O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Bruno.Patrick 21/06/2020

Um livro difícil
Sabe aquele livro que é ótimo mas não dá vontade de reler porque é cansativo. A jornada nesse livro é incrível mas convenhamos que o Douglas Adams é meio prolixo, o que é engraçado porque são os detalhes que tornam essa aventura tão boa/cansativa de se acompanhar. Mas dê uma chance pro Guia e NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Romulo 20/06/2020

Legal!
Livro muito legal, divertido e com conceitos interessantes! Mas prestem atenção aos detalhes!

rayumix 18/06/2020

Fumação de banana total
"Este planeta tem - ou melhor, tinha - o seguinte problema: a maioria de seus habitantes estava quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte deles dizia respeito basicamente à movimentação  de pequenos pedaços de papel colorido com números impressos, o que é curioso, já que em geral não eram os tais pedaços de papel que se sentiam infelizes."

Seria complicado tentar resumir essa história, (até porque em grande parte nem lembro de tudo) mas podemos dizer que trataremos de Arthur, uma mero terrestre que um dia descobre que a Terra será destruída, muito bem, obrigada; e aliás, seu amigo é um alienígena. A partir daí viajaremos por toda a Galáxia e passaremos por coisas como, humm... tudo que você pode imaginar. Na verdade, tudo que você NÃO pode imaginar.

Pense nas coisas coisas mais absurdas e criativas, que de alguma maneira conseguem ser inteligentes, afiadas críticas à nossa sociedade e incrivelmente engraçadas ainda assim. Multiplique isso por 42 e terá uma noção do que esses livros são (Ou você pode chegar a resposta do "biscoito ou bolacha?", nunca se sabe).

Foi uma leitura muito prazerosa e divertida, com direito à altas brisas, e apesar de eu ter emperrado e esquecido o fio da meada algumas vezes, as boas risadas e a maravilhosa criatividade de Douglas Adams compensavam isso. É aquele tipo de livro que quando acaba, você sente tanta falta dos personagens e da ambientação, que se sente órfão da história.
Os personagens são muitos carismáticos; é uma ficção científica cômica extraordinária, para aplaudir de pé. O final me deixou meio impactada rsrs, mas talvez tinha que ser assim mesmo.

Comprovadamente uma trilogia de cinco digna de todo seu legado e de ser considerado um clássico nerd com referências espalhadas por todo o canto. E devemos ressaltá-la principalmente pelas lições que aprendemos:

Sempre tenha uma toalha em mãos e NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Cah 04/08/2018

42: um número sobre a vida o universo e tudo mais.
Ficção científica envolvente! O guia do mochileiro das galáxias é estruturado por críticas sociais sutis e inspiradoras, exposta através de piadas nerds e engenhosas.
Questiona questões como a vida, o universo e tudo mais, nos inspirando a estar dispostos a aceitar os desafios da vida e os itens básicos necessários para uma viagem a qualquer lugar da galáxia, questão importantíssima (uma toalha)!
Enredo criativo e filosófico, perfeito!!
Ah, e o mais importante: 42...

Nina 20/07/2016

A saga de Arthur Dent pela galáxia foi minha companheira inseparável durante a faculdade, enquanto eu descobria o sci-fi, me apaixonava por Arquivo X e perdia a vergonha de ser nerd. E apesar dos livros terem sido tão importantes na minha vida, eu não os tinha na minha estante, na época eu lia os da biblioteca. Então vocês imaginem a minha alegria quando a Arqueiro anunciou que iria lançar todos os livros em um volume único com capa dura! Então readers, não entrem em pânico e embarquem comigo nessa viagem intergaláctica!

Todas as vezes que lemos ou assistimos alguma história que trata da invasão/destruição da Terra, em geral o mocinho tenta encontrar um modo de defender o planeta, isso é meio que o modos operandi da grande maioria dos personagens de sci-fi. Mas Arthur Dent não é assim, sua prioridade é salvar a própria vida, e assim ele foge daqui de carona em uma nave alienígena ao lado de seu amigo Ford - que ele descobre que é um alienígena disfarçado, que vivia em nosso planeta para fazer pesquisas para o Guia do Mochileiro das Galáxias. E os dois partem em uma sequência de viagens pelo tempo, espaço e galáxias em busca do sentido da vida, a pergunta para 42, que é a resposta para a pergunta da Vida, do Universo e Tudo Mais. Confuso, não? Pois é, o livro é inteiro confuso e você tem que estar muito atento e ler com muita calma para conseguir assimilar todos os fatos.

