Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Gabi 18/02/2024

Pessimo
O pior livro que eu já li. Sinceramente só continuei lendo até o final porque não gosto de deixar livro inacabado, mas me arrependi profundamente. O livro é confuso, não me apeguei a nenhum dos personagens pois nenhum tem carisma, nem mesmo a protagonista. A história ignora todas as partes interessantes e que de fato o leitor gostaria de saber e só mostra coisas insignificantes. O livro tinha a oportunidade de explorar mais a personagem da Elfaba mas pra mim a nada que aconteceu fez o menor sentido nem adicionou na história. Não entendo o hype, talvez o musical seja diferente e melhor, porque o livro é horrível e não recomendo pra ninguém.

vanessa2235 18/02/2024

Wicked para sempre
"–? As pessoas que se dizem más normalmente não são piores do que o resto de nós. – - Ele suspirou. –? É com as pessoas que dizem que são boas ou melhores do que o resto de nós que devemos nos preocupar."

Sou completamente apaixonada/obcecada por "O mágico de Oz" e desde a estreia de Wicked como um musical, sou apaixonada pela história por trás de Glinda e minha bruxa favorita: Elfada.

A edição da Darkside é belissima e vale muito a pena, mas o cerne é a história, o que ela nos conta, o que ela nos trás e qualquer coisa que eu diga aqui pode ser um grande spoiler para quem realmente não conhece a história. Só dêem uma chance para a Bruxa Má e vejam como voar mais alto.

site: https://www.instagram.com/litteravan

Alan (@coracaodeleitor) 16/02/2024

O romance que deu origem ao famoso musical da Broadway chegou em uma edição luxuosa e com belas ilustrações pela @darksidebooks . E em novembro será lançado o filme de mesmo nome.

Já adianto que diferente do musical o livro tem temáticas mais adultas e um desenvolvimento bem mais detalhado.

Aqui acompanhamos a bruxa má do Oeste, Elphaba, que é apenas uma vilã em O mágico de Oz. Desde de sua infância complicada, onde ela nasce verde e com dentes, Até sua fase adulta. Quando ela vai pra universidade e faz amizade com a garota popular que depois conhecemos como a bruxa boa, Glinda.

As duas tem uma amizade um tanto complicada mas seguem em seus propósitos, Elphaba quer respostas sobre si, enquanto Glinda busca a popularidade. E no meio disso tudo elas tem um interesse amoroso em comum. E vemos Elphaba como uma mulher forte, que luta pelos seus ideais e talvez por isso ela seja considerada ?má?.

A história se passa antes, durante e depois de O mágico de Oz. Então pra entender tudo, talvez seja necessário ler ele antes. Porque temos referências diretas ao livro.

Temos muitos questionamentos sobre hierarquia social, sobre o lugar que cada um ocupa e muitos outros temas importantes que são discutidos. Como falei no início, é um livro adulto, com temáticas fortes em que o musical apenas se baseou levemente.

Achei um livro super divertido pois ele também tem seus alívios cômicos e a história é muito rica em detalhes, o que deixa a personagem da Elphaba muito mais interessante.

Foi uma leitura que eu adorei e super recomendo.

alittlejonas 11/02/2024

Sensação de estar dentro de Oz
Mais um livro incrível que tenho que nomear como "de cabeceira". É o tipo de obra que te encanta já nas primeiras páginas e te faz sentir em outro mundo, pois é muito atmosférico. Acompanhar toda a existência de Elfaba e descobrir toda Oz, sendo não somente sua geografia mas também contexto político é de uma dimensão fascinante. Não é um livro bobo, é uma história profunda, cheia de facetas e com muito subtexto social. É até difícil pontuar tudo, mas tenho certeza que quem gosta de ler fantasia vai amar essa recomendação. Aconselho para quem gosta, ler o livro ouvindo as músicas do musical no instrumental vai enriquecer ainda mais a experiência

luiza549 08/02/2024

Glinda chata estamos fechados com você Elfaba!
O livro é muuuito longo e tem umas partes meio chatinhas mas é legal conhecer a personagem da Elfaba mais a fundo

leaoliterario 31/01/2024

?As pessoas que se dizem más normalmente não são piores do que o resto de nós. É com as pessoas que dizem que são boas ou melhores do que o resto de nós que devemos nos preocupar.?

