O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

San 12/01/2022

Sem sombra de dúvidas um dos maiores clássicos contemporâneo da ficção-cientifica. Que brilhantismo, sagacidade, genialidade, poesia.

Personagens cativantes, cenários curiosos e situações estimulantes. Por mais que me venderam a série como uma série de comédia, eu não consegui rir, mas isso não foi ruim, ao meu ver, pelo contrário, achei toda trama de uma profundidade incômodo e torturante, e isso é um excelente caminho para uma livro tão especial, não passar despercebido diante dos leitores e fazer transformações em cada um deles.

E que final MARAVILHOSO.

Amanda.Cristina 03/01/2022

Ótimo livro
Livro muito bom, uma ficção leve, cômica, leitura fácil. Muito interessante, com reviravoltas e ótimas visões sobre a vida. Vale ler a coleção completa.

Wolsey 31/12/2021

Três livros bastariam
O primeiro livro foi escrito inicialmente na década de 60, com a clara influência de dois ácidos (lisérgico e humor inglês).
Altamente crítico e inspirado, traz claramente referências críticas à política, economia mundial e comportamento social.
Os 3 primeiros livros (esta é a trilogiade 5) são os melhores. Os dois últimos têm menos presença da ironia e são um pouco cansativos, além de praticamente não contar com a participação de um dos melhores personagens, Marvin, o androide depressivo.
A história, originalmente escrita para uma série de rádio, foi sendo adaptada, reescrita e teve continuações, o que pode explicar a queda na qualidade da história.
Ainda assim me diverti bastante.
Já separei minha toalha... em tempos apocalípticos como os de hoje é bom estar preparado.

adrianlendo 30/12/2021

Como pode uma série ter livros tão parecidos entre si e ao mesmo tempo tão diferentes?

'O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias' reúne, em um único volume, os cinco livros da trilogia escrita por Douglas Adams. São quase oitocentas páginas do humor mais nerdola e britânico possível e, inesperadamente, isso dá muito certo.

O primeiro livro, 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', é o que eu considero o segundo melhor da série, embora seja o mais divertido e mais bem desenvolvido. A primeira hisória apresenta bem o que vamos encontrar na série e também define bem o estilo de narrativa sarcástico que vai seguir durante toda a escrita do autor. Meu personagem favorito surge aqui e acredito que seja o livro em que ele tem mais destaque. Me diverti horrores nesse e acredito que poderia voltar e reler diversas vezes me divertindo da mesma forma.

Enquanto isso, os dois livros que vem em seguida se mostram mais do mesmo. Eles são muito bons, 'A Vida, O Universo e Tudo Mais' sendo incontestávelmente melhor que 'O Restaurante No Fim do Universo', mas os dois parecem ter sido escritos sob MUITOS efeitos de drogas. Algumas partes são tão viajadas que chegam a ser chatas. Não são ruins, mas não releria.

'Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes' é meu favorito com toda a certeza do mundo. Foi o livro com menos partes viajadas e com muito mais desenvolvimento de personagem, incluindo um foco no Arthur que deveria ter tido desde o começo e finalmente uma personagem feminina que faz alguma coisa, ao invés de ficar olhando e aparecer esporadicamente. Encerra perfeitamente a série, não precisava de nenhum outro livro e 'Praticamente Inofensiva' é a prova disso.

O último livro tem uma ideia boa, traz mais destaque para as personagens femininas e introduz uma adolescente irritada que precisa urgentemente de terapia, mas rende umas cenas legais. Só que o humor não funciona, a quantidade de cenas desnecessárias é gigante e não acrescenta efetivamente nada. Poderia ser facilmente um conto.

Recomendo a série, acho que da para ler apenas o primeiro livro ao mesmo tempo que acho que da para ler até o quarto. Ambos encerram de maneira ótima esse clássico da ficção científica. Voto para esquecer totalmente que o quinto existe e definitivamente não recomento maratonar os livros a não ser que você queira fritar o cérebro.

Ana Paula Martins 30/12/2021

A melhor viagem da vida
Ler este livro é como estar presente na jornada com Arthur Dent e Ford Prefect. Um livro das improbabilidades que vai além de nos divertir, pois nos faz refletir sobre as grandes questões da vida de forma divertida. Douglas Adams foi capaz desta proeza: trazer risos e boas memórias de uma leitura que torna temas naturalmente angustiantes em leves, divertidos. Acabei de ler e já estou com saudades desta obra-prima!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Reler o Guia do Mochileiro das Galáxias após quase dez anos foi uma experiência sensacional. O autor Douglas Adams foi um gênio, são tantas sacadas maravilhosas envolvendo a Enciclopédia Galáctica de Asimov, a insignificância das nossas questões existenciais e o mais importante, mesmo nas piores situações possíveis de nossa vida é necessário lembrar das letras garrafais e amigáveis da capa do Guia que diz:
NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Ricardo de Andrade 18/12/2021

O melhor guia que já li
Uma das melhores sagas que já li, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias traz 5 histórias muito inteligentes, cômicas e instigantes. A 1°, 2° e 5° foram as que mais gostei ao passo que a 3° e 4° foram as que menos curti. Dá para entender porque esta é uma saga tão respeitada no universo nerd/geek. Muito recomendo.

