O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Gustavim Barros 07/06/2023

Esperava muito maaaaais
Provavelmente vou ser cancelado pelos geeks e perder minha carteirinha do clube, mas achei esse livro bem ruinzinho. A história é sem pé nem cabeça, as piadas não são boas, o final é frustrante. Foi uma leitura difícil de terminar.
Matheus1063 16/07/2023minha estante
Foi minha decepção literária de 2022 . Muito ruim eu simplesmente detestei

Gustavim Barros 16/07/2023minha estante
Também me decepcionei demais! Achei beeeem ruim

Matheus1063 16/07/2023minha estante
Como vc falou , cara é um absurdo as pessoas falarem tão bem desse livro . Ele é apenas bonito de capa mas o conteúdo o que salva é só ( e apenas só ) o 1° livro . Piadas PESSIMAS, contrução de universo podre , pessoas aleatórias e desenvolvimento chato com tudo sendo uma bagunça e o final é totalmente um LIXO LITERÁRIO. Me arrependi amargamente por ter comprado e por ter lido e sério eu tentei e eu não abandono livros e por isso terminei com tanta raiva . É muito ruim

Gustavim Barros 16/07/2023minha estante
Terminei na força do ódio também! Hahahahahaha

rayumix 18/06/2020

Fumação de banana total
"Este planeta tem - ou melhor, tinha - o seguinte problema: a maioria de seus habitantes estava quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte deles dizia respeito basicamente à movimentação  de pequenos pedaços de papel colorido com números impressos, o que é curioso, já que em geral não eram os tais pedaços de papel que se sentiam infelizes."

Seria complicado tentar resumir essa história, (até porque em grande parte nem lembro de tudo) mas podemos dizer que trataremos de Arthur, uma mero terrestre que um dia descobre que a Terra será destruída, muito bem, obrigada; e aliás, seu amigo é um alienígena. A partir daí viajaremos por toda a Galáxia e passaremos por coisas como, humm... tudo que você pode imaginar. Na verdade, tudo que você NÃO pode imaginar.

Pense nas coisas coisas mais absurdas e criativas, que de alguma maneira conseguem ser inteligentes, afiadas críticas à nossa sociedade e incrivelmente engraçadas ainda assim. Multiplique isso por 42 e terá uma noção do que esses livros são (Ou você pode chegar a resposta do "biscoito ou bolacha?", nunca se sabe).

Foi uma leitura muito prazerosa e divertida, com direito à altas brisas, e apesar de eu ter emperrado e esquecido o fio da meada algumas vezes, as boas risadas e a maravilhosa criatividade de Douglas Adams compensavam isso. É aquele tipo de livro que quando acaba, você sente tanta falta dos personagens e da ambientação, que se sente órfão da história.
Os personagens são muitos carismáticos; é uma ficção científica cômica extraordinária, para aplaudir de pé. O final me deixou meio impactada rsrs, mas talvez tinha que ser assim mesmo.

Comprovadamente uma trilogia de cinco digna de todo seu legado e de ser considerado um clássico nerd com referências espalhadas por todo o canto. E devemos ressaltá-la principalmente pelas lições que aprendemos:

Sempre tenha uma toalha em mãos e NÃO ENTRE EM PÂNICO.

gu6ustavo 27/08/2023

Na boa, leiam só os três primeiros livros.
Eu fiz todo um texto pra explicar o pq do argumento no título, mas o skoob simplesmente decidiu bugar e sumir com ele, então não vou explicar mais da msm forma tudo dnv.

Mas basicamente o quarto livro é um romance brega com fim meia boca, e o quinto planta umas dúvidas e conflitos, mas não dá desfecho pra nada (há não ser a um do terceiro livro), e o final é meio abrupto e ruim.