Por isso, ao invés de devorar o livro todo de uma vez, eu passei o último mês lendo-o aos pouquinhos, relembrando o sabor e as alegrias de reviver esse clássico. Aconselho a vocês que façam o mesmo, que não vão com muita sede ao pote, pois vocês irão se deparar com viagens temporais, nave movida a improbabilidade, nomes impronunciáveis, teorias de imprevisibilidade e lugares muito malucos. E tanta informação pode deixar a leitura meio confusa se você tiver pressa.

Um outro equívoco muito comum quando se trata dessa série, é as pessoas evitarem a leitura por acharem que é preciso um conhecimento de física ou de história para entender, o que não é necessário. É claro que se você tiver esse conhecimento, a leitura flui mais rápido (na verdade, até sua vida flui mais rápido - conhecimento nunca é demais ☺) pois o autor recheou o enredo com várias passagens históricas e relações com a física. Fora que o livro é cheio de metáforas e tiradinhas que se você não conhecer algumas coisas, vão ficar meio em sentido - mas não é nada que uma “googlada” rápida não resolva.

Além disso, preciso destacar a genialidade de Douglas Adams! A narrativa dele é inteligente, debochada e sarcástica e o livro é cheio de ironia e críticas à sociedade. E é incrível como ele consegue criar todo um mundo novo fora da nossa sociedade para criticar coisas que estão dentro dela.

Enfim, ao ler essa “trilogia de cinco livros”, novos conceitos e ideias vão surgir em sua mente e você acaba aprendendo que a resposta para a maioria de suas perguntas é algo bem simples: 42; e que uma toalha é de fundamental importância. Inclusive, é melhor você ler com uma ao lado, apenas por precaução mesmo, pois o mundo pode acabar a qualquer hora e nunca se sabe se seu melhor amigo é um ET!

Se você ainda não leu, recomendo muito que leia, e claro, não se esqueça de seguir a instrução: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2016/06/o-guia-definitivo-do-mochileiro-das.html#.V4-2CLiAOko

Vany 14/01/2019

O primeiro livro é o que realmente vale a pena
O primeiro livro é sensacionalmente sensacional! Hilário! O livro dois ainda é bom. Do três para frente, são livros totalmente dispensáveis. O autor se perdeu completamente na história e você só chega no final se tiver muita força de vontade mesmo (mas é muita, viu!).

Mari Siqueira 02/08/2016

NÃO ENTRE EM PÂNICO! O que esperar de um autor genial como Douglas Adams? Nada menos que uma coleção tão brilhante quanto seu autor. Em um volume único absolutamente caprichado em capa dura, a Editora Arqueiro compactou os cinco livros - oficiais - do Guia do Mochileiro das Galáxias. Sagaz, inteligente e extremamente cômica, a literatura de Adams requer maturidade e senso de humor para sua total apreciação.

Logo nas primeiras páginas, o autor que publicou o primeiro volume do 'O Guia' (para os íntimos) em 1979, mostra que estava à frente de seu tempo. Literalmente, ele previu muitas das consequências para o comportamento humano da época que nos afetam hoje. A quantidade de ciência e tecnologia descrita por Douglas Adams é assustadora. Nos primórdios da tecnologia e da criação de computadores é espantoso como ele poderia imaginar tamanha evolução.

Ciência, humor e crítica se misturam diversas vezes no decorrer da narrativa. Alguns trechos me fizeram rolar de rir, enquanto outros me fizeram questionar a existência humana. Com muita imaginação e inteligência, Adams cria seres de outros mundos, animais super-inteligentes e paradoxos brilhantes para explicar a relação entre eles e os humanos. Por exemplo, os ratos e os golfinhos - seres muito inteligentes - são espécies altamente desenvolvidas, que sempre souberam que a Terra iria acabar e que na verdade, estavam aqui nos observando.

