Greta

Greta Mônica de Castro

Resenhas - Greta

Gabi 23/02/2021

Simplesmente maravilhoso
Superou todas as minhas expectativas, chorei desde o primeiro capítulo e me acabei de chorar no último. É um livro que fala sobre tudo, te ensina milhões de coisas, mas principalmente o perdão. Acho que todos deveriam ler !
É realmente muito maravilhoso e emocionante a trajetória de cada personagem, o que cada um sofreu e aprendeu ao longo de tantos anos e o final foi brilhante.
Foi o livro mais lindo que já li !

Bia 13/02/2021

Melhor romance espírita que já li
Até o presente momento esse é o melhor romance espírita que já li. O livro nos faz refletir sobre tantos aspectos de nossas vidas e sua leitura com certeza nos edifica! Ele trata principalmente sobre amor próprio e a diferença entre amor e apego. É um livro que com certeza qualquer pessoa que se interesse por essa linha de romances deveria ler!

Gilda.Lima 10/11/2020

Uma história sobre perdão e amor verdadeiro!
Lurdinha é babá de Tiago, filho de Artur e Felícia. No aniversário de cinco anos da criança, acontece um acidente terrível: por um momento de descuido da babá, Tiago cai na piscina e morre afogado. Os pais da criança despedem a moça, que sem referência e com sua foto publicada em todos os jornais, não consegue arrumar outro emprego, passando então a mendigar pelas ruas. Num dia, conhece Diniz e Valente, donos de um prostíbulo, que lhe oferecem emprego, e sem muita opção, Lurdinha aceita, mudando então seus hábitos e seu nome para Greta. Artur e Felícia nunca mais tiveram um casamento feliz, pois esta, após perder o filho, entra em profunda depressão e passa a negligenciar seu marido e até mesmo a insultá-lo, e ele então foi procurar consolo nos braços justamente daquela que esteve presente num momento tão doloroso de sua vida, iniciando-se então, uma história de arrependimento, onde aprendemos que o verdadeiro amor não é o mesmo que apego, e que não nos cabe julgar ninguém sem antes conhecer sua história.
Gabi 17/02/2021minha estante
Comecei ontem, estou amando ?

Gilda.Lima 17/02/2021minha estante
É maravilhoso ?

Ingrid Ronconi 29/08/2020

Muito bom!
Aquele tipo de história que te prende do início ao fim. Muitas surpresas ao longo da narrativa. Um dos meus favoritos da vida!

Bruna.Mariani 02/08/2020

Greta é um romance que acontece em meados de 1960 e conta a história das reencarnações e de vidas entre si de Artur, Felícia, Tiago e Lurdinha.

Na atual encarnação Artur e Felícia são casados, tem Tiago como filho e Lurdinha como babá.

Tudo ia bem até o dia do 5º aniversário do menino, quando Lurdinha esquece do mundo por causa de Hélio e Tiago morre afogado na piscina.

A babá é demitida, exposta pela família, não consegue arrumar emprego em lugar algum, acaba entrando para a prostituição e, então, Lurdinha vira Greta.

A partir daí acompanhamos os diversos fatos que acontecem em decorrência da morte de Tiago. De um lado tem Artur entendendo que a vida continua. E Felícia do outro lado sendo, literalmente, uma felícia. Se apegando e escondendo-se atrás de um luto tão clássico e comum naqueles dias.

Por causa dessa disparidade de entendimentos, Artur resolve procurar na rua o que não consegue em casa e acaba se reencontrando com Greta / Lurdinha.

Em meio ao caos, vemos a evolução de Tiago no mundo espiritual. Seus entendimentos, crescimento, desapegos e tentativas de ajudar os pais.

Já no bordel Esfinge de Ouro, além da personagem principal, a autora nos mostra as personalidades distintas das meninas que ali trabalham e de como são vistas e tratadas pelos clientes.

A parte espiritual fica por conta de Tereza no mundo espiritual, onde sempre que possível leva Felícia e Artur para o encontro com o filho e também para esclarecimentos e puxões de orelha. Também temos Ondina (Mãe de Felícia), que na Terra, tenta ao máximo, ajudar a filha e o genro espiritualmente.

Guilherme Ramos 07/02/2020

Uma estória muito forte, de superação, perdão, abandono e amor. Perfeita!

O princípio dessa estória se passa em uma mansão, onde o casal milionário e donos do imóvel são também pais de Tiago, uma criança alegre que está prestes a completar 05 anos de idade, mas, que por um descuido da babá acaba por sofrer um acidente fatal.

