Longitude

Longitude Dava Sobel

Resenhas - Longitude

Debora411 31/03/2024

Longitude
Conta a historia de como John Harrison, um carpinteiro, sem nenhum treinamento teorico previo solucionou o maior problema ligado a navegacao no seculo XVIII, criando um relogio que se mantivesse estavel preciso em condicoes adversas, possibilitando determinar a longitude de uma embarcacao (e assim sua localizacao exata), algo que apesar dos esforcos parecia impossivel para os grandes genios da epoca (entre eles Isaac Newton!). A historia e interessante pra quem se interessa por navegacao, mas o texto me pareceu um pouco prolixo em alguns momentos, mesmo sendo um livro bem curto.

eveaguiar 26/03/2024

A história da Longitude
A leitura foi muito leve e fluida, não esperava. Conta a história do descobrimento da longitude e sua importância na época das grandes navegações. Como John Harrison foi importante nessa trajetória, sua história e dificuldades ao longo da vida. É uma história bem interessante.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Longitude: A Verdadeira História de um Gênio Solitário que Resolveu o Maior Problema Científico do Século XVIII" é um livro escrito por Dava Sobel e publicado em 1996 pela editora Ediouro. O livro conta a história da busca por uma solução para o problema da determinação da longitude no mar, que durante séculos representou um grande obstáculo para a navegação e comércio marítimo.

Sobel começa o livro apresentando a importância da navegação marítima para o comércio e para o poderio militar das nações europeias no século XVIII. Ela destaca o desafio enfrentado pelos navegadores em determinar sua longitude no mar, o que era crucial para evitar naufrágios e garantir a precisão das rotas de comércio.

Em seguida, a autora apresenta a história de John Harrison, um relojoeiro inglês autodidata que dedicou grande parte de sua vida a desenvolver um relógio marítimo preciso o suficiente para resolver o problema da longitude. A história de Harrison é contada de forma cativante e aprofundada, mostrando sua genialidade, obstinação e a luta contra a burocracia e preconceitos da época.

Sobel também discute as tentativas anteriores de resolver o problema da longitude, incluindo o método das luas de Júpiter proposto por Galileu, as tabelas astronômicas e os relógios de pêndulo que não funcionavam em alto mar. Ela também apresenta outros personagens importantes na história da determinação da longitude, incluindo astrônomos, matemáticos e políticos.

Ao longo do livro, Sobel descreve detalhadamente a construção dos relógios marítimos de Harrison e sua luta para obter reconhecimento e recompensa pelo seu trabalho. Ela também aborda a importância histórica da solução do problema da longitude para o comércio, a ciência e a navegação, e mostra como o trabalho de Harrison impactou profundamente a sociedade da época.

Em resumo, "Longitude" é um livro fascinante e acessível que combina história, ciência e biografia em uma narrativa envolvente. Ele oferece uma visão profunda do problema da longitude no mar, dos desafios enfrentados pelos navegadores e da genialidade e luta de John Harrison para solucionar um dos maiores problemas científicos do século XVIII.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Hugo 04/10/2022

Genialidade e obstinação
Por vivermos uma época muito confortável, sem medo de morrer de escorbuto ou por ficar perdido no meio do mar, às vezes nos esquecemos do árduo caminho que a humanidade percorreu até chegar aqui. Longitude é um retrato muito fiel, porém descrito de maneira palatável dessa época mais sofrida.

Em uma época em que o homem não sabia como se localizar direito durante suas navegações, um fazendeiro deu na telha de começar a construir relógios e se descobriu um mestre autoditada nisso. De quebra, revolucionou as navegações e possibilitou a Inglaterra se tornar a potência marítima que outrora foi. Recomendo fortemente a leitura!
Mari 05/10/2022minha estante
Lerei ?

aldogusmao 20/05/2022

Divulgação científica de primeira
Longitude é um livro pouco conhecido no Brasil. Dava Sobel é uma ótima divulgadora científica, uma daquelas autoras que consegue transformar um tema que para muitos é completamente hermético (não é o meu caso, nem de nenhum astrônomo ou historiador da ciência) em um texto tão agradável de ler quanto um bom romance. A determinação da longitude foi um dos maiores desafios científicos da humanidade desde que começamos a nos aventurar pela Terra na época das grandes navegações. Assim que saía de um porto um navio que se afastasse da costa passava a navegar praticamente às cegas. Sabia-se somente a latitude, fácil de determinar, mas a longitude, que permitiria saber a real distância percorrida, era impossível. A solução, simples e eficiente, demonstra como uma abordagem não ortodoxa pode revolucionar a ciência e resolver um problema aparentemente insolúvel. Um livro enxuto, bem escrito e original.

