Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Vitao 14/07/2023

É? não sei k
O livro é bom mas tipo, não tanto quando eu achei. Gostei até porém esperava muito, muito, muito mais, principalmente por amar o musical

Luu00 10/07/2023

Achei esse livro peculiar
Eu não acompanho o mundo de OZ, então eu meio que fiquei sem entender muitas coisas do livro. Achei a leitura um pouco cansativa, e até o décimo capítulo eu não tinha entendido muito bem a ?proposta? do livro.
Por outro lado, o livro nos mostra mais sobre a Elphaba (Bruxa Má do Oeste) e sua história de vida ?triste?. Desde o seu nascimento a vida adulta ela sempre foi rejeitada e discriminada por todos a sua volta, então eu passei a entender melhor o porque da personagem ter suas atitudes e ser considerada por todos como ?vilã?.

Bom - 4 estrelas.

Obs: se você for ler esse livro, tenha um conhecimento mesmo que seja prévio do mundo de OZ.

Neptune 28/06/2023

Nascimento, vida e morte da bruxa má do oeste
Estou tão feliz por finalmente ter terminado um livro q considero imenso (sim, minha métrica é assim kk) e estive acompanhado por ele durante meses. Acompanhando os passos de Elfaba, desde seu nascimento até sua morte, passando por seus dramas, seus amores e seu desenvolvimento.

Reconheço que o livro é lento, mas isso não me afetou e os temas políticos e sociológicos entre humanos e Animais me fizeram querer saber mais sobre o jogo político de Oz, talvez por eu gostar de temas semelhantes. Acredito que o Gregory Maguire deu uma vida mais séria e realista pra Oz trazendo esses elementos como política, religião e aspectos de nossa sociedade etc.

Acredito que se não fosse pelo longa biografia da Elfaba que a gente acompanha, talvez não existisse tanto apreço pela personagem. Dá uma vontade de querer saber o que acontece com ela, dá pra sentir o desenvolvimento dela, a dureza e resistência que ela foi criando. No mais, gostei muito da leitura, mas não recomendaria pra todo mundo já que não é um livro fácil de agradar

SPOILERS A SEGUIR --- SPOILERS A SEGUIR
Um fato que gostei de ter mantido mistério é a dúvida sobre a Elfaba ser hermafrodita (hoje em dia o nome correto é intersexo) ou não. Tanto é que não há relatos do Liir ser de fato filho dela ou não, ele apenas surge quando ela acorda. Outro ponto é o Fyero ter visto uma sombra diferente nas partes intimas dela quando foram namorar hahaha (posso ter me equivocado, claro). Enfim, posso estar equivocado e ter escapado sobre algo nas leituras, mas achei interessante observar isso.

JoAo366 25/06/2023

Sem Perdão À Bruxa
Em poucas palavras, Wicked é um livro sombrio, pesado e muitas vezes divertido apesar de ser arrastado. Os temas tratados são lidados de uma forma muito boa, grande parte das vezes, mas as voltas que a história dá são tão cansativas que atrasam a leitura.
Enfim, se formos comparar com o musical, o livro acaba indo pra um caminho consideravelmente diferente e pode ser uma decepção pra quem espera um texto parecido com o do espetáculo da Broadway.

Vales92 23/06/2023

A vida adulta chega e tu começa a ler livros que fizeram parte da sua infância e começa a ter a visão clara que desde a tênue idade de criança as história de ninar são mais pra te educar para vida adulta. Um livro político e incrivelmente necessária a leitura

Meire 16/06/2023

Wicked
Não sei ao certo o que dizer desse livro. No início acreditava que se tratava de um livro infantil por ser algo relacionado a o mágico de Oz, mas logo percebi que não devido a formas de linguagem mais adulta, assim como também não me parece muito atrativo para um público mais adulto devido aos trejeitos infantis de alguns personagens.
Minha única motivação para terminar esse livro foi somente a Elfaba.

Literalmente Sarah 15/06/2023

Lurlina do céu
Demorei uns dois meses para terminar o livro, a leitura é bem cansativa em boa parte da história. Muita coisa que não leva a lugar nenhum, mas é isso que constrói a história. Wicked fala sobre reputação, sentido da vida, pós -vida, religião, política e muitas outras coisas que talvez eu nem tenha pegado na leitura.
Apesar de cansativo posso dizer que se tornou um dos meus livros favoritos. Você consegue gostar dos personagens mesmo o Gregory Maguire mostrando o pior deles.
Tive a chance de assistir o musical que voltou a estar em cartaz esse ano e posso dizer que a história é extremamente diferente do que você vai ler no livro, mas ambos têm o seu valor.
Estou órfã de Wicked mas estava muito ansiosa para terminar, não aguentava mais.

