A Orgia dos Duendes

A Orgia dos Duendes Bernardo Guimarães

Resenhas - A Orgia dos Duendes

Bruno Gordiano 31/12/2020

História macabra onde se reúnem personagens do nosso folclore em uma grande orgia. Lá conhecemos os motivos que cada um teve para ser conhecidos como seres malignos, algumas são até pesadas.

Gostei bastante e super recomendo.

skuser02844 29/12/2020

Mula Sem Cabeça
Por um bispo eu morria de amores,
Que afinal meus extremos pagou;
Meu marido, fervendo em furores
De ciúmes, o bispo matou.
Do consórcio enjoei-me dos laços,
E ansiosa quis vê-los quebrados,
Meu marido piquei em pedaços,
E depois o comi aos bocados
Entre galas, veludo e damasco
Eu vivi, bela e nobre condessa;
E por fim entre as mãos do carrasco Sobre um cepo perdi a cabeça.

É um poema que estranha à primeira vista mas que agrada a quem estiver disposto a apreciá-lo. Bem diferente do que imaginava de Bernardo Guimarães, esses versos trazem a descrição de uma reunião de seres mágicos, tanto do folclore brasileiro quanto do imaginário coletivo.

Cassp 17/05/2020

Um poema despretensioso, aparentemente simples, mas, um grande exemplo de criatividade e imaginação de nosso romantismo. Trata-se de uma obra que se inspira nos preconceitos cristãos.

lexsouza 01/04/2020

Sabá com mitologia brasileira
Ótimo poema satírico.

Jaine.Rosa 01/11/2019

Relativamente relativo...
Quem tem uma afeição por prosas, poemas , poesias e versos... É capaz de se apaixonar perdidamente por essa obra.
Acho que a ideia era ser crítico com uma pitada de humor.
Não é o tipo de livro que condiz com meu perfil literário, porém acho que é questão realmente de perfil ... Então acho melhor cada um tirar suas conclusões.

Ricardo Santos 02/04/2016

Imperdível!
A EX! Editora está de parabéns pelo resgate de uma obra curiosa de nossa literatura. O poema é uma mistura de referências europeias com outras do folclore brasileiro, resultando numa divertida e macabra viagem pelo fantástico. A edição está muito bacana, com ilustrações, notas, prefácio e apêndices recheados de informações, sobre o autor, o poema e seu contexto histórico e cultural. Imperdível!