O futebol explica o Brasil

O futebol explica o Brasil Marcos Guterman

Resenhas - O futebol explica o Brasil

Yvan 19/02/2023

Leitura agradável juntando a história do país com o esporte mais notável.

Parou na conquista do Penta, vale a continuidade, tem muita história pela frente.

Duda 23/01/2023

O livro traz as relações políticas e futebolísticas a cada década, desde o início do futebol no Brasil até o penta campeonato.

Traz explicações sobre a relação do governo (presidente) de cada época com os jogadores, com a CBF, e como o futebol foi amplamente usado como meio de controle das massas .

Fael 06/01/2022

Altos e baixos do futebol e da política
O autor começa o livro fazendo uma contextualização do Brasil na introdução do esporte bretão em nossas terras. Essa aproximação do cenário político com o cenário futebolístico é o grande enredo que vai se aprofundando durante toda leitura.

Diversas foram as influências que a política nacional teve no esporte futebol, que seria ingênuo de nossa parte considerarmos o mesmo apenas como um mero esporte. Assim como a influência do futebol na política pôde ser explicitada pelo autor em diversos momentos do século XX.

Fiquei curioso para ler um possível escrito de Guterman sobre o futebol no século XXI, com a Copa do Mundo de 2014, os anos de Lula e Dilma no poder, o golpe em 2016, a eleição de Bolsonaro, a divisão exacerbada entre clubes ricos e clubes pobres no futebol nacional e o crescente desinteresse e desencanto dos torcedores locais com a seleção brasileira.

Arthur 11/08/2021

Futebol como elemento de identidade e propaganda
O título do livro já anuncia, sem rodeios, do que a obra trata: o desenvolvimento do futebol, desde sua chegada ao Brasil até se tornar um importante elemento da identidade cultural do brasileiro, concomitante ao desenvolvimento histórico do país.
O desenvolvimento da obra é interessante, relacionando importantes eventos da história do futebol no Brasil - desde o amadorismo até as participações da seleção nacional nas Copas do Mundo - com o contexto político, econômico e social da época. Para isso entendemos a relação de algumas figuras com o esporte, como a capitalização de Getúlio e JK através da característica popular do futebol, ou a utilização do mesmo como propaganda política pela ditadura, até mesmo a utilização de metáforas futebolísticas pelo então candidato Lula, ao passo que acenava para um discurso mais conciliador para o pleito de 2002.
Ao mesmo tempo, o livro passeia pelo desenvolvimento esportivo, as mudanças na "forma de jogar" do brasileiro, bem como as manobras políticas que envolviam governo e gestores esportivos.
Em resumo, é um bom livro de História para amantes do esporte, em especial do futebol.

Larissa.Rodrigues 12/04/2021

Larissa Rodrigues 81. O futebol explica o brasil
Larissa Rodrigues 81. O futebol explica o Brasil

Os muros construídos em torno do futebol não resistiram à formação da metrópole brasileira. Eles foram desmantelados por todos os trabalhadores que encontraram a essência da democracia neste movimento, e a essência da democracia foi rejeitada em todas as outras áreas. A profissionalização do futebol é um resultado óbvio - o jogo passou a atrair um grande número de espectadores, e os melhores jogadores começaram a ser disputados e pagos pelos clubes, e os clubes passaram a se interessar cada vez mais em disputar a vitória. O futebol não é mais um playboy. Com sua popularidade, o futebol também se tornou politicamente importante. Sua capacidade de mobilização rápida se tornou um fator decisivo para determinar as emoções dos eleitores, que estão se tornando cada vez mais difíceis de controlar. O mundo do poder político e ideológico também reapareceu no campo do futebol. A Copa do Mundo na Itália no apogeu do fascismo em 1934 pode ser o melhor sinal.
Após a globalização, o futebol rapidamente se tornou uma área de supremacia planetária. Ter "o melhor futebol do mundo" se tornou uma obsessão do brasileiro e é reconhecido como um projeto pelo país. A realização da Copa do Mundo de 1950 no Brasil comprovou esse sonho, mas a força dessa ideia ficou mais clara na Copa do Mundo de 1970, quando a ditadura militar transformou cada vitória no Brasil em um sinal de nossa grande possibilidade.
Porém, mais tarde na crise econômica e no caos administrativo, o futebol brasileiro se tornou um exportador de superestrelas no final dos anos 1980 (a chamada "década perdida"). Este fenómeno coincide com a “desnacionalização” do futebol, que se baseia na colheita de jogadores de todo o mundo, na formação da equipa europeia. A globalização entrou neste campo e requer as características falsas dos elementos nacionais como um pré-requisito. Para ver seus melhores jogadores em campo, os brasileiros não precisam mais ir ao estádio. Basta ligar a TV e assistir a qualquer campeão europeu. A partir da década de 1990, a seleção brasileira se tornará uma seleção "estrangeira".
Porém, a vitória do brasileiro na Copa do Mundo de 2002 e seu quinto campeonato mostraram que ainda existe uma "escola secundária internacional" no futebol, ou seja, mesmo que as táticas e técnicas sejam pasteurizadas e as fronteiras culturais também sejam rompidas. Há ainda algumas coisas, e o Brasil ainda é “o melhor em igualdade”. Cafu se orgulha de sua trágica ancestralidade social. Simboliza a batalha pelo campeonato mundial entre Coréia do Sul e Japão. Coincide com a transição do país. Embora tímido diante dos desafios, a afirmação nacional aumentou o Brasil. A democracia e a promessa de economizar centenas de anos de dívida social.

Criticas: eu achei o livro um pouco enrolado, por que em um paragrafo falava de uma pessoa, no outro falava de outra. Porém ele é muito completo.

Kethilyn 17/03/2021

O livro, como indica seu título, trás um apanhado da história brasileira relacionado com o esporte mais popular do país. Com linguagem fácil e dinâmica, fui capaz de assimilar conteúdos que nunca havia conseguido antes. A base que esse livro da é muito boa, recomendo demais a todos que gostem do tema.