Com O Amor Não Se Brinca

Com O Amor Não Se Brinca Mônica de Castro

Resenhas - Com O Amor Não Se Brinca

JuBarbosa 10/12/2019

Eu já falei aqui o quanto sou apaixonada nos livros da Mônica de Castro pelo espírito Leonel. Quando vi mais dois na biblioteca do Centro que frequento, fui correndo pegar... E pra minha surpresa, esse era uma continuação de "Sentindo na própria pele" que já falei por aqui.
Foi uma surpresa maravilhosa poder saber o que aconteceu com os sobreviventes depois do final do livro e conhecer mais algumas histórias, sempre nos ensinando sobre espiritualidade e reencarnação, mostrando que nada é por acaso e que tudo tem uma explicação em outras vidas.
Além do mais, geralmente não gosto de continuações, acho muito difícil o autor conseguir manter a mágica e o ritmo do primeiro (Salvo Harry Potter pq a JK se supera!), Mas esse conseguiu, me prendeu do início ao fim e me fez amar tanto quanto o inicial.
Já indiquei o primeiro e agora indico também o segundo, vale muito a pena ler em sequência, pq se completam totalmente!

Lilian 09/12/2019

Leitura pesada

Época de senhores e escravos.
História pesada e como sempre com a pegada mais bruta de escrita do espírito Leonel.
Dois irmãos Gêmeos, Fausto e Rodolfo apaixonados pela mesma mulher, e o coração da moça bate mais rápido por um dos deles.
Rodolfo de personalidade violenta e mesquinha inveja Fausto desde a infância.
Filhos de um rico fazendeiro com sua esposa, ambos que já tinham certa idade ao serem pais de mais dois meninos, sempre os mimaram por serem os caçulas.

Júlia é a moça a quem Fausto é correspondido e acabam noivando, Rodolfo arma um plano sórdido com uma tia para ser o primeiro amante de Júlia sem que ela perceba que estaria se entregando à ele e não para Fausto, isso aí quase ás vésperas do casamento e uma das cenas mais asquerosas na minha opinião do livro é narrada, atrás somente de um estupro diabólico cometido por Rodolfo e seu sobrinho à uma jovem escrava assassinando-a depois. Uma cena pesada e triste a qual quase pulei as páginas.

Ainda tem Marta, uma moça que possui mediunidade e é perdidamente apaixonada pelo imundo do Rodolfo. (Me perdoem se estou opinando demais, mas eu não suportei esse cara e peguei ranço dessa Marta)
E tem a véa, tão ruim quanto o filho Rodolfo que também me irritou por ser tão religiosa e desprezar a vida humana porque a cor da pele é diferente da sua.

Sem falar no cúmulo do absurdo, quase taco meu livro na parede de tanta incredulidade quando é narrada a cena que se passou lá na tal estradinha de terra. Nojo! Essa Marta me aborrece.

Foi isso, um dos livros que mais mexeu com minhas emoções de raiva, ranço, indignação...

Patricia.Rosa 10/10/2018

Com o amor não se brinca
Romance que inspiraria uma nivela de época... Bom de ler, senti falta de uma profundidade maior em relação aos ensinamentos da doutrina . Como romance vale a leitura.

Tainã Almeida 15/02/2017

esperado
O inicio me prendeu mto , parecia uma novela das 18 h (que adoro ) lia tomando cafe em qualquer tempinho que tinha . mas o Rodolfo começou a fazer mtas maldades e começei a ver muitas '' desculpas '' ou explicaçoes p / tudo que aconteçia em outras vidas . e ai tive a infeliz certeza que nada aconteceria a ele - como a maioria dos livros espiritas,que so o arrependimento , ou um sonho , um esclarecimento basta -e aí bateu a bad ¬¬ ° e sim , so nao dei mais estrelas pelo final esperado e chato . uma pena fora alguns personagens que sao sem explicaçao ( trajano passa por todas traiçoes e ainda ama o sinhozinho ?? ) , Marta , com toda sua mediunidade e evoluçao ama rodolfo sem medidas, beirando o exagero . sem graça =/
Samara 25/02/2017minha estante
Deveria ter dado menos estrelas

Wallace 13/05/2017minha estante
Concordo em número, gênero e grau!
Fiquei indignado com o desfecho do Trajano, foi praticamente abandonado.