Após esse episódio é que vamos conhecer Greta, moradora de rua que passa por percalços castigantes, mas, que é acolhida por dois rapazes generosos na aclamada Esfinge de Ouro, prostíbulo de luxo da cidade entre os anos 60 e 70.

Na Esfinge Greta não é forçada a trabalhar como prostituta embora seja convidada, está a cargo da mesma fazer essa opção, já que um dos donos apaixona-se perdidamente por ela e deseja tê-la somente para si. Como não é correspondido, então ela opta a sair dos afazeres domésticos e auxiliar na casa como profissional do sexo, o que traria maior independência para si própria e recursos financeiros para o lugar que a acolheu, essa opção de Greta não foi simplesmente pela paixão platônica de seu acolhedor por ela, mas, também pelo sentimento de gratidão que sente por ele e seu sócio Valente e um outro motivo a mais que era a implicância de Soraya, uma rival que conseguiu assim que adentrou na Esfinge e que não achava j usto as meninas oferecerem o corpo para sustentar a casa enquanto a novata fazia apenas os serviços domésticos.

Então Greta entra no ápice da sua carreira sendo a mulher mais aclamada, disputada e desejada da Esfinge de Ouro, atraindo inveja por parte de Soraya e a cobiça de Mauro, um cliente importante do estabelecimento que possui um caráter um tanto quanto questionável para um advogado. Obsessivo, mal educado, além de fisicamente horroroso, violento e uma companhia completamente desagradável em todos os sentidos, trará o horror de volta a vida de Greta, que nesse momento está completamente envolvida e apaixonada por outro cliente, do qual já foi próxima no passado.

A parte espiritual do livro fica por conta de Tereza que no plano espiritual encaminha os pais de Tiago para encontro com o filho, explicando o motivo pelo qual aquele espírito desencarnou tão cedo na última encarnação, o motivo pelo qual formaram família e auxiliando os mesmos a trabalharem na aceitação, no perdão e no desapego, Arthur o pai, no entanto, está mais conformado e desapegado do filho e dos sentimentos de revolta, mágoa e culpa que assolam fortemente sua esposa Felícia, que por sua vez desconta todo o seu desgosto e frustrações no próprio marido, evitando-o sempre e o maltratando por diversas vezes de forma humilhante.

Também temos Ondina, mãe de Felícia e espírita praticante que a todo tempo incentiva a filha a procurar forças e respostas dentro da doutrina no centro que frequenta, aplicando valiosas lições assim como Tereza faz no plano espiritual.

O livro trás grandes lições sobre os prejuízos de sentimentos de culpa, autocrítica, revolta, apego e falta de perdão, também aborda de forma mais simplificada sobre os danos espirituais nos espíritos que se perdem pelo prazer do sexo desvairado e claro, exalta sobre a diferença do amor verdadeiro, esclarecendo as diferenças entre o amor apego, paixão e amor real, sublime.

Um livro e tanto me emocionei diversas vezes com suas passagens, pelos caminhos ardilosos que Greta teve que passar, para um reencontro consigo mesma e também com Felícia que de outra forma também teve suas dificuldades e desafios a conquistar, principalmente o perdão das pessoas e excepcionalmente o perdão de si mesma.

Estória linda, magnífica, super recomendo!

Frases em destaque:

"O apego é uma falsa compreensão do que seja amor. Existe um sentimento muito profundo aí, porque se você não tivesse uma semente de amor dentro de você, não estaria tão apegada. Só que você tem que arrumar esse sentimento. Para me amar, não precisa se apegar nem sentir culpa. Quando você compreender que o amor liberta, vai conseguir transformar o que sente. Quando sentimos amor, a sensação que temos é de felicidade, de bem-estar, de serenidade."

"O que temos de melhor são os nossos bons sentimentos, porque são conquistas eternas do nosso espírito. O amor é um valor inalienável de nossos corações e jamais será superado por qualquer outra coisa, por mais maravilhosa que seja.”

jumorgensten 21/05/2019

Já no bordel Esfinge de Ouro, além da personagem principal,a autora nos mostra as personalidades distintas das meninas que ali trabalham e de como são vistas e tratadas pelos clientes.

A leitura é fluída e mega blaster super envolvente. O texto é de fácil entendimento a todos. E é cada plot twist carpado que chega a dar tontura. :P

Mônica e Leonel conseguem transmitem os sentimentos diversos para o leitor. Junto você acaba tendo a mesma agonia, nojo, remorso, pena e felicidade. Chega num ponto que os personagens alcançam uma maturidade sem igual que é simplesmente fantástico.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/05/21/greta-monica-de-castro/

Mariane 29/03/2019

A capa não faz jus a história.
Mas por muito tempo os romances espíritas não tiveram suas capas valorizadas.
Um momento de distração de uma babá, um acidente, uma criança morre. Por que uma criança saudável, alegre, morre de repente? Como vencer a dor da perda e continuar vivendo? O que fazer quando a motivação vai embora e tudo parece perdido?
E a babá, qual será seu futuro depois que a notícia se espalha e ela não consegue mais emprego. A babá passa a ser Greta, uma mulher sensual que encontra em seu próprio corpo uma forma de sobrevivência.