Helôdodo 10/10/2023

Um livro que acompanhou minha adolescência
O que estou prestes a trazer é uma perspectiva de todos os volumes da série. De início, me lembro bem que aos meus 16 anos tive o interesse despertado em desbravar essa série, que por muito, me influenciou e boa parte da minha personalidade se dá por essa leitura. Já se passaram 3 anos e hoje finalizo essa fase que será recordada com muito afeto em minhas lembranças.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Reler o Guia do Mochileiro das Galáxias após quase dez anos foi uma experiência sensacional. O autor Douglas Adams foi um gênio, são tantas sacadas maravilhosas envolvendo a Enciclopédia Galáctica de Asimov, a insignificância das nossas questões existenciais e o mais importante, mesmo nas piores situações possíveis de nossa vida é necessário lembrar das letras garrafais e amigáveis da capa do Guia que diz:
NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Escr 21/09/2020

Deixa levar
Se tiver imaginação, este livro vai ser alegre e fantástico, se não tiver nada fará sentido. Fique na mesnice do chão.

Pedro.Sillos 11/05/2023

São 5 livros.

O primeiro é de fato divertido e o nonsense do autor combina bem com o shitpost e um humor de hoje.

O problema: conforme os livros vão passando tudo fica cansativo, de forma que o último livro foi um parto de ler.

Na minha opinião, o terceiro livro deveria ter sido o último.
Dedê 11/05/2023minha estante
amei sua review

EduardoCDias 02/10/2020

Pelo universo
Uma viagem pelo espaço absurda e repleta de situações hilárias se inicia quando autoridades galáctticas resolvem demolir o planeta Terra para dar passagem a uma via expressa. Arthur, um terráqueo confuso foge com seu amigo extraterrestre, Ford Prefect. Assim começam a viajar pelo universo, vivendo situações ridículas e conhecendo seres ainda mais ridículos. Apesar de ser um pouco confuso em alguns momentos, esse livro é extremamente divertido, do tipo nonsense.

de Paula 10/10/2020

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Dei uma oportunidade para essa obra tão aclamada no meio da ficção científica e, tenho que confessar, que tinha um certo preconceito sobre o que a narrativa poderia contar, considerando a “simplicidade” do texto. Estava completamente errada e assumo meu erro!

Que livro incrível! Bem-humorado, cheio de filosofia e ciência, misturados com sarcasmo e ironia, o pacote completo para uma boa dose de diversão. Ri em muitos momentos com os personagens caricatos e extremamente humanos, a seu modo.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem reviravoltas surpreendentes, cheias de aventura e conduzindo o ritmo de emoção do início ao fim do livro. Maravilhoso e simples, um bom modo de ser introduzido no Sci-Fi para quem tem medo das outras obras.

“O Restaurante no fim do universo” apresenta, com muito humor ácido, as crenças humanas, além das sátiras com a verdade absoluta que rege o universo.

A busca pela pergunta primordial continua, vemos os personagens indo ao restaurante no fim do universo, buscando a mente por trás de toda a governança do universo e a origem da raça humana, o que aconteceu de verdade, pelo menos para Adams.

Divertido, crítico e reflexivo, uma ótima continuação para O Guia do Mochileiro das Galáxias. Falando no Guia, será que ele continuará sendo útil? O importante é ter uma toalha sempre ao alcance."

Em “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, a história foca em Arthur Dent e Ford Prefect, embora, neste seja bem claro que o terráqueo é o foco central da narrativa.

É apresentada uma aventura completamente diferente do que foi visto até então, com mais viagens no tempo-espaço, mostrando os heróis menos heróicos da literatura, afinal, eles não se importam o suficiente.

Achei que neste livro a narrativa vai ficando um pouco mais arrastada e em alguns momentos os detalhes ficaram meio confusos, muito embora, seja um bom livro e uma história instigante, com diversas referências a cultura pop e ficção científica.

O que mais me marcou foi uma música criada pelo Marvin, que falava sobre sonhos e cordeiros elétricos (Androides sonham com ovelhas elétricas?- parece que sim), além das diversas piadas com as cidades que o Paul Mcartney poderia comprar com as canções de Krikkit.

Esse livro tem uma alegoria relacionada a guerra e questões de conflitos, nos quais muitos não entendem o motivo e mesmo assim, continuam acontecendo. Deve ser porque a razão é muito bem argumentada, embora uma bomba pequenina, capaz de destruir todo o universo, estar perdida por aí é uma questão tão importante quanto a resposta, que pode ser 42.