Samara 31/12/2016

Mais do mesmo
Eu li esse livro em dezembro, é o segundo livro que leio da Mônica de Castro, e não gostei da sua escrita. É uma escrita rápida, sem descrições de ambientes e personagens, uma história que achei apressada. O livro narra a história de Fausto e Rodolfo, gêmeos, mas rivais até no amor. Rodolfo possui um ódio e uma inveja grande pelo o irmão, e isso faz com que o deixe cego em relação às coisas da vida, ele quer se apropriar de tudo do irmão, até de sua amada Júlia. Ao decorrer da história conhecemos outros personagens, não mais interessantes que outros, já que as descrições dos personagens e suas personalidades não tem importância para a escritora, ou então não tem importância nos livros espíritas.

O Rodolfo apesar de ser um mal caráter, ainda é amado por Marta, fiquei surpresa que uma mulher com um grande dom espiritual, possa amar uma crápula que nem ele. E eu fiquei com ódio do que ele fez com a escrava, ele merecia um castigo bem grande por ter feito uma maldade daquela. E outra que eu não engulo, é como ele conseguiu se passar pelo o irmão e enganar Júlia, fiquei pensando se até os beijos e carinhos de irmão gêmeos são iguais. O livro é a continuação de Sentindo na própria pele, que conta a história de Tonha, uma escrava da casa grande, que se apaixona pelo "sinhozinho", e vivem um amor proibido. Voltando à história, o Rodolfo deveria ter tido um castigo bem merecido, no entanto suas maldades são explicadas através de vidas passadas. E ele ainda se casa com a Marta, que o ama apesar de suas maldades, algo que não concordo. Fausto perdoa Júlia, e os dois vivem felizes para sempre, todo mundo vive, menos os escravos é claro.

z..... 31/12/2016minha estante
Feliz ano novo! Com muitas realizaçoes, felicidade e bons encontros e inspiraçoes no caminho, tambem nas resenhas. ^ ^

Samara 02/01/2017minha estante
Obg, pra você também :) o mesmo e muitas resenhas pela frente

Samara 02/01/2017minha estante
^^ :)

eubrunnaevelyn 24/03/2023minha estante
Poxaaa, estou na parte que Fausto pede mão de Julia em casamento após a chegada do RJ.

Não estou acreditando que os escravos nunca serão felizes, afffffffffffffff. Palmira não vai pagar pela maldade dela? E Constância?

Vivi Martins 23/05/2015

E não se brinca mesmo!
Este vem a ser um dos melhores romances espirituais que já li, e o primeiro por Leonel. Com ele não tem rodeios; é simples e direto; e por vezes, meio agressivo com as palavras. No entanto, discorre toda a história de uma forma que emociona e nos prende na leitura do início ao fim, como a um verdadeiro suspense.

Trata-se de uma história à época da escravatura no Brasil. Dois irmãos gêmeos, Fausto e Rodolfo, filhos mais novos do grande fazendeiro Licurgo. Rodolfo, desde a mais tenra infância, traz uma inveja e um ódio profundo pelo irmão, este de coração bondoso, não percebe as primeiras investidas traiçoeiras do irmão. Deseja tirar tudo do irmão, até o amor de Júlia. Foi capaz de estuprar, matar, caluniar, tudo para satisfazer o seu desejo de vingança sem explicação nesta vida.

Com o correr da história, tudo vai se encaixando, e a explicação de todo esse ódio nutrido pelo irmão, tem procedência de uma outra vida.

Há muitos outros personagens envolvidos, como Sara que luta pela cura de sua doença, também resquícios de outra vida em que fora rejeitada pela mãe.

Enfim, indico a leitura porque é uma obra que nos faz pensar em nossa vida nos dias de hoje. Refletir sobre preconceitos, o porquê das coisas e suas causas. Valeu muito a pena ler!

