Dias de Chuva

Dias de Chuva Carolina Mancini

Resenhas - Dias de Chuva

Jujuba 28/03/2018

Resenha - Cultura Pocket
A história se passa em São Paulo e se inicia quando a protagonista Julia com 8 anos encontra pela primeira vez aquele que irá mudar pra sempre a sua vida e de sua família.
Julia tem dois irmãos. Um mais velho que sofre de sérios problemas respiratórios e uma irmã bem jovem que devido à falta de alimentação e atenção adequada não está crescendo e se desenvolvendo como deviria. Um pai alcoólatra e viciado em aposta, uma mãe já fraca de carregar todas as responsabilidades desta família.

"Toda casa precisa de pessoas. Todo corpo precisa de alma, todo coração precisa de esperança, se não virá morada do mal, do vazio, e não há nada pior que o abismo que se forma a frente de um lugar de um lugar infértil de luz."

site: http://culturapocket.blogspot.com/2018/03/resenha-livro-viajante-dias-de-chuva.html?spref%3Dfb&t=CULTURA+POCKET:+RESENHA+LIVRO+VIAJANTE+-+DIAS+DE+CHUVA

Duda 20/04/2018

Dias de Chuva / Carol Mancini
Cada parte do livro é um momento da vida de Julia e lendo os capítulos você percebe que o título de cada parte da história tem tudo a ver com o que irá acontecer nos capítulos pertencentes aquele bloco. E a escrita gente, não tenho o que reclamar, uma escrita impecável. Não chega a ser uma escrita formal e chata mais também é muito mais rica em detalhes do que uma "linguagem de Fanfic". A autora mistura romance, aventura, suspense e fantasia de uma forma tão harmoniosa que você nunca achou que esses temas poderiam casar tão bem.

site: http://bibliotecalecture.blogspot.com.br/2018/02/dias-de-chuva-carolina-mancini.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 01/04/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A narradora é Julia, que nasceu numa família pobre, onde a mãe trabalhava muito e ganhava pouco como faxineira, enquanto o pai se rendia aos vícios da bebida e do jogo. O irmão mais velho de Júlia tinha problemas de saúde, e a irmã mais nova, ainda bebê, tinha dificuldades de desenvolvimento. Até que o caminho da garota se cruzou com o de Audrick, um rapaz que estava no mesmo ambiente onde Julia foi acompanhar a mãe na tentativa de evitar que o pai perdesse o pouco que tinham.

Eis que Audrick resolveu que ajudaria a família de Julia, e, a partir daí, passou a ser uma espécie de cuidador deles. Inicialmente, através de uma ONG comandada por Miriam (uma amiga da mãe da garota), mas com o tempo foi se aproximando mais e mais, se tornando praticamente alguém da família. Graças ao dinheiro e à interferência de Audrick, a família de Julia se reergueu.

Porém, Audrick não era um rapaz qualquer, um benfeitor desinteressado. Por que ele escolheu ajudar Julia? O que exatamente ele era? Quais suas reais intenções? Qual o papel de Julia nisso tudo? É o que nós, leitores, descobriremos junto com a protagonista. E as respostas são sinistras, especialmente quando o tio de Audrick resolve aparecer!

"Eu mirava a lua, mas só conseguia pensar no aperto em meu peito. Quem era Audrick, ou o que era Audrick? Nem a pergunta era fácil de formalizar. Podíamos mesmo confiar nele? Nosso cuidador era um monstro ou eu é que cismava apenas com um lado da história." (página 51)

Eu não sei se classificaria "Dias de Chuva" como um livro de fantasia ou um romance sobrenatural. Esse é um daqueles livros onde não sabemos qual caminho a história seguirá, o que pode ser bom ou ruim, mas com certeza é um sinal de uma trama original. As transformações na vida da protagonista são muito grandes com o decorrer dos capítulos. A verdade sobre Audrick foi surpreendente. Havia uma dubiedade nele (aliás, vários personagens escondem segredos e não sabemos bem em quem confiar), seus motivos para se aproximar de Julia podem ser meio assustadores.

Geralmente, tenho certa dificuldade com livros que se passem num período muito longo de tempo. Em "Dias de Chuva", acompanhamos Julia desde menina até se tornar adulta. E para mim é difícil quando, por exemplo, um personagem é muito bom como criança, e eu não consigo me desapegar dessa sua fase infantil e continuar cativada por ele até sua vida adulta. Se não fosse esse meu problema, talvez tivesse me conectado mais com a leitura (caso alguém tenha curiosidade, também tenho "problemas" parecidos com personagens desmemoriados e com anjos).

Em certo momento, a mitologia indígena nacional é inserida na trama. E essa foi minha parte favorita da leitura. Eu fiquei encantada pela forma como seres da cultura indígena se tornaram parte do universo fantástico da obra. Em capítulos anteriores já havia menções à cultura africana, com Iemanjá, e essa diversidade cultural foi algo que me agradou muito! Temos também diversidade humana, com personagens brancos e negros, algo que precisamos sim mencionar.

A edição da Estronho tem uma capa bonita, com uma ilustração condizente com a trama. Há detalhes no inicio dos capítulos, as páginas são amareladas, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e encontrei poucos erros de revisão.

Enfim, "Dias de Chuva" foi um livro que me surpreendeu, uma história original, diferente de tudo o que já li na fantasia. Acredito ser uma trama sobre, essencialmente, a busca de Julia por encontrar o seu verdadeiro eu. Com diversidade e representatividade, é uma leitura que recomendo para os apaixonados por ficção fantástica, histórias com feiticeiras e outros seres sobrenaturais e sua ligação com a natureza, e esteja preparado para um pouco de romance e uma boa dose de drama. As dificuldades pelas quais a Julia passa não são poucas!

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/03/resenha-livro-dias-de-chuva-carolina.html