Dados e Homens

Dados e Homens David M. Ewalt

Resenhas - Dados e Homens

DarkStalkers 08/03/2024

Livro obrigatório para todos os jogadores de RPG. É impossível lê esse livro e não pegar os dados para jogar. O livro conta a história do D&D passando por todas as suas edições e misturado as experiências pessoais do autor.

Matheus649 06/02/2023

A história de D&D na vibe de uma campanha de D&D
D. M. Ewalt conta a história do tabletop rpg mais famoso e conhecido do mundo de forma sublime, com fatos sobre os criadores, de forma cronológica, desde a sua concepção e inspirações originais até seu estado atual, passando por toda a montanha russa de sua trajetória, juntamente com uma campanha de RPG concomitantemente. O livro é incrível, aumentou ainda mais minha paixão pelo rpg. Vale a pena se você curte!

Mayklyns 11/05/2022

Um presente aos apaixonados por D&D
"Dados & Homens" é bem mais que do um livro contando a história do famoso Dungeons and Dragons, é a obra de um fã. A perspectiva que David apresenta é gratificante, ao menos para mim, pela identificação. Me vejo no lugar do autor, sentindo o mesmo amor por esse jogo incrível que é o RPG.

Enfim, se você gosta de RPG e principalmente de D&D, leia. É ótimo!

Reinaldo.Vinicius 19/04/2022

Uma sessão de RPG com um DM chato
Primeiro é preciso dizer que o livro possui "duas partes": uma contanto a história do jogo e outra contando a história do jogador. E essa analogia é para quem joga RPG: sabe quando você quer jogar mas o DM fica dando volta, enrolando a ambientação com coisas que não te informam de nada, não terão serventia alguma e consomem 1/3 da duração da sessão enquanto ele acha que está recitando um poema épico? Então, eu senti isso com o livro.

A primeira parte, e que mais chama atenção no título, é a história do Dungeons & Dragons. Para quem se interessa pela história do RPG o livro é uma referência essencial. Conta onde e como surgiu o RPG mais jogado do mundo, as brigas entre os criadores, a idas e vindas da TSR, a histeria para minar a popularidade do jogo, a aquisição pela Wizards of the Coast, entre outros fatos. O trabalho de juntar toda essa informação e montar tudo em uma cronologia é algo que merece uma salva de palmas.

A segunda parte, e que faz com que o início do livro seja um pouco chato, é a história do autor com o Dungeons & Dragons. Quando ele conta sua infância e adolescência e sua relação com o jogo vem a mente aquilo que boa parte dos jogadores viveram, o que causa uma identificação sem tamanho. Mas, ao contar sobre suas sessões depois de adulto (onde ele gasta a maior parte do tempo contando sua experiência) e usa-las para ilustrar e fazer paralelos com certas partes do livro, isso se torna chato demais. Parece um personagem estereotipado de desenho animado que tem a necessidade de fazer relações do seu gosto pessoal com tudo aquilo que vai dizer, e isso se torna chato. Só faltou uma frase de efeito, do tipo, "O que não te mata, dá XP" a resolução de conflito.

"Dados e Homens" é um livro escrito por quem joga RPG e conta uma história que vai interessar 99% dos jogadores de RPG. Considero 99% porque RPGistas metidos a vanguardistas fazem pouco caso do D&D e se recusam a admitir que jogam e se interessam pelo sistema..rs.. Quem não possui interesse no jogo provavelmente não vai se interessar pelo assunto, a não ser que você queira um exemplo de como não administrar uma empresa que possui um produto sem igual em mãos. Tendo isso em mente, a história sobre os amigos do autor, o que fazem, com qual classe jogam e como se portam seus personagens não causam o menor interesse. Enquanto você está querendo saber como Arneson e Gygax criaram o jogo o autor escreve sobre seu amigo ser ator e gostar de interpretar seu personagem assim, assim e assado. Esse tipo de coisa acontece em quase todos os capítulos, o que me deixou de saco cheio várias vezes.

