A Delicadeza

A Delicadeza Denilson Lopes

Resenhas - A Delicadeza

Joviana 10/03/2014

A beleza de um texto comprometido com o sublime, leveza e com a música ambiente.
Não haveria, realmente, um título mais apropriado para esta coleção de artigos de grande sensibilidade escritos por Denilson Lopes.

Articulando uma capacidade notável de escrita, que por vezes vagueia pelos campos da metáfora e construções poéticas, a um conhecimento vasto e indiscutível de arte, cinema, literatura e música, Lopes é capaz de criar um livro ímpar e inquietante.

O leitor desavisado (junto dos quais me coloco), pode surpreender-se no início da leitura, ou mesmo perder-se em meio a tantas referências que poderá não reconhecer. No entanto, ao menos para mim, em minha ignorância, tais referências passaram a constituir uma porta aberta de possibilidades.

Ao explorar as pistas deixadas por Lopes para construir sua argumentação, me vi cercada de vários livros, obras , artistas, autores e músicos que não conhecia , e que passei a pesquisar com genuíno interesse suscitado pela leitura de "A Delicadeza".

O autor tece ao longo do livro, ligações de muito bom gosto e sutileza entre os seus temas de interesse, sendo eles: a estética da leveza e do sublime e uma paisagem construída por uma música ambiente engajada com a tranquilidade e com uma possibilidade de fuga das histerias pós-modernas.

Termino essa resenha ao som de "And then so Clear" de Brian Eno, acreditando que

"Tudo é questão de manter
a mente quieta
a espinha ereta