Com O Amor Não Se Brinca

Com O Amor Não Se Brinca Mônica de Castro

Resenhas - Com O Amor Não Se Brinca

16/04/2024

A história se passa no Brasil, acredito que por volta de 1800 pois os negros ainda eram escravos. E temos três personagens principais: Os irmãos gêmeos Fausto e Rodolfo e Júlia, cunhada da irmã dos gêmeos. Desde a infância Rodolfo sente inveja e ciúmes do irmão e isso foi para a vida adulta. Em muitos momentos Rodolfo fala sobre a inveja que sente mas não sabe o porquê, só que precisa destruir o irmão.

Rodolfo é uma péssima pessoa com atitudes enojantes. Fausto é um homem de caráter, não é perfeito, mas é um ser humano muito bom. E temos Palmira, a mãe dos meninos. Pensa numa mulherzinha ruim. Trata os escravos e qualquer outra pessoa não católica com extrema maldade. Quando o marido dela falece, a família toda se reúne da fazenda para o funeral. É quando os irmãos conhecem Júlia. De imediato rola uma atração entre ela e Fausto e quando Rodolfo descobre isso, de imediato prepara um plano para seduzir Júlia.
Outros personagens surgem e ora se envolvem na trama ora tem suas próprias histórias. Acredito que as duas que merecem destaque é Marta e Camila. Marta é filha do capataz. A garota volta a fazenda depois de se formar no escola do convento e conversando com Júlia revela que tem dons, que consegue se comunicar com espíritos. Esse dom é extremamente importante para ajudar Sara, uma personagem judia, que sofre de tuberculose.
A outra personagem que citei, Camila, é irmã dos gêmeos. Ela é uma personagem muito forte e com muita experiência de vida. Camila se entregou antes do casamento ( lembrem que a história se passa em 1800) e depois do ato o rapaz fugiu. Para não desonrar a família ela é obrigada a se casar com outro rapaz. Decidida a não se casar por conveniências ela decide se tornar freira. O destino então coloca no caminho dela Leopoldo, um homem que não se importa dela não ser virgem e a toma para casamento. Leopoldo e Camila são contra a escravidão e tratam todos com muito respeito, o que é raro dado a época em que vivem.

No fim do livro descobrimos que todos tiveram vidas passadas e nos explica a ligação de todos esses personagens e o motivo de seus sentimentos.

Falando agora como crítica literária: o livro tem uma linguagem muito simples e poderia ter menos páginas, já que muitas situações e palavras repetem. A primeira impressão que tive foi que parecia novela mexicana: sofrem ao extremo, amam ao extremo e fazem muitas maldades. Mas a mensagem do livro é muito bonita e me pôs a pensar quando terminei.

Michele206 24/01/2024

Com o amor não se brinca
A história é o segundo livro da trilogia sentindo na própria pele onde Tonha agora idosa não é mais o centro da história e sim a rivalidade entre os gêmeos filhos da sinhá, pois Rodolpho quer Julia e Alberto também. Porém somente um deles há ama verdadeiramente.

beca.melo 28/07/2023

Se alguém quiser comprar essa bomba, ou trocar, tamo aqui, porque na minha experiência foi bem intragável?

Viri 25/08/2022

Quanta maldade e sede de vingança
Neste segundo livro da trilogia da Tonha consegui ver uma novela das 6h.. muita vingança para um livro só... várias vezes pensei em desistir mas fui até o fim para ver se no fim os maus seriam castigados ou morreriam igual nas novelinhas ... poucas citações de doutrina o que para quem não é espírita fica incompreensível..
Agora vamos rumo ao último livro da Tonha... vamos ver se será tão importante quanto o primeiro...
Marcela Galindo 04/01/2023minha estante
oii!! Eu nao sabia que tinha outro antes? qual eh o nome? Provavelmente ele conta a história do incêndio que aconteceu envolvendo a tonha ne?

Viri 08/01/2023minha estante
Oii tem sim... o 3 é final é o Lembranças que o vento traz e o 1 é Sentindo na própria pele! Gostei muito da trilogia vale a pena ler!!

Yasmin 26/11/2021

Um livro fantástico que retrata a importância da verdade e do bem.
A espiritualidade sempre fazendo o melhor.

Tamara127 02/11/2021

Com muitos ensinamentos mas também uma leitura difícil por ver a maldade do ser humano vem de muito antes.

