O Feijão e o Sonho

O Feijão e o Sonho Orígenes Lessa

Resenhas - O Feijão e o Sonho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jorge 04/03/2021

A pobreza intelectual, emocional e afetiva.
Maria Rosa é raivosa. Não tem estudo, instrução. Ela não tem vestido pra sair, comida para oferecer aos filhos, crédito na mercearia da vila e nem em outro lugar. As contas chegam, mas não tem dinheiro para paga-las. As crianças choram o tempo todo de fome, pedem brinquedos, necessitam de tudo. É um lar atormentado por dívidas, humilhações, gritos e queixas.

Debaixo deste mesmo teto vive Campos Lara, o marido, um professor-poeta, opositor do analfabetismo e da incultura, o que enfurece demais Maria Rosa, pois na percepção dela estudo serve só para atrapalhar, que muita informação e conhecimento deixa a cabeça das pessoas confusa. E ela tem boas razões para pensar assim, já que possui um exemplo disso vivendo dentro de sua casa. E ela se pergunta: Do que adianta a intelectualidade do marido se isso nunca trouxe prosperidade a família?

Isso leva Maria Rosa a concluir que se casou com um homem inadaptado, abobado, sonhador, inútil, um incapaz para a vida prática. Inconformada, ela não mede palavras para que o marido saia do mundo da lua, da poesia, dos sonetos, da literatura, na esperança de que ele caia na realidade, a realidade do campo, do preço do café, do feijão duro.

Existe um abismo na diferença de educação e temperamento de Campos Lara e Maria Rosa. E é na relação amarga e conflituosa deste casal que se constrói a narrativa deste romance. E que romance! Que escrita boa! Que livro bom, minha gente!!! Um clássico escrito na década de trinta, muito a frente do seu tempo, com discussões de assuntos sérios, nada infantis, pertinentes até os dias de hoje. Não deixe de ler! Não deixe mesmo!!! Cinco Estrelas!!!
Luciana 07/03/2021minha estante
Li na minha infância. Talvez seja hora de reler?

Jorge 07/03/2021minha estante
Oi Lu, eu não me imagino gostando desse livro se eu o tivesse lido na infância/adolescência. Os temas retratados nele são bem adultos. Eu acho que eu não entenderia o livro. Se reler, venha comentar comigo o que achou.

Amanda 20/01/2021

Um poeta que vive em uma sociedade que, infelizmente, não dá a mínima para o trabalho intelectual, onde só o trabalho braçal é bem visto ( principalmente pela a sua esposa). Não posso deixar de comentar que: as partes machistas e racistas do livro são bem desagradáveis.

Lilo Dias 15/01/2021

Campos Lara é um sonhador, onde enxerga que seu futuro é escrevendo poemas e romances.
Acontece que Maria Rosa, sua esposa, entende a vida de outra forma, extremamente pé no chão, vê no marido a figura de um vagabundo onde não gosta de trabalhar, e tem a mente voltada apenas para a literatura, renegando o papel de marido e pai em nome de seu sonho.
O livro nada mais é do que um retrato da vida real, mostrando a extrema dificuldade em sustentar a vida em família e seus sonhos ao mesmo tempo.

Lessa traz um retrato da vida!

Em relação ao que absorvi da leitura, "O Feijão e o Sonho" diferente de outros livros da coleção vaga-lume, é de uma leitura extremamente monótona, em que o clímax dura pouco e não leva a nada, o enredo é bom, mas o fim é extremamente confuso, é feito com pressa a meu ver.

Giordano.Sereno 03/12/2020

Que livro surpreendente....
Esse livro me pegou de surpresa... Comecei a lê-lo sem muitas expectativas, por uma recomendação da minha esposa que o lera ainda durante o ensino médio. Um livro pequeno, mas que demorei bastante a ler. Não que o livro seja ruim. Muito pelo contrário! Era um livro que exigia reflexão após alguns trechos de leitura.
Maria Rosa e Campos Lara formam um casal complicado que arrasta os leitores para a complicação dele. Não dá para decidir quem está com a razão! Ora você fica do lado de Maria Rosa, com raiva do sonhador Campos Lara que parece ignorar os problemas da vida real. Mas logo você mudar de lugar e começa a achar que Maria Rosa é uma chata que só sabe reclamar. Acho que os dois se amavam, cada um do seu jeito....
Confesso que me reconheci em Campos Lara em algumas situações rs.... Não sei se fico feliz ou preocupado.... Não que eu esteja vivendo na miséria ou que minha esposa viva reclamando. Não foi isso!
Por fim, não poderia deixar de mencionar essa belíssima edição da Global Editora que conta com maravilhosas ilustrações do artista Rogério Soud. Normalmente as ilustrações em livros são indiferentes e não me chamam a atenção. Mas no caso desse livro, elas chamam atenção e complementam a história. Por mais livros assim! Preciso ler mais clássicos!
Ana Paula 31/07/2021minha estante
Esse livro é um clássico. Li por causa do vestibular, mas gostei muito da história.