Anninha 11/06/2023

Nem tudo é sobre a estrada de tijolos amarelos.
Vamos la? vamos.

Simplesmente adoro uma "releitura" de clássicos e mais ainda quando trazem a perspectiva dos "vilões" e apesar de O magico de Oz não ser uma das minhas obras favoritas fui ler com certa expectativa por ter sido indicação. (com direito a ganhar podcast sobre a obra no whats.)

A historia começa muito antes da chegada de Dorothy a Oz. Dessa vez nossa protagonista é a Elphaba (sabem a bruxa má do oeste? a própria) e realmente começamos a historia junto a ela afinal estaremos presentes em seu nascimento e por boa parte da infância antes de termos o primeiro salto temporal, já na infância podemos ver pontos que vão seguir por todo o livro como a sociedade de Oz é incrivelmente preconceituosa com todos que são diferentes (Elph com sua pele verde por exemplo) e como a religião é uma espécie de bússola mas também uma desculpa gigantesca na qual todos se apoiam.

Outro dos meus momentos favoritos é quando ela vai para a escola/universidade apesar de também um dos momentos que me causa certa revolta pois ela pode finalmente aprender a usar magia e o que decide?? ser pesquisadora! Apesar da revolta pessoal a cerca disso é algo bom que nos coloca anda mais dentro da luta pessoal da Elph pois toda pesquisa que ela se empenha tanto em fazer tem como finalidade mostrar que certos alicerces da sociedade deles estão errados e ela tenta mostrar isso utilizando das crenças deles porem não falando que ela esta errada e sim foi mal interpretada.

A sociedade preconceituosa, religião de Oz e dar um pouco mais de voz a personagens que na obra original tem pouca ou nenhuma são coisas que me encantaram e fizeram ser um dos meus favoritos do ano até agora, mas para sermos justos e não apenas dizer o quanto amei toda a ideia da obra, me identifiquei com a Elph e sua personalidade divertida e que a toda chance destilava um pouco de veneno para o resto do mundo falaremos também dos pontos que acredito que poderiam ter sido melhores?

O livro a todo momento nos trás como a religião e as aparências são importantes em Oz porem poderia ter sido bem mais desenvolvido esse aspecto do que apenas apontar como ponto crucial e também ajudaria ao leitor a mergulhar melhor no universo conhecendo suas leis e a forma como os habitantes veem o mundo.

Os personagens que antes não tinham nenhuma voz e então passam a ter é algo ótimo, mas as relações poderiam ter sido mais trabalhadas?

A Galinda me irrita... por boa parte do livro, com o passar do tempo criamos certa afeição pela loira perfeitinha, mas as tentativas de ser sempre a mais boazinha e tudo mais muito me incomoda além de ter sido uma amiga horrível? Ela melhora, mas passei muito tempo desejando que aqueles cachos loiros caíssem.

Ainda tenho de assistir ao musical porque sem duvida me apaixonei pela historia e é um dos livros que mais recomendaria para quem gosta de ter uma visão diferente das historias que já amamos.

Michelle194 02/06/2023

A História não contada das Bruxas de Oz
Eu já tinha ouvido falar que este livro era bem diferente do musical, mas mesmo assim tanto a quantidade quanto a profundidade das diferenças me surpreenderam.
Isso não torna, no entanto, o livro ruim; embora em algum ponto eu tenha dado uma enroscada na leitura, achei que, de forma geral, ela flui bem.

