Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Aline 06/11/2023

Wicked
Edição simples, folhas brancas e letras pequenas.
A história é bem contada, nunca li Oz, mas algumas partes são populares, então o conteúdo não foi completamente desconhecido.
Acompanhando a trajetória trágica de vida de Elfaba, conhecida como Bruxa Má do Oeste, sinceramente, apesar da personalidade ruim ela ganhou minha simpatia, cresceu em um mundo hostil apenas por ser verde, da pra entender todo rancor.
No resumo diz que ela e Glinda se apaixonam pelo mesmo cara, coisa que não vi acontecer em nenhum momento no livro, a Glinda só é uma mimada indecente mesmo, independente da idade, uma chata privilegiada.
Um livro muito bom, até para quem não leu Oz.

Malu 06/10/2023

O livro tem várias coisas interessantes principalmente sobre a construção do passado da bruxa má do oeste e mitologia de Oz mas é uma leitura que é cansativa e não é envolvente.

rica 05/10/2023

Quase fiquei com ressaca literária
O livro é maçante quase o tempo todo, algumas partes a leitura fluía até bem, mas isso era muito raro, demorei mais de 1 mês para ler. Tem dezenas de cenas que não agregam em nada a narrativa e pra mim que não aguentava mais o livro, só piorava tudo.
Achei as motivações das pessoas muito fracas.
Não indicaria para ninguém.
Só não fiquei de ressaca literária porquê tenho muitos livros novos que estou ansiosa para ler.

LuanLima94 26/09/2023

A História não contada das bruxas de oz
O que me levou ao livro foi o musical da Broadway que sou apaixonado. Isso fez com que minha experiência com o ele fosse bem pior do que poderia ser. Nesse caso a expectativa, o sentido da história e o desenvolvimento dos personagens não ajudou.

Outro ponto que me fez querer ler Wicked foi ter lido O Mágico de Oz previamente. A história me encantou e me fez querer conhecer a história dos personagens (mesmo não sendo algo oficial). Nisso o livro seguiu um caminho melhor, mas não tão bom. Mesmo sendo um ponto de vista diferente tem coisas que não batem, momentos que não fazem sentido.

A obra em si traz uma carga muito grande de política e suas consequências, tirando de foco algumas vezes os personagens. Confesso que algumas vezes a leitura se tornou cansativa por conta disso.

Se gostou do musical e quer ler mais sobre ele, não recomendo a obra. Se gosta de política, quer um terceiro ponto de vista (além do musical), pode ler. Mas acredito que mesmo assim não será seu livro mais amado.

Carlithos 26/09/2023

Por sua causa, tudo mudou em mim!
Eu amo o musical, é o meu musical favorito, e eu fiquei interessado pelo livro. Eu já sabia que não poderia comparar, pq de semelhanças o livro e o musical tem muita pouca...

Bom, eu achei a linguagem do Gregory Maguire um pouco diferente(?), beirando um pouco numa linguagem difícil... não sei. Eu gostei bastante do livro também, fiquei um pouco triste q a Glinda mal aparece, ela tem uma participação maior na parte 2 (o livro é dividido em 5 partes). Mas pra quem é desavisado, o livro é DA ELPHABA, não da Glinda e da Elphaba, é só da Elphaba.

Uma coisa q encucou a minha cabeça: gente, aquele clube de filosofia? Qual o problema daquela gente, q nojo.

O livro retrata o racismo, religião, romance, amizade, entre outras coisas.

7/10.

natalialino 23/09/2023

Aconteceu uma terrível catástrofe nesse livro: eu criei expectativa durante anos e obviamente elas não foram atendidas.

O livro é bom, principalmente para quem é realmente fã do mundo mágico de Oz, entretanto, é uma narrativa arrastada e densa. A história é feita para ser complexa, as temáticas são sérias, definitivamente o livro não é feito para crianças e sim para adultos.

Terminei o livro triste, não sei porquê mas a história me deixou extremamente melancólica, assim como O Mágico de Oz fez tantos anos atrás.

Lucas 19/09/2023

Wicked enfeitiçou meu coração
A histórias de oz com direito ao antes e ate mesmo os momentos da chegada e pos Dorothy estão muito bem escritas nesse livro. Amei cade segundo e a leitura se tornou muito fluida.

_lara_borges_ 16/09/2023

Livro arrastado, que realmente fica um pouquinho melhor no final. Não foi uma das minhas melhores leituras.

Carol 10/09/2023

O musical é melhor
Wicked é meu musical favorito e eu tava doida pra ler o livro que inspirou tudo
Expectativa é péssimo
Eu tenho um pouco de problema com livro de fantasia porque é muita gente e muito reino é muito mapa e apesar de já conhecer boa parte das coisas, ainda achei confuso
Chega a ser arrastado em algumas partes
É válido pra conhecer um pouquinho mais e pra se aproximar mais da história, mas o musical segue sendo superior

Jhonata.Medeiros 04/09/2023

Quando comecei a ler esperava basicamente a história da peça na broadway, só após fui me tocar que se tratava de uma obra na qual a peça foi inspirada. É uma leitura boa e realmente interessante, não é nada cansativo, porém muitas vezes senti falta da falta de cronologia ou pelo menos um aviso das passagens de tempo repentinas, enfim, se você pretende ler o livro por conta da peça, não espere encontrar muitas semelhanças.

Thamily 21/08/2023

Wicked
Muito bom, um pouco cansativo no começo pq tem 50 religiões e terras/povos, mas quando vc se acostuma e começa a entender fica impossível parar, te deixa sempre curioso com o proximo passo da elphaba.

Breno PS 10/08/2023

O outro lado da história de Oz
A premissa do livro que oferece uma nova perspectiva sobre a famosa história do Mágico de Oz imediatamente chamou a minha atenção. No livro conhecemos o passado de Elfaba até ela se tornar a Bruxa Má do Oeste.
A Elfaba sem dúvidas é o coração da história, sua complexidade, motivações e evolução ao longo da trama a tornam uma personagem muito envolvente.
Através dos olhos de Elfaba, somos expostos a questões morais e dilemas pessoais, adicionando camadas emocionais à história que ecoaram na minha mente após a leitura.

Adriana 30/07/2023

Prefiro o musical
O livro serviu de base para o musical e dá pra conhecer bem a Bruxa Má do Oeste. Mas acho o musical muito mais inspirador. E a origem e o destino de alguns personagens são bem mais legais também no musical.

Juliejail 25/07/2023

O melhor livro de fantasia que eu já li.
É diferente de tudo que eu já li, sou completamente apaixonada por esse livro e toda a história nele, acredito que o musical seja uma boa adaptação apesar da história não ser tão similar e também acredito que o filme possa vir para melhorar ainda mais minha imagem sobre isso.