreditavam piamente que sua hora de serem arrebatados pelos deuses supremos viventes em Andrômeda estava se aproximando cada vez mais. Tudo que faltava era encontrar a criança iluminada.

A ação começa em Robsonville com o surgimento de estranhas marcas na plantação de uma fazenda. George e sua equipe, formada pelo astuto, bem treinado e afoito Allan Rither, pelo ex-fraudador alien Rodney Bell e pelo simpático e inteligente Bill Paterson, vão até a cidade para analisar como a fraude foi feita. Sim, porque para eles tudo não passa de um engôdo para ganhar um grana extra.

E é justamente nessa fazenda que todos se conectam. George e sua equipe vão preparados para desmascarar o fazendeiro. Phillip, o caçador de Ovnis e colaborador da revista UFO Research vai com a intenção de documentar mais atividades que são bem comuns naquela região e em Thaupeeka.

E no meio da busca, apreensão e prisão, ocorrem: luzes loucas em Thaupeeka bem em cima da casa do Phillip e algo desconhecido com sua filha Maybel. Também ocorrem homicídios, causados por um atirador profissional desconhecido, que deixou uma única pista para trás: um colar com a constelação de Andrômeda.

Parei a história aqui, acho até que dei uns spoilers sem querer.

Vou falar rapidinho sobre a edição. A Chiado é uma editora que preza pelo simples, mas que sempre sai bem feito. Achei poucos erros de revisão, dos quais a maioria eram as famosas e esquecidas vírgulas de vocativos. De resto, impecável. As fontes são de tamanho perfeito, papel amarelado. Foi uma maravilha de ler.

E agora, minha opinião. Narrado em terceira pessoa, alternando a perspectiva de diferentes personagens, o livro está muito bem escrito. A história passa pelo trivial, cai no suspense e mistério e então chegamos ao auge. Há muita ação, informação, cenas bem descritas com detalhes inteligentes.

Nenhuma ponta solta! Passado se conecta com presente, os personagens se conectam pelas suas histórias de vida e atitudes. E o final, muito bem definido! Cabe ao leitor tentar compreender o que aconteceu. Adoro finais assim, em que o leitor é quem decide, nada vem mastigado.

Parecem ser muitas páginas, concordam? Quase 600! Mas olha, a edição tem um tamanho de fonte ótimo para leitura. E o tamanho do livro não é o padrão norte-americano. Então, ignorem a quantidade. Por quê? Por ser uma das melhores leituras sci-fi que já tive o prazer de ler.

Resenhista: Nuccia De Cicco
**RESENHA PREMIADA - ATÉ 15/03, SORTEIO DO LIVRO E MARCADORES ATIVO.
**Imagens, quotes e mais informações no link do blog.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/02/resenha-livro-luzes-em-thaupeeka.html

Clube do Livro 12/02/2017

Resenhista Ingrid M.S (completa)

Luzes em Thaupeeka faz parte da Coleção Viagens na Ficção.

“Ela nunca teve problema com monstros embaixo da cama ou dentro de seu guarda roupas. Para ela, eles nunca existiram. Ela conseguia criá-los na sua imaginação e com a ajuda de Billy, derrotava-os ou os mantinha sob controle. O que amedrontava Maybel eram as pessoas.”

George Mills era o diretor do Centro de Investigações Especiais, nome de fachada utilizado pelo grupo governamental que investigava fenômenos que supostamente eram de origem extraterrestre. Durante mais de trinta anos, George liderou o grupo, mas em nenhuma das centenas de casos investigados foi encontrada qualquer evidência da existência de vida extraterrestre.

Faltavam apenas alguns poucos meses para a aposentadoria de George e ele se sentia cansado, porém, ainda não havia desistido de encontrar pelo menos uma mísera prova que comprovasse a existência de extraterrestres. Neste caso, ele decidiu que estava na hora de ir à campo investigar junto com sua equipe, certo de que teriam muito trabalho a fazer nos próximos dias. Pretendiam chegar em Robisonville trajados com roupas civis para caçar OVNIS.

“— Não quero sugestões sobre extraterrestres. Sempre teremos que voltar ao princípio máximo: não subestimar a inteligência humana. Somos capazes de coisas inimagináveis, como você estão cansados de ver. – Disse George.”

Phillip Abrahans trabalhava como contador na cidade de Thaupeeka. Assim como a falecida esposa, ele nasceu e cresceu naquela pequena e pacata cidade. O casal teve uma filha, Maybel, que perdeu a mãe para um aneurisma cerebral ao completar um ano de idade. Depois de passar alguns anos sozinho, Phillip conheceu Ethel, que tinha um filho chamado David, cujo pai sumiu no mundo. Phillip e Ethel se casaram em pouco tempo e tinham uma vida confortável.