Paula.Machado 19/09/2021

Livro excelente, só não conseguiu superar outros da autora que gostei mais. Indico com certeza para uma leitura simples sobre o espiritismo.

Clara Fonseca 07/08/2021

Eu achei o livro maravilhoso no começo eu fiquei um pouco perdida com os personagens , mas a história me prendeu do início ao fim . E o que fala do final viu eu tive tantos surtos

Cristiane 17/04/2021

Trilogia 2/3
Maravilhosa essa trilogia! No começo você fica um pouco perdida se a história foi pra trás ou pra frente, mas vale a pena!
Tayla 18/05/2022minha estante
Eu não entendi como que no primeiro livro a Tonha desencarnou e no segundo ela estava viva. Chegou notar isso? Ou eu que não entendi mesmo?

Priscila 02/03/2021

A leitura é um pouco devagar, as coisas só aconteceram no final e não sei muito o que dizer. Não amei, mas também não odiei o livro. Eu fui lendo e lendo para ver se algo acontecia e se os sentimentos se resolveriam. Mas não, o livro acabou, aconteceram algumas coisas e eu fiquei: ué, acabou? Como assim? Agora é ler o próximo e último da trilogia, quem sabe eu me surpreenda?
Uma coisa tenho que dizer: gostaria de mais falas do frei, gostei muito das partes em que ele aparece.
Dó da Marta, espero que no próximo livro ela possa ter aprendido a se amar, se valorizar e a passar menos a mão na cabeça do Rodolfo. E que o Rodolfo aprenda alguma coisa, parece que dele só vem ódio e inveja.

eubrunnaevelyn 13/04/2023minha estante
Fausto**

umgustavomacedo 03/11/2020

Com o amor não se brinca
Muito bem contextualizado o romance aborda os laços que envolvem os irmãos gêmeos Rodolfo e Fausto, justificando os sentimentos existente entre ambos como de origem numa outra existência. De fato, buscava reencontrar mais dos personagens da obra anterior, ?sentindo na própria pele?, mas foram poucos os contatos com aqueles personagens. Mesmo assim, vale a pena a leitura e a narrativa com os novos personagens.

Gilda.Lima 03/10/2020

Seguindo a trilogia...
Após a morte de Cirilo, Aline e Inácio, Tonha descobre-se grávida, porém seu filho nasce morto, ao mesmo tempo em que Palmira dá à luz aos gêmeos Fausto e Rodolfo, e Tonha torna-se ama seca dos meninos. Anos depois, com a morte de Licurgo, Camila vem à fazenda para o velório, com seu marido Leopoldo, seus filhos Dário e Túlio, e sua cunhada Júlia, a quem considera uma filha. Júlia e Fausto se apaixonam, despertando a inveja e o ciúmes de Rodolfo, e com o regresso de Constância, muitas coisas irão acontecer...

Guilherme Ramos 30/04/2020

O amor não é um jogo, muito menos um brinquedo.

No segundo livro da trilogia, com o amor não se brinca ainda teremos alguns personagens de sentindo na própria pele, a mais marcante é obviamente Tonha, mesmo embora neste livro não tenha muito destaque, toda a trama parece estar envolta da mesma.

Neste belo e encantador romance vamos conhecer Júlia a protagonista, uma ilustre e linda jovem quem ao chegar na fazenda São Jerônimo, desconsertará os pensamentos dos irmãos gêmeos Fausto e Rodolfo e mexerá fortemente com os sentimentos dos rapazes.

Como a capa sugere, o romance trata-se de um triângulo amoroso, que envolverá os personagens citados acima e aquele velho clichê do irmão bom versus o irmão mal disputando o coração da doce mocinha. Porém engana-se que Júlia é tola e inocente. Dotada de uma espiritualidade e maturidade ímpar, ela saberá conduzir sua vida com determinação e confiança, mesmo com as armadilhas da vida e ciladas do destino que tentarão destruí-la.

Diferente de qualquer outro romance, este tocará num tema bem desconfortante para muitos que é a auto-obsessão, no caso de Rodolfo que embora sua loucura e causas estejam atreladas aos laços do passado, ainda insiste em vingança e destruição de seu irmão Fausto e não percebe o tanto de tempo que perde com pensamento e atitudes autodestrutivas quando poderia simplesmente tentar ser feliz, sua obsessão não permite enxergar ou perceber tudo de bom o que o destino lhe trás, que a via lhe proporciona, acabando por sucumbir em profundos tormentos.

