Por um Triz

Por um Triz André Ilha

Resenhas - Por um Triz

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 18/06/2021

Por um triz, de André Ilha
"Por Um Triz", livro de André Ilha, publicado pela Editora Valentina, apresenta as aventuras de um dos mais experientes escaladores do país, que em um relato impressionante, nos apresenta de forma descontraída e divertida a vivência nessas escaladas.

De forma lúdica, "Por um triz", foi dividido em quatro partes e contêm no início alguns conceitos básicos sobre a escalada em rocha e no final, um glossário que auxilia na interpretação do que está sendo tratado.

Narrado em primeira pessoa, o leitor acompanha as primeiras aventuras, senão, peripécias do André aos 13 anos, com o seu amigo Paulo, quando ambos estavam escalando o Morro do Irmão Maior do Leblon, no RJ e Paulo sofre uma queda gigantesca e, por sorte, consegue escapar com vida.

A falta de infraestrutura e o material precário, foram os principais pontos que mostra a dificuldade para realizar as escaladas. E assim, André narra sobre suas conquistas e as difíceis etapas que ele passou como escalador iniciante. Contudo, sempre orgulhoso por fazer concluir seu objetivo, apesar das dificuldades.

Houve momentos na obra, que André relata situações de pura angústia, tais como as quedas de grande altura ou quedas simplórias, porém, o realismo tratado na narrativa, deixa vívido em todo o livro. No entanto, André Ilha nunca se deixou abalar pelos percalços e acredito que tais contratempos nunca o deixou de praticar do esporte, mas sim, trouxe ainda mais ânimo para desafiar o que a natureza nos deixou como belo e encantador, as montanhas que acredito ser impossíveis de escalar. André, no que lhe concerne, nunca pensou assim e aquilo que para todo civil comum poderia ser impossível, para ele, foi fonte de prazer e superação.

"Por um triz", tem uma narrativa engraçada, simples e direta. Os relatos são impressionantes e as histórias, inspiradoras, que deixam claro o amor pelo esporte e a perseverança desses atletas.

Recomendo!

site: https://irmaoslivreiros.com.br/por-um-triz/

Lina DC 14/06/2016

"Por um triz" é uma obra descontraída e divertida que fala sobre escaladas. As escaladas são vistas como um esporte radical, onde o indivíduo tenta superar um grande obstáculo, desafiando a si mesmo e muitas vezes, a gravidade.
André Ilha é um dos nomes mais importantes do esporte no país e de uma forma bem leve, criou o livro e apresenta aos leitores algumas de suas aventuras.
De forma bem didática e de fácil compreensão, a obra é dividida em quatro partes e contêm no início alguns conceitos básicos da escalada em rocha e no final, um glossário. Essas duas ferramentas permitem um maior entendimento, mas para aqueles leitores que não curtem muito glossários, não se preocupem: no decorrer do texto há inúmeras explicações dos termos empregados.
Narrado em primeira pessoa, acompanhamos inicialmente as peripécias do André com o seu amigo Paulo, quando os dois estavam escalando o Morro do Irmão Maior do Leblon, no RJ e Paulo sofre uma queda gigantesca e consegue escapar com vida.
Apesar de não ter uma ordem cronológica, a obra deixa claro que o amor por escaladas começou cedo e que aos 13 anos de idade teve os primeiros vislumbres do esporte.
"Mas, se mesmo essa trilha, hoje tão larga, não era mais do que uma estreita picada na mata na primeira metade da década de 1970, exigindo a atenção do caminhante para que não se perdesse (o que parece incrível atualmente), a da São Sebastião era um mero caminho de rato no meio do capinzal que se estendia, sem interrupções, da rua até a estação do bondinho. Para um bando de garotos de 12 ou 13 anos, desacompanhados, tratava-se de uma aventura e tanto." (p. 30)

Acompanhando André desde o início, observamos a dificuldade para realizar as escaladas: o material precário, a falta de infraestrutura e as rixas entre os Clubes de Excursionista. Conforme lemos sua narração sobre suas primeiras conquistas, fica claro o orgulho do André por cada etapa que passou.
A narrativa é engraçada, simples e direta. Não há enrolação no texto, tudo é dito de forma simples para que o leitor concentre-se apenas na jornada e nas histórias de escaladas.
E acreditem, existem muitas! Vocês conseguem imaginar estar pendurado em uma corda e presenciar uma discussão entre marido e mulher? E você preso na rocha, sem poder fazer nada? Pois é, o André e os seus amigos passaram por essas e muitas outras.
Nem todas as histórias são divertidas e algumas acabam com um acidente, mas são histórias inspiradoras, que deixam claro o amor pelo esporte e a perseverança desses atletas.
A Editora Valentina realizou um trabalho editorial fenomenal. As folhas que dividem as partes são pretas e existe uma galeria de fotografias coloridas, que estão relacionadas a cada um dos capítulos. A capa combina perfeitamente com o conteúdo.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Juliana 12/10/2016

Maravilhoso!
"Por um triz" foi publicado pela Editora Valentina em 2016 e conta as aventuras insanas e engraçadas em trilhas e montanhas do Brasil feitas pelo autor André Ilha.