“— Hoje tem caçada de novo? Você vai dormir aqui, não vai?
— É vigília que se fala. Tem sim. Vai ser em Robisonville. Quer ir? Vai ser legal, tem várias marcas em uma plantação. E ninguém ainda descobriu como fizeram.
— Fizeram quem? Os ETs?
— Eu espero que sim.”

Os Filhos das Estrelas, uma seita, cujas celebrações aconteciam em um velho armazém, onde funcionou uma fábrica de tecidos, tinham como líder, Mondhór, que havia supostamente sido escolhido pelos deuses para guiar a todos. Eles ignoravam os sinais de abduções, discos voadores, luzes e qualquer coisa fora do comum que humilhasse seus criadores.

“— Começaram a rodar cada vez mais rápido e a subir. Foram ficando mais altas e mais juntas. Até que se uniram num ponto lá em cima e sumiram. – Ethel apontou para um ponto acima de sua casa.”

Logo, todos eles tiveram suas vidas interligadas por um grandioso fenômeno que colocou a prova os conhecimentos que possuíam e que pesou em uma balança todas as crenças existentes. Envolvendo muitas descobertas, conflitos, desafios e surpresas.

“Ao chegarem à clareira das marcas, ficaram todos lado a lado. O crédulo e os incrédulos. Um achando maravilhoso a tecnologia extraterrestre que estava vendo, os outros tentando entender o que levava alguém a perder tempo fazendo aquilo.”

Um livro de ficção científica desafiador, instigante e muito criativo. Narrado em terceira pessoa permite maior aprofundamento sobre cada um dos personagens inseridos na trama e sobre cada um dos acontecimentos que os envolvem. Uma obra muito bem construída, onde tudo se encaixa, recheada de especulações.

A escrita do autor é consistente, meticulosa e ritmada. Tudo possui um sentido e este é descrito com muita atenção para que o leitor entenda a sua origem e razão. Apesar de não ser a maior fã do gênero e de à primeira vista, por conter 584 páginas, o livro remeta a uma leitura longa, Luzes em Thaupeeka me surpreendeu muito e envolveu tanto que finalizei em apenas um dia.

A capa é minimalista e simbólica. A diagramação é simples e o fato curioso é que não há capítulos ou partes determinadas por títulos, o símbolo @ que serve como divisão entre um trecho e outro, intercalando as histórias. E a revisão é ótima.

Dou cinco estrelas e recomendo!!!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2017/02/colaborautoras-resenha-nacional-luzes.html

Morgana Brunner 15/11/2016

Resenha l Luzes em Thaupeeka - V. R. Janson
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que recebi do autor Vinícius, confesso que eu estava louca para realizar a leitura e já havia colocado nas minhas indicações da Chiado Editora em uma postagem anterior que havia feito. Foi uma grande felicidade para mim saber que o autor me cederia a obra, e isso deixou-me ansiosa o bastante para ler rápido.

Luzes em Thaupeeka foi um dos livros mais surpreendentes que li até hoje sobre o tema, no começo me assustei pelo tamanho e pensei: “Será que vou demorar muito para ler isso tudo? ” Quando vi era o terceiro dia e havia encerrado a leitura com saudade dos personagens.

Luzes em Thaupeeka é um grande mistério a ser descoberto em cada folhear das páginas, é cheio de encantamentos e confusões que nos levam a ver que é o livro certo a ser lido em qualquer momento e situação que estamos vivendo.

"George sempre queria ouvir os outros, acreditava que no meio do caos sempre pareciam ideias brilhantes. E caos foi o que obteve - todos falaram ao mesmo tempo." Pág. 17

Quem sabe irão se perguntar: Um livro sobre extraterrestes? Isso mesmo, percebe-se pela sinopse. Mas, é algo completamente diferente do que podemos esperar, é acreditar em algo que podemos ou não achar que é verdade. É um livro que nos vai revelar mistérios que irá nos levar a loucura e apreensão em cada fato que esteja acontecendo.

São luzes que surgem em certo momento, mas ninguém sabia o que era, o que imaginar diante de tanta situação acontecendo ao seu redor? Isso seria um mistério a ser desvendado que até então não era notado e nem conhecido pelo mundo, pessoas. Apenas por ufólogos que de acreditavam que poderia ser real, mas de outro mundo. No qual, ninguém pudera imaginar de onde viera.

"Quando voltou a ver claramente estava no acostamento da estrada. A descarga na adrenalina havia sido tão forte que tremia por todo o corpo." Pág. 75

George era o homem que todos procuravam quando algo aparecesse fora do normal, alguém que poderia saber e adivinhar tudo, nem sempre tivera a capacidade e a má sorte de errar um caso e um resultado na sua vida. Aliás, ele queria se aposentar o quanto antes para viver a vida que sempre sonhara com a sua esposa, pois acreditava não ter mais idade para isso. Seria uma mudança drástica na sua vida, mas ele precisava e queria um descanso.

