Fronteira

Fronteira José de Souza Martins

Resenhas - Fronteira

Dan 10/12/2020

Só não ganhou 5 estrelas porque tem uma linguagem pouco acessível, não alcança qualquer público, mas é de conteúdo extremamente importante, mostra uma realidade para qual estamos cegos.

><'',º> 20/02/2018

"É um livro no interior do Brasil, as bordas das extremidades que nos separa de nós mesmos, sobre as especialidades diferentes e controversos de nossa expansão interna neste movimento lento começou com a conquista e ainda não foi concluído. A fronteira é o espaço das sociedades e culturas encontrar uns aos outros, sociedade da Índia e a chamada sociedade “civilizada”, mas também muitas facções significativamente diferentes do branco e da sociedade de Metis que nós somos. A fronteira é o lugar de liminalite, a incerteza e o conflito. Tem sido a busca desenfreada de oportunidades. Mas, também, o lugar do genocídio dos aborígenes dos povos, pelo menos o lugar dos valores de redução, conceitos e formas de vida que a empresa domina. Foi o lugar da espoliação dos agricultores que, devagar e floresceu pelo Ministro expulsos séculos áreas integradas do processo moderno de reprodução estendida e o capital territorial, refugiou-se em homem s sem terra que separa os territórios aborígines do mundo civilizado. Em vez do renascimento da escravidão da dívida, tem sido, a data, a peonage, a disciplina, o chicote e a morte."

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO