A Orgia dos Duendes

A Orgia dos Duendes Bernardo Guimarães

Resenhas - A Orgia dos Duendes

xuliax 29/03/2021

nao costumo ler esse estilo porem amei a trama entao nao podia deixar passar, entretanto esse foi um livro surpreendentemente bom, apesar de curto

Thamires Amorim 04/02/2021

Eu não entendi o sentido do livro.
O livro fala sobre uma orgia "mágica" em forma de poesia. Começou sem sentido e terminou ainda mais sem sentido. Ainda no final tenta falar sobre os Sabbath's, mas fala de forma totalmente errônea. Não recomendo a leitura.

skuser02844 29/12/2020

Mula Sem Cabeça
Por um bispo eu morria de amores,
Que afinal meus extremos pagou;
Meu marido, fervendo em furores
De ciúmes, o bispo matou.
Do consórcio enjoei-me dos laços,
E ansiosa quis vê-los quebrados,
Meu marido piquei em pedaços,
E depois o comi aos bocados
Entre galas, veludo e damasco
Eu vivi, bela e nobre condessa;
E por fim entre as mãos do carrasco Sobre um cepo perdi a cabeça.

É um poema que estranha à primeira vista mas que agrada a quem estiver disposto a apreciá-lo. Bem diferente do que imaginava de Bernardo Guimarães, esses versos trazem a descrição de uma reunião de seres mágicos, tanto do folclore brasileiro quanto do imaginário coletivo.

Kammilly Prudência 07/09/2022

...
É um livro curtinho, com poesia bastante interessante... Acho q posso dizer que gostei e que leria de novo. :)
l3myLSow 09/09/2022minha estante
Que vontade de ler

Geovana114 16/01/2024

Não sou muito fã de poesia, mas só o título não te dá uma tremenda vontade de ler??
Sabbat e rituais da antiguidade pagã são temas que sempre me trazem muita curiosidade e nunca decepcionam. A orgia dos duendes é um poema curto, mas encantador com seu toque brasileiro e bom humor. Uma estranha confraternização kkkkk

Rodrigo 22/12/2021

Só tendencioso a dizer sobre esse livro, só não gostei mais dele pq sua história e contada em poesias, mas basicamente fala sobre um sabbath.

Ricardo Santos 02/04/2016

Imperdível!
A EX! Editora está de parabéns pelo resgate de uma obra curiosa de nossa literatura. O poema é uma mistura de referências europeias com outras do folclore brasileiro, resultando numa divertida e macabra viagem pelo fantástico. A edição está muito bacana, com ilustrações, notas, prefácio e apêndices recheados de informações, sobre o autor, o poema e seu contexto histórico e cultural. Imperdível!

gabriel 04/08/2022

Eu acho complexo demais o fato de ter um momento na história onde estudantes e jovens autores se reuniam à sombra de Byron e eu não estava lá para prestigiar e devorar o possível do que era produzido e com o tempo se perdeu.

A orgia dos duendes se trata de um poema bem metrificado e profano, do jeitinho que a época e o movimento pedia.

Trazendo de uma maneira inebriante e incessante, fatos horrendos e hereges de um jeito corriqueiro e que beira a normalidade.

Bernardo Guimarães é sinistro, se não um gênio.

Nicolas.Camiola 12/02/2023

A Morte
Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.

Tabata32 29/09/2023

Nao curti
Um compilado de poemas
nao me encheu os olhos, apesar de ser bem escrito. o titulo me chamou a atenção, mas a historia nao me prendeu

Cassp 17/05/2020

Um poema despretensioso, aparentemente simples, mas, um grande exemplo de criatividade e imaginação de nosso romantismo. Trata-se de uma obra que se inspira nos preconceitos cristãos.

Bruno Gordiano 31/12/2020

História macabra onde se reúnem personagens do nosso folclore em uma grande orgia. Lá conhecemos os motivos que cada um teve para ser conhecidos como seres malignos, algumas são até pesadas.

Gostei bastante e super recomendo.

Khah 27/12/2022

Não sou uma pessoa de ler poesia, mas ultimamente estou ficando mais interessada nesse tipo de poesia métrica e com vocabulário robustos.
Achei ótimo, não é atoa que ele é considerado um gênio ou um louco, depende de quem fala.
Consegui imaginar o sabath acontecendo e todas as criaturas se encontrando.

Lilian_89 30/05/2021

Noite das bruxas
O livro trás um poema gracioso que narra uma festa ao longo da noite onde se reúnem bruxas, lobisomens, mula sem cabeça e outros seres fantásticos para celebrarem suas maldades livremente. Temos um misto de referências folclóricas europeias aliadas a outras tantas referências ao folclore brasileiro.
Ao final da leitura temos a impressão de ter sido parte de uma divertida e macabra dança festiva num mundo fantástico livre de qualquer régua moral.
Uma leitura que começou despretensiosa e acabou me surpreendendo bastante positivamente, curti demais o poema, é além de tudo uma leitura divertida.