O livro é uma aula sobre a origem e história do hobby, deixando bem claro o motivo do sistema dar uma atenção a mapas e miniaturas enquanto há jogos mais narrativos, a razão das diversas versões lançadas e porque a linha clássica foi descontinuada. Mas se você pensar nesse livro como uma sessão de RPG, em vário momentos você vai ter vontade de dizer "Tá bom, DM, agiliza aí!"..rs..
Anna 19/04/2022minha estante
Muito bom: "O que não te mata, dá XP"... hahahaha

Drugue 13/07/2021

Review - Dados & Homens - David M. Ewalt
Faz tempo que eu não escrevo sobre livros, mas a verdade é que eu continuo lendo pelos menos 1 por mês e te falar que sempre da vontade de escrever sobre eles por aqui, e é por isso que estamos de volta nesse mundo da literatura e nada melhor pra começar do que o excelentes Dados & Homens: A história de Dungeons & Dragons e de seus jogadores de David M. Ewalt. Quem me conhece sabe que faz ai mais ou menos uns 19 anos que eu jogo RPG, ele se tornou parte integrante e importante da minha vida, cheguei a jogar uma vez por dia no meu período mais hardcore, mas como acontece com todo mundo essas jogatinas foram diminuindo, diminuindo até se tornar um evento anual e um tanto quanto comemorado pelo grupo, com isso é claro que a vontade de consumir material sobre o assunto diminuiu um pouco, mas quando eu vi Dados & Homens em destaque em uma grande livraria a minha vontade era correr pra abraçar o livro, um livro sobre RPG tão bem posicionado e sendo comprado por leigos era algo inconcebível pra mim mas David Ewalt mandou muito bem e tornou isso mais do que possivel.

Dados & Homens faz exatamente o que o seu subtítulo diz, ele conta a história do RPG e de Dungeons & Dragons, sem no entanto deixar de lado as peças chaves nessa equação, os jogadores, e David faz isso de maneira excelente, intercalando a história da criação de D&D por Gary Gygax e Dave Arneson, narrações das campanhas que jogou e um relato pessoal de seu envolvimento com o RPG e como isso afetou sua vida. Essas três situações são intercaladas de maneira sutil, criando uma narrativa coesa e fácil de seguir, muitas vezes os saltos são tão bem elaborados que você esquece que não está lendo uma ficção. Essa troca de narrativas pode passar a impressão errada a primeira vista, pode parecer que vai ficar faltando algo em alguma delas, mas a verdade é que as três são muito bem construidas e muitos bem pesquisadas, com direito a referencias bibliográficas e notas em todos os lugares que são necessários, fazendo com que os mais entusiastas fiquem loucos para descobrir mais desses outros livros sobre esse hobby.
"Mas e os não entusiastas? E se eu que não sei nada de RPG resolver ler esse livro, vou ficar perdido?" Não, e é ai que David supera todas as expectativas, de forma simples e envolvente ele apresenta uma breve explicação sobre o RPG, descreve uma sessão de jogo, vai mostrando cada elemento e quando você vê ele já está te contando como o jogo surgiu, e você já está querendo arrumar um grupo pra jogar. É realmente muito bacana a forma com a qual esse jogo que as vezes pode ser bem complexo é retratada. A escrita agradável e essa quebra de narrativas com partes das história das campanhas que o autor jogou deixam o livro leve e fácil de ler tanto mesmo para quem nunca teve contato com RPG.
O acabamento da edição nacional, lançada pela Editora Record, é sensacional, na minha humilde opinião a escolha da capa ficou muito melhor do que a original em inglês e chama muito mais atenção, principalmente pelo acabamento. A minha escolha foi pelo eBook, por que ainda não estava com espaço para guardar livros novos (coisa que já foi resolvida na casa nova) e a edição digital não deve nada a edição física, vai realmente do gosto do freguês, uma coisa é certa, se você se interessa por RPG, mesmo que nunca tenha jogado, e quer saber mais sobre esse jogo, você PRECISA ler Dados & Homens!

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/review-dados-homens-david-m-ewalt.html

Henrique 01/07/2021

Uma viagem pela história de D&D
O autor fez uma pesquisa profunda na história de D&D. Visitou lugares, entrevistou pessoas relacionadas ao seu desenvolvimento, amigos e familiares de Gygax. Tudo é contado seguindo um método para deixar a escrita mais leve. Ele sempre introduz o assunto contando um caso pessoal envolvendo o tema. Depois traz as definições de especialistas e então os fatos históricos. Acompanhar a relação dele com o jogo é interessante porque se trata de alguém que verdadeiramente consumiu o produto ao longo dos anos, que é muito fã e passou muito tempo se divertindo com os amigos através da magia que o cenário do RPG é.
Em alguns pontos a história pareceu enfadonha, mas nada que prejudique a beleza do todo.

Brenner 06/05/2021

Para toda pessoa que um dia já jogou ou teve alguma experiência com rpg, esse livro é mais do que indicado.