Demais temas como doenças por processos de carma (caso de Sara) e mediunidade de cura (caso de Marta) também serão abordados no romance, embora creia que deveriam ter explorado mais nesse campo, principalmente no que se refere ao caso de Marta.

A perseguição aos negros escravos permanece e Tonha também segue sendo alvo de infames acusações e vítima de armadilhas de inimigos como Constância, sobrinha de Palmira a senhora da fazenda onde Tonha é escrava e inimiga declarada da mesma desde quando ali chegou quando era moça, disputando com a escrava o coração de Inácio, seu então primo e também sobrinho de Palmira, do qual era imensamente apaixonado pela escrava, vivendo um amor proibido entre um branco e uma negra, o que aguçou ainda mais o ódio de Constância.

Embora tenha citado acima que é um clichê esse tipo de romance, o mesmo não deixa a desejar, pois embora não tenha uma variedade de cenário, sendo basicamente a estória em torno da fazenda São Jerônimo, o mesmo promete nas emoções que proporciona passar ao leitor com o gênio forte de Júlia e Fausto, a personalidade violenta e mesquinha de Rodolfo e as reviravoltas desse triângulo amoroso, sem deixar também a desejar nas questões espirituais, mostrando que o amor não pode ser uma ferramenta de jogo manipulado, pois com o amor jamais se brinca.
Tayla 18/05/2022minha estante
Notei que no primeiro livro "sentindo na própria pele" Tonha desencarnou no final. Porém, no segundo livro "com o amor não se brinca" ela estava viva. Será que entendi mal?

jumorgensten 02/01/2020

Você prefere ser feliz ou ficar se vingando de alguém que você odeia tanto e nem sabe os motivos? Pois essa é a grande pergunta colocada no livro Com O Amor Não Se Brinca da autora Mônica de Castro em parceria com o espírito Leonel.

A obra faz parte de um trilogia e é a continuação de Sentindo na Própria Pele. Os únicos personagens permanentes são Tonha, Palmira, Terêncio, Camila Constância e Túlio.

Aqui temos uma Palmira viúva pelo recém desencarne do seu marido Licurgo, com dois filhos gêmeos Rodolfo e Fausto e ainda inconformada com o incêndio e mortes do seus entes queridos por, acreditando ela, culpa de Tonha.

Camila volta ao local para prestar condolências e ficamos sabendo que a mesma está casada e com dois filhos. Conheceu o marido no convento onde estava e se apaixonou. Mais madura e espiritualizada, se torna o grande suporte emocional da família.

Seu esposo tem uma irmã chamada Julia, que chega a cidade horas depois e desperta o interesse de Fausto. A partir de então, o gatilho de inveja e perseguição de Rodolfo é acionado e o mesmo começa a competir, direta e indiretamente, com o irmão. Ele não sabe os motivos de tanto ódio, só sente a grande necessidade de vingança.

Depois de um tempo, Julia discorre sobre uma amiga gravemente enferma, necessitando de cuidados médicos e bons ares. Ajudada por Fausto, a família vai morar na mesma fazenda onde ocorreu o incêndio anteriormente e Dario (filho de Camila) se apaixona perdidamente.

Sara se ambienta com o local e começa a ter vários sonhos explicativos. Ao mesmo tempo, a filha do capataz volta a morar nos arredores. Marta é médium e descobriu seus dons dentro do convento e contou com a ajuda de Frei Ângelo, onde o mesmo fazia estudos sobre os fenômenos e comunicações espirituais.

Frei Ângelo vai morar na cidade e presta apoio incondicional a Sara, sempre ajudando e esclarecendo. Ele também é a parte espiritual da história. Com isso, acabamos descobrindo as vidas passadas tanto da menina quanto das pessoas a sua volta.

Além disso, o livro também mostra as questões físicas e emocionais de gêmeos, a problemática da arrogância mesmo benéfica, o apego ao passado, a não aceitação do livro arbítrio e o amadurecimento espiritual e psicológico de muitos personagens do primeiro livro.

O único ponto negativo era o grande potencial mediúnico de Marta que poderia ser explorado para ajudar a todos e a menina ficou relegada ao seu amor incondicional por Rodolfo e só. Ela e o Frei Ângelo fariam uma dupla e tanto, porém, resolveram ir por outros caminhos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Sabe aquele livro onde você sente as mesmas sensações dos personagens? É esse!

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/01/02/com-o-amor-nao-se-brinca-monica-de-castro/