NLuZ 30/01/2024

Recomendo!
Achei a ideia do livro muito boa, pois amo vilões e saber a versão deles é sempre interessante pra mim. A história é bem fluida e deixa com aquele gostinho de preciso ler mais a cada capítulo finalizado. Eu demorei a ler mais do que gostaria, mas se tivesse todo o tempo do mundo leria de uma vez só! Me apaguei bastante aos personagens e no final do livro, sofri um pouco por não tê-los mais. Infelizmente a vida da querida Elphaba é sofrida e não acho que ela merecia tal coisa, mas aconteceu como tinha que acontecer?

KRYS NUNYS 24/01/2024

Perca de tempo.
O autor podia ter feito uma história merlhorzinha com 200 páginas a menos.
Ele é muito descrito de cousas sem necessidade e que não mudavam nem acrescentava nada a história. Personagens que não fizeram a diferença e não tinham nem continuidade. Elfaba a única personagem legal e deveria ser a protagonista em muitos momentos foi deixada de lado.

Heloiza 10/01/2024

Bruxa Má do Oeste
Achei esse livro bem pesado por conta de tudo que a Elfaba passou e os fins justificam os meios?
A leitura pra mim foi bem fluida e a história me prendeu, porém era necessário eu parar algumas vezes por ser uma história pesada.

Laura2117 29/12/2023

Com certeza esse é um livro que vai ficar marcado. Todo o momento você se pergunta durante a história "quem realmente é o vilão?". Eu amo todo o universo mágico de oz e ler esse livro foi uma experiência. Amei.
Yasmin577 29/12/2023minha estante
Tem o musical!!

Laura2117 30/12/2023minha estante
Simm, eu fui no musical em SP, é muito bomm

Vladia Castro 25/12/2023

Wicked
Gregory Maguire. E mais um desejo de leitura q eu tinha e nem gostei mt. Aqui é a história de Elfaba, uma filha de um pastor e uma linda mulher rica. Elfaba nasceu verde, uma noite turbulenta. Foi estudar, defendeu animais, teve uma paixão. Sempre teve que rivalizar atenção c a irmã, Nessarose. Quando Dorothy chegou a Oz, Elfaba quis os sapatinhos q eram seus por direito. E ainda questionava o imperialismo do Mágico de Oz. Elfaba ficou conhecida como a Bruxa Má do Oeste.

Wanessa Rastoldo 23/12/2023

Genuinamente não sei como fizeram um musical TÃO bom com um livro tão chatinho como base. a história é incrível mas, a escrita do Maguire é cansativa e exaustiva demais. esperava muito mais dessa leitura

Dani 24/11/2023

Time Elfaba
Que livro minha gente!
Achei profundo, sensível e com uma história que te envolve do início ao fim. Livro cheio de detalhes, no começo um pouco complexo de ler, mas depois a leitura flui muito bem.
Uma pena que Elfaba nunca foi compreendida e muitas pessoas a julgaram o seu jeito como mal, mas será que ela conheceu a parte boa da vida? Será que ela teve exemplos bom de felicidade? É difícil ver o lado bom da vida, quando você é privado de algumas coisas.
Apenas o final que achei que poderia ter sido melhor explicado.

deborba_ 19/11/2023

Poderia ser um grande nome da fantasia
Incrível como o Maguire enrola em partes desnecessárias e não explica NADA de acontecimentos importantes, eventos de extrema relevância para o contexto do livro são explicados de forma porca ou simplesmente não são explicados, final extremamente corrido e deixado com um monte de fios soltos, passagens de tempo muito confusas sem discernimento de espaço ,o enredo tem um grande potencial para ser umas das melhores fantasias já escritas mas virou um texto extremamente massante em algumas partes e pouquíssimo cativante, o que realmente salva são os plot twist?s que infelizmente nem isso foi bem trabalhado

Carlinha 17/11/2023

A História Não Contada das Bruxas de Oz
É pra ser uma reinterpretação sombria e complexa do clássico da literatura infantil, "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum.

A narrativa concentra-se na personagem Elphaba, a Bruxa Malvada do Oeste, apresentando uma perspectiva sobre sua história e motivações. Vamos conhecendo a Bruxa, desde seu nascimento até sua ascensão como a temida Bruxa Malvada.

Ao longo da trama, são abordados temas como discriminação, poder, ética e a dualidade do bem e do mal. Achei um pouquinho arrastado, muitos personagens, confunde um pouco para quem não está tão imerso no mundo de OZ, mas é uma leitura agradável.