Este homem possui um grupo de investigações que de certa maneira ia em busca de desvendar fraudes extraterrestes. Como muitos sabem até hoje, existe uma quantidade de pessoas querendo se promover e inventar filmagens verdadeiras de outros seres, de outros mundos que nos visitaram de certa forma. Esse era o grupo, desmascarar todas as pessoas que iludem outras e inventam mentiras.

"Desligou o telefone e com cara de curiosidade, foi até a janela para ver o que estava acontecendo do lado de fora. Como toda criança, ela também tinha uma grande facilidade em aceitar coisas novas." Pág. 121

Nem sempre existem apenas pessoas iguais que são contra essa ideia da existência de extraterrestes e não era assim com Phillip, esse sim tinha uma crença danada em relação a todo esses fatos, possuía um blog onde relatava detalhadamente todas as evidências que um dia pudera ter, queria mostrar para o mundo que isso não era mentira e sim real, que não estavam sozinhos nessa imensidão. Tinha uma certa quantidade de fãs que acompanhavam sua paixão por esses seres, era como um hobby para ele e se divertia absurdamente.
Mas, de outro lado vivia com sua atual esposa, que aceitava por obrigação e respeito toda essa paixão absurda que a deixava louca, Ethel não queria muito saber do que acontecia o deixava quieto, sem o julgar, afinal o que sempre pudera e estava fazer era agradecer pelo homem incrível que estava ao seu lado, pois não iria conhecer algum que a aceitasse com um filho com autismo, pela devida atenção que necessitava.

"Não quero mais dormir. Não quero mais ficar sozinha. Toda vez que fecho os olhos eles aparecem." Pág. 179

Phillip tinha uma filha linda e pequena, Maybel, de apenas oito aninhos, vamos se dizer que estava a flor da pele de querer descobrir e desvendar o mundo. Além do mais, sempre quando podia adorava ver as luzes que o papai caçava, ele dê certo a encantava e era seu herói, e ela a princesinha. Ethel, era a madrasta da garotinha e todos assim conviviam juntos e enfrentam as confusões que o dia a dia trazia.

Já por outro lado uma seita estava a existir escondida que pegaria todos de surpresas diante do que se revelava a ser em alguns momentos e outros até normais diante os olhos de quem visse e convivesse com tais pessoas, é um grande mistério que vai deixar todos aflitos e querendo mais. A seita seria o principal motivo diante dos acontecimentos? Eis que o mistério se inicia.

"Phillip parou imediatamente o que estava fazendo. A colher ficou a dois milímetros de sua boca, com uma decente quantidade de sorvete de creme, com uma pequena porção de morango aderida. Olhou para sua filha. Devolveu a colher com a porção de sorvete intocada a taça." Pág. 385

As mudanças começam a acontecer de maneira forte e arrebatadora, cada um com uma crença, um certo fanatismo e uma família para enfrentar em casa que pode não apoiar, tentar acalmar os nervos era o melhor a fazer. Mas, a cada momento coisas e pessoas novas estavam a aparecer e causar um caos dentro de cada um, quem sabe tudo que fizessem não tivesse.

Todas as pessoas que lhe foram apresentadas tem alguma relação que poderia mudar tudo? Algo estava para acontecer e estava ocorrendo nesse exato momento em que você está lendo, surpreendente te assustando ou protegendo...tudo depende do ponto de vista.

"- Não sei. Às vezes os adultos inventam coisas. Eu não sei pra quê, mas inventam. Daí tem pessoas que acreditam, pessoas que não acreditam, também tem os que fingem que acreditam." Pág. 463

Será que eles são reais e vivem a nos observar? O livro vai revelar pontos que vai angustiar o leitor, nem sempre esse assunto é tão comentado e por trás de cada linha escrita um novo rumo a história tem a seguir. Será que estamos sós? Entre nesse novo mundo e conheça a imensidão do desconhecido.

O livro foi uma obra maravilhosa de realizar a leitura, me surpreendi em relação da maneira em que o autor escreveu e sei que de certa maneira várias pessoas adorariam ler.
É uma obra que nos faz questionar referente ao tema abordado, extraterrestes, pela imensidão que temos a nossa volta, nunca nada é impossível, não é mesmo? E diante da leitura pude perceber o quanto é bom ler algo assim, que nos tira da zona de conforto e nos faz questionar certas coisas que nem mesmo imaginávamos.

Preciso ressaltar que a edição está um luxo, realmente impecável. Folhas amareladas e letras grandes, não prejudicou nenhum pouco a minha leitura e não achei nenhum errinho que pude perceber, tudo certinho.
A escrita do autor é fabulosa, realmente viciante. Olhem só, para mim conseguir ler um livro grande e tão rápido é ver como a maneira dele de escrever me cativou, me prendeu, em qualquer lugar que eu ia, estava a pensar e querer o livro para saber como seria o desfecho.

Recomendaria esse livro para quem possui certa paixão por mistérios e segredos a serem desvendados, pois irão ficar de queixo caído.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/09/resenha-l-luzes-em-thaupeeka-v-r-janson.html