Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Amanda.Jakovacz 18/05/2023

Não conhecia nada sobre Wicked. Achei o livro muito lento, foi uma leitura arrastada mas fui até o fim.
Mudei de opinião sobre Elfaba 20 vezes já.

The bug 01/05/2023

Olá, amigos leitores.
Hoje vim falar sobre um livro que talvez nem todos conheçam mas com certeza todos conhecem seus relacionados; quem nunca ouviu falar do famoso Mágico de Oz?
E sobre a má Bruxa do Oeste? Ou melhor, a bruxa verde? O que é o bem e o mal? O que difere-os? O que define-os? Quem os define? Sobre qual base?

Em Wicked, do escritor Gregory Maguire (68), acompanhamos a história fantasiosa de uma menina de pele verde que cresce de modo nômade e aprende sobre o mundo e suas individualidades

Elfaba, ou como prefiro, Fabala, é uma mulher a frente do seu tempo, que possui a capacidade de pensar por si só e luta para que outros seres tenham suas vidas pacificadas.

Mas então, por qual razão ela é a bruxa MÁ do Oeste?
Sua cor influência nos olhares sobre a garota?

Gregory demonstra através de um conto de fantasia, a sua percepção mundana, deixando em explicito questões como: Descriminação, machismo, governos ditadores, negligência (em diversas áreas), entre varias outras perceptíveis em cada capítulo.

Wicked é aquele livro que promete nada e entrega tudo, fará com que você questione muitas coisas a respeito do meio em que esta inserido, e se pergunte principalmente:

O que é o mal? Eu ou você? Nós ou eles?

manucbrand 27/04/2023

Um re-conto decepcionante mas interessante
Finalmente acabei!!! depois de meses tentado engatar nesse livro, consegui pegar o ritmo e terminar essa história um pouco decepcionante.

pontos negativos:

1. muito difícil de entender, mas acho que é problema de tradução. foi usado uma linguagem muito formal e sem sentido, não entendi vários pontos da história por causa disso.

2. a passagem de tempo é muito confusa, tinha novos arcos na história que não sabia se eles se passavam no presente, passado ou futuro

3. suspense mal feito, por exemplo "uma figura encapuzada com pulsos verdes sangrando" é ÓBVIO QUE É A ELFABA JÁ QUE FOI DITO QUE ELA É A ÚNICA PESSOA VERDE EM OZ !!!!!!! e o autor tratou isso como um mistério ????

4. a história vai de nada a lugar nenhum, eu entendi que eles se aprofundaram em muuuita coisa e isso foi muito bom, mas esqueceram o principal!!!!!!! teve um capítulo inteiro desperdiçado com "pillow talks" enquanto poderiam ter mostrado o trabalho dela na revolução

5. personagens mal aproveitados,  na cara diz "a história não contada das *bruxas* de oz", mas a glinda tem destaque em um capítulo só ?

6. personagens extremamente mal educados!!! os diálogos são só insultos e sem conteúdo nenhum

pontos positivos:

1. é um livro extremamente político e maduro, não estava esperando isso. no início eu odiei mas consegui gostar. ele trata de temas como classe social, racismo, abuso parental e da escola, assassinatos brutais, imperialismo, revoluções, sexualidade, biologia, ceticismo, fanatismo religioso, bem vs mal, ...

2. ele me prendeu, mesmo eu me irritando para c4ralh0

3. teve plot twists incríveis!!! eu gritava toda vez que algo assim acontecia!

no geral, não recomendaria esse livro para qualquer um. no início não foi uma leitura fácil, é um livro grande e ele só te prende depois dos 30%, o que, para mim, é péssimo. ele é difícil de digerir e precisa de um conhecimento prévio sobre questões sociais mais aprofundadas além de não entregar o que promete e ter um final anti-climático e chato.

Caarol Cordeiro 27/04/2023

Não gostei
O livro conta a historia da bruxa má da forma mais sem graça possível, com acontecimentos e personagens que entram e saem da história e não tem repercussão ou abalam a personagem. Eu li por Recomendação da patroa Paulo Ratz, gosto dele mas nossa essa [recomendacao] não foi pra mim.

Du Boffo 25/04/2023

Bruxa má do Oeste, eu te amo! ?
Vamos lá, eu acabei de assistir a peça Wicked em São Paulo e estou extremamente em êxtase. Queria poder reler e pegar todos os mínimos detalhes dessa obra prima.
Que perfeição!
AÍ, QUE TUDO (pq choras, Nicole Bahls!?)?

As minhas 3,5 stars só se dão ao fato de se tratar de clássico da literatura. Então, realmente, a escrita dificulta a leitura fluida. Mas tudo se encaixa perfeitamente ao universo do Mágico de Oz.

Uma das coisas que me deixaram mais impressionado foi o fato deles explicarem o surgimento do leão, do homem de lata e do espantalho. Já na peça, ver tudo isso acontecendo ao vivo e em cores foi SURREAL. Uma produção de extrema qualidade!

? [SPOILER ALERT!] ?

Elfaba sendo filha do Mágico de Oz estourou os meus miolos ??

