Greta

Greta Mônica de Castro

Resenhas - Greta

m4teos 13/03/2013

Resenha de Greta - Monica de Castro (ditado por Leonel)
É claro que não podia passar sem fazer a resenha desse livro maravilhoso.Embora livros espiritas não sejam minha preferência (cultura nunca é demais, leiam tudo que puderem!), esse livro me prendeu totalmente, de modo que (fazendo cursos, estudando e fazendo algumas coisas a mais) consegui uma vez ler 100 páginas sem parar, ou seja, o livro prende o leitor. E como eu já disse em resenhas anteriores que eu tenho o costume de falar com livros, certo dia eu estava no ônibus indo para o curso e lendo esse livro, e em certas partes intrigantes (revelo a parte que o garoto cai na piscina como exemplo) eu realmente falava com o livro (e em alto e bom som, totalmente audível pelas pessoas que usavam o ônibus). As pessoas ficavam me olhando com expressões faciais que davam a entender que estavam pensando algo como "Quem é esse louco?" "O que ele está lendo?" "Porque ele está falando com o livro?" e algumas pessoas chegaram a me cutucar dizendo coisas como "Ninguém quer saber sobre o livro que está lendo, cala a boca, seu louco". É, seria cômico se não fosse trágico, porque isso mostra nada mais nada menos que as pessoas estão cada vez com menos cultura, e nem ao menos respeitam o fato de uma pessoa ler no ônibus... (experimenta ler um jornal no metrô ou no ônibus pra você ver a cara de desprezo com que te olham.) Enfim, desabafos e críticas á parte, vamos (resumidamente) falar sobre o Livro.
O livro conta a história de um casal que tem um filho, e uma babá que cuida do menino. No dia do seu aniversário, em um certo momento de distração da babá, o menino acaba caindo na piscina da casa e morrendo afogado. Os pais (logicamente) despedem a babá, que esmagada pela culpa e com o rótulo de assassina não consegue mais emprego, chegando a mendigar nas ruas. A força das circunstâncias acabam fazendo-a se transformar e uma doce babá para uma sensual prostituta, muito requisitada O Casal (pais do menino) acabam ficando muito abalados com a perda, e a Mulher se apega ao filho, achando que deve "cultuar" a alma dele eternamente. O homem necessita de sexo, e a mulher não corresponde os desejos do marido, achando que desrespeitaria a alma do filho. O que o marido não encontra em casa ele acaba indo procurar na rua, e na rua ele acha quem ?? quem ?? HAHAHA isso fica á cargo de vocês lerem. Sei que esse livro está na posição 2 do meu top5 de livros, seguido de "A Casa Torta" e eu recomendo com todas as letras e sem sobra de dúvidas á vocês lerem!
Vall 08/09/2015minha estante
nunca ouvi falar neste livro, mas pela sua resenha ele encontra a ex babá que se tornou prostituta?

Celia.Rabelo 20/12/2012

Nem tenho o que falar. Não recomendo a leitura. Quem já leu a obra do André Luiz, algum livro do Emmanuel ou obras do Alan Kardec, sabe bem, que esse livro é meio absurdo e que em hipótese nenhuma o espiritismo apoia qualquer tipo de traição, mesmo que por "necessidade" fisiológica e jamais apoiaria a luxúria. A prostituição não é provação e sim uma escolha, o que não nos exime da obrigação de olha-las fraternalmente. E em caso de perda de filhos, na década de 60, já existiam psicólogos acessíveis a milionários e muito provavelmente, só os ricos tinham acesso a terapia. Embora contenha a mensagem do perdão, tem livros muito melhores da mesma autora, que levam a mesma mensagem com excelência e total fidelidade a doutrina. Embora muitos leitores tenham gostado da obra, deixo claro aqui, que se trata somente da minha opinião e não vou e nem tenho a intenção de discutir com ninguém, muito menos por se tratar de um romance(obra de ficção) e não de um livro de estudos. Além do mais, gostos não se discute.
Helene.Marques 27/11/2016minha estante
Bom saber... li dois da mesma autora e gostei. Já tirei esse da minha lista.

San... 17/12/2012

O livro é um romance espírita, que nos fala de uma história triste, que vai gerando outras histórias igualmente tristes. Mostra a evolução espiritual dos personagens, segundo a doutrina espírita, e os esforços empreendidos pelos espíritos mais elevados, afim de quebrar um circulo de desarmonia e infortúnio, que vem desde encarnações anteriores dos protagonistas. Embora eu acredite piamente na força do perdão e na bagagem karmica que cada um de nós trás consigo e que, de certa maneira, influencia diretamente nossas atitudes e planta em nossas vidas acontecimentos e escolhas a serem feitas, sou católica. Isso acaba colocando em choque a fé por mim abraçada e parte da doutrina espírita. Justamente a parte abordada no livro, fazendo-o, aos meus olhos, apenas ficção. Não desmereço, de forma alguma, o espiritismo e sua doutrina, aliás, grande parte da doutrina espírita encontra ressonância em minhas crenças. Entretanto, não há em mim necessidade de desvendar os mistérios da vida. Por mim, permanecerão mistérios até que me sejam revelados no momento apropriado. A história é bonita sim e, para os apreciadores de livros espiritas, com certeza, será uma excelente leitura. Apenas não é meu estilo de leitura preferido.