Ilha escala desde os 13 anos de idade. Em 1980 formou-se em guia amador de escaladas e é, também, o brasileiro com o maior número de novas vias escaladas a seu crédito: são quase 700 em estados diferentes - cerca de 100 chegando ao cume de montanhas ou pontões até então virgens. O autor é, também, auditor da Receita Federal e foi superintendente do INSS no Estado do Rio de Janeiro. Ilha é um dos fundadores do Grupo Ação Ecológica.

Como supracitado, o livro relata as aventuras do autor pelas trilhas e montanhas do Brasil. A escrita de Ilha é tão maravilhosa que faz com que o leitor sinta-se totalmente submerso em seus relatos que, por vezes, chegam a ser tão bizarros que faz com que duvidamos das histórias ali narradas.

O autor, na introdução do livro, até explica que "são história inusuais, muitas delas absurdas, e às vezes precisarei contar com a boa vontade do leitor para que aceite que de fato aconteceram, que não são frutos de uma mente criativa com pouco apreço pela verdade" (página 10).

A obra possui 248 páginas divididas em quatro partes: os anos 70; os anos 80; dos anos 90 em diante e, por fim, as coletâneas. Por se tratar de um tema com muitos termos técnicos há, ao final do livro, um glossário.

Preciso parabenizar a Editora Valentina pelo belo trabalho editorial. "Por um triz" é um livro maravilhoso que por si só já é extremamente divertido, mas que com a diagramação impecável produzida pela Editora ficou ainda melhor. Há fotos anexadas ao livro que ilustram várias das histórias narradas em cada capítulo.

"Por um triz" é um livro encantador, divertido, leve e descontraído. Ideal para os amantes do gênero não-ficção.

site: http://www.livroseflores.com/2016/10/resenha-por-um-triz-andre-ilha.html

Larissa @laridallabrida 09/01/2017

Escalada no brasil:
E ai galerinha, tudo bem com vocês?
Hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre o livro "Por Um Triz" que o blog recebeu em parceria com a Editora Valentina.

O livro conta as aventuras do escalador brasileiro André Ilha da forma mais leve, descontraída e didática possível. Veja bem, até mesmo um leigo sobre o assunto consegue entender tranquilamente os termos usados na escalada e que estão presente nesse livro. Logo no início da obra temos os "Conceitos básicos da escalada em rocha" onde alguns termos são explicados de uma forma direta para que o leitor fique mais familiarizado sobre o assunto, além disso no final do livro tem o glossário onde as mais diversas palavras usadas pelos escaladores estão muito bem explicadas.
Todo o livro é dividido em quatro partes, "os ano 70", "os anos 80", "dos anos 90 em diante" e por fim "coletâneas". O modo como os acontecimentos foram divididos faz com que o leitor consiga perceber a evolução do escalador, assim como suas dificuldades e os perigos que ele encontra pelo caminho.

A grande maioria das histórias ali contadas são engraçadas, algumas um pouco trágicas, mas todas são contadas de um forma que prende o leitor, arranca boas risadas e até o fôlego.
[CONTINUE LENDO NO BLOG]

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2017/01/resenha-por-um-triz.html

crpaiva 08/08/2019

Espelho de todos nós
No universo da escalada e do montanhismo, o André Ilha representa a todos que amam o montanhismo. Uma delícia ler suas passagens, cheias de humor e energias positivas. É impossível não se ver presente em muitos de seus momentos alegres e, por que não, nos perrengues, que todo montanhista ativo já se viu envolvido. Pena que acabou.

Adriano 21/06/2022

Ótima leitura para amantes de esporte na natureza, mesmo que não seja em montanhas.
As história nós leva ao ambiente.

Julia.Miquelini 08/09/2022

Por um triz
Muitas histórias pra quem ama a montanha! Leitura leve, descontraída e bem fluída. Pra quem ama a natureza é fácil fácil de ler. ?

Anderson 30/12/2023

Kmon
Leitura mais que recomendada para qualquer escalador. André ilha é a história da escalada carioca. Uma lenda viva. E seu livro é parte de suas mais marcantes experiências na escalada principalmente no rio de janeiro.