Livre Arbítrio

Livre Arbítrio Gerald L. Schroeder




Resenhas - Livre Arbítrio


1 encontrados | exibindo 1 a 1


The Krieger 29/07/2023

A ciência e o Livre-Arbítrio
O livro de autoria do rabino e professor Gerald Schroder foi lançado em 2015 pela SBE edições e produções. A obra é divida em 22 capítulos e aborda temas como física quântica, metafísica e espiritualidade.

Da introdução ao 4º capítulo, o autor prepara seu leitor com os conceitos básicos sobre física e filosofia necessários para compreender a discussão realizada no decorrer da obra. Começa implicando a busca que o ser humano tem realizado desde os primórdios da humanidade atrás de respostas sobre o que é a mente e como ela funciona. Ademais explica sobre como as descobertas da NASA sobre o universo tem demonstrado que é impossível a existência de vida, sem que haja uma “mente” por trás dela.

Do capítulo 5 ao 9, entramos na segunda parte desta pesquisa, onde Schroder escreve que, independente de qual for o cientista, todos eles concordam que a existência da vida é extremamente improvável, e se qualquer uma das leis da natureza - por menor que seja - fosse minimamente diferente, a Terra não seria um planeta habitável. Também traz a tona que grandes nomes da ciência e grandes ganhadores do prêmio Nobel - como Einsten - escrevem em suas teorias que “a mente de Deus” é a responsável por organizar todo o universo de forma como ele é, e sem uma mente, o universo ainda seria apenas uma massa em caos no espaço.

É válido destacar uma pesquisa realizada por George Wald - ganhador do prêmio Nobel de Medicina - que passou mais de 20 anos estudando a relação da visão com a mente, mas no final de sua vida, no discurso que fez ao receber o Nobel diz que por mais que tenha dedicado a vida a estudar as ligações da mente, não tem como a ciência descobrir de onde vem a ‘consciência’ que nos faz humanos.

Tendo essas bases teóricas, a segunda metade - capítulo 10 ao 22 - se debruça sobre os exemplos científicos que comprovam que a mente, o livre-arbítrio e as experiências que temos com Deus são inexplicáveis aos olhos da ciência. Demonstrando que se não fosse pela mente de Deus, que organiza o universo e a vida, não existiria nada.

De forma categórica Schroder conclui dizendo que por muito tempo a ciência afirmou que o universo surgiu do vácuo - do nada - e de forma semelhante, também a vida surgiu dessa forma. Entretanto, quanto mais os estudos avançam, quando mais moderna é a ciência, mais é revelado que não existe “sorte no vácuo”, ou seja, sem um organizador, um Criador, não existiria vida no universo.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR