Sentindo Na Própria Pele

Sentindo Na Própria Pele Mônica de Castro

Resenhas - Sentindo Na Própria Pele

laricass 04/10/2023

Sentindo na própria pele
Meu Deus, que livro!!! A leitura prende sua atenção, aborda muitos assuntos essenciais, é impactante e muito emocionante. Recomendo!!!

Sinopse
"O primeiro romance de Mônica de Castro publicado pela Editora Vida & Consciência é também o primeiro da trilogia seguida por ''Com o amor não se brinca'' e ''Lembranças que o vento traz''. No início do século 19, o Brasil vivia em plena escravatura. Tonha, aos nove anos, é trazida da África como escrava para servir Aline, filha de um rico fazendeiro. Sua história de vida e suas lembranças são resgatadas neste lindo romance escrito em parceria com o espírito Leonel."

M 12/04/2011

É a história da escrava Mudima/Tonha e sua dona e amiga Aline. Elas passam por várias provas e em sonho lhes é mostrada a vida anterior, para que entendam porque escolham passar por aquilo. É mais uma lição de amor e da perfeição das leis divinas.

16/04/2024

O livro se inicia no dia da libertação dos escravos onde Tonha, uma das negras com já 97 anos se recursa a ir embora com o seu povo e pede para Clarissa e Luciano, para ficar e seu pai Fortunato permite. Ambos ficam curiosos para saber porque recusa sua liberdade e pedem para ela narrar as coisas que já vivenciou e ela se dispõe a conta-las.
Mudima/Tonha, após perder sua mãe é adotada por um casal e tirada dos braços da mãe adotiva por um traficante de escravos da Angola e trazida para Bahia, na fazenda São Jerônimo, onde seu Liturgo pede para Josefa ensina-lhe a língua natal para poder dar a negrinha com 9 anos para sua filha Aline de aniversário. A menina adora o presente e a trata a principio como uma boneca dando o nome de Tonha, mas se da conta que apesar de ser sua escrava deve ser tratada como igual, algo que não agrada seu pai.
Ambas crescem como amigas inseparáveis e seu Liturgo já viúvo a muitos anos resolve se casar novamente com dona Palmira. Ela por sua vez tem dois filhos Camila e Cirilo, onde Aline se apaixona pelo rapaz sendo correspondida. Inácio, primo de Cirilo se apaixona por Tonha, mas Constância apaixonada e prima do rapaz arma um plano com Lalá, escrava amante de Liturgo, que não dá certo e sua tia Palmira manda volta para casa de seus pais, a moça então fica revoltada com a escrava e Aline.
Camila volta da Europa, iludida com Basílio, um caça dotes mas Cirilo, percebe e não aprova a união, ambos se encontram escondido, mas Basílio, aflito arma um plano junto com Vigílio, que desoura Camila e some. Após todos descobrirem, Basílio se oferece como noivo e Camila pronúncia que será freira e ele é enchotado.
Cirilo e Aline se casam. Tonha e Inácio, vão junto com eles para a mesma pousada e ambos cada qual em seu quarto. Constância e Basílio agora unidos colocam fogo nos quartos. Cirilo, Inácio e Aline morrem nas chamas e somente Tonha sobrevive. Seu Liturgo a culpa por toso mal e maltrata dia-a-dia, porém após sonhos decorrentes com sua filha, para de atormenta-la. Após relatar estes acontecimentos a Clarissa e Luciano, Tonha vai se deitar triste, porém Aline e Inácio vem busca-la para que possa enfim morrer em paz.

Luiza.Andrade 25/04/2020

Somos o reflexo de nosso passado
Como é perfeita a vida, quando conseguimos olhar além do olhar humano. Tudo tem um porque. Divina a lei do retorno, a única que não falha, não importa o tempo que leve, anos, séculos, um dia ela chega.

Mirella.Juvencio 06/09/2019

O livro é super interessante e maravilhoso, pois ele faz você pensar de outra forma sobre o assunto racismo e preconceito, e você compreende que para entender como uma pessoa que sofre racismo é só 'Sentindo na própria pele'

JuBarbosa 24/06/2019

Apaixonada
Segundo livro da Mônica de Castro ditado pelo Leonel que leio e que simplesmente devoro. Não conseguia parar. Os capítulos são muito bem montados e escritos, deixando sempre aquele gostinho de quero mais, aguçando a curiosidade. Sem contar a história que é uma delícia de se ler, bem narrada, sem firulas e com grande ensinamentos sobre amor ao próximo, perdão e cuidado. Mais um que amei e super indico.

Mariane 29/03/2019

Adoro o jeito como a Mônica de Castro escreve suas histórias.
Neste livro conheceremos a escrava Tonha, sua história e todo o preconceito em uma sociedade escravocata.
Só sentindo na própria pele saberemos verdadeiramente respeitar a todos.

jumorgensten 07/12/2018

Esse romance histórico tem como protagonista Tonha, que aos 97 anos e livre da escravidão, resolve contar a sua história de vida para Luciano e Clarissa.

Conhecemos a sua chegada ao Rio de Janeiro e como Mudima passa ser Tonha, que se torna uma "boneca humana" nas mãos de Aline-criança e depois sua amiga para todas as horas quando ambas ficam adultas.

Ao longo da narrativa, Mônica vai nos mostrando os outros personagens com suas trajetórias que acabam se entrelaçando com Tonha e Aline.

Quanto a questão de sensibilidade / mediunidade / espiritualidade: No começo foca mais na tradição africana (que hoje conhecemos como Umbanda) e alguns personagens com intuições fortíssimas.

Aos poucos é mostrado ao leitor como os personagens atuais foram em outras vidas. E praticamente no fim nos mostra os motivos e as ligações passadas entre a maioria.

Como, aparentemente, injustiças acabam sendo justiças. E toda ação tem reação, mesmo que ocorra em outra encarnação.

E por ser o começo de uma trilogia, o livro termina com um gancho para os próximas obras.

site: http://hidratarvicia.com.br/2018/12/06/sentindo-na-propria-pele-monica-de-castro/

Lixandrax 09/02/2014

Sentindo Na Propria Pele
Sem duvida este é um dos melhores livros espuritas que eu ja li... essa historia é impactante e me marcou, chorei muito a cada pagina delen acho que todas as pessoas que tem qualquer tipo de preconceito deveria se propor a ler isso.

Juki 26/11/2012

Sentindo na própria pele
Nunca havia lido livros de tema espírita, até porqur não acredito nessa crença.

Achei o livro rasoável, uma histórinha de ''novela das 6'', sem maiores emoções...

Se não tivesse as partes que Tonha sonha com sua vida passada seria menos ruim, pois essas partes ficaram cansativas...

Caarol 13/05/2010

é um livro muito trágico, tudo mundo tenta se mata, tudo mundo odeia todo mundo, uns morrem, poucos ficam vivos, eles passam de uma vida para outra por que não foram bons ou não encontraram o motivo de sua existência, sei lá, é fácil e confuso ao mesmo tempo.

Viri 25/08/2022

Tonha !!
Que estória empolgante... gostei bastante da narrativa.. torcia a cada instante para Tonha se dar bem mesmo que em vidas passadas ela não tenha sido tão boa... uma personagem cativante. Vamos para o 2 livro da trilogia...

Gabriela3702 13/09/2022

Mônica de Castro