lotuss 31/05/2023

A história [nada glamourosa] das bruxas de Oz
Fiquei com sentimentos conflitantes com relação ao livro, porque ele é lento e de linguagem difícil, mas você vai se costumando com a escrita meio crua do Gregory Maguire. O fã do musical pode se frustrar com as diferenças drásticas, mas a bem da verdade é que o ruim dessa história é o quão visceral ela é. Todo o glamour (tanto do Mágico de Oz quanto do musical), aqui, não passa de uma lenda, uma história de ninar. É tudo muito cru, violento, e real. É um livro fortemente político e o autor tece uma crítica que gira entorno do perigo da desumanização. Afinal, não foi isso que caracterizou os eventos mais aterrorizantes da humanidade ? "alguém" desumaniza um povo e depois dizima, escraviza, e o apaga?
Das três bruxas de Oz, a Elfaba é a menos bruxesca de todas. É uma cientista, fascinada pelos seres desumanizados que vai conhecendo ao longo da vida ? que passam pela mesma desumanização que sua família e todo mundo à sua volta a fizeram passar. Os pais dela, que no musical são totalmente ignorantes, aqui são só pessoas comuns, com seus próprios demônios que são suas convicções ? por isso a Elphaba, que é muito mais complexa aqui que é no musical (em que ela vira uma nerd de óculos clichê), abomina crenças, fé, magia e religiosidade. No livro ela é quase agênero, mal se considera um indivíduo e tem tendência a se acostumar fácil com a presença dos outros ? no fundo, é isso que ela sempre quis. Se sentir uma pessoa ? e ter um lar.
Claro que um ponto pro musical é o enfoque na amizade dela e da Glinda, que aqui tem muito menos "tempo de tela" e menos relevância também. Já que o foco aqui, na verdade, é na solidão sem fim da Bruxa Má do Oeste. Do início até o fim do livro, a Elfaba se frustra por duas coisas que a assombram. O fato de que ninguém entende os Animais, desumanizados e perseguidos pela tirania do Mágico, como ela ? e pelo fato de que ela nunca consegue fazer nada pra mudar as coisas. Nada de magia ou altas maldições ? suas ações são muito orgânicas, ela mal faz um ou dois atos mágicos. Ela tenta fazer a Glinda pensar como ela, ou o Boq, ou o Fiyero, ? mas vai ficando claro que isso é impossível, porque cada um deles foi criado dentro das suas culturas, com seus preconceitos, valores e verdades próprias, e não à margem da sociedade, como ela. Por falar em personagens, há alguns que INFELIZMENTE não estão no musical, como a Babá, a Sarima, a Nor e o Liir que têm pontos de vista incríveis que fazem o leitor se sentir real na pele deles. Os diálogos são sensacionais. Eu me conectei muito com cada um deles e a Elfaba também ? por isso vai se frustrando cada vez mais quando eles a decepcionam: por não sentir o que ela sente e consequentemente não fazendo nada para impedir ou mudar a violência e invisibilização que o Mágico promove.
Essa crítica já existia no livro original ? a de como é fácil manipular as massas, que idolatraram um estrangeiro e deixararam-no ditar quem é e quem não é digno de ter direitos, e que também santificaram uma criança que sem querer sobreviveu, os dois sem poderes algum. Só que tudo é expandido e explícito em Wicked. A desumanização é real; o racismo é real, a misoginia é real e a invisibilização dos animais também. Oz é só um espelho da nossa terra ? igual é no original, se a gente para pra pensar. Nossa, vou parar por aqui porque essa avaliação tá gigantesca, mas ainda tem muito mais pra falar sobre esse livro. Apesar daquela linguagem difícil, você se conecta com os personagens e fica vidrado nos diálogos, os personagens são autênticos e multifacetados e nada é jogado do nada. Até os saltos temporais só são frustrantes porque você se prende no arco que o autor cria e não quer que acabe. Pra finalizar, do início ao fim da jornada da Elfaba, ela sofre por saber como é ser desumanizada, maltratada e deixada de lado. Nesse livro não tem triângulo amoroso bobo que nem no musical. A batalha verdadeira é política e cultural ? e mesmo com um final "feliz", o livro deixa claro que essa batalha nunca acaba.