Isabela 23/05/2015minha estante
Adorei a resenha e obrigada pela dica desta leitura! Cada vez mais me aprofundo e vejo o quanto é importante desenvolver nossa espiritualidade! Grande beijo ;*

Lilian 25/05/2015minha estante
Vivi pra você conhecer mais sobre o Leonel ,ele conta uma de suas encarnações no livro ''Segredos da Alma'' vc não vai conseguir parar de ler ...

Vivi Martins 26/05/2015minha estante
Obrigada pela dica Lilian. Vou procurar ler com certeza!

Tainã Almeida 18/04/2016minha estante
esse nao é o primeiro ditado por Leonel . olhe no ''skoob'' pela autora , esse é o 2 ou 3 livro .estou confusa, teve uma sra dizendo que acha que o Leonel nem está mais ao lado dela há tempos o.O pq ela escreve de forma '' bruta d +'' p / um espirito de luz ...

Karol 19/01/2015

- Deus não possui religião, minha filha. A religião universal, aquela que liga os homens a Deus, é a que vem do coração. O amor, o respeito e a compreensão são as verdadeiras religiões que nos aproximam do criador." Com o amor não se brinca.
Romance espirita que se assemelha aos romances de Zíbia, nos leva a refletir sobre muitos fatos ocorridos em nossas vida que muitas vezes não conseguimos entender ou explicar. Com esta história descobrimos que tudo tem uma explicação. Aprendemos que somente através do amor e da compreensão é que podermos buscar nos tornarmos melhores seres humanos e acima de tudo espíritos mais evoluídos a cada encarnação !

Raissa 15/06/2014

Abandonei!!
É um livro meio monótono. Não gostei. Foi o primeiro livro espirita que li. Não gostei, não por ele ser espirita, mas porque a historia achei fraquinha demais. Se você acreditar em espiritismo pode disser: "Ah mais ele foi psicografado, traz uma mensagem bonita.", mas minha analise é da historia, foi do romance.O livro poderia ser escrito em punho pelo próprio Leonel(amigo espiritual da autora), continuaria não gostando. Talvez volte a ler ele, não gosto de abandonar livros assim, mas por em quando decidi priorizar outros livros que estão na minha lista de leitura.
Vivi Martins 22/05/2015minha estante
Caramba, estou acabando de ler o livro e não achei nada monótono. Deve ser que vc abandonou a leitura bem no começo. Mal tiro o livro das mãos de tão louca para terminá-lo e saber o desfecho de toda a história. Se vc continuar a leitura tenho certeza que vai gostar, é muito suspense!

AmandaVM 29/09/2013

Trecho do livro
"Há quem diga que o amor é a base de tudo, porém eles se esquecem que:
Há os que se anulam em nome do amor e acabam abandonados.
Há os que investem tudo nos outros acreditando que serão correspondidos e vivem reclamando do egoísmo alheio.
Há os que sonham com um amor perfeito, pretendem encaixar o ser amado nesse modelo e acabam descobrindo que cada um é como é e não temos poder para mudar ninguém.
Há os que confundem paixão com amor. Não percebem que paixão é admirar no outro o que recalca em si. Quando a ilusão projetiva desaparece percebemos o ridículo dos nossos atos apaixonados.
Quando ser feliz passa a ser um objetivo sério nós logo percebemos que com o amor não se brinca."
(Zibia Gasparetto)
Tainã Almeida 18/04/2016minha estante
o.O um trecho da Zibia ??? mas esse livro nao é de outra autora (Mônica de Castro) ?

Tiele.Iglesias 23/07/2013

Uma História legal, sem ser cansativa pois os mistérios e problemas se resolvem rápido tornando-se uma leitura fácil porem previsível desde o inicio.

ManoelNeto 24/01/2013

Romance mais do que espírita, de uma vida !
Não vou negar, sou suspeito a falar de livros direcionados a doutrina espírita. Todos, sem exclusividade me completam.
Nesta obra, a história decorre-se em meios a preconceitos, escravidão. E ao meio de ambiente "não proício", cresce o cheiro da lembrança, e o aprendizado com o passado. Trazendo a realidade a causa de alguns sofrimentos e a explicação de conflitos.