Calð 08/10/2020

O título fala por si só
O título fala tudo né?
Um homem que sonha com feijões.
Será que nossos sonhos tem algo a nós dizer? E os feijões?

Gleice 18/07/2020

Muito interesante
Estudo ou trabalho ? Sonho ou realidade ? Futuro ou o agora ? Sao alguns dos temas aberdados no livro.

Cristiana 22/06/2020

No início achei a leitura um pouco arrastada. Em alguns momentos sentia a frustração de Maria Rosa e em outros momentos sentia pena do marido que sonhava tanto. Acho que é um livro que divide opiniões, mas no geral foi uma leitura relevante.

Catarine Heiter 14/06/2020

Nesta obra encontramos a história de vida de um poeta, narrada a partir de vários recortes cronológicos e relacionada com a rotina, a família e a sociedade. Um início arrastado, uma história sem ápices; mas ao mesmo tempo mensagens profundas e significativas para um livro tão curto. Não me admiro hoje de não ter conseguido passar das primeiras 20 páginas há alguns anos. É preciso um pouco mais de experiência de vida para sentir o que o autor colocou neste personagem! Super indico.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria "Para ter lido em 2019"

Fooks 04/06/2020

Dilema atemporal
O livro retrata,de forma caricata até,a vida de um poeta em uma terra que não dá a mínima para a intelectualidade. Sempre em contraposição com sua esposa, Campos Lara é um sonhador, já Maria Rosa é a perfeita personificação da realidade(feijão).A dicotomia entre o trabalho intelectual e a necessidade de ganhar a vida é o orbe que faz girar toda a trama.Longe de ser meramente uma crítica a condição do filósofo/poeta que tenta viver disso,creio eu o livro nos mostrar,através da descrição nua e crua da pobreza dos personagens,que a intelectualidade é,antes de tudo,para o enobrecimentoda alma.Entretanto,a obra faz uma alerta,para que o vocacionado não esqueça das obrigações que a realidade naturalmente nos impõe,instigando a procura por uma justa medida e o estudo aliado a responsabilidade.

Rafa 25/05/2020

Um fardo...
Ótimo título, ótima proposta, mas péssimo desenvolvimento. Muito chato. Parece que o autor estava com pressa de acabar logo o livro, de modo que as observações e as descrições são curtíssimas e em alguns casos dispensáveis. Tem muita reclamação. Não é difícil encontrar um livro que supere "o feijão e o sonho" em matéria de descrever a vida de um escritor/artista. Diria até que o protagonista, Campos Lara, escreveria muito melhor que o próprio autor.

Samarithan 20/05/2020

O perigo de se desconectar da realidade
Belíssimo clássico da literatura nacional, infelizmente pouco conhecido nos dias de hoje. O livro aborda o confronto entre a vida idealizada, da busca por um sonho, com a vida prática, para ganhar o pão de cada dia. Este embate é evidenciado por Campos Lara, homem culto que sonha em ser um poeta, mas incapaz de realizar qualquer tarefa prática, onde mesmo o mais simples dos trabalhos, para ele é um fardo; e Maria Rosa, sua esposa, que sofre com a incapacidade do marido de sustentar a própria família.

É um livro que desperta várias reações nos leitores: Ora ficamos com pena de Campos Lara, para no momento seguinte termos vontade de esganá-lo; Em boa parte da narrativa, vamos concordar e nos compadecer por Maria Rosa, mas sua rudeza também nos incomoda em determinados momentos. Em suma, a obra evidencia que a vida prática e a vida idealizada e de realizações, devem caminhar juntas, temos que buscar nossos sonhos, mas sabendo que eles dependem dos nossos esforços e das circunstâncias em que vivemos para que possam se realizar, ao mesmo tempo, é um erro achar que tudo na vida necessariamente deve ter um sentido utilitário. Encontrar o meio termo entre estes extremos, é o segredo para se viver melhor.

Luiza.Klingelfuss 30/04/2020

Muito bom. Mostra o relacionamento de um casal, onde um vive de sonhos e outro com os pés colados na terra. Todo leitor irá se identificar e refletir sobre seu modo de encarar a vida e as responsabilidades.

luana.velter 13/04/2020

Me surpreendeu, gostei muito do livro, só achei o final meio rápido

1 | 2 | 3 | 4 | 5