@injoyce_ 02/06/2018

Greta
Nunca havia lido livro espírita, daí minha mãe começou a ler Greta e depois que li a sinopse (que Zíbia Gasparetto fez do livro) fiquei muito curiosa e mandei minha mãe me bombardear de spoilers, e foi por isso que li o livro, na verdade devorei. Antes achava que spoiler estragava a leitura, hoje vejo que deixa a pessoa muito mais curiosa em relação a ela.
Lurdinha, a babá que deixou o pequeno Tiago brincando no enorme jardim, para ir até a garagem se encontrar com seu amante, não imaginou que, deixando Tiago a sós por alguns minutos, iria desencadear uma terrível tragédia.
Depois da tragédia, sua vida mudou para sempre, assim como a dos pais da criança, tudo ficou mais trágico e sem vida, mais tudo na vida tem seus motivos, e saberemos que motivos são esses, nem que tenhamos que descobrir sobre suas reencarnações.
O livro Greta é encantador, já começa cheio de emoções e temor, e pela sinopse, já dá a entender muita coisa, principalmente o título do livro.
Greta foi o livro que me fez entrar na onda espírita. Sim, agora irei ler com mais frequência livros do gênero.
O livro é recomendável para todos, pois além de uma boa história, ensina muito em relação a vida e a alma. Sem falar na lição de vida que aprendemos com toda a história tocante que é o ciclo de vida dessas pessoas.

Lidiane.Rocha 12/04/2018

Sensacional!!
Já li alguns livros espíritas, mas esse é o meu preferido, gosto tanto que já li 3 vezes, e todas as vezes me emocionei.
Ele ensina o perdão, o que é muito difícil na nossa realidade. No começo muito triste, mas, uma história maravilhosa que nos faz pensar e refletir! Recomendo ?

Ana Paula FZ1 22/04/2017

Perdão é o foco principal desse livro lindo !!!
Eu adoro ler livros espiritas, e esse não foi diferente. Mais um livro que a gente consegue entender mais claramente sobre perdão, sofrimento e como as vidas de pessoas que nos cercam estão diretamente ligadas, mesmo que a gente, conscientemente, não saiba.

Quis estrangular a Felicia em muitos momentos, mas Artur compensa toda chatice dela com sua sabedoria, seu amor e sua dedicação às pessoas, não só à sua chata esposa.

A resenha completa esta no blog Paixao por Leituras

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Terapiadolivro 26/10/2015

Maravilhoso
Greta foi um livro muito marcante pra mim! Quando li, eu ainda ia trabalhar de ônibus e perdi o ponto de descer nossos dias que levei pra ler! A história é linda e envolvente. Vc não quer parar de ler e fica triste quando acaba!

Lilian 15/04/2015

Eu Sinto Muito Por Você Greta, Siga em Frente e Seja Feliz Em qualquer estado Espiritual que Esteja Lá ou Cá
Um casal feliz e um filho amado
Um descuido da babá e o acidente no dia da festinha de aniversário do filho que faria 5 anos e de repente tudo mudou
Uma Mãe cultuando a memoria do filho morto,
Um marido apaixonado e abandonado em sua relação afetiva com a esposa,
Um espirito tentando encarar a realidade
Uma prostituta sofrendo em silêncio um amor impossível
E o que Greta tem a ver com tudo isso?