"Até mais, e obrigado pelos peixes" é o meu livro favorito da trilogia de cinco do Adams. Achei magnífica essa leitura. Nesse livro, a narrativa é focada em Arthur Dent e o seu retorno a Terra, que não estava destruída como achávamos nós outros livros.

Neste novo capítulo da história definitiva há loucura, romance, questionamentos sobre como vivemos e a importância da vida, o universo e tudo mais. A grande revelação de Deus para o universo também é encontrada.

Sabendo da predileção de muitos, incluso a mim, o autor sinaliza sobre qual capítulo vamos encontrar Marvin e isso foi tudo para mim. Os golfinhos já não vivem entre nós, mas a sua gentileza permanece. Então, até mais, e obrigada pelos peixes!

Por fim, temos “Praticamente Inofensiva”, que aparenta não ser uma continuação, mas se torna no decorrer da narrativa. Tenho que ter muito cuidado com qualquer informação, porque acredito que spoilers possam estragar a experiência.

Vamos nos encontrar com os personagens de toda trilogia, mas a aventura, por mais que tenha a mão inteira de Ford Prefect por trás, acontece por conta de Random, uma garota aparentemente inofensiva, mas com um poder inigualável para o caos.

Discussões sobre a instituição familiar, sobre pertencimento e lar, achei o livro mais sóbrio, com a ironia comum do Douglas Adams presente, mas com muitas verdades importantes jogadas na cara do leitor sem dó, nem piedade.

Adorei a experiência de ler a obra completa, acho a contribuição do autor muito crucial para o mundo, por trazer muitas reflexões sobre o que realmente importa, de uma maneira muito peculiar. Entretanto, quem quiser ler o primeiro livro, que intitula toda trilogia, também consegue compreender a essência do que Adams queria passar.

E sobre os humanos, Ford Prefect pensa: "Se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios - pensou ele-, seus cérebros começam a funcionar." Talvez ele não estivesse tão errado assim.

Jean Henrique (@jeanhsc) 06/08/2021

Até mais e obrigado pelos peixes!
Só digo uma coisa, esse livro é MUITO viajado!! Não sei como uma pessoa pode imaginar tantas coisas assim para escrever um livro. Vale a pena a leitura, até conhecer os personagens é um pouco complicado, pois são muitos nomes estranhos, mas depois flui!

Lays @la.livros 07/04/2022

Ele tinha tudo pra ser mto bom. O sarcasmo é a ideia do livro são espetaculares.. mas achei que ele enrolou demais. Se tivesse umas 200 páginas a menos seria mto melhor.

Mas concerteza valeu a experiência

rafamassagardi 14/04/2023

Genialidade e caos puros
"Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."
O Guia do Mochieleiro das Galáxias é definitivamente o livro mais engraçado e caótico que eu já li. Com um humor irônico e crítico combinado com ficção científica, temos uma obra simplesmente impressionante e genial. Leiam, gente!!

Audra 22/10/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

MateusCantele 06/07/2023

Uma boa leitura e obrigado pelos peixes!
32ª leitura de 2023: Guia definitivo do Mochileiro das galáxias de Douglas Adams.
Reler esse livro foi uma das melhores escolhas do meu ano e eu poderia te dar 42 razões para ler essa obra prima o quanto antes, mas prefiro deixar o seguinte conselho: Não entre em pânico!

Leonardo.Broinizi 16/01/2021

Do universo caótico de Douglas Adams
O autor usa das possibilidades do mundo das ficções científicas, de uma forma bem exagerada e descompromissada com a verossimilhança, pra criar um universo e personagens caóticos, criativos e muito divertidos.
A coesão do enredo não é o ponto forte do livro (creio que esse nem era o objetivo do autor), mas as dezenas de situações criadas durante o livro ora trazem momentos cômicos, ora de reflexão, ora de desconforto e muitas vezes tudo isso junto rs.
Livro bom, mas pra quem curte certas coisas: ficção científica, humor ácido e enredo caótico. Ou a quem tem a mente aberta a uma experiência diferente do convencional.
Recomendo a quem se encaixa em algum desses critérios. Eu adorei.