Douglas 06/08/2020

Um pouquinho de uma imensa história
Para quem é um fã de RPG clássico essa é uma história obrigatória, além de ser bem prazerosa. Conhecer um pouco do contexto da criação de um marco cuja influência atinge várias gerações nos mostra o brilhantismo dos envolvidos.

Giancarlo.Paranhos 08/05/2020

Conhecendo o começo
Como eu jogo Dungeons and Dragons (eu ja chamo de D&D à eras) esse livro conta como esse jogo de interpretação nasceu, quase morreu, renasceu e até hoje se reinventa.

Zeka.Sixx 20/04/2018

Leitura obrigatória para todo jogador de D&D
Como alguém que começou a jogar RPG com dez anos de idade - bem quando a "febre" dos RPGs começou a surgir no Brasil, no início dos anos noventa - não foi nada difícil me identificar com muitas das passagens de "Dados & Homens". Um livro que traça as origens do Dungeons & Dragons, o RPG mais famoso do mundo, mas que, ao mesmo tempo, consegue explicar bem o sentimento de ser um jogador, os benefícios que o jogo traz, as amizades duradouras que ele proporciona, a sensação de pertencer a algo único: essas para mim são as melhores partes do livro. Claro que a história do desenvolvimento do jogo e de suas várias edições também é interessante, mas é quando David Ewalt aborda os efeitos "sociais" de se jogar RPG é que o livro brilha de verdade. Deu vontade de ligar para os amigos e marcar uma "aventura-relâmpago" ao terminar de ler!

Marcelo.Silva 02/02/2018

Masmorras e Dragões! Empunhem suas espadas!!!
Dados & Homens de David M. Ewalt é uma obra que recomendo para todo jogador do RPG Dungeons & Dragons. Me senti amplamente representado por cada página escrita. O Livro traz uma visão panorâmica do que é e da história de um dos rpg's mais famosos do mundo, o D&D. Desde a criação, até mesmo anterior a ela, à atual edição que é a 5.0 que ainda não fora lançada oficialmente em português no Brasil. Em paralelo o autor vai mostrando algumas narrativas que ele próprio vivencio com seus amigos em D&D. É um livro muito gostoso de ser lido, com uma boa pitada de humor nerd e grande parcela de conhecimento de causa. É uma obra excelente, principalmente para quem deseja conhecer o trajeto do RPG Dungeons & Dragons (D&D), ou para quem quer saber o que é o D&D. No primeiro capítulo eu pensei que seria uma coisa meio sensacionalista, mas do segundo capítulo em diante a história se desenrolou de uma forma leve e fluida. Tiveram capítulos que devorei em poucos minutos de tão boa que estava a história. Eu que achava que conhecia muito sobre D&D me vi surpreendido. Gostei muito e recomendo para pessoas que jogam D&D, pessoas que querem conhecer RPG, pessoas que flertam com a cultura geek e até mesmo pessoas que, mesmo não conhecendo nada sobre rpg, gostam de histórias de empreendedorismo. Vocês se surpreenderam com essa trajetória.

Se quiserem saber um pouco mais sobre o R.P.G. Dungeons & Dragons (D&D) eu criei uma série no Youtube chamada "Desbravando as Masmorras" que aborda exclusivamente o D&D 3.0; Caso queira aprender um pouco sobre acesse o link abaixo:

Os vídeos estarão hospedados também em meu blog Comunidade dos Pensadores Livres.

Se você leu essa obra deixe o seu parecer nos comentários. Abraços!
Marcelo.Silva 04/02/2018minha estante
Fiz uma resenha sobre essa obra. Espero que gostem! Segue o link:

Portela 02/05/2020minha estante
Concordo totalmete com sua ótima resenha! Teve capítulos que foram devorados super rápidos de tão bom o livro vai ficando. Recomendo a História Secreta da Marvel, mostra mais o lado criativo, mas também um pouco sobre o funcionamento da empresa. Dois livros que amo, sobre duas artes que amo. RPGs e HQ!

Marcelo.Silva 27/12/2020minha estante
Procurarei conhecer o História Secreta da Marvel sim Portela! Valeu pela indicação e que bom que gostou da resenha.

Ivan.Stefani 10/08/2017

A história do mito.
Desde criança, quando conheci Dungeons and Dragons através da famosa caixa vermelha (em uma frustrada tentativa de meu pai em me comprar o Hero Quest) e onde eu aprendi que contar histórias era a coisa mais incrível do mundo, sempre se criou um mito das origens do nosso D&D. Mas agora David Ewalt nos leva a uma aventura onde todos nós jogadores de RPG já estivemos e pretendemos estar... vivendo histórias incríveis.