Madeira 26/04/2022

Longitude - variável complexa
Sinceramente nunca tinha parado
Pra refletir na complexidade da variável longitude! E olha que sou do mar ? pelo menos em termos de profissão?
Certamente foi um dos maiores desafios do século XVIII e, pensando ? bem, me fez divagar muito sobre a época das Grandes Navegações, que estava longe de ter sequer ideia ? dessa concepção.
Pra mim, vários grandes personagens fazem parte deste enredo, entretanto John Harrison e Gould chamaram muito minha atenção! Recomendo com excessivo empenho essa leitura ?
?John Harrison, através dos seus relógios marítimos, testou as águas do espaço-tempo. Obteve sucesso, apesar de todas as dificuldades,no uso da quarta dimensão temporal, ao ligar os pontos no globo ? tridimensional. Triunfou nos 4 cantos do mundo ? conduzido pelas estrelas, e trancou seu segredo pra sempre, dentro da caixa ? de um relógio ? de bolso?.

Tiago 06/03/2021

Uma vida dedicada a resolver um importante problema
Um livro curtinho que conta a fascinante história do dificílimo problema de medir a longitude. O livro foca em John Harrison, que com seus relógios conseguiu resolver este problema (ele trabalhou mais de 50 anos de forma quase obsessiva). A história é muito boa e tem vários pontos curiosos, como por exemplo a Lei da Longitude de 1714, que criou um grande concurso para resolver o problema e também o fato de que umas das primeiras estimativas do valor da velocidade da luz foi uma consequência da tentativa de resolução deste problema. Como todo livro de história da ciência, encontramos também muita intriga, inveja e politicagem do establishment científico na disputa entre astrônomos e relojoeiros.

Machado 07/11/2014

Pequeno grande livro!
Como meu hobby é construir relógios de madeira, acabei me apaixonando por esse livrinho e em especial por John Harrison, auto didata que construia relógios muito precisos sem nunca ter estudado o assunto. Pena que na corrida para ganhar o prêmio ele sofreu muitos por conta das falcatruas dos espertinhos que sempre aparece no caminho das pessoas. Hoje ainda existe relógio de madeira construido por ele funcionando na Inglaterra. O livro ainda mostra formas muito curiosas de como determinar longitudes, algumas bem bizarras. É um livro pequeno, extremamente delicioso de ler, principalmente para quem gosta de história. Breve vou voltarei a ler, pois estou com saudade!

site: www.relogiosdiferentes.com.br

revel 29/05/2011

DETALHE SABOROSO DA HISTÓRIA
Um livro que conta parte da história da astronomia e da navegação marítima em meio a um grande problema: determinar a longitude em alto mar. É uma leitura prazerosa, um exemplo de desenvolvimento da tecnologia e da ciência através da necessidade.

A tarefa de encontrar um método de medir a longitude teve incentivo através de prêmio em dinheiro, envolveu homens brilhantes como Galileu Galilei,Isaac Newton, Edmond Halley, Christiaan Huygens entre outros. E coube a um homem simples e inteligente chamado John Harrison solucionar a questão: medir a longitude com precisão e rapidez através de relógios por ele fabricados. Mas eu não estou adiantando a história, sob a ótica da autora, focada em Harrison, navegamos por um desenrolar histórico digno de um filme ou novela. Em meio a grandes mentes da ciência daquela época, Harrison foi quase um coadjuvante. Uma história com drama, comédia e tragédias em alto mar.

Tragédia porque, apenas sabendo a latidude pelas estrelas, os navios e sua tripulação estavam entregues à sorte depois de perder a visão do continente. Não havia uma referência confiável e prática para medir a longitude no local. Isso foi um empecilho à navegação comercial entre os séculos XV e XVIII.

As consequências desse empenho em encontrar o método de medir a longitude foram incríveis. Melhores mapas e cartas celestes, maior conhecimento sobre o sistema solar, precisão na medição do tempo, maior dinâmica no comércio marítimo e outros avanços que hoje fazem toda diferença na nossa vida. Vale a pena ler.