Juki 03/12/2012

Com O Amor Não Se Brinca
ele é continuação do livro ''Sentindo na própria pele''

Não gostei, achei a história cansativa e bem manjada, bem no estilo de novela das 18hs na Globo...

Lilian 20/04/2013minha estante
Então se sofremos sem ter feito "nada",Deus é um ser injusto?! espero sinceramente que você não seja ateu ... cada um tem sua opinião assim como eu que 'não acredito q para ter um cantinho no céu tenho que comprar um terreno lá' ou que para ser perdoado de meus pecados na semana, tenho que ir a missa todos os domingos. é complicado

Juki 22/04/2013minha estante
Lilian não sou ateu, pelo contrário, sou Cristã. Porém só creio no que está escrito na bíblia sagrada, e de acordo com a biblia não existe reencarnação, temos apenas 1 vida para acertar ou errar e depois viver a vida eterna seja no céu ou no inferno. É isso que a biblia diz e é nisso que acredito.

Eu já sabia que o livro era espírita, porém como não sou uma pessoa ignorante li mesmo assim e levei para o lado da ficção, mas de qualquer forma não gostei da história.

Como vc mesma disse, cada um tem sua opinião e pode ter certeza que tbm respeito a sua!!

Fica com Deus!!

Lilian 16/05/2013minha estante
vc tem razão quando diz que "ESSE" LIVRO é ficção... não acredito muito na mediunidade de Mônica de Castro,acho que Leonel não está mais ali ditando há muito tempo,sou espirita,já li diversos livros de Yvonne A.Pereira pelo espirito Charles,a maneira de espiritos de luzes narrar é inconfundivel,Mônica é bruta com as palavras,espiritos de luzes ditam de tal forma para corações delicados,o que me fez responder para vc foi a sua frase "Como não acredito em reencarnação, não gosto da forma como tudo tem uma ''desculpa'' devido a vida anterior...'' não pela história,sinto muito que tenha pego logo esse livro...e enquanto a biblia já li muito,mas não acredito em um Deus dos exércitos,Deus pra mim é vida é amor,Jesus é tudo,amo o novo testamento,seus ensinamentos,pena que o homem ainda seja ignorante para entende-los por completo. que Deus esteja com você sempre também.

MARA 31/08/2012

briga de irmaos gemeos
A inveja, o preconceito é tão grande, que chega atingir o seu equilibrio mental.

Erivelton Alves 29/06/2012

Há quem diga que o amor é a base de tudo, porém eles se esquecem que: há os que se anulam em nome do amor e acabam abandonados. Há os que investem tudo acreditando que serão correspondidos e vivem reclamando do egoísmo alheio. Há os que sonham com um amor perfeito, pretendem encaixar o ser amado neste modelo e acabam descobrindo que cada um é como é e não temos poder para mudar ninguém. Há os que confundem paixão com amor. Não percebem que paixão é admirar no outro o que recalca em si; quando a ilusão projetiva desaparece percebemos o ridículo dos nossos atos apaixonados. Há os que confundem apego com amor. São egoístas que esperam do outro exatamente o que não se dão.
O amor verdadeiro nunca faz sofrer. Traz alegria, motivação e prazer, agindo sempre com seu poder de harmonizar as relações humanas. Quando ser feliz passa a ser um objetivo sério, logo percebemos que ´Com o Amor não se Brinca´.

Iraci Santos 13/06/2012

Pequeno resumo....o conteúdo é bem mais interessante, quando começar a lê, postarei mais uma resenha..Rsrsr!
Há os que confundem paixão com amor. Não percebem que paixão é admirar no outro o querecalca em si. Quando a ilusão projetiva desaparece percebemos o ridículo dos nossos atos apaixonados.
Há os que confudem apego com amor. São egoístas que esperam do outro exatamente o que não se dão.
Quando ser feliz passa a ser um objetivo sério nós logo percebemos que COM O AMOR NÃO SE BRINCA.