Caius 23/10/2016

Obrigatório para todo Grognard
Acabei de ler Homens e Dados. Gostaria de dizer que é um livro sobre nostalgia, já que jogo RPG desde os 12 anos e faz alguns anos que nao jogo regularmente, mas isso não seria verdade. O jogo molda as pessoas, e o livro fala exatamente sobre isso, além, é claro, de abordar como o RPG começou e falar sobre os bastidores da criação do D&D, TSR e desenvolvimento do RPG como um todo.

Quem estava na primeira seção de RPG realizada? Sabiam que inicialmente os mestres foram pensados para sequer serem vistos pelos jogadores? Tinham ideia que primeiras seções de D&D os jogadores não falavam suas ações, eles falavam para uma espécie de porta voz e este sim falava com o mestre? Como foi o desenvolvimento do D&D? Dave Arneson e Gary Gygax quase nunca se encontraram pessoalmente durante o desenvolvimento sabiam isso moldou o início de como os mundos do RPG? Quem processou quem, já que a história do RPG é uma imensa batalha judicial? E, afinal, porque diabos jogamos RPG? Esses serão alguns dos temas abordados nessa obra, que além de nostalgia, mostra a universalidade do jogo, demonstrando que somos todos membros desta experiência de criação coletiva de histórias.

Thai Mafra 18/07/2016

Em Dados e Homens, David M. Ewalt fala das origens do jogo que não só é o mais tradicional como também é o pai dos RPGs de mesa: Dungeons & Dragons.

Quando ouvi falar em Dados e Homens, fiquei dividida entre a curiosidade de ler e o medo de que o texto fosse chato e cansativo. David M. Ewalt é jornalista da Forbes, e o meu receio era de que o livro tratasse mais da parte financeira e de marketing do que do jogo em si. Mas ainda bem que a curiosidade deu um golpe crítico no receio.

Em sua pesquisa para o livro, Ewalt mergulhou de cabeça nas origens do D&D, apresentando desde os jogos de estratégia que serviram de inspiração para os criadores do RPG até as primeiras partidas jogadas como teste para o sistema. Claro que o livro também trata da parte financeira, abordando a criação da empresa TSR, que originalmente possuía os direitos sobre o jogo, a cisão entre os criadores, a falência da TSR e a compra dos direitos de D&D pela atual dona, a Wizards of the Coast, uma subsidiária da mundialmente famosa empresa de jogos Hasbro.

Mas Ewalt não trata apenas da história da criação do jogo. Em seu texto, o autor explica características, menciona regras e faz cair por terra lendas urbanas relacionadas ao jogo, sempre intercalando a história do jogo com narrativas de uma campanha distópica que ele havia jogado com um grupo de amigos. E, como bom nerd, Ewalt não deixou de incluir no seu texto diversas referências e piadas internas de clássicos como os livros de Tolkien, Doctor Who, Star Wars, Star Trek e, surpreendentemente, Harry Potter, que apesar do sucesso e da inegável qualidade, ainda é visto com algum preconceito pelos nerds mais hardcore (acabei descobrindo que Ewalt e eu somos colegas de Casa na escola de magia norte-americana Ilvermorny).

É importante ressaltar também que Dados e Homens não é um texto exclusivo para nerds. O próprio autor enfatiza na introdução que escreveu também para aquelas pessoas fora deste círculo, talvez até mais para elas do que para os Grognards, termo que designa jogadores mais radicais de Dungeons & Dragons. Sempre ressaltando os pontos positivos do RPG, Ewalt se preocupa em demonstrar ao longo do livro que jogar D&D é um passatempo como outro qualquer, tão normal quanto se reunir com os amigos para jogar baralho, sinuca ou ver futebol, que funciona como uma fuga da realidade e explora a socialização e a imaginação dos jogadores.

O resultado final disso tudo foi um livro com texto leve, recheado de humor e referências nerds, que faz o leitor não querer pausar a leitura até terminar. E, quando terminar, certamente o leitor, seja ele um fã de RPG ou apenas um curioso, vai pegar um manual de Dungeons & Dragons, encontrar os amigos na taverna mais próxima, rolar os dados e partir para uma aventura.

Resenha completa n Sociedade dos Leitores Compulsivos

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/07/resenha-dados-e-homens.html
Albert 19/07/2016minha estante
Amei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler.

Thai Mafra 20/07/2016minha estante
Leia sim, vale a pena demais