AmandaVM 08/04/2014

Trechos do livro
"Você não está conseguindo ver a diferença entre amor e apego. O amor tudo compreende, inclusive a realidade da separação. No apego, jamais se aceita a separação, porque o espírito acha que só pode ser feliz se estiver grudado no ser amado. Para ele, tudo o que importa é estar junto de quem ele diz que ama. Não percebe, enfim, que o contato físico não é essencial ao verdadeiro amor." (pág. 94)
------------------------------------------------
"Saber perder é uma virtude, porque quando pensamos que perdemos algo, na verdade, estamos ganhando outra coisa." (pág. 96)
------------------------------------------------
"Se desejamos alguma coisa, precisamos ter coragem de assumir e reconhecer que nosso desejo só não se realiza por causa da nossa intolerância, não em razão do descuido alheio." (pág. 175)
------------------------------------------------
"O verdadeiro amor não prende, não cobra, não sente culpa... Se isso acontece, é porque o sentimento ainda precisa ser evoluído." (pág. 178)
------------------------------------------------
"É que o apego é uma falsa compreensão do que seja amor. Existe um sentimento muito profundo aí, porque se você não tivesse uma semente de amor dentro de você, não estaria tão apegada. Só que você tem que arrumar esse sentimento. Para me amar, não precisa se apegar nem sentir culpa. Quando você compreender que o amor liberta, vai conseguir transformar o que sente. Quando sentimos amor, a sensação que temos é de felicidade, de bem-estar, de serenidade." (pág. 178)
------------------------------------------------
"A saudade é um ótimo complemento do amor. Mas quando vem aliada ao desespero, cai na mesma teia do apego e com ele se confunde. A saudade deve ser apenas uma lembrança bonita e prazerosa, algo em que nos faz bem pensar. É claro que mexe com o nosso coração e nos faz desejar voltar ao que foi aparentemente perdido. Mas esse sentimento deve ser como uma nuvem, que passa e se desfaz, sem contudo, deixar de existir. A saudade é o reconhecimento da importância que algo ou alguém teve e ainda tem em nossas vidas. É preciso ter esse reconhecimento, não o desespero da perda." (pág. 178/179)
------------------------------------------------
"...toda verdade é relativa e que a única verdade absoluta é que fomos feitos para amar." (pág. 180)
------------------------------------------------
"Amar não significa se anular por esse alguém. Até porque, devemos nos amar em primeiro lugar.
(...)
Isso não é egoísmo. Somos egoístas quando não nos importamos com mais ninguém além de nós mesmos. Mas nos priorizarmos é bastante saudável, porque é só quando temos consciência de nosso valor que podemos valorizar aqueles que convivem conosco." (pág. 221)
(...)
O amor é um só. Apenas se revela de maneiras diversas. Mas, no fundo, é o mesmo sentimento." (pág. 222)
------------------------------------------------
"Tudo na vida vale a pena, mãe. Mesmo que não seja exatamente aquilo que planejamos, conta a nosso favor como experiência." (pág. 253)
------------------------------------------------
"Resista à tentação da culpa. Repito que a responsabilidade é de todos nós. Ninguém age sozinho, ninguém sofre uma conseqüência sem um ato anterior que lhe dê causa. Por isso, somos todos responsáveis, mas não somos culpados, porque cada um dá o melhor de si mesmo. Cada um faz aquilo que sabe, age como pode, ninguém vai além de suas possibilidades. Mas se contribuímos para a queda de um irmão, é necessário que reconheçamos a nossa participação, sem culpa, mas com firme propósito de refazer o nosso gesto." (pág. 295)
------------------------------------------------
"Quero dizer que a vida não se fecha em si mesma. Sempre há uma saída, por mais encerrados que possamos estar em nossos problemas. Quando as coisas parecerem presas a um destino irremediável, basta procurarmos uma fresta de luz e desviarmos nosso caminho em sua direção. Tudo na vida é sujeito a mudanças, inclusive nossas escolhas. O fato de optarmos por determinado caminho não nos aprisiona nem nos engessa a ele. Sempre haverá outros rumos cortando o que escolhemos mas que, fatalmente, nos levarão ao mesmo lugar. A água que está nos lençóis subterrâneos não está presa no fundo da terra, mas corre por debaixo dela até encontrar uma passagem para a luz. Essa é a vida. Temos que buscar. Buscando, certamente, acharemos." (pág. 298)
------------------------------------------------
"Também estamos tentando aprender.
Aprender o quê?
A viver. A ser melhores e mais felizes. E tudo isso dói. Hoje percebo o quanto dói. Mas precisamos acreditar no amor e naqueles que nos amam. Se fizermos isso, seremos capazes de superar qualquer coisa juntos. Todas as nossas dificuldades serão mais facilmente compreendidas se nós nos compreendermos em primeiro lugar. Por que temos que nos desesperar e nos deixar consumir pelo ódio? Isso não faz bem a ninguém." (pág. 371)
------------------------------------------------
"Vamos esquecer esse episódio, então? Ou melhor, vamos esquecer o que cada um de nós teve que enfrentar para reencontrar o amor e a felicidade?
Esquecer, é difícil.
Tem razão. Se esquecermos, acabaremos apagando valiosas experiências de vida. Mas não vamos mais permitir que essas lembranças nos infelicitem mais. Vamos viver do nosso amor, da nossa alegria, de tudo o que temos para dar e receber um do outro. O que vivemos com outras pessoas e por causa de outras pessoas é passado e no passado está." (pág. 372)
------------------------------------------------
"Não terá valido a pena viver?" (pág. 386)