Não vou me apegar nesta resenha aos personagens e à história em si, mas sim ao significado que eu encontrei nessa leitura. E foram tantos! Metáforas, abstrações e alegorias estiveram muito presentes do começo ao fim do livro e em certos momentos, confesso que me perdi um pouco. Meu cérebro às vezes não conseguia alcançar o nível de compreensão do autor.

Em uma passagem que eu vou levar comigo por toda a vida, antes da destruição iminente da Terra, os golfinhos fogem e saem daqui dizendo a seguinte frase: "Até mais e obrigada pelos peixes!" É basicamente uma inversão de todos os valores, dizer que durante todo esse tempo nós criamos, alimentamos, mantivemos em cativeiro e consideramos inferior, uma espécie mais inteligente que a nossa. Nós nos julgamos muito sábios e nessa arrogância de achar que somos superiores, nem cogitamos a hipótese de existir mais do que conhecemos.

'O Guia' também fala da infinita busca do ser humano e também do não-humano pelo conhecimento. Estamos sempre querendo respostas, mesmo quando não sabemos as perguntas. Para Adams a vida é muito mais simples do que imaginamos, não somos seres superiores, o dinheiro não vai nos salvar de nós mesmos, um viajante sempre deve saber onde está sua toalha e existe um guia que tem praticamente todas as respostas - para todas as outras, 42.

Sarcástica e ao mesmo tempo chocante, a forma como o autor conduz cada um de seus livros transita entre o contraste do realismo e da fantasia. É incrível, literalmente. Além dos fortes posicionamentos do autor com relação a sociedade, a religião e o meio em que vivemos, há também críticas ao egocentrismo. No último episódio que vou citar aqui, Zaphod Beeblebrox é exposto a mais cruel das torturas: o Vórtice da Perspectiva Total, uma máquina que mostra o quão ínfimos nós somos com relação ao universo. Muitos morrem, perplexos por perceberem sua insignificância. Douglas Adams ousa fazer isso conosco também, mostrar que nós - criaturas humanoides, não somos nada perto da magnificência do Universo.

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Lucy 28/05/2019

Livro capa dura com todas histórias
Um clássico nerd, que vai do fantástico ao absurdo com muito humor e críticas sociais.
Leia como achar melhor: se levando pelas fantasias e diálogos non Sense, ou garimpando as críticas sarcásticas nas entrelinhas que te fazem criar várias analogias com os tempos modernos. De qualquer forma é uma viagem intrigante e prazerosa que valerá a pena cada minuto.

RafaelM 13/07/2019

O guia do mochileiro das galaxias - a trilogia de cinco livros em volume único.
Quando a resenha é "Adams", confesso ser suspeito em opinar. Assim como outros sensacionais autores que estavam a frente de seu tempo, somente em seus livros senti os extremos de fechar o livro diversas vezes para chorar..(mas de rir). Escrito em um humor inteligente, as conexões em torno dos cinco livros da saga é uma das maiores experiências que tive a alegria de vivenciar (através da leitura, é claro), de modo que entre os meus treze livros que releio todo os anos, cinco está reservado aqui. E de tão fenomenal como escritor que era, acertou com precisão a resposta para a vida, o universo e tudo o mais, valendo-se de suas inúmeras contradições que fazia tão bem, "chutou" o número exato em base "bíblica" mesmo sendo um ateu. Somente ele poderia alinhar-se precisamente assim.

Gabriel 21/11/2019

Legalzinho
O primeiro e o último livro são legais e engraçados, os demais, vai me desculpar, mas achei legalzinho, acho que li com a expectativa muito alta, o livro não é ruim, mas eu esperava muito mais, algumas partes são bem maçantes e confusas, no geral, gostei da experiência de ter lido, mas não achei lá isso tudo.

Joao Felipe 21/10/2016

Incrível e Uma Boa Viagem
Falando primeiramente dessa edição da editora arqueiro, que reúne os cinco livros em um, esta linda, a capa ficou maravilhosa e expressiva para com a obra.
O enredo é alucinante, ou talvez lunático, você disse paradoxo temporal ? ,hmm, essa obra é maravilhosa, tem ironia, hipocrisia, critica ? talvez, sem duvida. È uma das melhores leituras do ano, certamente.