Kronecker 10/12/2021

Digno do legado de Douglas Adams
Leitura leve e divertida perfeita mesmo sendo pouco capítulos por dia ou o livro inteiro. Trata de assuntos futurístico de maneira muito interessante, tece críticas a nossa sociedade praticamente a todo tempo porém sempre em um tom diferente e divertido, sempre deixando um gancho pro próximo acontecimento uma pena que tenha acabado de forma abrupta sinto que Douglas ainda planejava algo pra finalizar essa trilogia tão icônica e que conquista e inspira multidões, não será esquecido tão cedo.

Félix 28/11/2021

Esperava mais
Eu não tinha muitas expectativas, simplesmente comprei o livro pq achei que já estava na hora de ler essa obra, mesmo não tendo expectativas eu pensava que seria algo mais legal. Sem dúvidas tem momentos engraçados e um pouco de crítica, teria gostado mais se tivesse lido quando tinha 11 anos. O livro ou os livros já que é uma "trilogia de cinco", conta as aventuras na galáxia e tem como principal personagem Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect que o arrastou para essas aventuras. É escrito em pequenos capítulos, a história não tem um desenvolvimento interessante nem faz vc se prender, tem vários furos e muitas vezes me peguei pensando que era tudo escrito na base do improviso. Tem umas piadas que são engraçadas, o jeito dos personagens também é engraçado, como também tem umas piadas que não funcionam e que são machistas, bem ruim, empurrei o livro muitas vezes e as vezes fiquei viciado pois é fácil pensar "vou ler só mais esse capítulo pq é curtinho" e assim vc vai empurrando até terminar o livro. Não é uma leitura inútil, pra mim foi legal lembrar de umas coisas quando era criança, é um livro útil pra passar o tempo sem se importar se vai esquecer detalhes do livro, uma leitura sem preocupações. Não tem muito o que dizer, o guia do mochileiro das galáxias não era um livro, ele foi adaptado para ser, e talvez tenha sido mal adaptado ou perfeitamente adaptado para ser assim, e sim, quando vc termina o livro (os livros) vc começa a ter um senso de humor parecido com o do autor, é fatídico. É isso, futuros mochileiros ou jovens mochileiros que já terminaram o guia definitivo. Antes que eu esqueça, não entre em pânico! Ou então entre sim, isso é um direito seu.

Giovanna.Souza 24/11/2021

não entre em pânico!!!!
guia do mochileiro das galáxias é um livro repleto de críticos à diversos assuntos, nele você vai encontrar críticas sutis (uma vez que o leitor tem que prestar atenção para percebê-las) sobre a indústria da carne, religião, governo, comportamento humano, entre outras coisas.
por ser um livro de comédia/ficção científica ele aborda muitos temas de uma forma divertida que não fica cansativo, o desenvolvimento é muito bom, e os personagens são muito bens construídos.
um ponto extra é que com o guia do mochileiro das galáxias você aprende tudo sobre o universo (inclusive a voar, a resposta ao universo, a vida e tudo mais, e o mais importante, o que aconteceu com os golfinhos), então se você está procurando um livro para desconstrair, dar umas risadas e mesmo assim refletir um pouco sobre alguns assuntos, esse é o livro perfeito!
Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Que legal!!!! Gostei muito da sua resenha.

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Provavelmente esse livro vai entrar na minha lista

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
A forma que vc o descreveu foi impecável

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Parabéns, vc é uma ótima leitora e te admiro muito.

Bia 24/11/2021minha estante
Uau, excelente resenha ?, vou ler quando tiver oportunidade

Tefa 20/11/2021

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Gostei bastante do livro, em algumas partes é bem divertido. Achei um pouco cansativo no começo, comecei a ler ele outra vez e parei por acabar um pouco complexo. Mas agora que terminei considero ser um livro divertido, mas exige certa atenção e foco na leitura para acompanhar a história.

tomperadinha 19/11/2021

genialidade também pode se perder
Livro 1: Genial, artístico, piadas nerds completamente perfeitas e uma inteligência que explode todos os seus neurônios ao mesmo tempo, além de uma história sequencial que faz sentido, é divertida e fluida. 5 estrelas.

Livro 2: Possui uma sequência muito inteligente do primeiro livro e abre questões muito interessantes e cheias de aventura, com um sabor de quero mais. 5 estrelas.

Livro 3: A sequência se perde um pouco e não encontro as respostas das questões abertas no primeiro livro de jeito nenhum, o que me incomoda bastante, mas segue com os mesmos personagens, então faz sentido, mesmo sendo uma narrativa mais fraquinha. 4 estrelas.

Livro 4: Surgem personagens novos que desaparecem no livro 5 sem um motivo aparentemente (já que o livro acaba com um plot que te faz esperar uma sequência da história). Isso me incomodou, além de ficar uma coisa bem aleatória porque não encaixa nas narrativas iniciais. 2,5 estrelas.

Livro 5: Personagens aleatórios surgem com uma história legal, porém incompleta. Pensei que teria as respostas das coisas abertas no livro 2, porque volta pra uma narrativa parecida, mas depois começa com uma aventura diferente que achei má construída. 2,5 estrelas

No geral, tem referências muito inteligentes e é muito interessante.

Grabas 11/11/2021

Engraçado
Livro engraçado em muitas partes, essa edição que são todos os livros juntos pode se tornar cansativa, mas da pra ler outro livro junto. O ponto negativo é que ele se torna muitas vezes confuso, e faltando alguns pontos que unem acontecimentos. Mas é um livro muito bom, indico.

lilianaclaro 29/10/2021

Gostei!
Primeira vez que li livros deste autor e amei o humor ácido em cada página! ?

Futuramente quero ler mais obras deste autor!