A Orgia dos Duendes

A Orgia dos Duendes Bernardo Guimarães

Resenhas - A Orgia dos Duendes

Vanessa.Bueno 31/07/2022

Diferente e educativo
Poesia interessante, e depois um pouco sobre as festas e rituais que hoje são consideradas pagãs, e a visão de mulheres que sabiam mais que homens sobre a natureza e os elementos e foram consideradas bruxas. Entre outras e muitas coisas.

Boa parte dos humanos foram, são e serão um lixo nesse mundo.

lauvwxyz 19/06/2022

aiai essa igreja...
no final do livro, há uma explicação do porquê de toda essas histórias serem repugnantes e abolidas da nossa sociedade. a IC fez uma lavagem cerebral onde tudo isso que era relacionado às outras religiões, era algo maligno. é bom saber que é tudo questão de fé e no que você escolhe acreditar.

Vivi 14/01/2022

Gostei
É bem diferente do que o que eu costumo ler, mas é importante sair da zona de conforto não é mesmo?
Enfim, o livro é intrigante, e gostei muito da leitura, mesmo que tenha sido bem rápida. Achei interessante a forma enigmática que o autor usou, onde utiliza seres fantásticos para fazer suas críticas.

Juliana.Rissardi 23/12/2021

Uma analogia ao Sabath em Fausto, de Goethe... Curto e genial, trazendo o imaginário popular sobre as festas pagãs das bruxas, para mim, perfeito à uma crítica.

Rodrigo 22/12/2021

Só tendencioso a dizer sobre esse livro, só não gostei mais dele pq sua história e contada em poesias, mas basicamente fala sobre um sabbath.

Jon 06/11/2021

Recomendo para quem gosta de dar risadas. Não é profundo, é bem escrito e engraçado (ponto) veja:

Por conselhos de um cônego abade
Dous maridos na cova soquei;
E depois por amores de um frade
Ao suplício o abade arrastei.

Se gostou do trecho, gostará da obra.

Abrobra.q.le 01/10/2021

Curtinho e muito bom
Consegui o ebook de graça na Amazon e eu não sabia exatamente o que esperar. O poema foi uma surpresa muito divertida, misturando o bizarro e grotesco com humor e leviandade, e ainda tem o acréscimo da cultura brasileira. Foi uma leitura curtinha, leve e perfeita pra começar o mês do Halloween

Brenda 31/08/2021

Das leituras pequeninas e obrigatórias que surgem nas disciplinas de literatura brasileira na faculdade, mas que desenvolvem debates e comentários bem intensos rs

Foge bastante ao Bernardo Guimarães canônico, mas o discurso vem do mesmo lugar hegemônico. Uma sátira rápida e bacaninha, mas nada que fuja à regra das normas.

Lilian_89 30/05/2021

Noite das bruxas
O livro trás um poema gracioso que narra uma festa ao longo da noite onde se reúnem bruxas, lobisomens, mula sem cabeça e outros seres fantásticos para celebrarem suas maldades livremente. Temos um misto de referências folclóricas europeias aliadas a outras tantas referências ao folclore brasileiro.
Ao final da leitura temos a impressão de ter sido parte de uma divertida e macabra dança festiva num mundo fantástico livre de qualquer régua moral.
Uma leitura que começou despretensiosa e acabou me surpreendendo bastante positivamente, curti demais o poema, é além de tudo uma leitura divertida.

xuliax 29/03/2021

nao costumo ler esse estilo porem amei a trama entao nao podia deixar passar, entretanto esse foi um livro surpreendentemente bom, apesar de curto

Alyne Rosa 21/03/2021

Belo poema e belo ebook
O poema de Guimarães é construído de forma bem clara e mescla muito bem personagens místicos da cultura estrangeira com a raiz nacional. O destaque do ebook, porém, se encontra nos textos adicionais, que contam mais sobre a escolha dos nomes dos personagens (origens), da vida do autor e da Sociedade Epicureia, tão pouco conhecida mas que é a fonte de muitos clássicos nacionais.

Thamires Amorim 04/02/2021

Eu não entendi o sentido do livro.
O livro fala sobre uma orgia "mágica" em forma de poesia. Começou sem sentido e terminou ainda mais sem sentido. Ainda no final tenta falar sobre os Sabbath's, mas fala de forma totalmente errônea. Não recomendo a leitura.