Nós na Rede

Nós na Rede Ivete Palange

Resenhas - Nós na Rede

fabriciorf 17/04/2016

Contos Sobre Visões de Vidas Transformadas pela Tecnologia
Por vezes românticos, em outras ocasiões divertidos, uma vez ou outra trágicos, mas sempre surpreendentes. Contos que colocam tecnologias sob a ótica da sua influência em situações da vida cotidiana, congregam visões incríveis sobre como os produtos do conhecimento humano alteram a nossa maneira de ser, interagir, se expressar, interpretar e transcender.
Alguns contos se constituem em ensaios sobre dilemas ainda incipientes acerca de nosso relacionamento com as máquinas e seu futuro como membros inerentes à sociedade. Outros tratam de situações surpreendentemente reais e que nos fazem refletir sobre nosso empoderamento diante das possibilidades ensejadas pelas tecnologias, desde as já desafiadas pela obsolescência imposta por novas técnicas, até aquelas que tocam o limite da ficção científica.
Relações construídas por cartas de amor e programas de rádio contrastam com tragédias possibilitadas pelo acesso quase ilimitado às informações e sua exposição sem critérios. Inteligência artificial, máquinas conscientes, buracos que tuitam: uma amalgama de tecnologias envolvidas em situações diárias que nos farão filosofar sobre os caminhos que estão tomando as pesquisas mais avançadas nas áreas de robótica e tecnologia da informação ou até sobre atitudes cotidianas como publicar ou não uma foto de um fim de semana na praia ou compartilhar uma resenha sobre um ótimo livro.