O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir

Resenhas - Boxe - O segundo sexo

Arthur 20/07/2017

Mulher: o segundo sexo ou um ser em devir, na condição de "um vir-a-ser"
“A mulher?”. Assim inicia Simone de Beauvoir o primeiro capítulo do livro O segundo sexo, obra na qual, a partir da análise dos pensamentos biológico, filosófico e do materialismo histórico, além da análise também de mitos, ela desenvolve uma concepção da identidade feminina.

A partir de de um panorama sociocultural hegemonicamente masculino, expõe a relegação da mulher à condição de Outro perante o ser Um que o homem representa. A forma que a autora compreende de reivindicação da individualidade da mulher é, antes de mais nada, a consolidação da própria identidade feminina. Entendendo a mulher não como uma condição imanente a todo ser humano do sexo feminino mas como uma construção da feminilidade, Beauvoir afirma que a sujeição feminina não se dá apenas por conta de uma imposição masculina, mas também por conta da abdicação da mulher perante às exigências da ordem estrutural na qual se encontra inserida. Portanto, mulher é aquela que, ciente da sua condição de “um vir-a-ser” em contraste com o homem, “que se faz ser o que é”, transforma essa condição através da definição da própria existência.
Jaque 31/01/2018minha estante
undefined