End of Watch

End of Watch Stephen King
Stephen King

Resenhas - End of Watch

luan_dal 27/12/2021

uma abelha passando na timeline: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Para falar de "Último Turno", terei que revelar algumas coisas de "Mr. Mercedes" e "Achados e Perdidos".

O detetive Bill Hodges retorna em "Último Turno" para investigar um crime que parece suicídio, mas pode ser homicídio. Com a ajuda da adorável Holly e do gostoso Jerome (com todo o respeito), vão descobrir que alguém muito conhecido pode estar por trás do crime, e pode ser um pouquinho difícil de fazê-lo parar...

No final de "Achados e Perdidos" já dá pra ter uma leve ideia de que a história do terceiro livro ter algo de sobrenatural, e eu fiquei bem animado, já que o King do sobrenatural é o meu preferido.

Aqui a gente logo descobre que os crimes estão ligados por causa da letra Z. E também tem alguns personagens com o nome Z: Dr. Z, Z-Boy.
E tudo o que eles conseguiram fazer foi um grande zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz de sono. O livro é chato, desinteressante.
É o estilo do King: escrever muito para pouca coisa relevante. Em Mr. Mercedes e Achados e Perdidos isso também acontece, mas as histórias nesses dois são empolgantes. Em Último Turno não é.

Um livro lento, que tem similaridades com os outros da trilogia, mas é o mais fraco. (o melhor é o segundo, mesmo sendo o mais "deslocado").
Mesmo eu não tendo gostado muito, admito o óbvio que o King sabe contar uma história. Entediado ou não, fiquei curioso pra saber como tudo ia acabar.
O final foi incrível? Não.
Foi satisfatório? Sim. Nada muito além do esperado, mas não foi ruim.

Tatiane Buendía Mantovani 10/06/2016

Acabou a trilogia Bill Hodges e não estou conseguindo lidar com isto....
Em Finders Keepers já tínhamos uma indicação mais ou menos clara do que viria em End of Watch, então a espera foi cheia de ansiedade.
O que dizer de um livro com personagens que me cativaram desde o longínquo 2014, quando foi lançado Mr. Mercedes? A leitura já começa com aquele gosto de saudade porque sabemos que esta é a despedida. Que depois de End of Watch não teremos mais Hodges, Holly e Jerome...
O livro é cheio de flashbacks dos livros anteriores (principalmente Mr. Mercedes, cuja história é mais intrinsecamente ligada a este último, afinal até o vilão do primeiro reaparece agora no terceiro!). Esta questão dos flashbacks é interessante, mas faz mais sentido para os leitores americanos, que leram Mr. Mercedes ha 2 anos, para nós, brasileiros que tivemos o lançamento deste aqui este ano, fica um tantinho redundante porque todos os detalhes revisitados estão fresquinhos em nossa memória. (talvez eu seja um caso a parte, porque, de 2014 para cá, foram pelo menos 4 leituras!!! normal o tanto de deja vu que senti, então perdoem-me).

Já no primeiro capítulo revisitamos a fatídica cena do massacre do Mercedes, quando Brady Hartsfield (lááá no primeiro livro) atropelou uma multidão de pessoas que aguardavam em fila para entrar em uma feira de empregos. Desta vez, revivemos a cena sob ponto de vista de dois paramédicos que foram os primeiros a chegar na cena. É um capitulo extremamente triste. Incrível como o King consegue contar a mesma história várias vezes e ainda assim, despertar sentimentos diversos, sem deixar de emocionar nunca!
Sobre a história em si... Hodges e Holly são chamados para uma cena de crime, um suposto homicidio-suicidio envolvendo um dos sobreviventes do massacre do Mercedes. Desde o finzinho de Finders Keepers já tínhamos a impressão de que o vilão Mr. Mercedes não estava mais em estado vegetativo, em coma profundo e irreparável. Portanto, pouco a pouco, vemos a volta triunfal de Brady Hartsfield. Como? Só lendo para saber. Bom, neste ponto tem uma porção de "Ah, vá!!!" (algumas coisas são imensas forçações de barra) mas... depois que você compra e aceita a historia do jeito que está sendo contada, flui muito bem, cheia de perseguições e reviravoltas, ao melhor estilo Mercedão Desgovernado.
O final... ah, o final. Eu achei que ia odiar o King, mas eu ainda o amo. Entendo o que ele fez. Por que fez, a inevitabilidade de algumas coisas, mas ainda assim... chorei rios.
Confesso que chorei. E vou sentir imensas saudades de Hodges, Holly e Jerome.
O livro traz uns dados e umas reflexões interessantes sobre a incidência de suicídio entre jovens americanos (e por que não dizer, mundialmente). Este sempre é um assunto difícil. O King fecha a nota do autor do livro com uma mensagem muito positiva sobre o assunto, que me fez chorar ainda mais. (ando muito sentimental ultimamente).
Taay Vieira 19/11/2016minha estante
menina, me da uma luz, onde vc arrumou esse livro?
to doida pra ler e acho q n tem no Brasil.
vc o tem em ingles?

Bella292 03/02/2019minha estante
Mercedão desgovernado hahaha

Soterradaporlivros 18/01/2023

End of watch
Eu gosto de reler livros, eu acho que a gente nunca é a mesma pessoa que era quando leu a primeira vez e isso faz com que a releitura possa ser uma experiência totalmente diferente.

Bem faz tanto tempo assim que eu li End of watch, mas eu leio um livro do king por mês mais ou menos por ordem de lançamento e cheguei na trilogia Bill Hodges.

Quando li a primeira vez meu preferido foi o segundo, seguido por esse e por último o primeiro (que na realidade eu tinha achado bem fraco).

Hoje eu acredito que o primeiro é o melhor, seguido por esse e por último o segundo. Vejam bem como mudou!

(Mas o melhor mesmo q gente ainda vai ler, Outsider não é parte da trilogia mas é no msm universo e eu acho melhor que os 3 juntos)

leonel 12/07/2019

O mr mercedes criou poderes psiquicos do nada. Genial. Acho que é o melhor livro do King que li até hoje.

Rebecca 11/12/2020

Gostei
Eu li esse livro por causa da série que foi feita, são os primeiros do King que leio, se não me engano, gostei muito do livro e da escrita do autor.

Julia 06/11/2023

Já to com saudades deles
Chorei quase que durante o livro todo, as últimas páginas do livro estão até molhadas. O final da trilogia teve muitas emoções. Recomendo a trilogia toda!!!!!!!!