Carlão Capucci 06/12/2012

Vale a pena ler cada capítulo desse livro!
- Lembro perfeitamente que peguei o livro emprestado com uma colega de classe e me deparei com uma história envolvente que te prende desde a primeira página, e você se deixa levar até a última página.

'Greta' pode ser considerado um livro totalmente previsível, mas na medida que você vai lendo, você se surpreende com histórias de personagens que te fazem se colocar no lugar deles. Pensa se realmente você faria o que eles fazem ou não.

Como já disseram, o livro fala muito de perdão e eu não queria estar na pele de nenhum desses personagens.

Recomendo e muito!

Beatriz3345 29/10/2012

Bom,o livro fala sobre perdão,ao menos na minha opinião.

Silvia 03/02/2012

Inesquesível
Ganhei esse livro de um ex-namorado, li cada capítulo com vontade de saber como seria o próximo, história comovente, emocionante e merecia virar novela ou filme.
Apenas a parte da reencarnação eu descartaria.

karina 19/05/2011

Livro que deixa a desejar.
Muito machista. Quer dizer então que a traição com uma prostituta é perdoável? Que é perfeitamente entendível o homem não ter controle sobre os seus desejos carnais? E se fosse a mulher que estivesse na abstinência em vez do Artur, será que seria perdoada também?
Nanda 20/07/2014minha estante
O pior pra mim foi ter que ler o tempo inteiro que Artur é um homem honesto e digno enquanto a esposa era tachada de fraca.

Milena Cecília 09/05/2011

Forte,polêmico e emocionante
Greta é um livro que trata sobre dor,perda,luto e as formas de luto além da prostituição e os fatores que levam uma mulher a se prostituir.
E mostra as voltas que a vida pode dar e nesses momentos nos tira o fôlego! Afinal,quem estaria errado nessa situação? Greta? O pai da criança foi inescrupuloso em seus atos apos a morte do filho? E a mãe da criança? Você concorda com as atitudes dela até o final do livro? Ao menos compreende as atitudes de cada personagem?
Esse livro nos obriga a fazer varios questionamentos. Li em um dia realmente impressionada com o desenrolar da historia.Não acho que tenha sido diferente com outras pessoas!

LUCI 12/05/2010

livro fácil de ler, é envolvente e nos ensina sobre reencarnaçao.

Eunice.Vilares 05/05/2010

Perfeito!
Foi o livro perfeito para o que eu estava passando. Fala do apego as pessoas, que vc pensa que é amor. Uma obsessão. O livro mostra a forma que vc se ilude com esses sentimentos.

Como estava na página 178... Tem um trechinho que não esqueço: — O verdadeiro amor não prende não cobra, não sente culpa... Se isso acontece, é porque o sentimento ainda precisa ser evoluído.

Concordo plenamente com cada palavra. Nota 10!!!!!!

Lori 08/11/2009

Greta
Livro espírita, conta a história de um casal, com um filho, que ao completar cinco anos, por um descuido da babá, afogou-se na piscina. A babá foi despedida, e depois de muitas dificuldades para encontrar emprego, acabou mendicando, e finalmente, se prostituindo.

A mãe do menino não conseguindo superar a perda, afunda na depressão afastando-se do marido, que procura satisfação fora do lar.Assim, tempos depois, ela se envolveu com o pai da criança.

O que gostei muito foram lições de como deve ser um amor, não posse, mas libertação. Fala muito sobre perdoar, realmente, de coração.

@jaliagoraesuavez 14/09/2009

Não sei se acredito verdadeiramente que esse tipo de livro seja psicografado.
Se você reparar bem verá muita similaridade nas histórias, nos termos usados, na linguagem. Parece que todos foram escritos por uma mesma pessoa que só troca de nome.
De toda sorte é uma leitura que me agrada e me traz paz.
Fica muito mais fácil entender e aceitar as diversaidades da vida através da doutrina espírita.
Por fim, independente de religião é uma história que prende, cativa e, no meu caso, esse livro foi lido em 2 dias - e olha que fui à Bienal!!

Paula Brasil 12/01/2009

Pra quem aprecia livros espiritas...nao pode deixar de ler.