A própria Dorothy matando a bruxa má com água foi outro plot twist que eu não esperava. ??

Chorei tanto com o assassinato do Dr. Dillamond. Na peça, mantiveram o personagem vivo para explicar todos os maus-tratos e injustiças entre os animais e os Animais. E eu gostei mais dessa alternativa, pois senti que no livro toda essa questão acabou ficando meio que inconclusiva. Em contrapartida, com a morte de Dillamond no livro, fez-se mais sentido a troca de nome de Galinda para Glinda. Mas entendi que Glinda, na peça, veio com uma pegada mais irônica.

Por falar em Glinda, eu senti no livro que sua participação serviu mais como uma personagem de suporte, uma coadjuvante. Enquanto na peça, ela simplesmente toma a cena, brilhando tanto quanto Elfaba.

Fiquei encantado com esse mundo green e a Cidade das esmeraldas. ?
FlAvia.Danza 02/05/2023minha estante
Estou aqui buscando a opinião de alguém que combine com a minha e encontrei você. Estou me coçando de vontade de conversar com alguém sobre o livro, mas na verdade não sei bem o que dizer. Acho que ler seu parecer e saber que você teve acesso a todas as informações que eu tive e pensa parecido com o que eu penso, ja me acalenta kkkkkkkkk

Raquel.Paulini 23/04/2023

Muito bom!
O livro que conta a origem das bruxas de Oz. Focado principalmente na história de Elfaba, a bruxa má do Oeste, é uma visão interessante de outra parte da história de Oz. Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões...

Dani 16/04/2023

Sabe aquele ditado que diz"nunca julgue um livro pela capa?entao...Escolhi essa obra pela capa magnífica,e tmb pelo fato de q curto muito uma historia de fantasia,principalmente aqueles contos de nossa infancia que sao reecritos pela perspectiva do vilão...(o q de fato se trata esse livro,uma reescrita do conto O Magico de Oz)
Porém,me descepicionei demais com essa obra,começou tão bem,fiquei vidrada na historia de Elphaba e sua familia,mas,apartir do momento que o autor dá um "salto"no tempo e ja deparamos com ela no colegio onde conhece Glinda(a futura bruxa),ai foi so ladeira abaixo ,ficou chato,cansativo muito extenso,me perdi em alguns momentos,tive dificuldades para acompanhar o autor...
Apesar de ler somente elogios sobre essa obra,nao funcionou para mim...

Larissa 05/04/2023

Decepcionante
Peguei esse livro pra ler pq sou muito fã do musical e por já ter literalmente decorado ele, queria me aprofundar mais nos personagens porém, tudo o que o livro conseguiu me entregar foi decepção ....

A estrutura narrativa extremamente confusa, tinha hora q eu não entendia nada do que estava acontecendo ...

A amizade da Glinda e da Elphaba é porcamente desenvolvida...

Já esperava que a história do livro fosse diferente do musical, mas não esperava que fosse tão diferente assim ...

Se você é fã do musical te aconselho a pensar 2 vezes antes ler!!

Juliana 03/04/2023

Se você chegou nesse livro por conta do famoso Musical ou da Dorothy, PARE e escolha outro livro?
Wicked nos traz de maneira sombria e adulta um pouca da história pré Dorothy de OZ e suas bruxas. Não é um livro infantil nem um pré musical, e uma obra maravilhosa para quem quer entender a obscuridade dos contos de fadas.
Tomas.Cristofolini 04/04/2023minha estante
Comecei a ler por causa do musical e logo no inicio já é perceptivo a diferença entre ambos. O musical pegou a trama sobre o preconceito e a causa dos Animais porém adequando a peça. Ia lendo tentando encaixar cada musica do Musical

Yasmin 30/03/2023

Um livro marcante
Acredito que todos já devem ter passado pela experiência de ler um livro com personagens cativantes, enredo maravilhoso, narrativa e escrita fenomenal, mas que no final ele acaba sendo um livro que vai ficar na sua estante. Um livro bom, mas facilmente esquecível.
Esse não é o caso de WICKED, nunca irei esquecer como esse livro me marcou e o quanto eu absorvi dele. Gregory transformou a terra de oz em um espelho de nossa sociedade, a maldade nua e crua que paira sobre nós todos os dias.
Como gosto de falar sobre esse livro: Ele é um livro político disfarçado de fantasia

OBS: Para aqueles que irão ver o musical, recomendo que leiam wicked, irá lhe dar um conhecimento e compreensão a mais sobre os acontecimentos e personagens

cilia 19/03/2023

Wicked
Não achei que seria cinco estrelas mas o livro me envolveu de tal maneira que o resultado não poderia ser outro. Mostra uma perspectiva completamente diferente da conhecida história de Oz. A Elfaba é uma personagem incrível, ela faz parecer que tudo valeu a pena, mesmo com o final trágico. A forma como ela adota a caracterização do mal nela mesma, sabendo muito bem que a verdade era bem mais complicada. A forma como o livro gira em torno dela, começa e acaba nela, mesmo que ela sempre tenha se sentido à margem. Incrível, apenas.