ThayAvalon 28/05/2023

Nossa que medo da ressaca literária com esse livro ....
Esse livro NÃO É PRA TODO MUNDO , ele é extremamente político , eu não esperava por isso pode haver e há vários gatilhos como, abuso parental, bullying escolar, racismo, assassinatos bem gore, xenofobia, sexualidade explícita, ceticismo, fanatismo religioso, imperialismo, guerras, infidelidade, vício, alcoolismo, são alguns dos temas aos quais eu me lembro.
O livro demora pra ingressar, tipo 150 pág e eu não tava gostando ainda , o que normalmente eu já teria desistido mas tanta gente falava bem que eu quis ir até o final, então foram mais de 7 h lendo ( praticamente o dia inteiro com intervalos), ele é bem maçante, tem muitos pontos e muitos personagens que eu senti falta de aprofundamento , vai do nada a lugar nenhum em alguns casos, a ideia era passar a história da Elfaba o que acontece no início desde seu nascimento ( que se mostrou uma bebê inteligente até meio bruta kk ) até quando ela encontra Glenda ( que é extremamente política)que é a bruxa de boa Oz , até ela se tornar a Bruxa má do oeste . Elfaba depois de tudo que passa , você nota que ela vai criando uma resistência, vai se tornando forte , o mágico é um 🤬 #$%!& do incio ao fim e o final....
Foi muito fraco nossa , o sentimento de injustiça ali ....sem comentários
Eu não gostei muito pq acredito que o autor se prendia a divagações na mente dos personagens , coisas inúteis pra história, diálogos bem arrogantes entre os personagens , uma safadeza em todo canto, esse livro não precisava ter tantas páginas pqp 300 já renderia muito. Em fim não vi o musical , vou assitir pq dizem que é diferente , então ... É isso , tomem cuidado ao ler .

Letras.Libras 27/05/2023

Não esperava que fosse uma leitura tão fraca, já que inspirou um musical daqueles. No final até que melhorou um pouco e a história se tornou mais interessante. Mas no decorrer do livro? Dá a sensação de ter alguma coisa faltando, ficam pontas soltas, alguns personagens poderiam ser mais aprofundados, enfim. Talvez se esse livro fosse uma trilogia em vez de apenas um, resolveria isso tudo.

Mateus.Marques 27/05/2023

Por que existe maldade?
Ler esse livro foi a última parte da minha obsessão com o universo de Oz, que me fez assistir o musical e o filme e ler o livro original. Por isso, pode-se dizer que cheguei em ?Wicked? com bastante bagagem.

Por esse motivo, muitos momentos do livro esboçaram um sorriso genuíno no meu rosto, ao me deparar com uma referência às obras originais, ou a um momento que posteriormente serviu de inspiração para o musical, que se consagrou por trazer a perspectiva de uma adulta atormentada para esse mundo fantástico.

Mas diferentemente da sua contraparte, o livro de Wicked aparentava estar constantemente tentando muito forte ser subversivo e diferente, por vezes até beirando o edgy e o cringe. O uso excessivo de conteúdos escatológicos e sexuais, muitas vezes direcionados até a crianças, me tiraram repetidas vezes da história, e me fizeram questionar se realmente gostaria de continuá-la.

Tudo isso, aliado à escrita excessivamente longa e maçante de Gregory Maguire, me fizeram sentir que eu não estava lendo nada além de uma fanfic glorificada de 500 páginas, com alguns segmentos muito bons e interessantes, e outros completamente desnecessários ou até só chatos mesmo.

Mas, como eu disse, o livro encontra seus momentos de brilhar, especialmente quando Maguire (tenta) construir personagens. Ocasionalmente temos a chance de ver o mundo pela ótica de personagens secundários, e essa mudança de perspectiva é muito interessante, e da uma certa profundidade às suas ações mais polêmicas.

Já o conflito interno da Elphaba é, obviamente, a espinha dorsal da história, e isso Maguire executa muito bem. É nítida a sua evolução enquanto personagem, concomitante à sua decadência enquanto ser humano, condição essa questionada desde o momento do seu nascimento de forma muito poderosa.

Tanto que, quando a Dorothy inocentemente dá o golpe fatal, eu não pude evitar de sentir um alívio pelo fim do sofrimento da Bruxa Má do Oeste.

Victor 26/05/2023

E no fim o mágico asqueroso, assassino e ditador saiu impune de todos os seus crimes, enquanto a pobre Elfaba não teve um minuto de felicidade.

Marcelo1415 22/05/2023

?????
Eu nunca tinha me interessado por esse livro, mas resolvi ler após a produção do filme, que arrependimento. livro extremamente cansativo e confuso, faltou muita ambientação no mundo!
°°° 22/05/2023minha estante
Comprei o filho da bruxa, que é do mesmo autor, por um preço bem baratinho na banca de revistas, demorei bastante tempo para ler, porém tive a mesma sensação, o livro foi super cansativo a leitura não fluiu de forma nenhuma, e no fim fiquei super decepcionada e com a sensação de ter jogado horas preciosas da minha vida fora.